Gleisi: Feliz Natal, com o povo brasileiro, companheiro Lula

Feliz Natal, com o povo brasileiro, companheiro LulaA presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, emociona ao relatar que Lula passará o Natal numa cela de 15 metros. “Lula está preso de forma injusta, ilegal e arbitrária desde 7 de abril”, denuncia, ao desejar Feliz Natal ao ex-presidente.

GLEISI HOFFMANN*

Nesta véspera de Natal, nossas atenções e orações se voltam para uma cela de 15 metros quadrados em Curitiba, onde está preso um homem que simboliza as conquistas e a esperança do povo brasileiro, especialmente dos que mais necessitam. Este homem, Luiz Inácio Lula da Silva, será certamente o portador da maior corrente de solidariedade que este país já assistiu.

Lula está preso de forma injusta, ilegal e arbitrária desde 7 de abril. Todas as tentativas de rever a injusta condenação, sem fatos e sem provas, esbarraram no conluio entre a grande mídia e os setores do sistema judicial que se consideram carcereiros do maior líder popular que este país já conheceu. Lula foi preso para não vencer as eleições presidenciais, como previam todas as pesquisas.

E continua preso, por meio de chicanas e arbitrariedades, porque os poderosos temem sua liderança moral e política sobre o povo brasileiro. Um povo que conheceu pela primeira vez, em seu governo, a oportunidade de conquistar parte do que lhe foi negado por nossas elites retrógradas e mesquinhas ao longo de séculos.

Como ele mesmo definiu recentemente: Lula não é um prisioneiro; é um refém. Foi proibido ilegalmente de ser candidato, foi proibido inconstitucionalmente de dar entrevistas, e a cada dia que passa apertam-lhe o torniquete, com o avanço de ações descabidas, de investigações persecutórias e de um noticiário malicioso. É como se dissessem: você só sairá da prisão se abaixar a cabeça e desistir de lutar por suas verdades.

Sempre souberam que não bastava tirar Lula do processo eleitoral; era essencial tentar desmoralizar sua liderança por meio de mentiras e da mais odiosa campanha de difamação já feita pela imprensa contra uma liderança política popular. As denúncias, a condenação sem provas, a prisão ilegal e o isolamento imposto a ele não conseguiram, no entanto, apagar Lula da memória e do coração do povo brasileiro.

Eles não desconhecem a força politica de Lula, mas certamente não imaginavam que ele fosse capaz de resistir moralmente a tanta perseguição. Lula sabe perfeitamente por que e por quem está passando por esta provação: é em nome do povo brasileiro, que ele nunca abandonou e que sempre viu nele a esperança de uma vida melhor e mais justa; um país que, com Lula, conseguiu despertar suas maiores potencialidades.

Ele sabe que nesta noite de Natal milhões estarão pensando em seu sacrifício, que milhões gostariam de estar ao seu lado demonstrando solidariedade, carinho, gratidão e esperança. Mas é ele, desde a cela em Curitiba, que nos presenteia com seu exemplo de firmeza e coerência. É ele que nos diz para não perdermos a fé, para continuarmos unidos na defesa da verdade e da democracia.

Os abusos e arbitrariedades de promotores, juízes e da mídia para manter Lula na prisão, os assombrosos movimentos que eles fazem para impedir que a justiça e a Constituição sejam cumpridas; tudo isso mostra como são covardes os algozes de Lula – e a violência sempre foi uma das faces da covardia.

Lula sabe que não está só; que a vigília em Curitiba será redobrada nesta noite e que em todo o Brasil e em outros países milhões de pessoas vão dedicar a ele os melhores desejos e sentimentos nesta noite de Natal. Lula sabe que suas ideias tornaram-se eternas e nos presenteia com sua mensagem de fé e confiança no futuro.

Por isso ele também nos diz que tem o sono mais leve e a consciência mais tranquila do que seus algozes. Um dia vamos nos reencontrar num país mais justo e num mundo melhor. Talvez bem antes do que imaginam os que tentaram apagar da história aquele que sempre esteve à frente das transformações junto com o povo de onde veio.

Feliz Natal, presidente Lula. Na confiança de que ainda teremos muito a festejar e a construir em nosso país. Quem está ao seu lado esta noite é o povo brasileiro, com suas orações e toda a disposição de lutar para que a verdadeira Justiça seja feita. Que Deus nos abençoe.

*GLEISI HOFFMANN é senadora (PT-PR) e presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores.

Comentários encerrados.