Lava jato apela para factoide diante da possibilidade de Lula ser solto

É fato que o ex-presidente Lula poderá ser solto assim que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) examine seu recurso.

O STJ analisará pedido de anulação de pena do petista com base em fatos novos apresentados pela defesa.

A saber: 1- Petrobras reconheceu sua culpa nos tribunais dos EUA, no caso do fundo de R$ 2,5 bi para a lava jato — portanto, a estatal não é vítima; 2- delatores da OAS combinaram depoimento para ferrar Lula (caso tríplex) mediante paga milionária; e 3- o ministro da Economia, Paulo Guedes, testemunhou que “Lula não roubou um tostão“.

LEIA TAMBÉM
Boaventura de Sousa Santos envia carta a Lula

Ok. Lula poderá ser solto por isso a lava jato lança mão da velha tática de constranger os tribunais superiores. Na última tentativa, Deltan Dallagnol se deu mal. O Supremo Tribunal Federal (STF) não reconheceu a competência da força-tarefa para julgar processos em conexão com crimes eleitorais.

Dito isto, a República de Curitiba perdeu muita força nos últimos dias e agora tenta novo factoide — acerca do sítio de Atibaia — nas vésperas do julgamento de Lula no STJ.

Economia

Nunca é demais lembrar que a sentença proferida pela juíza federal substituta Gabriela Hardt, da 13ª Vara Federal do Paraná, que condenou o ex-presidente a 12 anos e 11 meses de prisão, trazia erros grotescos. Entre eles, tratava o principal delator Léo Pinheiro como pessoa diversa de José Adelmário [é a mesma pessoa] e aplicou a pena no caso do tríplex, quando o processo era do sítio.

Resumo da ópera: Lula livre tem o mesmo efeito da cruz diante do diabo.