Após 1 mês, educadores suspendem greve e retornam à s aulas na quinta

Professor Hermes, o Leão do Centro Cívico!, enquadrou o governador Beto Richa. Greve de um mês na educação inspirou movimento de resistência contra o desmantelamento de serviços públicos no Brasil e no mundo. O Blog do Esmael transmitiu ao vivo, em parceira com a APP-Sindicato, a assembleia que suspendeu a vitoriosa greve e colocou a categoria em estado de alerta! contra o tucano.

Professor Hermes, o Leão do Centro Cívico!, enquadrou o governador Beto Richa. Greve de um mês na educação inspirou movimento de resistência contra o desmantelamento de serviços públicos no Brasil e no mundo. O Blog do Esmael transmitiu ao vivo, em parceira com a APP-Sindicato, a assembleia que suspendeu a vitoriosa greve e colocou a categoria em estado de alerta! contra o tucano.

Cerca de 10 mil professores e funcionários de escolas públicas do Paraná, em assembleia geral da APP-Sindicato, na manhã desta segunda-feira (9), decidiram suspender a greve que hoje completou um mês.

A categoria também aprovou pelo retorno à s salas de aula na próxima quinta-feira, dia 12, com o objetivo de organizar as escolas para recepcionar os mais de um milhão de estudantes.

Desconfiados do governador Beto Richa (PSDB), que em abril do ano passado descumpriu acordo com a APP-Sindicato, após greve de uma semana, os educadores suspenderam o movimento hoje, mas mantiveram-se em “estado de greve”.

Todas as que compõem o sindicalismo na educação básica concordaram que a greve contra os ataques do tucano foi vitoriosa. Dentre os pontos destacados como positivos estão: o fim do tratoraço na Assembleia Legislativa; a manutenção do plano de carreira da categoria; e o recuo no confisco de R$ 8 bilhões do fundo previdenciário.

O movimento grevista resgatou a autoestima de professores e funcionários de escolas, pois os profissionais da educação estavam sendo aviltados pelo governador Beto Richa.

Logo mais, a partir das 14h30, ao vivo, direto da Assembleia Legislativa, o Blog do Esmael, em parceria com a TV 15, faz um balanço do fim da greve na educação. Acompanhe.

42 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Bom, agora é aguardar a chegada de 2018 para votarmos no sucessor do Beto Richa e no candidato do PSDB para a presidência.

    • Nas próximas eleições o povo deve votar em candidato que nunca foi da política, não exerce como profissão,vote em um cidadão do povo.
      Chega dessas raposas velhas, chega de Pt,PMDB, PSDB, chega desses gentalhas que aposentam sem contribuir, caras de pau.

  2. SEMANA QUE PASSOU CONVOCARAM OS ALUNOS DO VICENTE RIJO(LONDRINA) PARA EM PASSEATA EXIGIREM O FIM DA GREVE E A VOLTA DOS PROFESSORES. SÓ UM ALUNO COMPARECEU. PARABÉNS ALUNOS DO VICENTE RIJO.

  3. E o futuro dos agentes 1 e/2

  4. Os roedores abriram espaço para o tucano Richa, com a alma lavada, desabafou,…deixou claro que estão estudando medidas para punir os professores …de todo modo a mobilização foi especial valeu mesmo educadores…de resto os PSS continuarão sofrendo…a lamentar o ajuste que a APP fez com os tucanos (na calada da noite)…todos sabemos que os movimentos são corporativos e políticos…quem tem mais força e sabe usa-la, leva vantagem…ABAIXO OS TRAIDORES…PELOS PROFESSORES

  5. ESTÁ ACONTECENDO EXATAMENTE COMO OCORREU EM MINAS NO GOVERNO AÉCIO. O TEMPO NOS MOSTRARÁ QUE FOI O VERDADEIRO VENCEDOR DESSA LUTA. EU APOSTO NO BETO RICHA.

  6. Continuar alertas, na luta.

    Richa vai continuar atacando, pelo menos até maio, junho…
    Daí, o dissídio passou, a AL e os deputados amestrados da bancada roedora continuarão a votar de acordo com seus desmandos.
    Com isto, poderá a APP ter de retomar a greve.
    Uma vez desonesto e mau caráter, sempre desonesto e mau caráter.

