Venina Velosa, a heroína da Rede Globo, é reprovada em detector de mentiras; e agora, que fazer?

do Brasil 247
venina_detectorUma empresa especializada em tecnologia de análise de voz detectou, sobre a entrevista concedida pela ex-gerente da Petrobras Venina Velosa da Fonseca ao Fantástico, no último domingo 21, que ela mentiu muito à  TV Globo. Responsável pela perícia, a companhia Truster Brasil constatou, em vários momentos da fala de Venina, sentimentos como “tensão extrema”, “stress”, “tensão alta” e conclusões como “imprecisão” e “alto risco”.

O relatório sobre a entrevista em que a ex-gerente da Petrobras reafirmou ter relatado a vários diretores da Petrobras, inclusive à  presidente, Graça Foster, sobre irregularidades em processos internos da empresa, aponta conclusões, por exemplo, de que ela “não está sendo verdadeira” em diversos momentos de seu relato à  repórter Glória Maria, que durou 27 minutos do programa.

O documento ao qual o Brasil 247 teve acesso é assinado pelo “perito em veracidade” Mauro J. Nadvorny, que aponta que a ex-gerente da Petrobras “não está sendo verdadeira quando afirma que vem fazendo denúncias desde 2008” e também “quando afirma que constatou vários tipos de irregularidades”. De acordo com o especialista, ela está sendo verdadeira quando diz que todos os e-mails citados já foram publicados, mas não sobre o fato de ter entregue documentação adicional sobre o caso ao Ministério Público.

Outra conclusão é de que Venina Velosa da Fonseca “não está sendo verdadeira quando afirma que informou as irregularidades a vários diretores como Graça Foster e não tem certeza de que informou a todas as pessoas que poderiam fazer alguma coisa para combater aquele processo que estava se instalando na empresa”.

De acordo com o perito, Venina é verdadeira, sim, quando diz que se encontrou com Graça Foster, mas não quando informa “que teria discutido com ela o ‘assunto’ e que posteriormente ela teve acesso à s irregularidades na diretoria executiva”. Nesse momento da fala, aponta a perícia, ela comete um “ato falho”: ela “provavelmente” discutiu com a presidente da Petrobras “diversos assuntos, mas não especificamente o assunto sobre irregularidades, ou não da maneira como tenta dar a entender”.

Um momento polêmico relatado por Venina foi quando Paulo Roberto Costa, então seu superior na estatal do petróleo, apontou, em sua sala, quando estavam só os dois, para um quadro do ex-presidente Lula e perguntou: “você quer derrubar todo mundo?”. A pergunta teria sido feita quando ela delatou irregularidades na Petrobras, de acordo com Venina. Segundo o programa de análise de voz, no entanto, a ex-gerente também não foi verdadeira neste momento.

O perito conclui que Venina “não foi verdadeira ao tentar envolver algumas pessoas em sua denúncia, o que acaba sendo uma cortina de fumaça para o que realmente seria importante” e “de uma certa forma”, para o especialista, Venina “parece estar buscando uma vingança e não fazer justiça em nome dos funcionários da Petrobras”. Leia abaixo a íntegra do documento:

38 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Hi there. I found your site via Google even as looking for a related matter, your site came up. It appears great. I’ve bookmarked it in my google bookmarks to visit then.

  2. Hello there. I found your blog by the use of Google even as searching for a related topic, your web site came up. It appears to be good. I have bookmarked it in my google bookmarks to visit then.

  3. I simply want to say I am all new to weblog and truly liked this web page. Very likely I’m want to bookmark your blog . You really have terrific stories. Kudos for sharing your blog.

  4. Bem, para manter o rigor e a seriedade, agora precisamos da análise de um espirita, para avaliar com as entidades do outro lado se ela mentiu ou não.
    Um cigana também seria bom!
    Depois, podemos colocar os 3 laudos no mesmo lugar.

  5. Olá, ….detector de mentira o nome já diz ” é um detector de mentirinha, detecta porra nenhuma” …que é isso brincadeira de criança?

