Quem ganhou e quem perdeu com a ‘Batalha da Assembleia’

richa_alep.jpgà‰ óbvio que o maior derrotado na ‘Batalha da Assembleia’ foi o governador Beto Richa (PSDB). Até as capivaras do Parque Barigui, em Curitiba, sabem disso, mas o Palácio Iguaçu já procura bodes expiatórios para levar a culpa pela desastrada estratégia no lugar do chefe.

Também é óbvio, mas à s vezes o óbvio precisa ser dito, que os vencedores da quiproquó desta quinta-feira (12), no Centro Cívico, na capital, foram os 200 mil funcionários públicos, em particular, e a sociedade paranaense, em geral.

Abaixo, pois, vamos à  listas dos vencedores e perdedores:

QUEM PERDE

Beto Richa – governador do PSDB.

Deonilson Roldo – chefe de gabinete do governador.

Eduardo Sciarra – chefe da Casa Civil, que nem conseguiu segurar o próprio partido (PSD).

Fernando Francischini – assumiu o comando da fracassada operação policial.

Ademar Traiano – não conseguiu terminar a sessão do tratoraço.

Luiz Carlos Martins – lançou nota oficial dizendo que só participaria de sessão no plenário, mas, uma hora depois, se sujeitou a pegar carona no caveirão da PM.

Ratinho Júnior – líder do PSC, que nas redes sociais está sendo chamado de “Partido dos Sem Caráter”.

Mara Lima – deputada tucana virou alvo dos próprios evangélicos.

Mauro Ricardo (Sec. da Fazenda)- não conseguiu enrolar os paranaenses.

Deputados novatos que compraram “terreno na Lua” (by Paulo Bernardo) do governador tucano.

QUEM GANHA

Hermes Leão (presidente da APP-Sindicato) – que se firmou como liderança política e sindical.

Roberto Requião – deu suporte estratégico aos grevistas através da TV 15.

Luiz Cláudio Romanelli (PMDB) – convenceu o governador a retirar o pacotaço e sabe faturar inclusive na derrota.

Ezequias Moreira – estava em férias.

Marcelo Cattani – estava afastado do birô estratégico.

Requião Filho (PMDB) – mostrou firmeza política e brilho próprio.

Fernando Xavier (Sec. Educação) – ficou distante da confusão.

Valdir Rossoni -! a frase “no tempo do Rossoni isso não acontecia” foi dita várias vezes durante a “Batalha da Assembleia”.

Cida Borghetti – surfa quando enfraquece o titular do Palácio Iguaçu.

Bancada de oposição.

Chico Brasileiro e Ney Leprevost – não seguiram orientação de Sciarra.

Polícia Militar – que descumpriu ordens superiores de! bater nos professores.

71 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Beto (cínico) perdeu feio, deputados (pau mandados) ligados ao Ratinho perderam, Romaneli (o traidor) perdeu, Nelson Justus (véio) perdeu, PSDB, DEM e PSC perderam… Servidores, Professores, Requião, Nereu Moura, Tadeu Veneri, PT e PMDB (ala de esquerda) ganharam muito…
    Agora é seguir o movimento para o Impeachmente do Playboy.

  2. “se fosse no tempo do Rossoni” ele mandava os seguranças bater nos professores (http://f5parana.com.br/escola-alvaro-dias-rossoni-manda-segurancas-agredirem-professores-que-protestavam-na-alep/). Rossoni é da banda podre não se esqueçam…

  3. Nós a sociedade em geral também ganhamos, uma aula ao vivo e em tempo real de cidadania, evidenciando que o poder emana do povo, perderam os políticos que nada entendem de união, de diálogo, e que esqueceram que foram eleitos pelo povo, recebem salários pagos pelo povo e deveriam trabalhar para o povo não para interesses pessoais.

