Putin e Trump conversam sobre situação da Venezuela


Os presidentes da Rússia e dos Estados Unidos, Vladimir Putin e Donald Trump, conversaram por telefone durante mais de uma hora sobre a situação na Venezuela nesta sexta-feira (3).

Segundo a Casa Branca, a ligação girou em torno da crise na Venezuela e das negociações com a Coreia do Norte. A porta-voz de Trump, Sarah Sanders, disse que os dois líderes também falaram “brevemente” sobre o relatório do procurador Robert Mueller, que inocentou o presidente de conluios com a Rússia nas eleições de 2016, mas não descartou a hipótese de obstrução de Justiça.

Além disso, Trump e Putin discutiram a possibilidade de negociar um novo acordo nuclear que também envolva a China. “De forma geral, foi uma conversa positiva”, declarou Sanders.

O telefonema aconteceu em meio à escalada da tensão na Venezuela, onde os EUA apoiam o golpista Juan Guaidó e a Rússia está ao lado do governo constitucional de Nicolás Maduro

No último dia 1º de maio, Moscou advertiu que uma eventual intervenção militar americana no país latino geraria “consequências graves”. Já Washington acusa a Rússia de “desestabilizar” a Venezuela.

*Com informações da Ansa

Economia