Prefeito de Florianópolis é preso em operação da PF

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (MDB), foi preso na manhã desta terça-feira (18) na operação Chabu, da Polícia Federal (PF). Ele é suspeito de participar de uma organização criminosa que atrapalha investigações policiais.

A operação cumpre 30 mandados no Estado de Santa Catarina (23 de busca e apreensão e 7 de prisão temporária), expedido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre.

LEIA TAMBÉM:
Advogados pedem a apreensão dos passaportes de Moro, Dallagnol & Cia.

Segundo a PF, após análises dos materiais apreendidos durante a Operação Eclipse, deflagrada em agosto de 2018, foi apurado que a organização criminosa construiu uma rede composta por um núcleo político, empresários, e servidores da PF e da PRF lotados em órgão de inteligência e investigação. O objetivo era embaraçar investigações policiais e proteger o núcleo político em troca de vantagens financeiras e políticas.

Durante as investigações foram apuradas várias práticas ilícitas, dentre as quais destacam-se o vazamento sistemático de informações a respeito de operações policiais a serem deflagradas até o contrabando de equipamentos de contra inteligência para montar “salas seguras” a prova de monitoramento em órgãos públicos e empresas.

As provas obtidas durante as investigações apontam a prática de crimes de associação criminosa, corrupção passiva, violação de sigilo funcional, tráfico de influência, corrupção ativa, além da tentativa de interferir em investigação penal que envolva organização criminosa.

Economia

De acordo com a PF, a nome “Chabu” significa dar problema, dar errado, falha no sistema, e é usado comumente em festas juninas, quando os fogos de artifício falham. Termo empregado por alguns dos investigados para avisar da existência de operações policiais que viriam a acontecer.