  7. GANHADORES: Professores!
    PERDEDORES: Governo Richa, PSDB, Bancada do Camburão, Ratinho Pai e Ratinho Filho…

  8. ESMAEL E LEITORES, O RICHA TEM A CARA DE PAU DE IR NA TRIBUNA DO RATINHO RATÃO MASSA E CONVOCAR OS PARANANENSES A FAZER A MANISFESTÇAÕ FORA DILMA DIA 15, E DISSE QUE A APP TA CONVOCANDO A DO DIA 13 , PODE ISTO ?????
    QUANTO TA INDO DE GRANA PRA ESTES MAIOS DA MIDIA COMPRADA????

  9. Só lembrando Esmael e caros amigos aqui, que o evento do dia 13 ganhou importância superior a de que até o governo imaginava. Muito porque do discurso de ontem da Dilma, que fez inflamar mais ainda a reaçada para o dia 15. Inclusive com a Globo incentivando as manifestações mostrando em sua programação jornalística com grande destaque. Então provavelmente o ato do dia 13 seja cercado de tensões, principalmente em São Paulo. Com isso, em minha compreensão, esta manifestação dos setores progressistas serão utilizados pela mídia como um combustível a mais para atiçar a corja reacionária a ir às ruas no dia 15. Se for o caso. Vamos pra rua todo mundo, momento delicado vive o Brasil.

    • CUMPLICIDADE
      O q vc disse? Corja reacionária? Vc mesmo reconhece que a fala da Dilma insufla. Claro, ela mais uma vez mentiu ao povo brasileiro, sando de cadeia nacional de TV (que não é gratuita, o espaço é pago com nosso imposto). A sua presidAnta não tem a dignidade de admitir que mentiu, pois continua mentindo e claro, insufla o movimento.
      E acho que reacionário é quem não aceita a ideia de mudança, vcs são conservadores, querem manter o poder a qualquer custo, inclusive à custa dos recursos desviados da Petrobrás e das obras ederais.
      Pq não se calas?

    • Sou professor, vou as ruas no dia 15, não sou corja, sou trabalhador. O fato do governador do Paraná ter errado, não anula os erros horrendos do governo do PT. Não sou contra a pessoa Dilma e sim contra a arrogância do seu governo em creditar sempre a terceiros a sua própria incompetência. Também sou defensor da PETROBRAS e com certeza dos empregos. Pergunto por que a CUT não iniciou as manifestações em defesa da PETROBRAS doze anos atrás, pois os desmandos da diretoria nomeada pelo atual governo já eram conhecidos por muitos funcionários honestos. Empregos sustentáveis são aqueles criados com projetos sustentáveis. O que não ocorreu com plano gestor da PETROBRAS, como exemplos: gastos superfaturados no COPERJ, Abreu e Lima, compra equivocada da refinaria de Pasadena (com autorização da atual PRESIDENTA e já temos confissão de recebimentos de propinas por diretores da PETROBRÁS). Destaco também a manipulação dos preços dos derivados de petróleo, que com o aumento dos preços internacionais no passado talvez até seria necessário algum reajuste, mas não houve porque em ano de eleição a estabilidade econômica não é importante e sim a péssima manipulação da economia em favor de projeto de poder perpétuo (ameaçando a democracia e o futuro dos brasileiros). Agora que o preço do petróleo caiu mais de 50% no mercado internacional, autoriza galopantes aumentos para cobrir os custos da corrupção. Se a gestão fosse honesta poderíamos reduzir os preços dos combustíveis, impulsionado a economia e gerando mais empregos, mas tem gente desse governo que acredita que “dinheiro dá em arvores” e pesando assim colheram todas suas folhas, matando-as e nuca se preocuparam com as colheitas futuras. Não dá para encher uma caixa sem ante tapar os furos e esse atual governo transformou nosso país numa peneira.

  10. Mesmo sendo um cutista, afirmo que a APP errou nessa recuada, e o pior ainda foi terem avisado a mídia que a greve estaria suspensa antes de consultar a Assembléia. Falhas que deveremos corrigir, mas, agora com “toda essa moral” vamos construir o ato do dia 13. Lamentável isso estar ocorrendo com o campo popular progressista.

  11. E estamos voltando somente com promessas, para mim continua do mesmo jeito, recuamos por medo do desconto, do corte de ponto, porem eu gostaria que alguem me responda teremos gararntia de receber este mes, porque o proprio secretario ja disse ter dificuldades em fechar a folha deste mes.

    • E vc queria que a categoria fizesse greve de quatro anos, até entrar outro governador?

      Se um documento assinado nada vale, só se o Leão fosse lá e matasse o homem bronzeado!

