Fachin, que vai decidir sobre ação penal, recebeu comenda de tucano

O ministro-relator da Lava Jato Edson Fachin que decidirá pela abertura ou não de ação penal contra o governador Beto Richa (PSDB) foi agraciado pelo tucano, em julho de 2015, com a Ordem Estadual do Pinheiro, a mais alta honraria do Paraná.

“O ministro Fachin radicou-se no Paraná ainda jovem, foi adotado pelos paranaenses, formou-se na Universidade Federal do Paraná e tem aqui a sua família, amigos e laços sentimentais. Posso dizer, com orgulho, que defendi ardorosamente a nomeação dele para seu cargo no Supremo”, discursou no dia 31 de julho daquele ano Beto Richa em cerimônia realizada no Palácio Iguaçu.

Quase dois após a condecoração, eis que Fachin enfrentará sérios dilemas diante da “Lista de Janot”: autorizar ou não autorizar a abertura de ação penal contra Beto Richa, aquele que o homenageou com a mais alta comenda? Arquivar ou não arquivar o pedido da PGR contra o tucano?

Caso Fachin decida pela abertura da ação penal contra o governador do PSDB, necessariamente, o processo será remetido para o STJ — que é o foro competente para julgar governadores. Aliás, Beto Richa já é réu numa ação do Superior Tribunal de Justiça acerca de corrupção propina na Receita Estadual do Paraná, no âmbito da Operação Publicano, que aponta prejuízo de R$ 2 bilhões ao tesouro estadual.

O procurador-geral da República Rodrigo Janot pediu abertura de inquérito contra o governador paranaense Beto Richa e outros quatro governadores delatados pelo recebimento de propina da Odebrecht.

7 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Mas o Jorge Miguel Samek também recebeu a mesma comenda, agora em 2016.
    Me parece que o papel do “beto rixa” nisso, é de (MC) mestre de cerimônias”.
    Só que esse lance de Comenda, rima muito bem com ENcomenda.
    É aí que mora o perigo.

  2. Agora sim deu pra entender: “Legalista” é uma coluna (5ª?) do Blog do Esmael, situada nos comentários e especializada em contorcionismo na defesa da pior escória fascista da direitona política brasileira, em todos os tempos….Fui!!!

  3. Deixem de serem levianos, se for assim, todas as comendas distribuídas pelo PT foram com segundas intenções, inclusive a do Levandowski quando era presidente do STF. Talvez por esse motivo que as coisas do LILS só tomaram corpo depois que a Carmen assumiu a presidência.

  4. Pra alguns e assim faça uma cortesia e um belo dia ele te custará mais do uma CORTESIA,isso pode se esconder ou mofar em gavetas sem FUNDO.

  5. Esse tucano aí vai para o STJ, junto com o santo, o Alckmin (psdb de sampa) que ontem, no Jornal Nacional da globosta golpista, milagrosamente não apareceu …

    • Não apareceu pois é um Santo milagroso! Escapa de toda e qualquer investigação, conjuntamente com os seus devotos, que sempre contam com a simpatia do poder judiciário e da grande imprensa para fazerem o que bem entenderem sem serem punidos.

      • Os prêmios devem ser mais ou menos assim … “você é pilantra e bandido heim? … Não senhor, você é que é o mestre dos bandidos, que recebeu até premio da globo e comenda de mérito dos bandidos maiores” …

        Na verdade, os tunganos detem o poder em são paulo (minusculo mesmo) desde a época do velho Covas, bandido maior … fundador do PSDB junto com FHC … antes disso, era Maluf, Montoro … outro nível de bandidagem … mas depois eles “aparelharam” o Estado, parafraseando o coxinha alvaro dias … e estão até hoje … aparelham a Polícia, o MP estadual, e no MP Federal, eles mantém o cabresto nos caras dando cargos e gordos salários … daí eles “esquecem” processos nas infindáveis gavetas … e abrem outros, contra os chamados inimigos … é uma lepra … que está se alastrando Brasil afora … com a ajudinha paga da globosta e suas afiliadas … porque, é dinheiro de corrupção que paga propaganda dessas merdas todas …

        “A imprensa é tão poderosa no seu papel de construção de imagem que pode fazer um criminoso parecer que ele é a vítima e fazer a vítima parecer que ela é o criminoso. Esta é a imprensa, uma imprensa irresponsável. Se você não for cuidadoso, os jornais terão você odiando as pessoas que estão sendo oprimidas e amando as pessoas que estão fazendo a opressão”. – Malcolm X.