Governo dispensa exigência do Revalida no ‘Mais Médicos’

O governo golpista de Temer dispensou a necessidade da exigência do Exame Revalida para os médicos brasileiros e estrangeiros formados no exterior. Uma das peças do discurso de Bolsonaro contra os cubanos, o Revalida foi abandonado como critério para o ingresso no programa Mais Médicos.  A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (7).

O exame é exigido para médicos brasileiros formados no exterior que queiram exercer a medicina no Brasil. A saída dos profissionais cubanos deixa um buraco de 8.517 vagas em milhares de municípios e mais de 300 comunidades indígenas. De acordo com o Ministério da Saúde menos da metade desses médicos (3.949) já se apresentaram para trabalhar até agora, e muitos tem escolhido as regiões metropolitanas e cidades com facilidade de acesso.

A decisão desmoraliza os argumentos e a campanha contra os médicos cubanos do presidente eleito Jair Bolsonaro e de seus apoiadores.

A não reposição de médicos no interior do país, com a saída dos cubanos, pode gerar uma grave crise na saúde pública, principalmente na ocorrência de mais casos de mortalidade infantil nas regiões mais pobres.