Artigo de Gleisi Hoffmann: “O pré-sal é nosso e Dilma não é traidora”

Senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), em artigo, avalia a ressaca dos chamados “desenvolvimentistas” após a aprovação ontem (24) do substitutivo que desobriga a Petrobras de explorar a camada do pré-sal, fruto de acordo entre governo Dilma Rousseff e oposição capitaneada pelo PSDB no Senado; “Não temos de criticar Dilma, apontar o dedo, chamá-la de traidora. Não, não é. É presidenta num contexto político duro, de disputa intensa, frágil politicamente, que governa com uma composição de forças políticas que têm grandes contradições entre si. Nosso papel é disputar as posições do governo e dentro do governo, que também é nosso, ajudando-o a progredir”, escreve a parlamentar petista, que votou contra o governo, mas faz autocrítica: “Se posicionar contra o governo é tudo o que a direita quer”; leia, opine e compartilhe.

Senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), em artigo, avalia a ressaca dos chamados “desenvolvimentistas” após a aprovação ontem (24) do substitutivo que desobriga a Petrobras de explorar a camada do pré-sal, fruto de acordo entre governo Dilma Rousseff e oposição capitaneada pelo PSDB no Senado; “Não temos de criticar Dilma, apontar o dedo, chamá-la de traidora. Não, não é. É presidenta num contexto político duro, de disputa intensa, frágil politicamente, que governa com uma composição de forças políticas que têm grandes contradições entre si. Nosso papel é disputar as posições do governo e dentro do governo, que também é nosso, ajudando-o a progredir”, escreve a parlamentar petista, que votou contra o governo, mas faz autocrítica: “Se posicionar contra o governo é tudo o que a direita quer”; leia, opine e compartilhe.

Gleisi Hoffmann*

A votação de ontem no Senado foi, para mim, o símbolo mais forte da luta política que estamos enfrentando no país hoje. Uma luta que disputa a concepção de Estado que queremos. Foi realmente duro receber no final do processo de votação uma proposta do governo para flexibilizar a participação da Petrobras na exploração do pré-sal, maior reserva de petróleo do mundo recentemente descoberta. Difícil também votar contra o governo, contra o meu governo, nosso governo.

Desde que se iniciou a discussão sobre as mudanças de regras no pré-sal temos nos articulado e resistido. Nem o governo nem a presidenta Dilma orientaram a bancada a ter outra posição. Entendemos, também, desde o início, que o governo não iria se envolver diretamente na disputa (sua posição sempre foi clara a respeito do pré-sal), dado que parte expressiva de sua base, e particularmente o presidente do Senado, senador Renan Calheiros, grande apoiador do governo, tinha interesse na matéria. Um governo de coalizão cobra seu preço.

Essa não era uma disputa entre governo e oposição, mas uma disputa sobre a estratégia que um país, detentor de um grande tesouro, tem de adotar para utilizá-lo. Fizemos as primeiras resistências e conseguimos a vitória de segurar o projeto no ano passado.

Ontem tínhamos a sensação de disputa apertada, até em razão da votação do dia anterior, do requerimento de retirada de urgência do projeto, que perdemos por apenas dois votos. Diante disso, avaliamos que poderíamos ganhar a votação. Fomos à luta. Isso com certeza também teve impacto no PSDB e setores do PMDB que antes avaliavam que ganhariam a votação independente de posicionamento do governo.

O senador Renan Calheiros estava pessoalmente empenhado em aprovar a matéria. Desceu ao plenário para conversar com os colegas. Respeito o senador Renan, que tem sido um presidente do Congresso equilibrado e é, sem dúvidas, um grande apoiador e articulador da governabilidade da presidenta Dilma.

Por convicção, ou por ter de cumprir um acordo com a oposição, Renan, temendo perder a votação, cobrou de Dilma um posicionamento mais firme em relação ao tema. Saiu daí o substitutivo que foi aprovado. Sem ele, acredito que ganharíamos a votação.

