Presidente eleito do Confea, Joel Krüger, aguarda posse para os próximos dias

O engenheiro civil Joel Krüger, do Paraná, foi eleito presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) na eleição realizada no último dia 15 de dezembro. No entanto, ele aguarda a posse suspensa por uma liminar concedida ao derrotado no pleito.

Mais votado dos cinco candidatos apresentados na disputa, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Paraná (CREA-PR) foi homologado pelo Plenário do Confea como novo presidente.

“Estamos fazendo história vencemos o Confea pela primeira vez com o engenheiro Joel Krüger atual presidente do CREA-PR”, comemorou o deputado Rasca Rodrigues (PV), que é engenheiro agrônomo.

O também ex-presidente do CREA-PR Luiz Antonio Rossafa, que coordenou a campanha nacional, disse ao Blog do Esmael que Krüger deverá ser empossado no Confea porque “foi uma decisão soberana dos profissionais do sistema nas urnas”.

A título de curiosidade, krüger recebeu quase 90% dos votos válidos dos profissionais do sistema CREA-PR.

Derrotado tenta o tapetão

Economia

Segundo colocado na eleição de 15 de dezembro, o engenheiro Murilo Celso de Campos Pinheiro, de São Paulo, ingressou no dia 28 de dezembro com pedido de suspensão da posse de vencedor, Joel Krüger, no plantão da Justiça Federal do Distrito Federal.

Krüeger obteve 25.645 votos e o perdedor (Murilo) somou 20.839, o que ensejou a homologação do resultado das urnas pelo Plenário do Confea no último dia 28 de dezembro.

O derrotado alegou “abuso de poder econômico” do CREA do Rio Grande do Sul em favor do vencedor, que participou de um debate eleitoral sem a presença dos demais concorrentes. Ou seja, Murilo não reconheceu a derrota tal qual o senador Aécio Neves (PSDB-MG) fez em 2014 na disputa pela Presidência da República. O resultado disso todos nós já conhecemos…

Voltemos à decisão do plantonista na Justiça Federal do DF. A decisão é precária e não se sustenta à luz do bom Direito.

Acerca do Confea

O Sistema Confea/Crea tem registrados cerca de um milhão de profissionais que respondem por fatia considerável do PIB brasileiro.

O desafio de Joel Krüger à frente do órgão será defender as engenharias de ataques e criminalizações constantes, bem como ajudar na elaboração um plano de desenvolvimento estratégico para o país.

Sobre Joel Krüger

O novo presidente eleito do Confea, Joel Krüger, é tido como um homem de esquerda, nacionalista. Dentre as suas bandeiras de gestão estão, por exemplo, a defesa da soberania, o capital tecnológico e as empresas nacionais.

Deixe um comentário