Acordo entre Mercosul e UE depende de Bolsonaro, reitera Macron

O presidente da França, Emmanuel Macron, reiterou neste sábado (1), ao final a Cúpula do G20 em Buenos Aires, que o futuro das negociações entre o Mercosul e a União Europeia depende do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Ele disse que o bloco europeu não negocia com países que queiram deixar o acordo climático de Paris.

“Não me compete pronunciar aqui sobre as intenções do Bolsonaro”, disse o francês. “Compete ao presidente Bolsonaro, quando quiser, esclarecer as coisas. O que eu disse da minha parte é que a França não apoiará acordo com quem não respeita o Acordo de Paris.”

LEIA TAMBÉM:
Brasil sediará 11° Cúpula do Brics em 2019

Macron ressaltou que “não pode pedir aos europeus, à indústria, à agricultura e aos atores econômicos que façam esforços indispensáveis neste momento de transição e ao mesmo tempo que façam acordos com países que violam estas mesmas obrigações”.

Na última sexta-feira (30), Macron sinalizou que Bolsonaro pode ser um obstáculo para um acordo entre União Europeia e Mercosul.

Bolsonaro reagiu à posição de Macron, afirmando que não pretende assumir compromissos ambientais que impactem o agronegócio brasileiro.

Economia

Com informações do Estadão