“Sem terra são mortos em emboscada da PM de Beto Richa”, acusa MST

Dois trabalhadores sem-terra foram mortos pela Polícia Militar, nesta quinta-feira (7), no acampamento da Araupel, localizada entre os municípios de Quedas do Iguaçu e Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná; entidades do movimento social da região informaram ao Blog do Esmael que pistoleiros amparados pela Polícia Ambiental fizeram emboscada contra integrantes do MST; Polícia Militar do governador Beto Richa (PSDB) informou que fora recebida a tiros quando estava desobstruindo uma estrada; esta semana, novo chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni (PSDB), estivera na localidade semana passada com o intuito de "negociar a reintegração" da área. Acompanha o tucano o secretário da Segurança, Vagner Mesquita; deputado estadual Requião Filho (PMDB), ao Blog do Esmael, disse que era uma tragédia anunciada. "O governo forçou a mão ao tensionar e usar politicamente a força de repressão. A situação tende a piorar ainda mais”, disse o parlamentar.

Dois trabalhadores sem-terra foram mortos pela Polícia Militar, nesta quinta-feira (7), no acampamento da Araupel, localizada entre os municípios de Quedas do Iguaçu e Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná; entidades do movimento social da região informaram ao Blog do Esmael que pistoleiros amparados pela Polícia Ambiental fizeram emboscada contra integrantes do MST; Polícia Militar do governador Beto Richa (PSDB) informou que fora recebida a tiros quando estava desobstruindo uma estrada; esta semana, novo chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni (PSDB), estivera na localidade semana passada com o intuito de “negociar a reintegração” da área. Acompanha o tucano o secretário da Segurança, Vagner Mesquita; deputado estadual Requião Filho (PMDB), ao Blog do Esmael, disse que era uma tragédia anunciada. “O governo forçou a mão ao tensionar e usar politicamente a força de repressão. A situação tende a piorar ainda mais”, disse o parlamentar; abaixo, ouça o áudio de apoiadores dos sem terra informando sobre a emboscada.

Faça o download do áudio

Dois trabalhadores sem-terra foram mortos pela Polícia Militar, nesta quinta-feira (7), no acampamento da Araupel, localizada entre os municípios de Quedas do Iguaçu e Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná.

Entidades do movimento social da região informaram ao Blog do Esmael que pistoleiros amparados pela Polícia Ambiental fizeram emboscada contra integrantes do MST.

No entanto, a PM do governador Beto Richa (PSDB) informou que fora recebida a tiros quando estava desobstruindo uma estrada.

Policiais colocam esse confronto na conta do novo chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni (PSDB), que esteve na localidade semana passada com o intuito de “negociar a reintegração” da área. Acompanha o tucano o secretário da Segurança, Vagner Mesquita.

O deputado estadual Requião Filho (PMDB), ao Blog do Esmael, ficou muito triste com o ocorrido porque, segundo ele, a situação estava sendo contornada nos últimos meses. “O governo forçou a mão ao tencionar e ao usar politicamente a força de repressão”.

Desde 2014 cerca de 2.500 mil famílias sem terra montaram um acampamento na Araupel, reivindicando a desapropriação da fazenda para fins de Reforma Agrária.

46 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to mention I am just all new to weblog and definitely loved this page. Almost certainly I’m planning to bookmark your website . You actually have amazing well written articles. Appreciate it for sharing with us your website page.

  2. muito bom esse blog parabéns boa materia

  3. só para informação latifundio é terra ja roubada do povo por alguns capitalistas que se acham dono de tudo grilan terra tomam a mão grande e o povo que passe fome QUE PAIS É ESTE ainda matam em nome da ordem só para lembrar JESUS ESTA VOLTANDO terão que prestar conta disso tudo.

  4. POLÍCIA DO PARANÁ, OS TON TON MACOUTE DO GOVERNADOR BETO RICHA.

  5. Triste é ver gente manipulada, doutrinada, um bando de ignorante sofrer e fazer um monte de besteira porque um sem vergonha disse pra ele que ele faz parte de uma exército.Quando apertar vazam os “heróis”curtindo os milhões desviados e o resto fica aqui tomando bordoada da segurança pública.