  4. Vergonha estes que se dizem educadores fazer este espetáculo dantesco.O Francischini não quis entrar na briga pra depois o manifestante se fazer de vítima.Quantos comentários ridiculos de alienados,que só pensam em destruir em quebrar em baixarias.Graças a Deus não tenho filhos em idade escolar e em escola pública,pois não deixaria na mão deste grupo de doidos.Quem ganhou ou quem perdeu? A EDUCAÇÃO do
    PARANÁ

  5. Romanelli vencedor? Me desculpe Esmael, mas você tá meio perdido assim como esse (des)governo do Beto Playboy Richa.

  6. Cadê o nome do Deputado Nelson Luersen entre os ganhadores?

  7. Hoje de manhã ele estava no SBT PR, rede massa, pertencente à ratinho que está dando total apoio a ele, dando entrevista muito à vontade, chamando os professores de baderneiros, arruaceiros e anarquistas.

  8. Quem assistiu às entrevistas de Beto Richa nos jornais noturnos tentando explicar o inexplicável, nas redes de TV mantidas pelo gordo investimento em propaganda do estado dito “falido”, ficou com a sensação de que o governador vive em outro planeta. Um lugar de gente acéfala, onde meia dúzia de sorrisos, um discurso treinado com assessores e perguntas água com açúcar seriam capazes de reverter a imagem desgastada de um político autoritário.
    Chamar os professores e servidores de baderneiros, dizer que a invasão à Assembleia foi um ato contra a democracia, e afirmar que quem perde com a suspensão das medidas de austeridades é o povo paranaense, mostra alguém incapaz de lidar com o pensamento e ação contrários às suas. Beto procurou culpados na oposição, no PT, em Requião, mas esquece, ou não tem coragem de apontar o principal culpado: ele próprio.
    Tentar empurrar goela abaixo dos paranaenses o pacote de austeridades, bem batizado como pacote de maldades, demonstrou a arrogância do senhor governador, que pensava bastar o voto cego de sua base de lambeção de botas no Legislativo para resolver a questão, por meio da manobra de origem coronelista chamada comissão geral ““ dizer amém às propostas encaminhadas sem discussão, colocando a conta de sua incompetência para os servidores e a população paranaense pagarem ad aeternum.
    Estava tudo armado na cabeça tucana de Beto Richa: as propostas assombrosas passariam na Assembleia sem muitos problemas, com a oposição esperneando um pouco, e no fim se abraçaria no dinheiro das aposentadorias, e no que sobrasse do corte dos benefícios dos servidores, uma verdade pilhagem aos cofres do estado.
    Mas Beto e sua turma esqueceram de combinar com o povo. Quem foi protestar não é arruaceiro, maloqueiro, Black block. Eram professores, servidores públicos, estudantes, a população foi representada. Obviamente havia alguns, em meio à multidão que invadiu a sede do Legislativo, com terceiras intenções. Porém a generalização mostra o despreparo, a prepotência e a raiva que Beto Richa tem de ser contrariado.
    É sempre bom lembrar que o nosso governador é costumeiro em censurar e processar jornalistas, blogs, pesquisas e velhinhas contrárias aos seus desejos de poder. Beto Richa disse, em sua participação na TV, ter participado da luta para a volta da democracia. Entretanto, comportamentos como o dos últimos dias colocam em dúvida se isso é verdade ou é mais um de seus jogos de palavras, bonitos na forma e sem nenhum conteúdo.
    Por isso, quando afirma ter retirado a proposta de cena para nova avaliação, e que os direitos dos servidores estão garantidos, é bom abrirmos os olhos. Beto retirou-as por medo, viu a meleca que fez e tentou consertar o inconsertável. Entretanto, com o fim do Carnaval as medidas voltarão para apreciação dos deputados, e o governo fará de tudo para aprová-las, trocando seis por meia-dúzia no quesito prejudicar o paranaense.
    Não haverá propaganda capaz de recuperar a imagem do governador Beto Richa. Seu futuro político foi alterado por essa iniciativa tirana de enfiar a faca nas costas do Paraná. Talvez se torne senador (vide Álvaro Dias e seus cavalos), mas essa mancha nunca sairá de seu currículo.

