Gleisi sobre governo do golpe: “Não há o que esperar a não ser retrocessos”

temer_gleisiA senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), em sua coluna desta segunda-feira (16),  reverbera a ausência de mulheres, negros, pobres, enfim, a falta de diversidade no governo interino de Michel Temer. “Para aqueles que achavam que o Brasil iria melhorar com a saída de Dilma, preparem-se”, adverte a colunista já na primeira linha. Para Gleisi, “esse governo Temer é uma volta ao passado, e contra a corrente mundial de buscar por mais representatividade, diversidade”. Abaixo, leia a íntegra, comente, compartilhe:

Não há o que esperar a não ser retrocessos

Gleisi Hoffmann*

Para aqueles que achavam que o Brasil iria melhorar com a saída de Dilma, preparem-se. Além do agravamento da crise econômica, enfrentaremos uma grave recessão social e política. Sem mulheres, sem negros, sem pobres, sem diversidade, esse governo Temer é uma volta ao passado, e contra a corrente mundial de buscar por mais representatividade, diversidade.

Enquanto lutamos por ações afirmativas para participação feminina nos parlamentos, Temer vai na contramão compondo um ministério só de homens, como se não houvessem mulheres competentes na política brasileira. Os defensores do golpe até tentam justificar dizendo que não há problema, pois o que vale é a competência e o mérito.

Mas não é só o discurso discriminatório contra as mulheres que nos preocupa. Quanto a isso, a maioria da população reconhece a importância da participação feminina em todas as esferas, principalmente no poder público. Isso é essencial para a democracia plena, afinal de contas somos metade da população e é importante que a forma como pensamos e agimos seja incorporada na condução dos governos.

O que nos preocupa também é o crescimento do discurso fascista. O Brasil vive sob uma jovem democracia que permitiu ao povo, a partir de 1985, conquistar o direito ao voto e ao primeiro operário e a primeira mulher chegarem à Presidência da República. Porém, ultimamente, observamos o crescimento da intolerância, com líderes de direita incitando a violência contra negros, homossexuais, pobres. Essa agressão é o resultado da campanha de ódio veiculada pela mídia conservadora e pelos grupos fascistas, com apoio dos partidos da oposição ao governo de Dilma.

Essa elite aristocrática e retrógrada, que se incomoda com o protagonismo das mulheres, é aquela que aprendeu nos últimos anos a expor seu ódio e sua ignorância contra os pobres, os despossuídos, que se incomodou ao ver um negro na universidade quando o governo democrático popular ofereceu acesso por meio das cotas. É a mesma elite que não suporta ver uma família pobre tendo acesso a bens de consumo por meio de várias políticas sociais implantadas nos últimos anos.

Nosso papel agora é lutar contra qualquer tipo de retrocesso. A repercussão internacional do afastamento da presidenta e as primeiras medidas de Temer continuam péssimas para o Brasil. Toda a imprensa internacional denuncia o golpe de Estado contra Dilma. Diversos veículos se pronunciaram a respeito do cenário político no Brasil. Para eles, o impeachment é uma “declaração de falência”, um golpe claro, fazendo o país recuar no tempo. Só alguns brasileiros ainda não perceberam quantos direitos perderão.

Não há o que esperar a não ser retrocessos. Continuaremos resistindo e lutando pelo legado construído nesses últimos anos da nossa jovem democracia.

*Gleisi Hoffmann é senadora da República pelo Paraná. Foi ministra-chefe da Casa Civil e diretora financeira da Itaipu Binacional. Escreve no Blog do Esmael às segundas-feiras.

21 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to tell you that I am all new to blogging and site-building and actually loved you’re web blog. Probably I’m going to bookmark your website . You certainly have great article content. Kudos for sharing with us your blog site.

  2. O senador Requião, do PMDB, e as senadoras Vanessa Grazziotin, do PC do B, e Gleisi Hoffmann, do PT, escondidinhos na sala vip do Aeroporto de Brasília, ontem, a bebericar champanhe, longe do povo que pegou o costume de vaiar e insultar políticos da banda da Dilma. Mais ainda quem tem o que contar para a Operação Lava Jato, caso específico de Gleisi Hoffmann, que se enrolou de vez com a denúncia de um publicitário sobre o seu caixa dois.

    Viajaram às expensas do erário, é claro. Foram à Lisboa participar da EuroLat e aproveitar o ensejo para falar mal do Brasil, dizer que houve um golpe e que a Lava Jato é pura ficção.

  3. Ele postou isso da sala de embarque vip, tomando champagne e embarcando para portugal em voo executivo?
    Militontos pagando, Celerados aplaudem…

  4. Depois que o fantástico colocou faixa pro Temer no Líbano, só faltou outdoor..Tive plena certeza que a grande patrocinadora do golpe é a REDE GOLPE DE TELEVISÃO..Nesses países é um absurdo como tratam as mulheres, com muito preconceito e beira escravidão..Por isso Temer não nomeou nenhuma mulher e muito menos um pardo..