  6. Que eu saiba a Araupel grilou a área há muito tempo. Nada se fez. Ela até poderia ter uso capião. Lá ficou terra de jagunço desde o tempo de Lupião. Quando passo por lá, vejo frentistas agitados, a favor ou contra a Araupel. Lá há vítimas de barragem rompida que levou tudo dos agricultores. Problema social sério.

  7. O Sudoeste do Parana foi moldado em pequenas propriedades a custa de sangue em 1957, com o tempo essas empresas grileiras dominaram novamente grandes extensões de terras com a conivência e o apoio de políticos maquiavélicos, agora é a hora de devolver pro povo o que é do povo, e registre-se, tem muito empresário local e proprietário de pequenas áreas nesta região que são contra o movimento e a favor da araupel, esquecem que seus antepassados também foram sem terra na sua época e que só existe a agricultura familiar por que outros lutaram antes. Aqui não tem lugar pra latifundio, vamos empurrar estas cercas nem que seja na ponta da lança e no peito do cavalo, força MST.

  8. E O POVINHO CANALHA DO PARANA BATENDO PALMAS PARA ESSE ASSASSINATO, GENTALHA MALDITA!!!!

  9. Então a polícia tucana diz que foi recebida a bala? Numa situação dessa as chances de mortos e feridos do lado da PM seriam de 100% mas, pelo que li, mortos e feridos só do lado dos sem terras. Não apareceu nem mesmo um policial manchado com tinta de pincel atômico?

  10. Então, temos, não um, mais dois primeiros mortos. Beto Richa, foste pro lixo da história.

    • Pior que esse ser ira se tornar senador – Duvida????Dos paranaenses vc pode esperar tudo. Elegem Alvaro Dias com praticamente 100% dos votos.

  11. Prezados acredito que tudo isto faz parte da preparação do golpe. Estão gerando situações visando a radicalização de ambas as partes para justificar as arbitrariedades e vazamentos que serão publicados na Veja da semana que vem e que antecede a votação do impechmenn, estratégias fascistas não respeitam a vida de ninguém.

  12. Sempre aparece um fascista comissionado para defender o Beto Hitler… Enquanto isso, a República CWB continua dando vexame: Operações Abafa Receita Estadual, Abafa Quadro Negro, Abafa Diários Secretos, Abafa Massacre de 29/04, Abafa Durval, Abafa Sogra Fantasma, Abafa Provopar… Aff! Cadê os milhões de verde e amarelo CBF pra protestar? Indignação seletiva! #ForaBetoRicha

  13. O jeito richa e rossoni de governar..

  14. EM COMEMORAÇÃO AO ANIVERSÁRIO DO MASSACRE DO CENTRO CÍVICO, A SECRETARIA DE SEGURANÇA DO RICHA DEU INÍCIO AS FESTIVIDADES NO SUDOESTE DO ESTADO. SE FOSSE EMBOSCADA DO MST, TERÍAMOS MUITOS POLICIAIS FERIDOS E/OU MORTOS. ESTRANHO QUE NÃO SE TEM NOTÍCIA DE POLICIAIS NEM COM FERIMENTOS LEVES. ARAUPEL DIZ QUE SEUS CAPANGAS NÃO ESTAVAM PRESENTES NO MOMENTO DO CONFLITO, ENQUANTO QUE A POLÍCIA DIZ QUE FUNCIONÁROS DA EMPRESA OS ACOMPANHAVAM. SE HAVIA FOCO DE INCÊNDIO, POR QUE OS BOMBEIROS NÃO FORAM ATENDER A OCORRÊNCA, AO INVÉS DA PM? SERÁ QUE O GAECO PODE NOS AJUDAR NESTA TERRA SEM LEI.

  15. Em quanto isso tudo mais de 100 mil ARAUCARIAS são derrubas no parana com a conivência do estado e do ibama,vergonha.

  16. Quebrar sigilo da ARAUPEL,quem rato que cuida de gatos,isso não da nada,são todos do mesmo bando,bando de muitos trem.

  17. POLICIA governo,estamos ferrado não da mais para confiar em mais nada,menos ainda na TAL JUSTIÇA,vergonha.

  18. Que Deus lhes acalente neste momento de angústia e dificuldade. Que a justiça seja feita, tanto a penal quanto a justiça social. Não mais camponês sem terra!