  9. Esmael. Faltou o nobre Deputado Adelino Ribeiro que não vendeu o voto, como ele mesmo declarou.

  10. Parabéns ao Esmael que deu sua contribuição também a nosso favor. Deus abençoe.

  11. Parabéns ao Esmael que deu sua contribuição também a nosso favor. Deus abençoe.

  12. Foi o Beto … a mídia toda calada, tv, radio e imprensa.

  13. Cegos do castelo, cortem seus salários pela metade e não os levo para o inferno.

  14. De todos esses que o Esmael disse que saiu ganhando o único realmentwe foi o presidente da APP o resto são farinha do mesmo saco do Richa,principalmente o Romaneli que veio a público tentar explicar o inexplicável

  15. De novo, neste momento, o Pinóquiio do Batel se apresenta na TV como bom moço…
    É no mínimo triste, e jogando o sindicato dos professores na lama, associando aos ladrões do PT. O fato é que o partido dele tem mais ladrões do que o PT, é só ler A Privataria Tucana, além de jornais do tempo do maligno FHC.
    Que vergonha, sr. Governador…
    Não adianta, repito, não adianta tentar colocar a opinião pública contra os professores e demais funcionários do estado.
    O senhor tem sim que negociar o que deve.

  16. Na minha opinião o Luiz Claudio Romanelli não deve estar na lista dos que ganharam, o Romanelli não consegue convencer nem ele próprio.

  17. Ganhamos com ajuda de herois: funcionários guerreiros, Requião e filho, Tadeu Veneri, e mais 17 deputados que deram a cara pra bater juntamente com o povo. O resto é o bagaço e lixo que enganam o povo na hora do voto. Quanto ao Beto Hitler, valeu ver a cara dele de perdido. Perceberam? TA DESESPERADO! Vamos apertar mais um pouco, que este “furúnculo” sai.

  18. Os professores vão se organizar parA TIRAR O FERNANDO xAVIER E O MAURO COSTA DAS SECRETARIAS. A CIDA BORGUTE E FAMILIA PERDERÃO A CREDIBILIDADE E JAMAIS SERÃO ELETOS. NÃO VEJO O QUE ELES GANHARAM NÃO.

  19. Romanelli ganhou??? Só se foram milhares de inimigos, ao lado do Beto o que mais se desgastou e perdeu politicamente. Maiores vencedores: Ney, Requião, Requião filho e João Arruda.

  20. Parabéns aos 19 deputados que nao tiveram que se esconder e tambem nem proteção policial esses sim merecem serem lembrados,o resto vamos lembrar bem para nao cometer o mesmo erro daqui 4 anos..nao é mesmo ex.reporter cobra e também o amaral,mal entraram e já iam meter o pau nos trabalhadores,agora quem realmente nos surpreendeu positivamente foi o filho do requiao que comandou a oposição contra essa tirania..continue assim que seu nome em um futuro próximo sera muito forte para um governo como foi o do seu pai.

  21. parabéns pela postura da maioria dos policiais militares durante a manifestação em Curitiba, nos estamos no mesmo barco que o governo do estado tentou afundar, e graças a essas manifestações na deram resultados, com certeza a vontade de cada policial na assembleia era se unirem aos demais funcionários e participarem da manifestação contra esses políticos imundos da base governista e esse pacotaço de maldade do governo richa.

  22. O blog poderia me dizer de que forma o Romanelli sai ganhando com essa situação?

  23. E os deputados do PPS, o partido do “limpinho”, mais uma vez se venderam pro poder. Em Brasília o demagogo do Rubens Bueno bate na administração do PT, mas aqui se esconde nos cargos do estado. VERGONHA!!!

  24. O governador Beto Richa (P$DB) foi o derrotado tanto que enfiou no rabo a papelada de seus dois decretos.

  25. Esmael, acho que o teu nome tem que constar entre os ganhadores. Creio que dificilmente vai se encontrar um blog com mais acessos em tão curto espaço de tempo em todo o Brasil. Parabéns!