Não temos de criticar Dilma, apontar o dedo, chamá-la de traidora. Não, não é. É presidenta num contexto político duro, de disputa intensa, frágil politicamente, que governa com uma composição de forças políticas que têm grandes contradições entre si. Nosso papel é disputar as posições do governo e dentro do governo, que também é nosso, ajudando-o a progredir.

Se posicionar contra o governo é tudo o que a direita quer. Vamos defender nosso governo, vamos defender Dilma! E vamos continuar disputando e cobrando o compromisso com o nosso projeto. Essa luta não está perdida, ainda tem a votação na Câmara e temos condições de nos organizarmos e nos mobilizarmos. A votação de ontem não teve folga expressiva, mostrando o quanto essa matéria mexe com o país e seus dirigentes. Cabe a nós mantermos a disputa sobre o que acreditamos, sobre os rumos do governo.

Uma das principais qualidades do lutador é resistir aos golpes, continuando na luta!

O pré-sal é nosso!

*Gleisi Hoffmann é senadora da República pelo Paraná. Foi ministra-chefe da Casa Civil e diretora financeira da Itaipu Binacional. Ela é colunista no Blog do Esmael nas segundas-feiras.

69 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to mention I am just new to blogging and honestly loved this page. More than likely I’m likely to bookmark your blog . You definitely come with incredible article content. Thank you for sharing with us your blog site.

  2. Dilma não é traidora. Mas se entregar o governo para os bandidos sem fazer nada fora do script que eles prepararam para ela ; passa a ser traidora , sim ! É necessária uma medida drástica para acabar com essa palhaçada de impeachment. E Dilma não está querendo fazer nada drástico ; assim fica difícil. Todo mundo ( literalmente todo o mundo mesmo !) sabe que o impeachment no senado são favas contadas para os golpistas ; o governo não tem chances. E todo mundo sabe que o STF é um antro de corrupção ; uma quadrilha que está atolado até o pescoço no “negócio ” do golpe. Então cabe ao governo a iniciativa de se defender ; ou vai morrer bovinamente. E morrer bovinamente é imperdoável ; com tudo o que está em jogo.

  3. Pelo jeito fhc foi trocar o Óleo e deu nisso,culpa do pt,e da Petrobras.

  4. EDUARDO você parece ser cunha falando ou um representante do psdb,a PETROBRAS não Carrega no nome um simbolo de um partido politico.nem um partido politico representa a PETROBRAS,pois ela a Petrobras tem nome e sobrenome os ladrão tem que ir para a CADEIA,mas isso cabe a nossa infeliz justiça partidária parcial e CORRUTA justiça vergonha.

  5. Ridiculo, como todos devem saber o que o projeto do senador josé serra estabelece é o fim da obrigatoriedade do investimento da petrobrás na exploração de blocos do pré sal , nada impede que ela atue como parceira com outras empresas, não esqueçam que o PT destruiu a empresa com corrupção, tarifas subsidiadas, entre outras coisas- mesmo como o petroleo barato, o brasil é obrigado a subir o preço da gasolina,

  6. Por que? esse grandessíssimo filho da pátria tinha que colocar um projeto para entregar as riquezas naturais do Brasil a multinacionais norte americanas? E os eleitores tucanos ainda querem ter razão? Vou me naturalizar nordestino.

  7. Fernando Henrique sim, vendeu o patrimônio lucrativo do país a preços de banana. Mas, o petróleo do pré sal é diferente, para tira-lo de lá custa mais do que vale um barril hoje, sai muito caro suga-lo das profundezas.Fazendo uma boa negociação e contratos com clausuras bem claras, podemos baratear para a Petrobras e ainda deixar muito dinheiro nos cofres do país para distribuir para a educação, saúde e segurança!Não entrem nessa de acusar Dilma de traidora, é tudo que eles estão querendo!

  8. Lixo de texto! E quem está posicionando contra o povo q a elegeu senão a marionete da presidente e seus vermes conselheiros como quem aqui escreve tal texto esdrúxulo?

