Por Esmael Morais

Fotografias assinadas por Lula vão a leilão em São Paulo

Publicado em 14/02/2019

Fotografias do ex-presidente Lula (PT) em diversos momentos de sua vida, doadas por 43 fotógrafos, vão a leilão no dia 20 de março em São Paulo. A renda arrecadada será destinada ao Instituto Lula.

Serão 50 imagens autografadas pelo ex-presidente entre o último Natal e o falecimento de seu irmão Vavá de dentro da sede da Polícia Federal em Curitiba, onde é mantido como preso político desde abril de 2018.

LEIA TAMBÉM:

Base do governo Bolsonaro é desqualificada e agressiva, diz Gleisi; assista

A iniciativa é do Movimento Fotógrafos Pela Democracia que reuniu os profissionais que doaram imagens icônicas e históricas da trajetória do ex-presidente em diferentes momentos da vida política do Brasil.

“Nosso objetivo é dar visibilidade à campanha pela libertação de Lula, preso sem provas”, diz a fotógrafa e organizadora do movimento, Mônica Zarattini.

Ao percorrer quatro décadas, as imagens mostram desde de o jovem sindicalista, aos 30 anos, falando aos trabalhadores em assembleia, durante a histórica greve dos metalúrgicos do ABC em 1979 até o Lula de cabelos brancos aos 73 anos, em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo, cercado de uma multidão, carregado nos ombros do povo, em 2018, momentos antes da sua prisão.

Dentre as imagens selecionadas estão os registros dos fotógrafos Juca Martins, Ennio Brauns, Rosa Gauditano e Jesus Carlos, de 1979, da Assembleia dos Metalúrgicos no Estádio Vila Euclides em São Bernardo do Campo. Além de outras imagens, do mesmo período, de Nair Benedicto, João Bittar, e outros fotógrafos.

Será leiloada também a fotografia da passeata das Diretas Já, em 1985, registrada pela fotógrafa Marisa Carrião, onde Lula aparece com Dr. Ulisses, Fafá de Belém, Marcos Freire e Quércia. As fotos percorrem as eleições de 1994, 2002 e a posse de Lula como presidente da república em 2003. Fotos de Lula com Obama, Mujica e Fidel e também a do gol de Lula na inauguração do Campo Dr. Sócrates na Escola Nacional Florestan Fernandes do MST, em Guararema (SP), em 2017, de Christian Carvalho Cruz. As imagens vão até sua prisão, em abril de 2018, com registro de Francisco Proner que rodou o mundo.

Serviço:
Data: 20/3/2019
Horário: 19h30 (às 20h30 começa o leilão)
Local: Bar Sabiá – R. Purpurina, 370 – Vila Madalena, São Paulo

Com informações de Lula.com.br