Acefalia: MP-PR deverá suspender na terça licença de secretário da Segurança

Na próxima terça (9), o Conselho Superior do MP se reúne com o intuito de cassar essa licença de Vasques. O pedido partiu de outro promotor, Leonir Batisti, que alega que o secretário, também membro do órgão, estaria dificultando o trabalho do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) -- braço policial do próprio Ministério Público; a área de segurança pública, que já é muito crítica na gestão Richa, poderá ficar acéfala a partir de quarta (10).
Na próxima terça (9), o Conselho Superior do MP se reúne com o intuito de cassar essa licença de Vasques. O pedido partiu de outro promotor, Leonir Batisti, que alega que o secretário, também membro do órgão, estaria dificultando o trabalho do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) — braço policial do próprio Ministério Público; a área de segurança pública, que já é muito crítica na gestão Richa, poderá ficar acéfala a partir de quarta (10).
Os paranaenses poderão acordar na próxima quarta (10) sem o titular da Secretaria de Estado da Segurança Pública. O posto é ocupado hoje pelo promotor Cid Vasques, que tem licença especial do Ministério Público do Paraná (MP) para exercer a função. Na verdade, tinha.

Na próxima terça (9), o Conselho Superior do MP se reúne com o intuito de cassar essa licença de Vasques. O pedido partiu de outro promotor, Leonir Batisti, que alega que o secretário, também membro do órgão, estaria dificultando o trabalho do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) — braço policial do próprio Ministério Público.

Mesmo diante de críticas, o secretário confirmou a implantação do sistema de rodízio de policiais militares e civis que atuam no Gaeco, o que detonou essa guerra intestinal de promotores de Justiça. Com a mudança anunciada, 27 dos 37 policiais militares que servem ao grupo serão trocados até o final de dezembro. Os policiais civis também serão recolhidos em data a ser definida.

Antes de ser defenestrado, o secretário Cid Vasques terá o “jus sperniandi” (direito de espernear) assegurado até à s 18 horas de segunda (8). Ele apresentará defesa, mas a decisão política do Conselho Superior do MP já está tomada faz tempo.

Ao longo da semana, o governador Beto Richa (PSDB) lascou um “beijo da morte” em Cid Vasques ao jurar que ficaria no cargo. Faltou combinar com os russos, ou seja, com os promotores do Conselho Superior do MP que julgarão o pedido de suspensão da licença.

Se o resultado de terça for mesmo a cassação da licença e se houver interesse em continuar no cargo, restará uma saída para Vasques: renunciar à  carreira de promotor tal qual fez Luiz Fernando Delazzari, que escolheu ficar com o então governador Roberto Requião (PMDB).

Economia

Deixe um comentário