  6. Esmael, desculpe-me, mas HÁ PROVAS DEMAIS contra os PeTralhas. Eles encontraram “opositores” omissos e coniventes e esta parceria deu certo até agora. Isto é, “não se vê nada” e “não se sabe de nada”. Agora, estão querendo ofuscar uma denúncia de peso. Essa Venina está em com risco de vida, pois, eles são capazes de tudo, eliminam até discordantes de dentro do partido: Toninho de Campinas e Celso Daniel do ABC. Estes Petistas são muito “ruins de Gestão” ou “de má fé”, para o país estar nesta situação, sendo um país riquíssimo. Onde já se viu, uma empresa petrolífera perder valor? Só aqui no BRASIL, no comando do PT.

  7. Tudo que é falado de petistas é mentira. Eles são os anjos-do-pau-oco. Tudo que se prova é falso. Discutir com petista é pura perda de tempo. Mas qual o ladrão que assume ?

  8. Mais este laudo é da porra mesmo, o cara é tipo um mago….
    Advinha e conclui com uma facilidade incrível, devia trabalhar na CIA.

    Me poupe, devia estar é preso por fraude com a Graça!

  9. Este blogueiro acha que somos burro igual a ele !!!!!

  10. PT É ESPECIALISTA EM DESQUALIFICAR PESSOAS, MAS, NAO VAI ATRAS DOS LADROES DO DINHEIRO PUBLICO.

  11. Este laudo tem algum valor além de gerar especulação barata?

    Se realmente fosse confiável, deveríamos parar de pagar juízes, delegados, investigadores etc e simplesmente botar uma máquina para ficar analisando a voz, seria muito mais fácil e barato.

  12. Sr(es)(as)comentaristas… Quando esta menina (Veneno) vai pousar nua? Que bela oportunidade! ou as revistas estão sem grana?

  13. O cara que teve essa brilhante ideia para desacreditar as denuncias da Venina, merece um prêmio ……. tipo assim….TROFÉU GRAÇA FOSTER…. o cara recebe algum dinheiro para prestar esse tipo de suporte a quadrilha?

    • Genildo das Fala Merda, que tal passarmos um detector de mentiras no seu patrão?

    • TOMA GENILDO ROLABOSTA DO DEMO!!A musa do verão deste ano no Rio chama-se Venina. É um produto da parceria jornal Valor e Tevê Globo. A palavra é da mesma raiz de veneno, mas o princípio ativo é de muito má qualidade. Na verdade, precisou de ser embalado triplamente para envenenar a opinião pública brasileira contra a presidente da Petrobrás. O mais forte sortilégio para o envenenamento foi uma entrevista de 25 minutos de Venina no Fantástico; o segundo, uma reapresentação dos “melhores momentos” da entrevista no Jornal Nacional; terceiro, uma tréplica do Jornal Nacional depois da entrevista de Graça Foster, que a havia desmentido.

      O que continha a entrevista de 25 minutos? Tinha, essencialmente, uma antiga denúncia significativa a propósito de irregularidades no setor de Comunicação. Foi em 2008, Graça estava longe de ser presidente. Gerou uma comissão de inquérito, e da comissão de inquérito resultou a demissão do responsável, retardada porque ele estava de licença médica. Portanto, essa denúncia teve pleno efeito. Acaso houve outra denúncia objetiva a respeito de mais irregularidades na Petrobras? Só a suprema má fé ou imbecilidade dos jornalistas do Fantástico e do Jornal Nacional justificariam uma resposta positiva.

      Nada, nenhuma sombra do que Venina disse na entrevista pode se aproximar sequer um milímetro das grandes trapaças que o diretor de que foi gerente por anos, Paulo Roberto, praticou na empresa. Ele próprio negou qualquer relevância nas supostas denúncias dela. É até possível que ela tivesse ouvido o galo cantar, mas não sabia onde. No e-mail para Graça Foster que se tornou uma espécie de peça de resistência de suas denúncias, conforme reiterou várias vezes, só há palavras vagas e imprecisas, impossíveis de serem tomadas como indicações objetivas de irregularidades. Imaginem, uma empresa de 85 mil funcionários, cada um mandando e-mails vagos para todo lado, superiores e pares!