  9. Valeu Grande e Valorosa Senadora. Orgulho por vê-la sair em defesa do Brasil e da Presidenta Dilma que se encontra em um Governo emparedado, pois seu maior erro tem sido estas coalizões malditas. Isso me faz lembrar de Brizola que sempre fez questão de repetir: “se a globo/PIG for contra, você vai a favor!”rsrsrsrsrs Senadora, temos as ruas para manifestarmos em DEFESA DA PETROBRÁS E DO PRÉ-SAL. LUTA o/

  10. Mas desse “nosso” quanto seria desviado para o PT fazer a usual politicagem?? Já fizeram os cálculos?

  11. Gleisi, tenho que concordar com você.
    Dilma não é traidora, apenas foi obrigada a render-se
    à economia e aos fatos.
    Recordo do clichê “É a economia, estúpido”!
    Dirijo ele aos críticos oportunistas e/ou ignorantes,
    que atingem maldosamente Dilma, ou o fazem por
    desconhecimento do que estão falando.
    Isso NÃO a exime das críticas por gestão temerária,
    e incompetência explícita, que a levaram a
    enredar-se na própria teia.

  12. Não é traidora?
    Se omitir e deixar a nação perder o seu maior tesouro durante o seu governo para mim é a maior traição.
    Fora PT, PSDB E PMDB. FORA!!!

  13. Quem segura Dilma no cargo que a democracia lhe deu não é a lei, essa não passa de uma pequena refém nas mãos de juízes descompromissados com a própria justiça. Não é a ausência completa de qualquer denúncia que sequer arranhe a sua honestidade, para os justiceiros da mídia e sua horda de alienados, isso pouco importa. Também não é, muito menos, a “base governista”, de que tão mercenária se confunde rotineiramente com a oposição mais irresponsável.

    Quem mantém Dilma até hoje na presidência não é ninguém mais do que a militância de esquerda e os movimentos progressistas desse país. Não fossem a maciça e constante luta e apoio dessas forças a favor de seu mandato democraticamente eleito, ela já teria sido deposta. Deposta pelo poder econômico, pela mídia plutocrática brasileira, pelos partidos mais conservadores e fascistas desse país e por uma parcela significante da sociedade incapaz de entender os valores do pleno respeito à decisão soberana das urnas.

    A despeito de tudo isso, Dilma não cansa de afrontar justamente aqueles que a defendem. Seja na inconcebível manutenção de uma política econômica digna da direita, seja no escabroso acordo realizado com a oposição para a entrega de um patrimônio público de trilhões de reais ao capital internacional. Dilma não só decepciona os seus mais fiéis escudeiros como fornece aos seus inimigos as mais eficientes armas para o seu próprio fuzilamento. É realmente um exercício de auto-flagelo.

    Dilma, com a sua ineficiência política, com o seu ostracismo econômico e com a sua insuficiente atuação social, não merece todos os sacrifícios que a militância de seu partido voluntariamente se propõe a fazer.

    Independente disso, desistir não é uma opção. O que se está em jogo é algo muito maior do que ela e do que o próprio PT e os demais partidos de esquerda. O bem estar social, a soberania da nação e o desenvolvimento do país são questões inegociáveis.

    Só agradeceria a Dilma se ela não resolvesse participar das manifestações contra o seu próprio mandato. Dado o que vimos no Senado, já não me espantaria.

  14. #VetaDilma, #opré-salédopovobrasileiro,por isso,#VetaDilma!!!

  15. a coisa e tão ruim que eles,querem por que querem o pré-sal ….claro quando a coisa melhorar eles já estão com o domínio,ai só esperar o preço deve passar de 33 dólares o barril não ve quem não quer,bando de picaretas.

