URGENTE: Lula poderá ser solto ainda nesta terça-feira

Compartilhe agora!

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso há 542 dias na Polícia Federal de Curitiba, poderá ter ordem de soltura expedida ainda nesta terça-feira (1º).

O petista avisou em carta de próprio punho, na tarde de ontem (30), que não aceita barganhar sua dignidade pela liberdade. Ele também se recusa a usar uma tornozeleira eletrônica, uma das condições para a progressão ao regime semiaberto.

A defesa de Lula requereu ao Supremo Tribunal Federal (STF) urgência na apreciação do habeas corpus que pede a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro e, consequentemente, a anulação da condenação.

Moro condenou o ex-presidente sem provas, agiu em conluio com procuradores da força-tarefa Lava Jato com a finalidade de tornar impossível a defesa e prendê-lo. Lula, no cárcere, não pôde concorrer à eleição de 2018, mesmo liderando as pesquisas. Como prêmio, o ex-juiz ganhou o cargo de ministro da Justiça no governo Jair Bolsonaro (PSL).

LEIA TAMBÉM
Senadores prometem trair nesta terça os brasileiros com a reforma da previdência

Gilmar Mendes suspende investigação de ‘Caso Queiroz’ a pedido de Flávio Bolsonaro

Reinaldo Azevedo: Lula está certo em recusar a tornozeleira eletrônica

As conversas nos grupos de Telegram divulgadas pela #VazaJato, a série de reportagens do site The Intercept Brasil, chancelam o enredo acima. O STF também possui cópia dos arquivos dos diálogos travados entre Moro e procuradores de Curitiba.

Pois bem, a juíza Carolina Lebbos solicitou nesta segunda-feira certidão de bom comportamento do ex-presidente Lula. A partir daí, a magistrada deverá ordenar a soltura do petista.

Lula deu um xeque-mate na Lava Jato.

Na Vigília Lula Livre, em frente à PF, na capital paranaense, a movimentação já é bastante intensa.

O Blog do Esmael continua na espreita. A qualquer momento novas informações.

Compartilhe agora!