Começa a guerra de pesquisas no PR

Nesta semana, segundo o milionário mercado das pesquisas eleitorais e o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), saem mais duas sondagens: uma restrita a Curitiba e outra de âmbito estadual !“ a primeira depois dos registros das candidaturas ao governo do Paraná; institutos Visão e Veritá gastarão de seus próprios bolsos as quantias de R$ 20 mil e R$ 93 mil, respectivamente, para matar a curiosidade sobre a intenção de votos ao Palácio Iguaçu; PSDB também colocará em campo o Ibope, para consumo interno, visando medir o humor do eleitorado paranaense; Requião repete bordão de 2002: Se eu quero comprar peixe, eu vou à  peixaria; se eu quero comprar pesquisa, eu vou ao Ibope!.

Nesta semana, segundo o milionário mercado das pesquisas eleitorais e o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), saem mais duas sondagens: uma restrita a Curitiba e outra de âmbito estadual !“ a primeira depois dos registros das candidaturas ao governo do Paraná; institutos Visão e Veritá gastarão de seus próprios bolsos as quantias de R$ 20 mil e R$ 93 mil, respectivamente, para matar a curiosidade sobre a intenção de votos ao Palácio Iguaçu; PSDB também colocará em campo o Ibope, para consumo interno, visando medir o humor do eleitorado paranaense; Requião repete bordão de 2002: Se eu quero comprar peixe, eu vou à  peixaria; se eu quero comprar pesquisa, eu vou ao Ibope!.

Se antes havia ausência de pesquisas eleitorais, deixando a disputa pelo governo do estado no escuro, de repente elas começaram a surgir e, concomitantemente, iniciando uma guerra de números entre as campanhas. Nesta segunda-feira (21), por exemplo, a desconhecida Vox Data divulgou números sobre a disputa restrita ao município de Cascavel. A contratante foi a CBN Cascavel.

Nesta semana, segundo o milionário mercado das pesquisas eleitorais e o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), saem mais duas sondagens: uma restrita a Curitiba e outra de âmbito estadual !“ a primeira depois dos registros das candidaturas.

O levantamento da intenção de votos na capital está sendo realizado pelo Instituto Visão, de hoje até dia quinta, quando o resultado dos 1.067 questionários deverá ser apresentado ao público. O curioso é que o contratante da pesquisa é próprio Instituto Visão ao custo de R$ 20 mil.

Outro instituto que está gastando os próprios recursos para entrevistar eleitores, agora em todo o Paraná, é o Veritá, de Uberlândia (MG). Pela bagatela de R$ 93 mil coletará 2.302 opiniões de eleitores acerca da corrida ao Palácio Iguaçu.

Por falar em Palácio Iguaçu, quem também deverá sair a campo nos próximos dias é o Ibope — ou iBeto, como ficou conhecida empresa no Paraná — que sondará para consumo interno o humor do eleitorado paranaense a soldo do PSDB. O polêmico instituto é o mesmo que foi contratado pelo governo do estado, via Celepar, ao custo de R$ 2,3 milhões em março de 2013 (clique aqui).

No meio dessa verdadeiro tiroteio de números, o senador Roberto Requião (PMDB) foi o primeiro a disparar contra “fraude” na pesquisa de Cascavel. Aliás, é dele a célebre frase produzida em 2002, quando sondagens o deixavam fora do segundo turno: Se eu quero comprar peixe, eu vou à  peixaria; se eu quero comprar pesquisa, eu vou ao Ibope!, sentenciou na época.

32 Comentários

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  1. SE AS PESQUIZAS FOSSEM FALSAS JA TERIAM SIDO IMPUGNADAS PORTANTO RICHA ,ATE QUE SE PROVE O CONTRARIO ESTA VENCENDO

  2. E que os contendenses não levem nenhuma faixa quando Bob Canguiri pintar no pedaço.

  3. A pesquisa divulgada pelo Instituto Vox Data tem irregularidades técnicas grotescas:

    1. No plano amostral a empresa informa que:
    A margem de erro é de 4,38% para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. O plano amostral consta de quotas proporcionais as existentes no universo de acordo com as variáveis, Região, Sexo, Faixa Etária. Escolaridade e Renda Familiar não são controladas nas quotas. Variável quanto a REGIÃO: proporcional ao setor censitário do IBGE. Faz-se o resultado após a coleta quanto a FAIXA ETÁRIA: 16 a 24 17,2%; 25 a 34 22,7%; 35 a 44 20,3%; 45 a 59 24,7%; 60 anos ou mais 15,1%; SEXO: masculino 47,0% e feminino 53,0%; Variável quanto a ESCOLARIDADE: Até 1º.Grau Incompleto 37,8% 1º.Grau Completo até 2º. Grau Incompleto 32,8%2º.Grau Completo até Superior Incompleto 23,6% Superior Completo 5,8% Variável quanto a RENDA FAMILIAR: Até 1 SM 8,3%; Mais de 1 a 2 SM 18,6%; Mais de 2 a 5 SM 41,7%; Mais de 5 a 10 SM 20,1%; Acima de 10 SM 11,3%.