  16. Com certeza agora a Dilma não será mais hostilizada, Veja vai apoiar o governo, a lava jato vai declarar todos os petistas inocentes e o nosso Pre Sal fluirá feliz nas mãos de Tio Sam que nos vai revender pelo triplo

  17. Reflexões:
    “Nem o governo, nem a Presidenta Dilma orientaram a bancada”, mas também não a ouviram e se orientaram por ela e pelas forças que a elegeram e a apoiam.
    “Uma luta que disputa a concepção de Estado” (princípios), princípios estes que deveriam reger e balizar a coalisão e por consequência distinguir os aliados dos oportunistas, achacadores e adversários (muitos realmente inimigos),
    Não votaram contra o governo, mas sim pelos princípios que nos orientam e deveriam minimamente balizar a coalizão! Então, qual a dificuldade?
    “Não é uma disputa entre governo e oposição” Aí é muito pior, pois são os princípios e diretrizes do projeto de Nação que estão em disputa, nestes casos não é inadmissível interesses “particulares” de indivíduos ou grupos e a sedição da base “aliada”, nem acordos com a direita entreguista (rendição camuflada).
    Ledo engano quando afirma que tudo que a direita quer é dividir a base do governo; que base, sobre quais princípios, mais dividida e achacadora impossível! A direita, os indivíduos e os grupos que defendem a entrega do pré-sal, a destruição da Petrobras e outras aberrações e retrocessos, são canalhas, sem princípios, apenas interesses e extremamente pragmáticos, não tem um único e nem um interesse maior, eles querem realizar e cumprir todos os acordos, promessas, interesses próprios e dos grupos que representam; se for durante um governo de “coalizão” (rsrsrsrs) capitaneado por petistas, muito melhor e mais simbólico!
    Não podemos apontar para qualquer um, acusando de traição, mas podemos e devemos antes ou durante os acontecimentos, antes que seja tarde, alertar e mostrar que certas atitudes levarão a quebra de confiança, desvio de princípios, buscando uma reação contrária ou que reverta o resultado final.

  18. A título de esclarecimento, perguntamos:

    Porquê então a Dilma mandou votar a favor do golpe, já no final da sessão do congresso (assisti até o final, ontem), que beneficia o PSDB, tendo em vista que o próprio presidente (Renan Calheiros) informou que por motivos de acordo político, o Governo Federal autorizou votar a favor do projeto do Serra? O que fez alguns senadores, que haviam discursado e votado contra o projeto, se decepcionarem com tal postura do Governo? E Por quê agora o Rui Falcão apresenta uma nota, sem mencionar em nenhum parágrafo, a postura do poder executivo, que pode desencadear um retrocesso na defesa do pré-sal?

    O povo que vem defendendo o Governo Federal e o Partido dos Trabalhadores, quer saber!!!

  19. fiquei decepcionado, sei que há negociatas, mas creio que Dilma agiu como Pilatos, ja não vou mais defender o PT, pois ele mesmo não se defende! Parece que a Dilma na ditadura aprendeu apenas a resistir e não a lutar, vai pra tv, acenda a chama dos militantes, grite, é hora de agir é hora de chamar o povo e mostrar que eles não estão sozinhos, e não soltar uma fraszezinha a cada 20 dias, cansei, a Dilma precisa ter pulso, caso contrário melhor sair mesmo!!!!

  20. Se não está traindo nesse caso aos seus eleitores a nossa presidenta, então pelo menos não está fazendo tudo que está ao seu alcance.
    Já fui difícil vê-la adotar a agenda derrotada nas urnas.
    Agora se ainda quer algum apoio da militância que vcs ao rádio e à televisão denunciar oque está acontecendo. . faça oque for democraticamente viável, mas não seja omissa.
    Se esse projeto passar, será o golpe de misericórdia na já cambaleante fé de que há realmente o desejo político de se levar adiante o projeto de país que elegemos desde 2003.
    Aderir ao fisiologismo e baixar a cabeça em muitas questões de
    interesse do país anteriormente já foi muito para o eleitor comum. Não incidam no erro de perder também o apoio Até dos militantes mais fiéis.

