Estátua de Néstor Kirchner é retirada da sede da Unasul no Equador

Uma estátua do ex-presidente da Argentina Néstor Kirchner foi retirada da sede da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), em Quito, no Equador, na quinta-feira (26). A remoção foi aprovada pela Assembleia Nacional do Equador, controlada pelo presidente Lenin Moreno, um político convertido ao neoliberalismo.

O parlamento equatoriano justificou a decisão foi por considerar Néstor Kirchner, um “símbolo da corrupção”. O argentino foi o primeiro secretário-geral da Unasul e faleceu em 2010.

A estátua havia sido um presente da Argentina. A viúva de Néstor Kirchner, Cristina Kirchner, era presidente em 2014 quando doou a peça. Cristina deixou a Casa Rosada em 2015 e é vítima de uma intensa campanha de lawfare em seu país.

Atualmente, Cristina é candidata a vice-presidente na chapa com Alberto Fernández para a presidência da República nas de eleições de outubro. A chapa lidera as pesquisas eleitorais.

Lenin Moreno anunciou que o prédio da Unasul vai virá uma universidade indígena.

A Unasul está sendo desmontada após a vitória de presidentes de direita em países com Brasil, Argentina, Colômbia, Paraguai e Peru, que abandonaram a organização.

Economia

*Com informações do G1