  5. O pior, foi a declaração do que dizem ser Ministro da Saúde, que o mosquito da Dengue é indisciplinado. Espera continência!! KKK

  6. Pelo menos não ouvi falar que esteja faltando vagas nos cemitérios, pois como vão mandar os médicos embora, provavelmente terão que fazer concurso para coveiros.

    http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-27–91-20160514&tit=com+novo+ministro+programa+mais+medicos+tera+menos+estrangeiros

  7. Um Governo que já começou com Ministros réus e outros em fase de investigação não dá para levar muito há sério.

    Vejamos a situação, Juca, braço direito de Temmer é réu no Lava Jato ou Vaza Jato do Juiz Moro, e tem outros que estão sendo investigados. Temos também o tucano Serra que conseguiu uma boquinha depois de já estar sendo esquecido no cenário nacional, pois até nem sabia e me corrijam se estiver errado, mas era Senador da República????

    O difícil era saber o que ele fazia, pois nunca se ouviu falar dele como Senador!

    E a Senadora Gleisi tem razão, pelas falas do Henrique Meirelles a coisa irá ficar mais arrochada do que já está, o número de desempregados irá aumentar consideravelmente devido ao plano financeiro deles de “recuperar” o caixa público federal, com aumento de impostos e consequentemente taxa de juros inclusive.

    E tem gente que acha que isso não irá afetar a vida de ninguém, já de cara irá onerar mais ainda o orçamento familiar de muitas famílias como também deixar os espectro da demissão pairando sobre elas devido a recessão que virá pela falta de circulação de dinheiro no mercado em geral.

    Isso é o fim da picada, prometeram um país das maravilhas para os coxinhas e estão lhes dando o Inferno de Dante para eles.

    Parabéns paneleiros,vocês merecem isso e mais um pouco na toba para aprenderem a não mexerem no que está tendo um curso natural.

    Deixassem para resolver isso lá em 2018 e não agora com um governo que não tem compromisso com ninguém.

    E só para lembrar tirando os países classificados como bolivarianos pela Globo GOLPISTA e pelo Serra Boca Mole, à Guatemala, El Salvador e Nicarágua também repudiaram o que ocorreu no Brasil e a UNASUL, até chamaram seus Embaixadores, lógico que vão dizer que não significam nada, mas pode ser a ponta de um iceberg que esta subindo à tona para demonstrar que fizeram merda no Brasil.

    E tem mais, apesar da Globo e outros veículos de comunicação não divulgarem, a Folha de São Paulo, noticiou que o Presidente Obama não irá telefonar para Temmer, pois não o considera um Presidente eleito pelo voto. Isso também é uma negativa para este grupo de golpista que só enganam os tolos brasileiros com o seu ouro de tolo.

    Vamos esperar o futuro para saber queM estava certo e quem estava errado, e pelo visto não iremos esperar por muito tempo não!

  8. Nem a Tia da senadora acredita no que ela fala.
    O PT teve um ano e meio do segundo mandato pra iniciar a governar e não conseguiu por falta de apoio de sua base aliada e não da oposição.
    Tá na hora da senadora parar de trabalhar e torcer contra o BRASIL e trabalhar um pouco em favor do Paraná. Ela não foi eleita para trabalhar para o PT mas sim para representar o povo do Paraná em Brasília.
    Em tempo: Deixe o advogado Cardoso cuidar da defesa da Dilma e se preocupe um pouco em preparar a sua defesa junto a Procuradoria Geral e no STF.

    • O DÓ, o tempo irá dizer quem tem razão, e pelo andar a carroagem, você irá tem muita DÓ DE SIM MESMO.

    • O DÓ, o tempo irá dizer quem tem razão, e pelo andar a carroagem, você irá ter muita DÓ DE SIM MESMO.

    • Ao mané, que se intitula o DÓ, a SENADORA, não precisa, trabalhar pela republiqueta do Paraná,Seus representantes Alvaro noites, e Beto relincha já trabalham, enfiando o nabo, nos midiótas,tipo você que votaram nos mesmos.Logo o seu governo GOLPISTA estará no esgoto da História.

      • Que tristeza ler uma bobagem tão grande.
        Ela foi eleita de forma legal nas urnas para fins constitucionais para defender e representar os interesses do estado, assim como todos os demais 80 senadores.
        Você não conhece aquele livro chamado Constituição Federal?
        É claro que sua opinião não representa o que ela pensa pois se fosse assim, poderíamos exigir que ela renunciasse do cargo já que “não precisa” dela não é mesmo Wanderley Kusma de Faria?

      • boa tarde, ridiculo a forma de pensar, pois pessoas como voce sempre serão pessoas sem futuro apenas trabalhando para comer

      • Wanderley kusma você não sabe que a Função de Senador de um Estado é TRABALHAR por ele? Gleisi e Requão trabalha SIM CONTRA o Paraná !

  9. É verdade que o ministro da Saúde do Temer é engenheiro?

    • Formado em engenharia … não tem uma obra em Maringá (ou em outro lugar) que tenha sua assinatura … nunca deu um dia de trabalho em carteira … SEMPRE foi político, filho de políticos, família inteira de políticos … os familiares (duas irmãs) que não são políticos e os conhecem muito bem, se afastam e metem o pau com força nos caras … bandidos …

  10. Esmael, você viu que o Leitão Vesgo, vulgo Ricardo Barros (PP), Ministro da Saúde, não aparece em foto? … O bicho é bagre … desde algumas fotos com o Collor, partido do leitão em 1992 e bolinha … ele aprende rápido …