#FelizSemGlobo: Blogs livres anunciam ato contra censura da TV Globo

 Ato de desagravo a blogueiros processados pela Rede Globo vai reunir, na próxima segunda-feira (7 de março), em São Paulo, organizações e parlamentares em defesa da liberdade de expressão; emissora fluminense passou recibo ao notificar blogs livres acerca de reportagens do triplex da família Marinho, em Paraty, cuja propriedade do imóvel é triangulada com offshore panamenha; queda de braço entre blogosfera progressista e a Globo pode ser expressa pela campanha nas redes sociais com a hashtag #FelizSemGlobo, nesta segunda, que lidera o top trends no Brasil; evento na semana que vem, pela liberdade de expressão, contará com presenças dos congressistas Pimenta (PT-RS), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Roberto Requião (PMDB-PR), bem como entidades como Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a ONG internacional Artigo 19.


Ato de desagravo a blogueiros processados pela Rede Globo vai reunir, na próxima segunda-feira (7 de março), em São Paulo, organizações e parlamentares em defesa da liberdade de expressão; emissora fluminense passou recibo ao notificar blogs livres acerca de reportagens do triplex da família Marinho, em Paraty, cuja propriedade do imóvel é triangulada com offshore panamenha; queda de braço entre blogosfera progressista e a Globo pode ser expressa pela campanha nas redes sociais com a hashtag #FelizSemGlobo, nesta segunda, que lidera o top trends no Brasil; evento na semana que vem, pela liberdade de expressão, contará com presenças dos congressistas Pimenta (PT-RS), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Roberto Requião (PMDB-PR), bem como entidades como Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a ONG internacional Artigo 19; iniciativa do ato é do Instituto Barão de Itararé.

Na próxima segunda-feira, dia 7 de março, no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, às 19 horas, parlamentares, entidades da sociedade civil e blogs livres promoverão um inédito ato em defesa da liberdade de expressão e contra a censura da Rede Globo. A iniciativa do ato é do Instituto Barão de Itararé.

Recentemente, a Globo notificou extrajudicialmente os blogs Diário Centro do Mundo (DCM), O Cafezinho e Tijolaço para que ambos se abstivessem de noticiar a história do triplex da família Marinho em Paraty, no estado do Rio de Janeiro, cuja propriedade estaria em nome da offshore Mossak Fonseca.

A queda de braço entre blogosfera progressista e a Globo pode ser expressa pela campanha nas redes sociais contra a emissora fluminense. No Twitter, por exemplo, a hashtag #FelizSemGlobo vem liderando o top trends no Brasil.

Dentre os convidados para o evento pela liberdade de expressão estão os congressistas Pimenta (PT-RS), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Roberto Requião (PMDB-PR), bem como entidades como Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a ONG internacional Artigo 19 – que luta pela liberdade de expressão.

16 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Olá! Hoje sugeri ao PHA, ao DCM, ao Blog do Tarso e ao Portal Vermelho uma campanha de boicote às empresas e produtos anunciados na rede globo no intuito de reduzir a sua fonte de recursos. Essa tática é muito utilizada no combate ao crime organizado… O que vocês acham da idéia?

    • Em resposta ao VALDEIR, acredito que esse tipo de coisa não se aplica nem aqui e nem em lugar algum do mundo.

      BOICOTE dos anunciantes?!
      Pois esses mesmos anunciantes o fazem em todos os outros canais de TV.
      Isso chega a ser até INFANTIL de sua parte.

      Temos que dar graças a Deus por hoje poder.os ter uma imprensa livre, que fala tudo o que ocorre sem ficar com medo de censura.

      Agora, se não gosta da Globo, é simples: TROQUE DE CANAL.

      O QUE TEMOS QUE SABER MESMO, É VOTAR DIREITO, ISSO SIM!