  21. decepção! eu acho que o PT esta pagando um preço muito alto pra governar, e melhor renunciar e entregar a bomba na mão da oposição, e tentar voltar em 2018, porque governar esse pais sem apoio politico sem dinheiro não vai ser fácil, vamos ver se a oposição e a globo vai ser um bom governo para os brasileiros que acha que a culpa de tudo de ruim que esta acontecendo seja do PT

  22. A “oposição”, nem sei se é de fato mais, encontrou a arma perfeita: Dilma passa para historia como o maior “Cavalo de Troia” de todos os tempos. Conseguiu destruir o Lula ao manter o ministro da INjustiça e de quebra, destroçou a esquerda e pulverizou o PT.

  23. .

    OURO LÍQUIDO
    .
    Tio Sam pare com esse assédio
    Tire as suas mãos do Pré-sal
    Não confunda o nosso calor tropical
    Com as chamas do Oriente Médio
    Não nos deixaremos enganar
    Pelas campanhas que você está
    Patrocinando de maneira sutil
    Usando os entreguistas do PSDB
    Que com o auxílio de algumas TVs
    Estão tentando leiloar o Brasil.
    .
    Lá fora você investe em guerras
    Fingindo combater o terrorismo
    E mata quem for preciso
    Para perfurar outras terras
    E delas sugar toda a riqueza
    Para servi-la na sua mesa
    Com bacon, ovos e marshmallow
    Realizando o sonho americano
    Enquanto em total abandono
    Suas vítimas vivem pesadelos.
    .
    Tio Sam esqueça o nosso ouro líquido
    Não o trocaremos pela sua amizade
    Porque ele representa a chave
    Do nosso futuro profícuo
    Porque ele financiará a educação
    Criando um novo perfil de cidadão
    Que não rirá das engraçadas caretas
    Feitas por tios traiçoeiros como você
    Que fazem gracinhas para o bebê
    Só para lhe roubarem a chupeta.
    .
    Eduardo de Paula Barreto
    25/02/2016

    .

  24. Tens meu apoio, Senadora! Jamais duvidarei da nossa Presidenta! Pela história de luta que Dilma possui, jamais a considerarei uma entreguista!!

  25. A natureza é a mãe de todos
    Saberá retribui,
    Vamos nos ater em investimento
    Somos os pobres e terceiro mundo
    QUE sempre chamam para salvá los
    Das crises que eles do primeiro mundo
    Se colocam.
    Mas nos temos terras mares território.
    O mundo não é só dinheiro .
    Saudamos o Brasil terras de todos.
    Qui Sá só da classe …politizada.
    Viva viva o Brasil terra de todo mundo.

  26. Se Dilma tinha algum apoio, mesmo que pequeno, do povo, esse apoio virou ódio.

  27. De acordo com o contexto político, desde sua existência, vejo a política, como sendo, arcaica, pobre e podre. Quando entrou o Lula, comecei a participar mais da politica pois sou de esquerda. Sei que não deve ser simples tantos rabos presos juntos na política, e tantas ameaças de morte. E é por isso que tive esperança de tudo começar a mudar dentro da política, a política deixaria de ser maquiavélica e mudaria suas raízes. Porém, depois dessa entrega do Pré Sal de mão beijada, affff misericórdia, minha porreta Dilma coração valente, acabe com a moleza dos iluminatis, acabe com a nova ordem mundial antes de se estabilizarem, coloque o Stedile no governo; cuidando da agricultura, divida a terra para os assentados, DERRUBE E QUEIME OS TRANSGENICOS, e pelo amor de Deus, chega de neoliberalismo, chega de capitalismo e que realmente possam concretizar a erradicação da fome continuando a dar dignidade para os mesmos, namaste ?

  28. Por bem menos do que um pré-sal, os ianques estavam loucos para dar tiros no Brasil no tempo do Jango.
    Dilma não é burra, e muito menos vendilhona. Os ianques de hoje são ainda mais loucos por uma guerra, seja onde for. Se no Brasil, um conflito incrementaria o mercado bélico e garantiria as garras do capital caseiro (deles) no petróleo do pré-sal.

