Até Bolsonaro questiona a entrega da Embraer à Boeing

A chamada “fusão” da estratégica fábrica de aeronaves Embraer com a norte-americana Boeing foi questionada até pelo presidente Bolsonaro (PSL).

LEIA TAMBÉM: Cabo de guerra: Sindicatos entram com recurso contra cassação da liminar que defendia Embraer

A preocupação expressa por Bolsonaro foi no sentido da manutenção da tecnologia e no que isso pode significar para a soberania nacional.

Curiosamente, o presidente e/ou sua equipe costumam apostar no total entreguismo aos Estados Unidos.

Apesar de ser uma empresa privada transnacional, a União possui ações “golden share” que dá poderes de influir nas decisões importantes da Embraer.

“A Embraer eu tenho acompanhado, nós não podemos… Logicamente, nós precisamos, seria muito bom essa fusão, mas não podemos… Como está na última proposta, daqui a cinco anos tudo pode ser repassado para o outro lado. A preocupação nossa é essa. É um patrimônio nosso, sabemos da necessidade dessa fusão até para que ela consiga competitividade e não venha a se perder com o tempo”, disse Bolsonaro.

Economia

Ela também tem uma importância muito grande no campo militar. É natural que a presença de tantos militares no ministério e na equipe de Bolsonaro influenciem na opinião do governo.

Com informações da Folha de S. Paulo.