  19. Quebra o sigilo da Araupel… descobrirão muita coisa…

  20. Mais uma na conta do Betinho.e a tal justiça nada.

  21. É assim que os governos da burguesia tratam a reforma agrária, defendendo os latifundiários e assassinando os trabalhadores. Todo o apoio aos irmãos sem terra!

  22. Pois bem. Policiais (Servir a FAB) estavam si protegendo, porque temos policiais hj em dia morrendo sendo abatidos. Creio piamente que agiram corretamente. Sem duvidas, e agora se fosse policial quem sofreu dano ou a morte: “NAO FALARIA SE NADA”

    • coitadinhos dos policiais, andam armados somente com cassetetes. Dinheiro jogado fora, vejam o caos que está nosso estado, bater e matar gente desarmada é fácil, porque não prendem os ladroes de bancos?

    • MAIS UM BABACA LAMBE BOTAS DE POLICIAIS

    • coitadinhos dos policiais conversei com um trabalhador q ta la no acampamento disse q tinha toco d cigarro de maconha covardes

  23. mesma tática que o lerner usava contra os se terra, o beto já basta ser o governador mais corrupto do brasil agora é governador mas sangrento.

    • Bem lembrado Marcelo Santana. Me lembro bem de uma entrevista em que o secretário de segurança do Jaime Lerner babava e gritava diante de um integrante do MST, após uma emboscada armada pela PM para impedir a chegada de um grupo de trabalhadores sem terra a capital. A tirania estava com o Lerner e agora com o Rixa.

  24. beto lixo promovendo mais um abuso de poder,desgoverno lixo mais já não basta o que fez contra os EDUCADORES,AGORA COMO FICA ISSO QUAL SERA A JUSTIFICATIVA DESTES ATOS,POIS ATOS DE DOLO.

  25. SENHOR BETO RICHA, SÓ FALTAVA ISSO PARA ACALORAR AINDA MAIS SEU INFERNO ASTRAL……..NOVO CARAJÁS….O BICHO VAI PEGAR!!!!!

  26. Que tristeza, isto que nosso país é CRISTÃO, uma coisa tão facil de resolver , mas dizem que quem esta cagado não muda nada ao se lambuzar.

  27. Agora, além de cananlha, desonesto e ladrão do erário, também tira onda de coroné!!!!!!!
    Decide quem morre e quem vive agora, o pinóquio???????

    Cadeia prá esse safado!!!!

    Ele e todos os asseclas dele!!!!

    Coitado dos agricultores.
    Depois, quando o MST invadir o Centro Cívico de novo, vai chorar igual menina…

    Ainda bem que está acabado prá política esse marginal…

  28. Foram confundidos com professores.

  29. Que notícia triste, é um absurdo acontecer uma coisa dessa em pleno século XXI!

  30. LIXO…… LIXOOOOOOO……

    • Lixo??????É assim que voce pensa do seu semelhante seu ordinário,aliás,você deve ser desses vermes da direita raivosa que vai nas passeatas enquanto a patroa faz “treinamentos” com personal trainer Cubano.

      • Esse coxinha nazi-fascista aí que acusa o MST de lixo é o mesmo que agora vai botar o Cunha na presidência, se Dilma foi deposta. Claro, o Cunha não é lixo não, seu trouxa Genildo?!

        • tambem acho isso um absurdo, apolicia recebe treinamento, pago com nossos impostos, arma paga com nossos impostos, farda paga com nossos impostos, no minimo devem ter dado uns 300 tiros, e matar só dois, isso é mesmo um absurdo, tinha que ter matado ao menos 100 de cem terras, assim eles teriam terra, 7 palmos.

    • Lixo é o que acoberta suas entranhas e sua alma, enquanto virmos o nossa pais e o mundo com esse olha de odio e preconceito, com esta veia fascista nada irá progredir.
      Isto é desculpa pra esse governadozinho autoritário e violento matar quem descorda da ordem pretensa imposta por ele.

    • Não se deprecie vc e lixo ao quadrado

    • Bem capaz que o senhor Genildo ainda tenha a capacidade de ir a alguma igreja rezar. A vida é bem mais que isso seu Genildo, se preocupe mais com o que sai da sua boca. Um mínimo de amor ao próximo. Esse é o seu legado? Quer ser lembrado por odiar o próximo e destilar seu veneno por aí?