    2. Dados relativos aos municípios de bairros abrangidos pela pesquisa: A amostra não contempla o interior/rural, que também é residente no município de Cascavel.

    3. Plano amostral versus questionário:
    Variável:
    Faixa Etária
    Plano amostral
    16 a 24
    25 a 34
    35 a 44
    45 a 59

    Questionário:
    16 á 25
    26 á 35
    36 á 45
    46 á 59
    60 ou +

    Variável:
    Escolaridade
    Plano amostral
    Até 1º. Grau Incompleto
    1º.Grau Completo até 2º. Grau Incompleto
    2º.Grau Completo até Superior Incompleto
    Superior Completo

    Questionário:
    Fundamental
    Médio
    Superior

    Variável:
    Renda Familiar
    Plano amostral
    Até 1 SM
    Mais de 1 a 2 SM
    Mais de 2 a 5 SM
    Mais de 5 a 10 SM
    Acima de 10 SM

    Questionário:
    Classe social
    A-B
    C
    D-E

    Ou seja, as cotas informadas no plano amostral não são seguidas na coleta das informações e, portanto, não seguem os critérios da distribuição amostral.

    4. O questionário segue também com outras irregularidades: Listou alguns nomes aos cargos de Deputado Estadual e Federal. Listou o nome de Joel Malucelli ““ PSD ao cargo de governador, que não possui registro de candidatura a esse cargo no TSE. A RESOLUÇÃO Nº 23.400/2013, no art. 3°, determina que:

    Art. 3º A partir do dia 10 de julho de 2014, o nome de todos aqueles que tenham solicitado registro de candidatura deverá constar das pesquisas realizadas mediante apresentação da relação de candidatos ao entrevistado.

    Além disso, a empresa não possui registro no CONRE, órgão responsável por fiscalizar as empresas que prestam serviços estatísticos. Apesar da lei eleitoral permitir que empresas sem o registro publiquem pesquisas, desde que tenham estatísticos responsáveis, o instituto descumpre uma lei federal que obriga os institutos a terem registro nesse órgão, ao prestarem serviços estatísticos.

    Conclusão: pesquisa com irregularidades técnicas grotescas. As cotas não foram respeitadas no levantamento da pesquisa de campo. A distribuição não é proporcional em todos os setores da cidade e nem foram informadas as proporções de questionários aplicados em cada setor. Por fim, a pesquisa lista candidatos aos cargos de maneira irregular.

    O que me admira é nenhum candidato, coligação, partido ou mesmo o ministério público não terem impugnado essa pesquisa.

  4. É DEPOIS QUE VIMOS QUE NEM O FLAVIO ARNS VOTA NO RICHA, PARA QUE FRAUDAR UMA PESQUISA??? BETO! VC E SEU GOVERNO JÁ ERAM…REQUIÃO JÁ ESTÁ NA PORTA DO PALÁCIO IGUAÇU..DEIXA ELE ENTRAR E GOVERNAR O PARANÁ.

  5. Votarei no Requião e quando ele vier para Contenda, com certeza, milhares de pessoas o receberão de braços abertos. Estarei lᔦ

  6. Se esta pesquisa foi realizada em Cascavel,então tem que se questionar o jornal Diário dos Campos de Ponta Grossa que publicou esta pesquisa (22/07)referindo ao Estado de modo geral e na manchete postou que o governador é favorito para ganhar no primeiro turno.

  7. O nosso GAIESKE tem uma pesquisa saida do forno agora a pouco onde a Gleisi esta com 79% Requião tem 13% e Beto tem 1%!

  8. A Datavox também é conhecida aqui no norte do Paraná como DataBarros em função de suas ligações com os Barros. Cida Barros, esposa do Ricardo Barros é vice do Betinho (estranhamente ela usa o nome de Cida Borgheti).

  9. Tem que ser muito amador para achar que embarcamos em pesquisinhas, esqueminhas furados como este, não esperem nada parecido com a campanha do Osmar Dias, com REQUIÃO “tem café no Bule” a campanha é para profissionais, pesquisem o histórico do Requião e vejam com qual percentual ele saia nas suas campanhas, e faturamos todas. Beto é demorado, folgou e dormiu 4 anos é comparado ao menino estudante relapso que não fez as tarefas, não prestou atenção nas lições, faltou às aulas e não estudou, agora esta as véspera do Exame, não tem mais o que fazer, as comparações de Gestão são automáticas, inevitáveis, não dá nem para comparar.
    Já estamos sentindo ” o chero da Porva”.

  10. Bom é qdo demanda força, garra, coragem e vontade de mudança.

    Aos fracos:

    As armas ensaia,
    Penetra na vida:
    Pesada ou querida,
    Viver é lutar.
    Se o duro combate
    Os fracos abate,
    Aos fortes, aos bravos,
    Só pode exaltar.
    (CANÇÃO DO TAMOIO – Gonçalves Dias – (1823-1864)

  11. Curto e anoto todas as pesquisas pré-eleitorais.Em outubro,quando da verdadeira pesquisa de opinião,comparo a todas que anotei.Analiso e constato aquelas que mais se aproximaram da realidade e outras,que apenas induziram criminosamente os eleitores a erro e que estiveram apenas a serviço dos políticos sem escrúpulos.

