Especialista diz que nova propaganda da prefeitura estimula agressividade no trânsito de Curitiba; assista

O advogado Marcelo Araújo diz que
O advogado Marcelo Araújo diz que “Vovó Gertrudes”, alter ego do prefeito Gustavo Fruet (PDT), estimula a agressividade no trânsito em nova propagada com motocicletas; em análise especial para o blog, o especialista, que escreva nas segundas-feiras neste espaço, vê erros crassos na peça publicitária: A campanha só deseducou e deu dinheiro para alguém!, critica; assista ao vídeo e opine.
A última propaganda da “Vó Gertrudes em Trânsito Moderno”, veiculada na mídia, trata do uso da motocicleta. O primeiro comportamento que nos chama a atenção é do motociclista que contracena com a Vó é que ele está passando no “corredor” entre os veículos. Em princípio, ele é o “vilão”; o expectador é levado a crer que tal comportamento constitui-se em infração. Lógico que tal manobra precisa ser feita com cautela, mas não é considerada uma infração. Já foi objeto de diversas discussões, inclusive o dispositivo do Código de Trânsito quando em fase de Projeto de Lei que proibia a prática foi vetado com base na versatilidade que o veículo oferece.

Parece-me que ficou ausente uma observação importantíssima em relação aos faróis acesos tanto de dia quanto de noite. A Vovó está com as luzes acesas, mas seu “oponente” não. Isso não é destacado na propaganda, embora se constitui em infração gravíssima que inclusive gera suspensão do direito de dirigir.

Mais que ver, o motociclista precisa ser visto, especialmente porque por vezes fica no ponto cego de visibilidade dos demais veículos.

Realmente não consegui entender o “espírito de emulação” que incorporou na Vovó quando ela começa a acelerar de forma agressiva, contrariando o comportamento defensivo. Literalmente se instala uma provocação entre os dois. Esse comportamento se constituiria em “ameaça” em relação a pedestres e outros veículos, e quando prestamos atenção na cena assim que o semáforo fecha, vemos um pedestre iniciando a travessia.

Não há coisa mais desagradável, tanto para pedestres quanto veículos que se encontram nas circunstâncias que dois motoristas (seja de carro ou moto) comecem a fazer acelerações onomatopeicamente representado por “vrrruumm…vrummm…vrummm’. Assista ao vídeo:

Economia

Em todos meus comentários anteriores sobre a Vó Gertrudes houve concordâncias e discordâncias das minhas opiniões, mas vamos ser sinceros, o comportamento da Vó Gertrudes não foi exatamente aquele que se espera num trânsito pacífico e desarmado. Ela tem demonstrado uma personalidade um pouco agressiva que é aquela que por vezes pode culminar em discussões.

Art. 170. Dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública, ou os demais veículos:

Infração – gravíssima;
Penalidade – multa e suspensão do direito de dirigir;
Medida administrativa – retenção do veículo e recolhimento do documento de habilitação.

Art. 244. Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor:

IV – com os faróis apagados;

Infração – gravíssima;
Penalidade – multa e suspensão do direito de dirigir;
Medida administrativa – Recolhimento do documento de habilitação;

Deixe um comentário