Vice-procuradora da República denúncia: “É um golpe dentro daquelas regras”

dilma_golpe_elaA vice-procuradora-geral da República, Ela Wiecko Volkmer de Castilho, em entrevista na VEJA, disse nesta terça (30), que o processo de impeachment “é um golpe, é um golpe benfeito, dentro daquelas regras”. Abaixo, leia a íntegra:

‘É um golpe’, diz vice-procuradora da República sobre impeachment

Número dois de Rodrigo Janot, que participou de protesto anti-Temer, diz a VEJA que não gosta de ver o peemedebista como presidente do Brasil

Por Rodrigo Rangel em 30 ago 2016, 15h58 Brasil

Para a vice-procuradora-geral da República, Ela Wiecko Volkmer de Castilho, o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, agora em fase final no Senado, é golpe. Número dois de Rodrigo Janot, Ela Wiecko participou em junho passado, em Portugal, de uma manifestação que pedia “Fora Temer” e denunciava o suposto golpe em curso no Brasil. A participação da procuradora no ato foi revelada nesta terça-feira pelo site de VEJA. Em entrevista por telefone, ela disse ter ido ao ato como cidadã, e não como procuradora. Em seguida, reforçou a crítica ao processo contra Dilma: “Eu acho que, do ponto de vista político, é um golpe, é um golpe benfeito, dentro daquelas regras”.

Recentemente, foi o marido de Ela Wiecko, Manoel Lauro Volkmer de Castilho, quem protagonizou outra polêmica. Ele era um dos principais assessores do ministro Teori Zavascki, relator dos processos do petrolão no Supremo Tribunal Federal, e acabou obrigado a pedir demissão após a descoberta de que assinara um manifesto em favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A VEJA, Ela Wiecko disse que não está satisfeita com a chegada de Michel Temer à Presidência da República. E, cometendo uma inconfidência, ela explica um dos motivos de sua resistência ao peemedebista: o fato de ele estar entre os alvos das delações premiadas em tramitação na Procuradoria-Geral da República. “Eu estou incomodada com essas coisas que estão acontecendo no Brasil. Acho que não foi da melhor forma possível. E pelas coisas que a gente sabe do Temer, não me agrada ter o Temer como presidente. Não me agrada mesmo. Ele não está sendo delatado? Eu sei que está. Eu não sei todas as coisas a respeito das delações, mas eu sei que tem delação contra ele”. A seguir, a entrevista.

Em um vídeo a senhora aparece numa manifestação que chama o processo de impeachment de golpe. O que a senhora pode dizer a respeito?
Eu estava de férias, em um curso como estudante. É isso.

Há quem considere que é difícil dissociar a posição de vice-procuradora geral da República de uma situação como essa.
Eu não posso falar nada? Não posso ter nenhuma liberdade de manifestação? (Isso) é um pouco exagerado, né? E eu fui discreta, eu estava junto (dos manifestantes), não tive nenhum protagonismo maior. Eu estava de férias. (Isso) é um patrulhamento que impede a pessoa de ser o que ela é, de pensar.

A senhora partilha da opinião de que o processo de impeachment é um golpe?
Eu acho que, do ponto de vista político, é um golpe, é um golpe benfeito, dentro daquelas regras. Isso a gente vê todo dia, é parte da política.

Seria, então, um golpe com participação da Suprema Corte e da própria Procuradoria-Geral da República, da qual a senhora faz parte?
Aí tem que ser uma conversa muito mais comprida.

Mas a senhora vê irregularidades no processo?
Você está me perguntando como procuradora da República ou como cidadã? Eu posso falar até claramente, mas não vou falar por telefone.

A senhora se arrepende de ter participado do ato?
Não, não me arrependo.

Havia outras autoridades ali?
Não. Eu estava ali como estudante, de férias. É um curso de verão, de sociologia jurídica, com o professor Boaventura. Tinha gente de outros países também.

A ideia de fazer a manifestação surgiu na sala de aula?
Eu não fui a organizadora.

Como a senhora recebe a repercussão dessa situação? Isso a constrange dentro do Ministério Público?
Tem muita gente que pensa como eu dentro da instituição. Eu estou incomodada com essas coisas que estão acontecendo no Brasil. Acho que não foi da melhor forma possível. E pelas coisas que a gente sabe do Temer, não me agrada ter o Temer como presidente. Não me agrada mesmo. Ele não está sendo delatado? Eu sei que está. Eu não sei todas as coisas a respeito das delações, mas eu sei que tem delação contra ele. Então, não quero. Mas as coisas estão indo.