  12. Se o M am o na tivesse tão bem o Marcelo Almeida bancaria a pesquisa

  13. Doze anos e meio contra três e meio.

    • Escolha qualquer um dos três governos, primeiro, segundo ou terceiro e faça comparações, qualquer um deles é melhor que esse Desgoverno atual.

    • Requião – 12 anos – contratou 10 mil policiais
      Beto Richa – 4 anos – contratou 10 mil policiais

      • Só contratar não significa que foi melhor. Tem muito mais além de contratação. Ate porque esse governo mente pra caramba então pode por só 5000 nessa sua conta hehe

  14. no data boteco do b o betinho não vai nem pro segundo turno.

  15. Hiiii!
    Requião já perdeu, o menino do prédio, compra a Justiça,ou melhor, a Justiça é que manda…bloquear as pesquisas se estas não forem a favor do Requião.
    Mas com Pesquisa ou sem.o Requião já é unanimidade.
    Sintomuito Gleise..você vem que é para arrebatar qualquer voto restante…acabando de vez com PSDB..

  16. A MELHOR PESQUISA É O BOCA A BOCA NAS CIDADES, NOS BAIRROS, NAS RUAS, NAS REDES SOCIAIS ANALISANDO ÁS OPINIÕES CONTRA OU FAVOR AOS CANDIDATOS, NAS MÍDIAS E NOS BLOGs IMPARCIAIS DE NOTÍCIAS, NA MOVIMENTAÇÃO DOS MILITANTES E CONTRATADOS PARA SERVIÇOS NA CAMPANHA, PROCURAR SABER O QUE OS VIZINHOS ACHAM E FINALMENTE O QUE OS FAMILIARES PENSAM!
    ESSAS SÃO FIÉIS A REALIDADE E NÃO FALHAM!

    Esmael e demais que ninguém confie ou acredite nestes malditos, mentirosos e manipulados institutos que fazem pesquisas de intenções de votos dando o resultado, é claro, conforme quem paga mais.
    Não interessa se é feita para Dilma, para o Aécio, para o Roberto Requião, para Gleisi ou para Beto Richa! Todas estas pesquisas serão distorcidas e são feitas ao gosto do cliente!
    Ás melhores pesquisas são o boca a boca nas ruas no dia a dia (e olha que mudam), as informações que cada um colhe dos candidatos e processa na mente para tirar suas conclusões, as opiniões nas redes sociais e finalmente a movimentação e o ânimo políticos de ambos os lados!
    Resumindo: Malandros são os que fazem pesquisa eleitoral, idiotas são os que divulgam e retardados são os que acreditam em enganações!
    Quem não se lembra?
    Ou seja, analisem o seguinte:

    http://noticias.terra.com.br/brasil/politica/eleicoes/erros-de-pesquisas-eleitorais-podem-resultar-em-cpi-na-camara,5c8fdf0a2566b310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

  17. Vamos aguardar, mas é difícil acreditar que vão gastar esse valor para somente matar curiosidade, dá a impressão que tem alguém bancando mesmo. Vamos aguardar…

  18. O Requião, vai depilar o Beto Richa, sem cera nessa eleição.

  19. Qdo. o assunto é pesquisas me lembra as pesquisas para a prefeitura de Curitiba,saíram totalmente desmoralizados….

    • Não entendi a manchete do Esmael:
      que guerra de pesquisas?
      Uma desconhecida Vox Data contratada pela CBN, está
      fazendo uma pesquisa em um micro universo denominado
      Município de Cascavel.
      Um tal Instituto Visão faz outra pesquisa se auto
      contratando, e, evidentemente com recursos próprios.
      Outro Instituto, o Veritá de “Berlândia”, vai
      gastar 93.000,00 “bagarotes” para fazer uma
      pesquisa que contempla todo o universo paranaense.
      Não tem mineiro tão curioso assim, já desconfiado…
      Quanto ao Ibope contratado pelo PSDBeto, se a
      sondagem é para consumo interno, acredito que não
      será registrada, e também não será divulgada.
      Salvo “vazamentos clandestinos ou à revelia”, “però
      no mucho”, essa pesquisa deverá servir mesmo para
      o consumo interno e próprio do PSDBeto, pois não
      sendo registrada, os tais vazamentos também não teriam credibilidade.
      Tudo o que escrevi não vale, se as tais pesquisas
      auto patrocinadas, NÃO forem tão auto patrocinadas
      assim.
      Se tiver patrocinador nesse angu, aposto que no
      governo federal, como o curioso da hora.

  20. Essa campanha já houve uma inovação, acabou com as enquetes que era liberada para colocar em muitos casos o que queria, as atuais pesquisas tem que prestar contas ao TRE, mas, devido cuidado nessa leitura, e os eleitores já evoluíram no quesito vou votar naquela que a pesquisa mostrar o melhor, não quero perder meu voto, ainda muita coisa vai acontecer, esperemos.