  2. Preso pela liberdade de expressão de forma responsável (em quaisquer veículos).

    Mas acho que depois que a internet se tornou uma forma de agressão desmedida e verbalização de ódios e preconceitos, usando de total anonimato, esses usuários vêm denegrindo a imagem de jornalistas sérios que já trouxeram à tona várias pautas importantes para que nós (população) tivéssemos conhecimento de diversas coisas as quais jamais saberíamos, e abríssemos os olhos para nosso país.

    Pois bem, a Globo pode ter seus defeitos, mas há profissionais sérios que ali dão o sangue e tentam fazer o melhor.
    NÃO É JUSTO QUE SÓ POR TRABALHAREM LÁ, SEJAM MAL TRATADOS NAS RUAS, QND ESTÃO APENAS TRABALHANDO P/ MANTER SUAS FAMÍLIAS.

    E mais, uma emissora não vive só de notícias, ela tb tem seus momentos de entretenimento.

    Se os blogues estão anunciando algo verídico contra a Globo, lógico que deve ter seu espaço também.

    Enfim, acho que pessoas do mesmo seguimento (comunicação/jornalismo) devem se respeitar.

    E a população em geral deve ter mais discernimento e saber reivindicar com conteúdo. E tentar amadurecer para sermos cidadãos conscientes verdadeiramente.

  3. Esse canal de tv foi a desgraça do Brasil,sempre apoiando governos corruptos e sempre a serviço dos de países estrangeiros emburreceu os brasileiros por décadas, tornando o povo penas massa de manobra, não tem moral par cercear liberdade de quem livremente quer informar honestamente.

  4. Oi luiz,voçe é o rapaz que tirou nota 1000 no enem isso graças a globo que vem desnudando (Deixando pelados) os idiótas com programação super instrutiva BBB, novelas, faustão, the voyces.Voçe está convidado à passar as férias na mansão de Paraty.Sem mais um abraço do seus amigos marinhos. a veja desta semana está com uma promoção assine e ganhe um repolho não vá perder.

  5. vamos acabar com este monopólio do Mal

  6. Pena que este site não aceite opiniões contrárias à linha petista. natural que os bogueiros petistas se unam nessa hora.
    A Globo vem fazendo um trabalho bonito desnudando toda essas falcatruas.

  7. É natural que os bogueiros petistas se unam nessa hora.
    A Globo vem fazendo um trabalho bonito desnudando toda essas falcatruas.

    • Respeito sua opinião equivocada, ela está fazendo média apenas por audiência, apoiou o PT (que eu detesto também) em troca de não perder a sua concessão de tv, apoio o golpe militar elegeu e derrubou o Fernando Collor.
      No caso do PT um governo falido, em fim de linha, não interessa mais a ela. Espere quem el vai apoiar

  8. Faz anos que não assisto novela e jornal da globo. Quando morava com minha mãe, ela deixava direto, porque era a melhor tinha a melhor imagem, peguei birra desde cedo com esse canal.

  9. Piada, hashtag, kkkk a globo deve estar tremendo!!!

    • Sim, irmão. Muito preocupada. A ação dos blogs é apenas um dos traços de um movimento bem maior. A globo perde audiência e credibilidade em programas-chave, bem como, já não circula tranquila em palácios e nas ruas. Está enfrentando a primeira geração não cativa, o que quer dizer que nas próximas décadas poderá ir à lona. É um fenômeno histórico comum.

      • Muito bem, Jair! Aqui em casa essa porcaria não entra há tempos!

        • Globo faz mal à família. Prega ódio, incita as pessoas à violência. Moro é mais uma cria dos Marinho, comete ilegalidades, atacou a Petrobras e outras empresas pra gerar crise no país e jogar o povo contra Dilma. Basta olhar os dados pra confirmar isso, antes da Lava Jato o desemprego no Brasil estava em 5% e lucro líquido da Petrobras sempre em torno de R$ 30 bilhões. Após Lava Jato atacar a petroleira o lucro ficou negativo em -R$ 20 bilhões, o desemprego subiu pra mais de 7%. Esta Lava Jato só engana os desinformados.

      • Relaxa Jair, tem muita gente que ainda gosta de assistir BBB. (Deus me livre cruz credo dessa porcaria…)