Leonardo Attuch: ‘Dilma se fortalece, enquanto Lula vira alvo’

do Brasil 247

Se a presidente Dilma Rousseff colecionou vitórias no Congresso na semana passada, com destaque para a manutenção dos vetos contra a chamada pauta-bomba, o PT não saiu das cordas, argumenta o jornalista Leonardo Attuch, editor do 247; segundo ele, o ex-presidente Lula, que representa a expectativa de poder do partido, se tornou alvo de delatores e entrou na mira da Lava Jato; "Lula tem falado mais e estuda antecipar sua eventual candidatura em 2018. Mas esse projeto poderá receber novos disparos, até porque Dilma se fortaleceu. Quanto maior a percepção de que ela irá até o fim, mais ele será atacado", diz ele.
Se a presidente Dilma Rousseff colecionou vitórias no Congresso na semana passada, com destaque para a manutenção dos vetos contra a chamada pauta-bomba, o PT não saiu das cordas, argumenta o jornalista Leonardo Attuch, editor do 247; segundo ele, o ex-presidente Lula, que representa a expectativa de poder do partido, se tornou alvo de delatores e entrou na mira da Lava Jato; “Lula tem falado mais e estuda antecipar sua eventual candidatura em 2018. Mas esse projeto poderá receber novos disparos, até porque Dilma se fortaleceu. Quanto maior a percepção de que ela irá até o fim, mais ele será atacado”, diz ele.

Por Leonardo Attuch

O governo Dilma viveu, nos últimos dias, aquela que foi sua melhor semana em 2015. Não só a Comissão de Orçamento aprovou a proposta de déficit fiscal que praticamente elimina o risco de “pedaladas” no atual mandato, como ela conseguiu, com a nova correlação de forças no Congresso, manter seus vetos sobre a pauta-bomba que poderia quebrar o País. E ainda fortaleceu seu ministro Joaquim Levy, alvo de um recente ataque especulativo.

Se não bastasse, o vice-presidente Michel Temer baixou a bola de quem apostava num grito de independência no encontro do partido para discutir a “ponte para o futuro” – Temer deixou claro que o afastamento em relação ao PT pode vir em 2018, não agora. Além disso, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), jogou para 2016 as discussões sobre um eventual impeachment presidencial.

Se Dilma Rousseff pode respirar, o PT não saiu das cordas. E o ex-presidente Lula, que representa a principal expectativa de poder do partido, entrou na mira de uma ofensiva judicial que se move em diversas frentes. No Paraná, um novo delator, chamado Salim Schahin, disse que emprestou R$ 12 milhões ao empresário José Carlos Bumlai para que tivesse o aval de Lula em negócios com a Petrobras. Na Zelotes, em Brasília, há pressão para que mais delatores denunciem Luis Claudio Lula da Silva, um dos filhos do ex-presidente.

Ciente de que se tornou alvo, Lula desqualificou a denúncia de Schahin e afirmou que seu filho, como qualquer cidadão, terá de provar que é inocente. Lula tem falado mais e estuda antecipar sua eventual candidatura em 2018. Mas esse projeto poderá receber novos disparos, até porque Dilma se fortaleceu. Quanto maior a percepção de que ela irá até o fim, mais ele será atacado.

Economia

Comments are closed.