Coluna do Ricardo Mac Donald: “Trajano, o imperador de Pranchita. Traiano, a vanguarda do atraso”

Ricardo Mac Donald, em sua coluna desta sexta, mantém fogo contra seu colega neste espaço Ademar Traiano; segundo o capitão do time do prefeito Gustavo Fruet (PDT), o deputado tucano e líder do governo Beto Richa (PSDB) está sendo executado pelo Estado do Paraná por sonegação impostos;  o secretário Municipal de Governo de Curitiba, na ofensiva, diz que o líder do Palácio Iguaçu é uma nulidade! enquanto parlamentar porque, até hoje, só apresentou um único projeto: o que altera a legislação do ICMS para a indústria têxtil; Traiano possui em Santo Antonio do Sudoeste justamente uma indústria têxtil, a TM Indústria de Confecções Ltda. A proposição foi vetada em boa hora pelo governo passado; e eu me recuso a pensar que o nobre deputado estivesse legislando em causa própria!, revela; ... não posso ficar silente diante desse notório deputado que para mim representa a vanguarda do atraso na política paranaense -- Trajano, o imperador de Pranchita!, detona; leia o texto.

Ricardo Mac Donald, em sua coluna desta sexta, mantém fogo contra seu colega neste espaço Ademar Traiano; segundo o capitão do time do prefeito Gustavo Fruet (PDT), o deputado tucano e líder do governo Beto Richa (PSDB) está sendo executado pelo Estado do Paraná por sonegação impostos; o secretário Municipal de Governo de Curitiba, na ofensiva, diz que o líder do Palácio Iguaçu é uma nulidade! enquanto parlamentar porque, até hoje, só apresentou um único projeto: o que altera a legislação do ICMS para a indústria têxtil; Traiano possui em Santo Antonio do Sudoeste justamente uma indústria têxtil, a TM Indústria de Confecções Ltda. A proposição foi vetada em boa hora pelo governo passado; e eu me recuso a pensar que o nobre deputado estivesse legislando em causa própria!, revela; … não posso ficar silente diante desse notório deputado que para mim representa a vanguarda do atraso na política paranaense — Trajano, o imperador de Pranchita!, detona; leia o texto.

Ricardo Mac Donald*

Ordem no Terreiro !“ V

Normalmente os nomes próprios dizem respeito a alguma característica ou semelhança atribuída ao nominado. No caso do Traiano, longe disso. Traiano é para os italianos o Imperador Trajano, um dos principais responsáveis pela Glória de Roma.

Traiano !“ o nosso, não o dos romanos !“ é o único líder do governo processado pelo mesmo governo por não cumprir a mais comezinha obrigação de qualquer paranaense: pagar impostos. Desde 2007 o Estado do Paraná promove execução contra ele, pelo Processo n.!º AI-1031951-6, por dissolução irregular de empresa e não pagamento de impostos (mais processos podem ser acessados no link do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná).

Talvez eu tenha cometido uma injustiça com esse deputado ao afirmar que ele apenas presta homenagens e faz declarações de utilidade pública. Ao menos um projeto de lei ele apresentou. Trata-se do Projeto de Lei n.!º 115/2008, que altera a legislação do ICMS para a indústria têxtil.

Vemos, em seu perfil oficial, que o Traiano possui em Santo Antonio do Sudoeste justamente uma indústria têxtil, a TM Indústria de Confecções Ltda. A proposição foi vetada em boa hora pelo governo passado; e eu me recuso a pensar que o nobre deputado estivesse legislando em causa própria.

Finalmente, o que eu apontei no artigo anterior não foi respondido. Propor que ele escreva um artigo na frente de um juiz eleitoral seria a prova cabal do que afirmo. meno male! se ele me processar, como diz que vai fazer, assim poderei pedir perícia judicial e provar que não o ofendi; apenas não posso ficar silente diante desse notório deputado que para mim representa a vanguarda do atraso na política paranaense.

Trajano, o imperador de Pranchita.

*Ricardo Mac Donald Ghisi é advogado, secretário Municipal de Governo de Curitiba. Escreve à s sextas no Blog do Esmael.

23 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Temos que divulgar os nomes dos deputados que estão votando com o Beto, ou seja, que estão votando contra o povo. Aí, dispensaremos comentários. Gente, o Beto é caso consumado, agora que sabemos quem és, que olhemos com quem andas!

  2. O Tralhano ao inferno pertence, então é só esperarmos ele ir embora para lá…

    Me diga uma coisa seo Mac, O SENHOR TEM ANDADO NO MAR DE BURACOS QUE VIRARAM AS RUAS DE CURITIBA? Se o senhor estiver interessado, vá na Rua Carlos Dietzsch no portão e olhe o trecho entre a rua Francisco Frischmann e cel Airton Plaisant. Você vai poder verificar que tamparam tantas e tantas vezes os buracos que não há mais como recuperar a pavimentação da rua, é só quebrando tudo e fazendo de volta.
    UM RELAXO A MANEIRA QUE DEIXARAM CURITIBA SE DETERIORAR.

