STF precisa apresentar resultado do inquérito sobre vazamentos da lava jato

O jornalista Janio de Freitas, da Folha, aconselha que os ministros Dias Toffoli e Alexandre de Moraes apresentem resultado no inquérito que abriram sobre os vazamentos da lava jato.

Segundo o articulista, a falta de conclusões traria desgaste ao Supremo Tribunal Federal e fortalecimento do plano da extrema direita. “O incremento à perda de autoridade do Supremo será grande e gravíssimo”, alerta.

LEIA TAMBÉM
Bolsonaro abre guerra fria contra Mourão

Uma das propostas de Jair Bolsonaro e da extrema direita para aprovar medidas “insensatas” e “revoltantes”, de acordo com o experiente jornalista, seria antecipação em cinco anos da aposentadoria dos ministros das cortes superiores — STF e Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Janio declina os nomes que o ministro da Economia, Paulo Guedes, têm para os tribunais superiores: João Gebran, do TRF4, e o ex-juiz Sérgio Moro, ambos que tramaram pela prisão política do ex-presidente Lula.

Ou seja, a extrema direita empodera a lava jato com o intuito de devastar a economia popular, acabar com a aposentadoria e vender os ativos públicos com as criminosas privatizações.

Economia

Para o colunista da Folha, apesar dos pesares, o STF ainda é o bastião da resistência ao projeto neoliberalismo com sua face medievalesca. “Desgaste maior do Supremo, portanto, fortaleceria o plano da extrema direita”, conclui Janio de Freitas.