  12. Com 30 dias de greve o estado lucrou com a economia do transporte dos estudantes, merenda, material de limpeza e a não contratação dos PSS. Será que terão que repôr aulas sendo que não são contratados no momento da greve? Espero que façam um bom uso do dinheiro economizado.

  13. Adeus 8 bilhões, adeus planos de carreira e promoções.. Vocês já viram do que o governador e os deputados são capazes, agora verão do que os desembargadores do paraná são capazes. Que egoismo seu Leão, o resto das categorias em greve que se lasquem.

  14. Parabenizo os poucos valentes professores(as) que defenderam a manutenção da greve e afirmo que infelizmente logo a categoria verá que vocês tinham razão. “Quem faz acordo com lobos sacrificam todo rebanho.”

    • Comissionado detected!

      Se os professores tivessem derrotado um ítem, já seria uma vitória.

      O piá de prédio sofreu derrota fragorosa, a categoria colocou-o no seu devido devido lugar, lugar de políticos medíocres!

  15. parabéns a todos os professores,funcionáros,pais,alunos e toda a comunidade que entraram conosco nessa luta!!!!!!!!Parabéns a todos que saíram de suas cidades e acamparam em Curitiba durante os dias de greve!!!!!!!Parabéns a todos nós que mostramos para o governo que juntos somos fortes!!!!!!e que aula de cidadania nós passamos para nossos alunos E futuros eleitores!!!!!!!!

  16. Com essa greve, não conseguimos tudo o que queremos, mas há de se reconhecer que mudamos os rumos da política no nosso estado e quiça, no Brasil. O bom que mostramos que unidos, podemos fazer a diferença. Espero que aprenderam a lição, e que não seja preciso voltar à greve.

  17. Assembléia de carta marcada. Não tem caráter para reconhecer que NADA mudou nas propostas desde a ultima assembléia. O Sr. Presidente da APP disse não ter medo do judiciário, mas não foi o que se viu na reunião de sexta-feira, quando foi descompusturado pelo sr.desembargador. Muitos professores vão pensar duas vezes antes de um chamamento para uma greve futura.

  18. Só espero que o governo não faça uma guerra fria nas escolas em retaliação a esse movimento.

    • Infelizmente não é assim

      • Infelizmente não é assim que o governador pensa. Em entrevista à Rede Massa, ameaçou descontar os dias parados, mesmo sabendo que nossa greve em nenhum momento foi considerada ilegal, mesmo que ele quisesse. Agora, se ele descontar, nos desobriga da reposição. Então, como garantir 200 os dias letivo?! Governador continua agindo e pensando com irresponsabilidade.

  19. …PARA O JUDICIÁRIO(?)DO PARANÁ E/OU BRASIL,PSDB,DEM,PPS SÃO, IN-TO-CÁ-VE-IS…EM TEMPO:ATÉ ÃS FORMIGAS VERMELHAS DA AMAZÔNIA SABEM,O JUDICIÁRIO(?)DESTE PAÍS,NÃO VALE,O QUE O GATO ENTERRA…ACORDA PARANÁ,ACORDA BRASIL!!!

    • petistas e sua mania de perseguição

      • petistas???? quem disse que somos todos petistas?? mas a justiça prova nesse momento que está do lado errado.. pq? pq o “beto RELINCHA” anda dando o %# ( auxilios moradias e tals..) pra leles. esse desgoverno incapacitado e covarde que é o safado. e ele é o que mesmo psdbosta!!

      • O despacho dele mostra o lado que ele está. A não ser que ele deu o “caso” pro estagiário cuidar.

      • Perseguição uma ova! Até os gatos da rua sabem que o Judiciário vive para defender o PSDB. Vai dizer que você não sabia que o Sérgio Moro é do PSDB? Se não sabe é só dar uma olhadinha na lista. Todo mundo sabe das relações do Sr. Álvaro Dias com o Youssef de Londrina, onde o nome dele na lista??? Precisa se informar, querido.http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-3–940-20141021

      • QUE MORAL TEM O GOVERNADOR DO PARANÁ PRA CONCLAMAR A POPULAÇÃO PARA PEDIR IMPEACHMENT DE ALGUÉM?

    • Inclua aí por favor, PT, PMDB, PCdoB, PR e tantos outros Ps. Se depois de tudo que roubaram nestes últimos 12 anos, você ainda afirma que apenas os de direita são intocáveis, é porque tem o rabo preso com algum destes partidos que não nomeou. São todos farinha do mesmo saco, e junto com o judiciário, não valem mesmo o cocô do gato.