  26. Desculpe a ignorância, mas… alguém sabe me informar o que o Romanelli ganhou?

  27. Beto Richa exemplo do pior que a política tem a nos oferecer. Realmente eles NÃO nos representam!!!!

  28. Requião Filho ganhou meu respeito. Eu que achava que ele era mais um que ficaria só na sombra do pai, peço sinceras desculpas. Firmeza nas palavras, oratória perfeita! OBRIGADA por apoiar nossa luta! A esse podemos dirigir as palavras: NOBRE DEPUTADO!

  29. Apesar do pesares a conduta do Secretario Francischini com os Agentes Penitenciários tem sido de respeito e esperanca para a classe … Merece um voto de confianca.

  30. Acredito que mais gente perdeu nesta historia. A começar pelos Deputados que permaneceram do lado do governo, mesmo com discurso dúbio, tentando enganar o povo. Vi no face de um deles, recentemente eleito no vácuo do ratinho, alardeando que negociava com o governo para garantir os direitos dos professores, tentando ocultar o placar da votação onde sua alcunha, de réptil informante, que figurava entre os apoiadores do governador. O saldo foi uma enxurrada de criticas e indignações com tamanha desfaçatez. O mesmo serve para uma enorme quantidade de pessoas, professores entre os quais, que fizeram abertamente campanha para a reeleição do betinho. Muitos destes retiram do face as postagens de apoio ao PSDB, as fotos de santinhos, etc, como se quisessem esconder as suas opções, suas tentativas de influencias os incautos no período eleitoral.

  31. Parabéns Requião e Requião Filho. Requião, agora precisa brecar a Dilma e seu ministro Levy Aloprado, pois o pacote de maldades está na pauta, principalmente, a questão da PENSÃO POR MORTE.

  32. Parabéns Requião e Requião Filho. Requião, agora precisa brecar a Dilma e seu ministro Levy Aloprado, pois o pacote de maldades está na pauta, principalmente, a questão da PENSÃO POR MORTE.

  33. Esmael Professores Funcionários, ontem tive o desprazer de encontrar um “cueca de seda borrada” que disse que irão aprovar as medidas de qualquer jeito e que quem esta no c civico são arruaceiros e ptistas e que o o “povo ira esquecer tudo isto”.
    Gostaria de lembrar a todos que quem foi decisivo niesta votação foi o “psc” do ratao lineu e jr que dara tudo o que richa e sua caterva precisarem.
    Vejamos : a maioria são deputados novos e queremos saber quem são um a um, principalmente os que são Evangelicos pois os Professores e Funcionarios ativos e inativos que são de suas Igrejas deverão sim cobrar dos Lideres delas e não somente deste eleito.
    O que estes “espertos” passam é que richa é a favor e não persegue Igreja nenhuma no Paraná, nem qualquer um Governador deveria fazer isto e ponto final.
    O que estranho é também o silencio nas redes sociais de todos os psdbistae pscistas fascistasque estao deletando todos os comentrios deixados contra o pacotaço e não tao nem ai para o que o povo esta falando, postando, estão deixando o povo sozinho nesta hora de luta e de decepção.
    Que cada Cristão Consciente fique de pé nas reuniões que participa nas suas Igrejas e questione o Deputado se estiver presente seja de qualquer partido e pergunte o porque votou afavor do massacre contra todos , e isto é biblico pois em I Timoteo 18 a 20, temos Autoridade para desmascarar na frente de todos, digo todos os que pecam na presença da Igreja!
    Algumas tem seus seguranças são policiais civis e militares da ativa que fazem “bico” mas diante de tais fatos contra eles mesmos com certeza não usarão de violencia , mas levem sempre alguem ou mais pessoas de sua familia ou amigos para testemunharem os fatos!!
    Vamos denunciar os traidores que chegaram ontem e ja vendem seus votos sua dignidade e a dos outros por um prato de lentilhas ( Genesis 25 ).
    Vamos tirar estes lobos d meio das ovelhas , a hora é agora!!!Fora psc!!!forabeto!!fora vendilhões traidores dos direitos do povo e falsos””

  34. A cada hora e dia que se passa neste momento venho dizer ” que sinto nojo e vergonha em ter votado eu e meus familiares nesse Romanelli”, uma pessoa que não podemos dizer que tem palavras e principalmente Caráter. A todos bandeirantenses peço desculpa e perdão.