O que a senhora pensa do Temer exatamente?
Eu vou cortar a conversa aqui. Se quiser conversar comigo, tem que conversar olho no olho. Não vou ficar falando por telefone.

A senhora pode nos receber?
Vou ver como está minha agenda, porque estou com muitos compromissos. Agora mesmo estou indo para uma sessão no STJ (Superior Tribunal de Justiça). Não sei a que horas vai terminar.

18 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. GOLPE DENTRO DAS REGRAS????
    Realmente estranho essa fala até parece dita pela Dilma, é básico se está dentro da regra não é golpe e sim exercício de direito, como uma procuradora da republica poderia ser tão incoerente se espera isso de manifestante gente que é ignorante para legislação esse sim tem razão em dizer que é golpe pois é ignorante não quem sua ferramenta de trabalho são as leis no máximo ela poderia dizer que é imoral, que foram passados pra trás mas golpe?

  2. Grande coisa!!!
    Isso vai mudar o resultado!!!
    Pode chorar mortadela até 2113!!!
    Tchau querida!

  3. como entender… em tempo de golpe não podemos afirmar se em uma soma de 1 + 1 e = a dois.como entender que 1 X 1 E 1.PARA UM ANALFABETO E TUDO UM SÓ NUMERO , VISUAL…MAS PARA GOLPISTAS , JUNTA-SE TUDO EM UM CONJUNTO DA OBRA E ESSA SOMA ,SAMARA 7,COMO EXPLICAR QUE NO CONJUNTO DA SOMA DOS NÚMEROS NÃO DA 7.ISSO E GOLPE EM DESENHO ANIMADO,ESSE GOLPE HOJE SE SOMA EM UMA NOVA REPUBLICA JÁ CHAMADA DE REPUBLICA DO GOLPE MIDIÁTICO.

  4. DUVIDA??? , A CAMARA DOS DE PUTA,JÁ TINHA NOS DADO QUE MAIS 300 PICARETAS PORQUE LÁ ESTAVAM ,AGORA O SENADO TAMBÉM NOS DA PORQUE DISSO E UMA CONTINUAÇÃO ,MAS NÃO PARA POR AI O NOSSO STF TAMBÉM BEM LA TRAZ QUANDO UM LIXO DE NOME GILMAR,COM MUITA educação SE DECLAROU ????.NÃO A DUVIDA QUANTO AO GOLPE,ISSO E GOLPE BEM FEITO MAS TUDO QUE PENSAMOS SER BEM FEITO,NUM FUTURO BEM ALI SERA BEM FEITO GOLPISTAS,QUEM VIVER VERAS…DUVIDAS ??????.

  5. lágrimas de judas,judas também chorou não pelas moedas mas pola traição,assim também como o galo cantou ,e cantou 3 vezes,ele também morreu sem ter cometido crime algum ,foi condenado a morte e,morte de cruz…já dima pode ser pola fraca falsa justiça de palavras escritas mas,meramente interprete como nem o diabo a entende…E ISSO MESMO HONESTIDADE NÃO SE VE MAS SE TEM.

  6. HONESTIDADE NÃO SE NOTA TALVES NEM SE VE,SE TEM E ESTA NO CORAÇÃO,DILMA PODE ATE TER SAIR DIGO SER TIRADA DE MANEIRA MAQUIADA DENTRO DA REGRAS,MAS OS FATOS NÃO PODEM SER MUDADOS,NEM SUA HONESTIDADE.ESTA SENHORA,HOJE SE REVELA POIS SUA HONESTIDADE ESTA ,NÃO A VISTA MAS DENTRO DO CORAÇÃO,ELA WIECKO VOLKMER DE CASTILHO,PARABÉNS HONESTIDADE NÃO SE COMPRA JÁ TEM QUEM SE VENDE POR, %% 45 MIL REAIS,isso não e honestidade.

  7. Dá pra se ter uma idéia do quanto esse golpe é nocivo.
    Quem está lá dentro, pede pra sair, porque vê a maracutaia sendo feita à luz do dia.
    Essa Janaína não passa de uma louca falsa profeta.
    Vai pagar caro por usar o nome de Deus em vão.
    Vai para o inferno curtir suas 45.000 moedas de ouro que recebeu para trair a Pátria.
    Judas foi aquele traidor cuja atitude mandou Jesus para a morte.
    Essa louca, possessa pelo demônio, será a responsável pela morte de centenas de empregos de trabalhadores Brasileiros.
    Não vai poder mais sair na rua.
    E lhe restará o mesmo destino que Judas.
    Pra quem não sabe, Judas não resistiu à sua traição e se enforcou.

