Jota: 1/3 dos brasileiros aceitariam fechar o Congresso e o STF

Compartilhe agora!

Pesquisa do portal Jota e do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados aponta que cerca de um terço da população brasileira aceitaria o fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF).

34,9% disseram concordar com a frase “Em algumas situações, o governo deve fechar o Congresso”, 32,9% afirmaram concordar com a frase “Em algumas situações, o governo deve fechar o Supremo Tribunal Federal”.

LEIA TAMBÉM
Carluxo enigmático com rosquinha rosa e veadinhos

Em outra pergunta, 42% disseram concordar com a frase “Em nenhuma situação é aceitável fechar o Congresso ou o Supremo Tribunal Federal”, mas outros 40,9% disseram discordar dela.

Os maiores índices de descrença com a democracia brasileira aparecem entre as pessoas que dão maior apoio ao presidente Jair Bolsonaro.

Entre aqueles que avaliam como bom o desempenho do presidente, há um empate técnico entre os que concordam ou discordam em fechar o Supremo: 42,7% concordam e 47,8% discordam.

Já entre os que consideram ótimo, a maioria concorda que é possível fechar o Supremo: 54,9% concordam e 35,7% discordam.

Por outro lado, entre os que acham o governo Bolsonaro ruim 60% discordam e 22,1% concordam. Entre os que acham péssimo 61,9% discordam e 25,1% concordam.

A pesquisa foi feita com 1.045 pessoas, por telefone, entre os dias 26 e 29 de junho e conta com respondentes em 492 municípios, nos 26 Estados e no Distrito Federal.

As informações são do Portal Jota.

Compartilhe agora!