  3. KCT Esmael!!! Vc admite esse tipo de tititi no seu blog???????????????????? Comadre. familias que não se entenderam no mpassado, putaria… cade o de debate sobre o Brasil e PR????????????? p/ ver novela e disfile de vaidades eu vejo a novela das 8. Quer perder perder audiencia qualificada? Quer virar gazetaB?? Ricardo, se vc sabe ler e escrever… escreve alguma coisa mutil sobre o meio ambiente, sobre a mobilidade, bicicleta, como a PMC esta fazendo com as dívidas da PMC (eleva o debate que na baixaria o cidadão ao lado ganha sempre)… (aliás, com franqueza, a comunicação e o meio ambiente tá fraco na PMC). Ab. e bom final de semana

  4. Lendo os comentários me obrigo a fazer um “mês culpa”! Votei no Traiano em 2010! Oh senhor perdoa-me por tão grande erro e assim contribuir para o fim do Paraná! E pior que votar ainda fiz mais 499 votos, para questo maledeto! Como Mac Donald citou Trajano, Imperador de Roma, me resta como pena a cruz! Crucifiquem-me!!!

  5. PETISTAS INFORMAM:

    Que ontem em reunião com Macdonald ele cobrou solidariedade, pois enquanto a prefeitura cortou o mensalinho dos jornalistas, blogs e jornais que atacam Fruet e PT, Itaipu, Correios, Unibrasil, BB e CEP continuam financiando(mensaliando) a imprensa marron. Mostrou até extratos e borderos de pagamento com os nomes…
    “Eu fico brigando com o Traiano para defender a Gleisi e vos continuam pagando nossos inimigos.
    Assim não da…
    Assim não da…”

  6. Ele tá brabinho pq o governo do estado tá batendo na gleisi… vai trabalhar e tenta arrumar a tua casa, que por sinal, tá complicada a reputação do governo municipal heim…

  7. Esse mini sanduíche vai cobrar da dona senadora o serviço que vem prestando-sem ela pedir- para bater no deputado

  8. Era fã da coluna do Ricardo nas sextas mas, agora você deixar de usar esse espaço pra ficar falando em Traiano um cara que não faz nada pelo povo faz apenas pra ele… Ricardo volte com as colunas produtivas não perca tempo com Trairás da vida…

  9. Será que é só assim que esse tal de Mac Donad’s se destaca? Falando mal de coluna alheia????
    Mas preciso fazer aqui uma observação: acho que o nobre colunista finalmente arrumou um jornalista para escrever a coluna, porque melhorou (um pouco) o texto.

  10. Impressionante como os pau mandados comissionados se queimam pelo líder do governador, esse é o líder que se identifica com a cara dos tucanalhas, é o verdadeiro retrato do PSDB no Paraná.

    • Todos os Ernestos que conheci até hoje ,foram e são gentes finas, mas meu camarada Paulo Ernesto vc está desapontando os Ernestos. Dá um tempo.

    • Vá tomar um (ou mais se precisar) calmantes. Essa linguagem de “tucanalhas” e assemelhados é pré-histórica. Vote em pessoas, não partidos, pois tem vagabundo em todos, sem exceção.

  11. Tô sentindo cheiro de “troca troca” de cargos nesta briguinha…kkkkkkkkkkkkk

  12. Concordo com o colunista, esse Traia representa o atraso, a corja podre da política.
    Falando no projeto de lei, na empresa textil, porque não se investiga quem é o sócio dele na tal empresa? Será o mesmo empresário que ele empregou (juntamente com toda a família) em seu gabinete na ALEP como surgiu tempos atrás e que hoje é secretário de estado?
    Estava pagando a conta de campanha quando empregou a família do cara toda em seu gabinete e mesmo assim não conseguiu pagar a conta e perdeu parte da empresa.
    É, essa questão quem deveria ir a fundo seria a justiça.

  13. Também não entendo como o CORONEL TRAIA consegue votos suficientes para se eleger…

    Como uma pessoa, com um mínimo de discernimento pode confiar votos numa figura caricata dessa?

    è o que tem de mais avançado em termos de atraso, DE excrescência …

    inclusive, observem, ele fala ADEVOGADO….

  14. Esmael, que tal você por os teus comentaristas num octógono e deixar um dia todo, quem sabe se matem e parem de encher nosso saco!!

    • Ué, mas é simples senhora, é só não ler os comentários, só lê quem quer. Assim sendo, a senhora é muito atrapalhada, vem pra peleia, mas fica choramingando. Como diz o ditado: se não aguenta o tranco, porque que veio?

  15. Pessoal, uma ajuda por favor, notei na coluna da semana passada, e nesta que o MCDonald, tá debulhando o Traia. O que eu concordo. Só não sei o motivo, o que houve? HELP

  16. Impressionante a falta de “simancol” do secretário municipal do que mesmo? A expressão MAC antes dos nomes significa “filho de..”, ou seja, Ricardo “filho de..” Donald. Qual o nome do pai do secretário? Ou elé é filho de uma rede de lanchonetes ou é filho do PATO famoso de Walt Disney?

    • Walt Disney? Por acaso, esse não foi o destino do desgovernador? O Paraná enfrentado uma crise sem precedentes, e o incompetente fazendo turismo, provavelmente com nosso $.

  17. Esses dois vampiros do dinheiro público em vez de usarem suas colunas para mostrar os feitos de seus governos ficam latindo um pro outro. Mas também não tem o que mostrar desses incompetentes Fruet e Richa. Se o prefeito e o Governador fossem sérios faziam ambos se calarem mas não são sérios.

    • Concordo com tudo que você disse Val… Deveriam mandar os dois trabalharem e parar de falar besteiras. O Mac Donald é menos boçal do que o Traiano, mas como homem público é mediano enquanto que o Traiano, sem comentários: não é capaz de acertar o caminho de casa sem ajuda do motorista.

  18. Traiano reproduz bem o padrão da maioria absoluta dos deputados. Está lá simplesmente para estar lá, ou já, nada produz de relevante para a sociedade. Não consigo entender como é eleito, mas isso fica para os especialistas de plantão.