  29. para todo efeito o substitutivo é melhor do que a proposta de Serra. pois pelo menos a Petrobras vai poder dizer se quer participar ou nao de uma area leiloada e ganha por alguma petrolifera. Eu so espero que a Petrobras nao seja usada por essas petroliferas para pesquisar prospecitar petroleo e depois sair no prejuizo porque podem ter certeza devido a pessima experiencia dessas petroliferas americanas e europeias em prospectar petroleo em aguas profundas elas vao tentar de qualquer jeito colocar a petrobras para fazer o serviço sujo para elas e elas ficarem com o lucro. Isso o governo precisa ficar atento nao permitir, e a petrobras continua trabalhando no que ela pesquisa e prospecta.
    Outro detalhe é quem prospectar petroleo deve ficar proibido de usar o solo brasileiro para armanezar quem extraiu que leve do poço para seu país. pagando é claro os devidos impostos que alias o governo brasileiro deveria exigir que tais petroleiras investisse no Brasil 10% de seu lucro na educaçao e saúde.

  30. Seria bom que o PT e o PSDB se fundisse, virasse um só partidão, aí o Moro solta o Zé Dirceu, o Vacari, o Pizzolato, aí a Dilma pode entregar o Brasil à vontade, junto com o Cerra!

  31. Ou seja, Gleisi assume (em palavras muito delicadas) que o que aconteceu foi que Dilma cedeu à chantagem do Renan para que ele e sua “turma” continuem na base. Lamentável.

  32. A presidenta esta cercada de corruptos, falsos patriotas, entreguistas, que sempre cometeram crimes contra o Povo Brasileiro e contra o país, dominado pelo crime organizado golpista, vira-latas de lambedores de botas entreguistas com pobreza intelectual e moral, não valem nada, nunca serão Brasileiros, são traidores covardes.

    • Concordo plenamente,os filhotes da ditadura ainda estão ai,lesando a pátria. Oposição ninho de serpentes,quando atuam é para abater o que é do povo,infelizmente grande maioria dos parlamentares, não representam os interesses do povo e menos ainda a nossa soberania,apenas visam seus próprios interesses e de seus financiadores!!!

  33. Conquista merecida da direita Brasileira, por que a esquerda é fropuxa demais. PQP, pra que votei em Dilma se nem uma fala a criatura como presidente pode fazer.
    De fé , a solução é abandonar o Brasil, temos não uma crise política, mas uma aberração como nação, como eleitor, que elegem bandidos de direita para o senado; que vãoa rua pedir impeachmant por que esses mesmos bandidos ordenaram; que não ligam de serem roubados como agora.
    E a esquerda, bom a esquerda, pseudo esquerda, é essa figura patética, apática, constrangedora, que não tem boca nem para discursar.

  34. Eu votei na GLEISI e me sinto traído. Não temos uma senadora para defender os interesses do povo do PARANA e sim alguém que vive de puxar o saco da Presidenta. É um puxasaquismo de doer. Também pudera, deve ser pra salvar a própria pele, visto que MORAL e BONS COSTUMES não é o forte dessas mulheres.

  35. Só faltou a Barbie dizer que o Marcelo Odebrecht é o empresário mais honesto do mundo. Como diria o “Cumpadre Washington”: “INOCENTE, SABE NADA!!!”

    • Honesto ou não o Marcelo Odebrecht, durante as gestões do Lula, inteligentemente, possibilitou que a infraestrutura e competência técnica da Odebrech fosse utilizada para gerar milhões de empregos para a população brasileira e ainda construir o primeiro navio nuclear no Brasil e o 5° do mundo. Já no desgoverno dos tucanos essas empreiteitas só serviam para roubar o Estado. Dentro dessa visão limitada tucana que vc tem, assim tbm é o tucano Moro, que defende interesses internacionais e não brasileiros, resolveu prender o Marcelo e o Almirante Othon com o intuito de acabar com a Soberania Nacional. Inclusive estão destruindo com seu entreguismo e de seus micos amestrados? delegados e procuradores aecistas que estão fazendo de tudo para destruir a maior empresa privada brasileira a Odebrecht. Inclusive impedindo que esta atue fora do Brasil, deixando de gerar divisas e empregos para os brasileiros, liberando o mercado internacional para os concorrentes do Brasil no exterior. Existe maior corrupção do que o crime de lesa-pátria??