    • Não se esqueça que a principal inimiga da Democracia do nosso país é a globolixo.

    • O TEORIA, você está vivendo aonde?? já estamos com 14 milhões de desempregados e devemos ir a 15 milhões ! bom deve ser culpa do FHC ou do Temer neh ? vá se catar meu, eu, depois de 25, em vez de contratar tive que dispensar 50% dos Meus funcionários !

  8. Uma mulher de caráter, preterida pela Dilma, que escolheu o janotinho para satisfazer os procuradores que só investigam o pt. Nesse ponto a oposição tem razão, Dilma e Lula são “burros” por acreditarem na imparcialidade do mp, parece que nasceram ontem.

  9. Vice-procuradora da República, Ela Wiecko renunciou ao cargo depois de ter revelado que o presidente interino, Michel Temer, “está sendo delatado”; em entrevista concedida hoje, ela também classificou o processo de impeachment de Dilma Rousseff como “um golpe” e declarou que “tem muita gente dentro da instituição” que pensa como ela, nem todo mundo é gado marcado pra morrer.

  10. Vocês sabiam que no Japão Dilma já não é mais presidente do Brasil?

    • Pagaria pra ver a cara de pasmo se a Dilma fosse absolvida
      sabemos que não tem como no tribunal da inquisição
      Mas eu daria muita risada

  11. correção. onde se lê devender é defender e vala é fala não corrigi o texto se tiver mais erros. Mil perdões.

  12. Este não foi um ato isolado de um representante da alta cúpula jurídica do país, o Joaquim Barbosa também já expressou que este ato é um golpe. Mas como antes não foi debatido isso com mais veemência por parte dos defensores da Presidente Dilma ela teve que ir ao Congresso se devender, passar por constrangimentos pela vala hipócrita da Janaina e do caquetíco do Reali Jr. Fora ouvir de Senadores um monte de baboseiras. Não estou aqui defendendo ninguém aliás, sou brasileiro e quero isso tudo passado a limpo, mais o justo tem que ser dito. Ontem foi mais uma sessão de horror. De advogado CARA DE PAU a SENADORES ABOBALHADOS deu de tudo, só não deu para entender porque não assumem que de fato é mais um ranço político do que técnico a saída da Presidente. Mesmo com toda a sua atrapalhadas ao explicar as suas ações, deu para entender que sabia que não se pode ferir a Lei 101 que é a da Responsabilidade Fiscal.
    Mas deixou claro que o fato de não compactuar com Cunha a deixou na mira dos salafrários deste nosso Congresso e que tenho a concordar que neste nosso Congresso não tem ninguém com moral para julgá-la até porque na Camara já tem muitos que a mascara e a casa já caiu.
    Fora Temmer pois traição é a única palavra que tenho a classificar a sua atitude. O Itamar assumiu a lugar do Collor, mas não compatuou com os seus algozes. Já você pelo visto foi um dos mentores.
    E espero que em 2018 sai candidato para saber se é bom de VOTO OU SE É BOM DE GOLPE TEMMER.

    • Se permitirem eleições em 2018, ou você acha que depois de todas as delações contra esses bandidos do PMDB e do PSDB, após o massacre as instituições brasileiras, a entrega do Brasil e o arrocho que farão por 20 anos contra os trabalhadores e aposentados nisso incluido pelos golpistas a todos os funcionários públicos, eles se submetrão a nova eleição? Se submeterão ao risco de perderem a imunidade parlamentar e serem presos? Duvido. Eles estão com a faca e o queijo na mão inclusive o STF que já ficou claro que está também envolvido em corrupções se estou exagerando? Então porque o STF está seguindo a cartilha dos golpistas e passando por cima da Constituição permitindo que uma pessoa inocente e já provado isso pelo MP e pela perícia do senado que provaram que Dilma não cometeu crime? Que é um golpe?
      Lembre-se que todos os golpes no Brasil tiveram um STF apoiando ou se calando perante ao golpe.

  13. As pessoas tem ter caráter. Isso faz parte da democracia. Qual o problema disso. Não vejo o sentido de tudo isso.