      E quanto à credibilidade da musa? Sim, alguém descobriu que ela havia assinado pela Petrobras dois contratos, em 2004 e 2006, com alguém que viria a ser seu marido. É verdade que ela correu para dizer que o contrato foi descontinuado depois que ela se casou formalmente em 2007. Questão ética. Imaginem agora se a Globo fosse tão perversa com ela como tem sido com Graça Foster? Os repórteres do Fantástico correriam para dizer ao Brasil e ao mundo que contratar pela Petrobrás com namorado pode, mas não com marido! Aliás, como é que foi exatamente essa descontinuação contratual? Teve multas? Pagas por quem?

      E quanto à motivação de Venina? Sou incapaz de dizer alguma coisa. É preciso convocar psicólogos. Noto apenas que, quando há uma massificação de qualquer assunto pela grande mídia, aparecem malucos por todo lado para surfarem na onda e tentar aparecer. É claro que isso não aparece do nada. O gigantesco episódio de corrupção na Petrobras, descoberto por eficazes instrumentos de investigação, notadamente a delação premiada, uma vez descoberto pode suscitar a exaltação de um ego gigantesco capaz de achar realmente que sabia de tudo antes, e tudo denunciou no tempo certo.

      Agora vejamos por que a Globo e grande parte da mídia querem derrubar Graça Foster. O esclarecimento está numa agenda de bolso da Petrobrás de 2015. Ela diz: em 2006 foi descoberto o pré-sal; em 2014, o pré-sal está produzindo 520 mil barris por dia; a produção acumulada chegou a 360 milhões de barris; a vazão média por poço é de 25 mil barris/dia; o tempo médio de perfuração de poços no pré-sal nos campos de Lula e Sapinhoã passou de 134 dias em 2010 para menos de 60 dias em 2013. Alguém viu ou ouviu a Globo falar sobre isso?

      Ora, essas conquistas da Petrobrás são intoleráveis para os que querem entregar nosso petróleo às grandes petroleiras mundiais, inclusive mediante a mudança do regime de exploração conforme acaba de ser proposto pelo tucano Aloysio Nunes em projeto na Câmara. O oportunismo é descarado. Estão tentando transformar a corrupção na Petrobrás, praticada por um punhado de bandidos, em corrupção da Petrobrás, como pretexto para esquartejar, aí sim, a empresa, subtraindo ao Brasil seu principal instrumento de desenvolvimento.

      *Economista, doutor pela Coppe/UFRJ, professor de Economia Internacional da UEPB.

      • Luizão, a verdade é uma só. A Petrobras e a sua diretoria toda e seus comissionados deram brecha para que a corrupção se instalasse. A mídia está apenas aproveitando o vacilo. Devemos lembrar que o mundo todo acionista pode vir contra a Petrobras porque os relatórios apresentado são maquiavélicos e fraudulentos. Isso ninguém pode negar. Esqueçamos a mídia e vamos aos fatos.

  14. Essa Venina está querendo na verdade é aparecer, ela tem uma cara meia feia mais parece que tem umas pernas até bonita, com certeza alguma revista vai convidar pra fazer umas fotos pelada, vamos aguardar.

  15. A Venina mentiu e a graça disse a verdade. Precisa ter coragem de postar uma matéria destas. Piada!

  16. Esmael, vamos pedir para esses peritos fazerem o mesmo com a entrevista que a Graça deu ao jornalista da Globo, na segunda-feira.