  35. o governo mais vergonhoso que eu já vi ate hoje , resultado da imcompetencia.

  36. Esse embate ficará na História do Paraná, pois, teve vários derrotados e vários vencedores. O maior derrotado foi a Política Neoliberal dos Tucanos Privatistas e Entreguistas e seu o seu “choque de gestão”. Os “insurretos” mostraram que nem todos estão dominados e que ainda existe uma saída. Os maiores vencedores, por estranho que pareça, foram todos os brasileiros, pois, essa resistência vem servir de estímulo para todos os brasileiros que são diuturnamente bombardeados com mentiras, falsas informações e opiniões deturpadas sobre o Brasil pela grande mídia canalha.
    P.S. Parabéns ao Esmael Moraes e seu “Blog sujo” que nos manteve informado e em tempo real.

  37. Deveria colocar na lista de derrotados o blogueiro Fábio “de Campana” mas perdeu o pouco de credibilidade que ainda……

  38. que vergonha e tem deputado que vota contra os professores tendo pai e mãe trabalhando no nucleo de educação ta na hora do povo de pato branco pensa en quem vota na proxima eleição não adianta vota so pra dize que tem deputado na cidade pois esse que foi eleito agora e sinonimo de vergonha para a classe

  39. O Ney Leprevost me surpreendeu, eu que achava que ele só servia pra arrumar empregos pros amigos dele….

    A rataiada mais esperta sente o cheiro de naufrágio de longe….

    Richa vá brincar com o seu kart, deixe que os adultos cuidem do ESTADO.

  40. Parabéns pela cobertura Esmael! Sou pedagoga e ainda tenho a insegurança que o “pacotão da maldade” se torne vários “pacotinhos”… A categoria precisa estar unida e nossos dirigentes da APP sabendo conduzir sem perder os aliados que são professores, pedagogos, funcionários… Esperamos os próximos capítulos…

  41. Nossa Vitória está nas ruas, a Vitória deles está escondida no banheiro. Essa perdeu muito!!!!

  42. Ham ha ha ha…O tal do Francesquini, levou um corridão de um manisfestante que esta até agora correndo… esse é o secretario de segurança do Paraná…gordo, lento e desatento……RICHA RANCOROSO, vai se acostumando com as derrotas…pois elas serão inúmeras…vai para casa cuidar da patroa… que você ganha mais…PELA VITORIA COMPLETA DOS PROFESSORES…

  43. O POVO MOSTROU QUE DEMOCRACIA É ISSO MESMO…PÕE ELES PRA GOVERNAR E TAMBEM PODE TIRAR… VAMOS MANDAR TIRAR O AUMENTO DO IPVA,AGUA, LUZ E OUTROS…MOSTRAR QUEM MANDA É O POVO…

  44. Cade o Ministério Público e a Polícia Federal?????

  45. Tadeu Veneri do PT, também ganha, pois nos apoiou desde o início, sem precisar de pressão.

  46. O blog do Esmael e a TV15 do Requião estão de parabéns pela cobertura.

  47. Faltou outros inimigos da educaçao com Jonas Guimarães,Tiago Amaral,Tião Medeiros

    • Esse Tião Medeiros é daqui da minha região, eu até levava fé nele mas depois desse lamentável fato, mostrou com toda propriedade que é apenas mais do mesmo. Não soube aproveitar a chance de apoiar o povo e preferiu se bandiar pro lado do governador. Ele tinha pretensões de ser prefeito de Paranavaí, para mim, ele jogou sua carreira política pelo ralo.

  48. Chamou os professores de baderneiros… safado pilantra, crápula covarde! esse moleque não da mais!

    • Beto Richa acabou na política.Ele pensa que não vai acontecer com ele porque o Álvaro Dias fez a mesma coisa e continua firme na política.Acontece que no tempo do Álvaro não existia as Redes Sociais e a internet somente jornais impressos e o povo em geral esqueceu depois de 27 anos.Mas agora os recursos são outros e nós não vamos esquecer e nem deixar que outros esqueçam.

