Respeito ao idoso

O prefeito Rafael Greca (PMN) informa que estudo aponta Curitiba como a primeira melhor cidade do Paraná para se viver após os 60 anos e a quarta entre as melhores capitais brasileiras. Confira a coluna desta quarta-feira (22).

Respeito ao idoso

Rafael Greca*

Na última sexta-feira, completei 61 anos. Oficialmente, já posso me considerar na turma da melhor idade. Mas melhor idade mesmo somente quando as pessoas têm boa qualidade de vida, e disso não posso reclamar. E uma parte fundamental da qualidade de vida aos idosos precisa ser oferecida pela cidade que ele mora. Felizmente, Curitiba vai bem nessa questão.

Levantamento recente feito por Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas e Instituto de Longevidade Mongeral Aegon mostrou Curitiba em quarto lugar entre as melhores capitais brasileiras para se viver após os 60 anos. O estudo também nos coloca em primeiro lugar entre os 399 municípios paranaenses e em décimo-terceiro lugar entre as 150 maiores cidades brasileiras.

Temos que comemorar muito isso, principalmente em se tratando da qualidade de vida das pessoas que já dedicaram boa parte de sua existência ao trabalho, contribuindo para o desenvolvimento da cidade e do País. São pessoas que começam a buscar uma vida menos atarefada e até mesmo a aposentadoria, por isso precisam de uma atenção especial do poder público. Parabéns, Curitiba, uma cidade que tem cuidado bem dos idosos.

Economia

Mas não vamos nos contentar com essa posição. Curitiba já foi primeiro lugar em muitas coisas neste País e no mundo, por isso deve almejar sempre muito mais que a quarta colocação.

Vamos analisar esse levantamento da FGV e do Instituto, comparar com nossas próprias informações e trabalhar ainda mais. Ver como podemos melhorar o atendimento a nossa população idosa, com especial atenção aos mais carentes.

Uma área que damos prioridade é a saúde. Lançamos recentemente o Saúde Já, criado para obter avanços imediatos na saúde pública. No dia 16 de março último, por exemplo, fizemos o Mutirão de Cardiologia no Hospital do Idoso, para reduzir a fila desta especialidade, fundamental para a população idosa. Também vamos incrementar ações da FAS, da Secretaria do Esporte e Lazer, enfim, em todas as áreas que possam melhorar a qualidade de vida, que façam de Curitiba a melhor cidade do Brasil para nossos idosos.

*Rafael Greca é prefeito de Curitiba.

Deixe um comentário