  17. Uma das características mais marcantes do Coxinhas-Tucanos. Mentirosos, mentirosos, mentirosos.

  18. Concordo com vc favorito,qualquer gestor de uma empresa de fundo de quintal se algum funcionário dissesse que haveria na empresa indícios de algo errado,chamaria o funcionário para se explicar.
    Mas no caso dessa des-Graça o fato não estava bem claro,como Ela mesma falou em entrevista,e fez pouco caso do fato denunciado.
    Funciona assim nos órgãos públicos,você têm que fazer de conta de não vê,senão é jogado nos lugares mais distantes de sua casa,e ainda têm que ouvir a frase:
    É uma necessidade ou uma prerrogativa que a chefia têm.

  19. Concordo, esse laudo não diz muita coisa. Claro que ela devia estar estressada, só pela natureza da entrevista já justifica o nervosismo. Agora, que eu não engulo as desculpas esfarrapadas do pessoal envolvido, isso não mesmo.
    Como é que uma mulher na posição da Graça Foster “não entende ” os avisos e fica por isso??!
    Decepção TOTAL com toda essa turma!

  20. Esamel pare de choradeira!
    Esta Venina não é tão boba assim em vir a público denunciar sabendo que poderá responder por danos morais,querem prender agora a denunciante,enquanto os corruptos estão aí a solta no PT

  21. É, a “santa” do Fantástico, envolvida até os dentes com
    o bandido Paulo r costa começa a ser desmascarada pelos seus próprios atos.
    Os Quais a Goblo, NÃO MOSTRA.
    Então, a tucanalhada toda entra em desespero,
    pois a farsa dos promotores tucanos, do Moro tucano,
    da goblo tucana e desta vagabunda JÁ ESTÁ ESCANCARADA
    na internet.
    Pra qualquer um LER e VER.

  22. Tudo o que sai na globo é verdadeiro. Jornalismo imparcial, isento, responsável e sem nenhum compromisso com supostos partidos políticos. Eu acredito na globo, na minha mulher, na minha sogra, no Joaquim Barbosa, o Batman do STF e em papai noel que passou aqui em casa ontem a noite. Não me deixou nada mas levou minha meia que deixei na janela. Deve ser porque não tenho lareira. Tá valendo. Você e o perito (deve ser petista) está errado. A Glória Maria é muito melhor que qualquer programa de computador e o perito. A Venina Veneno, a santa, está certíssima, ela e o marido (ex) que fecharam contratos milionários sem licitação. Por falar em “retrato de presidente” em sala de diretor, isso não tem mais há muito tempo. Lembro-me que extinguiram essa barbaridade na época do General Figueiredo. Quando trabalhei em empresa pública (já sai faz tempo, século passado – deram a empresa para alguns – leiam a privataria tucana que está lá) não tinha mais isso. Algum imbecil já foi na sala (ou na ex-sala) do cara pra ver se tem “retrato” de presidente na parede? Então.

  23. Sr. Esmael/247 vocês estão subestimando a inteligencia dos seus leitores. Tudo bem que defendam seus parceiros, mas assim,está passando da conta!!! 😂😂😂😂😂

    • A senhora esta mais por fora q pelo de coco dona pensilvania,
      Daq a pouco a senhora vai dizer q os aumentos de impostos feito pelo governador de merda no paraná, é mentira do ESMAEL…Faça o meu favor dona,puxaçao de saco de tucanos vagabundos tem hora…

  24. É a cara dos petralhas inventar desculpa esfarrapada para algo tão sério. É um verdadeiro exercito virtual ávidos a divulgaram a mentira e a manipulação. Um pena que a cada dia que se passa a oposição se torna ainda mais frouxa e ridiculamente incapaz.

    • E, NOS GOSTAMOS QUE TODAS DENUNCIAS VENHAM ACOMPANHADAS DE PROVA DOCUMENTAL: DENUNCIA SEM PROVA, NÃO PASSA DE FOFOCA E, NOS NÃO SOMOS FOFOQUEIROS COMO A TURMA DO TRENSALAO.

  25. Esmael não é por nada não mas esse laudo aí tem o mesmo valor que aquele laudo que o Senador Dulcídio Amaral (PT-MS) encomendou lá no Estado dele. Vale tanto quanto um Fiat 147 com motor fundido, NADA.