      • Cleusa, tenho observado a retidão de seus textos aqui postados. Muito bem escritos e coerentes. Espero que o Messias, com a sua ironia tucana, tenha amarrado- e bem- a carapuça!

      • Odebrecht usou caixa 2 para pagar campanha de Chávez, diz mulher de marqueteiro. Está nos autos. Então os fins justificam os meios para o Marcelo mas não para a justiça?
        Primeiro navio nuclear do Brasil e 5º do mundo? o mundo tem dezenas de navio nucleares. Os porta aviões e submarinos dos EUA, da Russia, China, França, etc.
        Acabar com a soberania nacional? Lula deu refinarias à Bolivia.
        Nossa você foi longe demais nas teorias conspiracionistas. Viu isso aonde? no PML? no PHA? na Socialista Morena?
        Não pode. Não é possível. E tem quem apoie ainda.
        Por isso esse pessoal faz o que quer.
        Vá se informar é não ficar replicando coisas que le em folhetins comunas. Todos são santos na lava jato, só o Moro que não…
        aff…

  36. Senadora Gleise.
    A única saída que vejo o para o governo Dilma se fortalecer é a Presidenta VETAR este projeto que retira a obrigatoriedade dos 30% para a Petrobras. Caso contrário os que ainda confiam neste governo passarão a odiá-lo. Peço que repasse isto para a nossa presidenta Dilma. Obrigada

  37. Com a cabeça no cadafalso, o acordo soa a uma delação premiada.

  38. o governo é frágil, sim, pois Dilma nunca quis escutar os alertas, ela quis agraciar o mercado, não obstante os mercadistas continuam sabotando o governo, e esse acordo com a oposição, vixi, senadora, não me convenceu, pra mim o que houve foi uma baita arregrada. So o senador requiao e o senador lindberg lutavam contra esse pls 131. Houve senador petista que se ausentou dessa votação, é algo estranho. A posição dos tucanos já conhecemos, já essa tibieza da maior parte dos políticos do PT e da presidente Dilma terá consequências amargas.

  39. O grande problema do nosso país esta descrito nesse artigo. Longe de ser um libelo contra interesses estrangeiro e a defesa de um modelo NACIONAL, TRANSPARENTE e sob contrôle da sociedade brasileira o artigo revela o CINISMO de nossos politicos – ainda bem que próximos do fim de carreira – em querer colocar nariz de palhaço nas pessoas. Dilma fez acordo com os tucanos, por que só lhe interessa manter-se no poder. Não tem projeto algum para o país e tornou-se uma mulher RENDIDA, muito longe daquela que lutou pela redemocratização. Lamentavelmente, depois de um desastre de desgoverno como esse, dificilmente a esquerda terá espaços, dado o grau de deterioração e incapacidade da nossa presidenta. É lamentável que alguém que esteja no senado para defender o povo de seu estado, use os espaços para fazer compadrio, puxa saquismo ao invés de defender a soberania do país. O Cinismo venceu a esperança !

    • ACHO QUE DILMA NÃO É TRAIDORA E NUNCA SERÁ, ESTÁ É CERCADA POR GENTE PERIGOSA E CALCULISTA, LADRÕES SOLTOS, JUSTIÇA MORTA,INJUSTIÇAS A OS MONTES, SABE-SE LA´O QUE OCORREU CONTRA ELA. ESPEREM QUE AINDA SABERÃO.

      • Concordo plenamente. Eu acredito que ela tenha sofrido algum tipo de pressão como a que Getúlio sofreu e que o levou ao “suicídio”… Devemos nos unir mais ainda em torno de Dilma e o PT, pois os traidores, entreguistas e ladrões da pátria estão apostando alto na nossa briga aqui embaixo, como forma de desestabilizar ainda mais o governo. Estou com DILMA!!!