  49. Quem também ganho foi o João Arruda, que demonstrou interesse pela situação e fez valer cada voto que recebeu.

  50. NA LISTA DOS GANHADORES FALTOU O SETTI E SUA EQUIPE ESMAEL!!!

  51. entre mortos e feridos, safaram-se todos? Creio que esta frase não faz sentido aqui. Entre lágrimas e sorrisos, ganhou o POVO (professores, saúde, segurança).. a polícia deu exemplo, de minha parte, os soldados estão absolvidos, pois a vitória maior veio confirmada não pelos estrondoso ruído das bombas de efeito moral, mas do eco das vozes corajosas que gritaram mais alto do que as bombas, mais alto que o ladrar dos cães. No peito um coração mais forte do que as balas de borracha e a coragem, típica, daquele que foi roubado e vê nas próprias unhas o fio da esperança.

    mas a briga continua.. Maquiavel que ensina “que o príncipe não vai baixar a guarda”.. não vamos baixar a nossa.. e o mesmo Maquiavel alerta que é prudente quem governa para o povo, pois este é mais forte quando inflamado.. viva o Paraná. Educadores, certamente vocês são agora a classe mais poderosa deste estado..saibamos usar com sabedoria esse poder.

  52. Agradeço principalmente aos deputados guerreiros e saudade do governo Requiao, que até meus e-mails de projetos de bullying repassou para o Núcleo.

  53. Parabéns `a RPC e `a Gazeta, não estão sendo omissos, Sandro falando com propriedade com Beto Richa.

  54. Agora é que vem a luta, pois iremos ver a imagem do governador dando como sempre suas “magnificas” explicações, colocando os manifestantes como os inimigos do Estado e infelizmente ele tem a maquina de comunicação em seu favor, que continue as manifestações, esperamos ver a população com mais ciência do que realmente esta acontecendo.

  55. Nosso governo, em uma única palavra: vergonhoso.

  56. Faltou colocar o Tadeu Veneri, meu candidato que tava la defendendo os meus direitos, orgulho de ter votado nesse homem!!!! Nereu Moura também representou o povo. Orgulho da Oposição!!!

    • Verdade professora, mas com certeza esse nomes serão lembrados do bem nas futuras eleições.

    • Tadeu Veneri que também sempre esteve ao lado dos profissionais da saude, honrou meu voto. Com uma postura estratégica de acalmar a multidão, oi o porta voz dos acontecimentos e mostrou firmeza no seu proceder como homem que foi eleito pelo povo para trabalhar pelo povo.Foi emocionante ver essa manifestação dos professores. Parece que voltou no povo paranaense a vontade de viver.

  57. Estou assistindo a RPC, estou chocada ao ver a forma como os manifestantes são tratados. Aquele arremedo de Sec.da Segurança fazendo aquele papel ridículo de proteção aos “deputados”, e eles, entrando feito ratos corridos, os deputados rindo. Francamente UMA VERGONHA, UM DEBOCHE. Admistrador de M…A, esse richa, e mais , anotem, mas anotem, o nome desses “deputados que ajudam Há anos esses governos a ferrar e povo e NÂO VOTEM NUNCA MAIS EM NENHUM DELES

    • Quero saber quando volta as aulas ?

      • As aulas voltaram quando não for obrigatório 50 alunos por sala de aula, quando for entregue a merenda , quando for possível comprar material de limpeza e higiene para os alunos(papel higiênico).E quando for contratado professores e funcionários, para as escolas cumprir seu papel com dignidade e respeitos aos nossos alunos.

    • DITADURA x A VERDADEIRA DEMOCRACIA .Um momento muito lindo de união, todas as categorias estão de parabéns , teremos mais lutas , mas depois de tantos e tantos anos vendo pessoas que se dizem a favor do povo e eleitas pelo povo , sendo totalmente ditadores , nos tirando o direito de dialogar de falar de nos expressarmos , somos capazes de dar uma aula dessa de cidadania para o mundo.E mostrar que acima de tudo somos POVO, somos FAMILIAS, somos EDUCADORES.