“Lula é necessariamente uma presença na reconstrução do Brasil”, afirma Dilma

Em entrevista à BBC, divulgada nesta quarta-feira (16), a presidente legitimamente eleita, Dilma Rousseff, ressalta o papel central de Lula na futura reconstrução do país. “Preso ou solto, condenado ou absolvido, ele será necessariamente uma presença na reconstrução do Brasil”, afirmou Dilma.

“Nós achamos que o presidente Lula teve uma grande participação no passado, tem no presente e terá no futuro porque Lula é um conciliador. Ele nunca foi uma pessoa radical que não soubesse construir consensos”, afirmou. “O Brasil precisa se reencontrar. Hoje ele está dividido, da Suprema Corte até o mais humilde local”, constatou Dilma.

Questionada sobre um cenário em que Lula não participe das eleições, a presidenta ressaltou que a eleição não seja manipulada e que a população tenha convicção de que a eleição não foi manipulada. “Há um processo que tem de ser interrompido pelo bem dos brasileiros. Nós temos que retomar as condições democráticas, inclusive nas instituições, que têm de estar estabilizadas. Eu acredito de uma forma muito forte que Lula pode ajudar nessa estabilização”, assegurou a presidente.

*Com informações da Agência PT