  40. Sinto muito , senadora !! Tenho profundo respeito pela senhora, mais nessas alturas da vida publica o que menos esperava da senhora é conivência com o entreguísmo….

    • Eduardo, ela não foi conivente; ela votou contra o governo. A incoerência dela, esta em querer soprar depois de morder.

    • Desculpe Eduardo, mas a senadora votou Não. Apenas ela está, diante de uma situação difícil, fazendo uma análise real do que acontece no governo e na câmara. Infelizmente o PT se coligou com o PMDB que é o partido mais fisiologista do país.

      • Apoio a posição da Senadora em todos os pontos. Nossa Presidenta tem sofrido ataques e mais ataques; achaques e mais achaques. Penso que nem Getúlio foi tão aturdido. A desvantagem dele é que houve pressão militar. Nossa Presidenta conta com a lealdade das Forças Armadas, caso contrário já estaria definido seu fim. Porem, sempre teve e tem contra si um exército mais poderoso que é a mídia, e seus inimigos chamado base do Governo. Não vamos agora fazer o jogo dos entreguistas, da oposição, enfraquecendo ainda mais nossa Presidenta. É hora de nos unirmos, todos, povo, sindicatos, principalmente os progressistas da Petrobrás e pressionar a Câmara, depois clamar pelo veto. Vamos nos unir. Não é hora de divisão. Depois, veremos o que fazer. Isso diz respeito somente ao PT e às forças progressistas

      • PMDB tem a presidência da Câmara, do Senado, e é o maior partido do Brasil. Tem como governar este país sem o apoio do PMDB?

        • Com o apoio do povo. O governo tem que começar a processar essas emissoras lideradas pela globo incitar o povo contra a Presidenta, jornais por inventarem matérias, revistas por publicarem mentiras.
          O Romário está fazendo a parte dele processando um jornal, ou melhor, pasquim, e acho que o filho do Lula também tem alguns processos contra jornais e revistas.

      • Concordo plenamente. Maior problema do PR é o PMDB Está situação que estamos vivendo é pior que está dormindo com o inimigo..

  41. KKKKKKKKK

    a dilma não é traidora…
    o lula é o mais honesto…..
    e a bruna surfestinha é virgem!!!!!!!!!

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  42. É, mas tem que avisar a bancada do PT primeiro….

  43. Quando existem políticos Como a corja tucana que não estão nem aí para o povo tudo para . o fato é não sabem perder e não estão deixado o governo trabalhar quem paga é o povo o partido do PSDB tem que ser exterminado a prova do que eu falo é o governo corrupto do PR ninguém fica preso. A mídia paranaense é podre e o poder judiciário comprado exemplo o bolsa moradia de $4.000
    para os senhores juízes vergonha.

  44. Enquanto chamarem o Renan de Vossa Excelência, falar que o respeita, etc…esse país não vai mudar. É um picareta, que já renunciou para não ser cassado, que teve mesada de amante paga por empresário, cheio de rolo na justiça e a Gleisi vem falar que o respeita???? Ao invés disso devia cobrar a cabeça dele.

    • Gleisi, você honra meu voto. É sempre bom lembrar que foi Dilma quem vetou a pauta bomba do Cunha que era prejudicial ao Brasil. Dilma ama este país, e o Mais Médicos e outros programas sociais não me deixam mentir. Deixo aqui também os meus parabéns à Requião e a todos os senadores do PT que votaram contra o projeto do PSDB que tira trilhões de dólares da Petrobras pra beneficiar Shell, Chevron e outras multinacionais.

    • Olha deixa de tolice,politica é assim,um dia ganha e outro perde mas nem tudo está perdido,só começou a luta.Quanto a jogar pedra em Renan seria dá o que a direita quer,ele é um aliado e não vejo PSDB cobrar de FHC por sua bolsa amante,onde usou dinheiro público para sustentar amante fora do país.Dilma precisa de aliados e não pode dispensar nenhum.