Richa prepara nova jogada de marketing para preservar grandes negócios no PR

Segundo o líder do governo Ademar Traiano (PSDB), há conversas entre ele, Richa e o presidente da Assembleia, Valdir Rossoni (PSDB), para promover cortes, inclusive em cargos comissionado; entretanto, grandes negócios, como pedágio, permanecerão intactos.

Segundo o líder do governo Ademar Traiano (PSDB), há conversas entre ele, Richa e o presidente da Assembleia, Valdir Rossoni (PSDB), para promover cortes, inclusive em cargos comissionado; entretanto, grandes negócios, como pedágio, permanecerão intactos.

O governador Beto Richa (PSDB) promete uma reforma administrativa com cortes nos cargos comissionados. Segundo o Portal Transparência, são 4276 cargos no Paraná ante os 4445 do governo federal, portanto, há um empate técnico aí — embora a dimensão continental do país.

Em São Paulo, o governador tucano Geraldo Alckmin anunciou semana passada a extinção de 2036 cargos em comissão, dentre outras medidas de contenção de gastos. A conversa é que precisa ajustar a máquina dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal, etc.

O problema central nos governos (municipal, estadual e federal) não está simplesmente localizado nas despesas maiores que as receitas ocasionadas pelo cabidão, pela teta pública, mas no modelo gestão e nos serviços essenciais e estratégicos (lucrativos) delegados a terceiros.

No Paraná, para exemplificar, seria mais danoso o programa bilionário “Tudo Aqui” que manter dois ou três empregos para lambaris de valeta.

O mafioso pedágio é mais danoso à  economia paranaense que alguns carguinhos comissionados sustentados pela política no interior do estado. A tarifa escorchante nas rodovias faz-nos perder competitividade, negócios e empregos.

Os tarifaços da Sanepar e da Copel para realizar lucro aos acionistas privados são mais nefastos à  sociedade que a manutenção de alguns carguinhos para a cachorrada miúda. A péssima gestão na administração indireta, nas empresas mistas, onde quase nada vem a público, custa muito, mas muito mais caro que esses cortes pensados.

Em síntese, o governador tucano prepara mais uma jogada de marketing contra os pequenos salários, manterá os maiores vencimentos, e perpetuará os grandes negócios (pedágio, privatização de serviços, tarifaços, etc.).

38 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. i senador norte americano ganha 186.000 dolares mensais,a hilary clinton tem o salario de senadora mais o de porta voz do governo no exterior.tudo o que é ruím poruqe culpam o brasil?

  2. Tem que fazer uma limpa , tem muita gente coçando nas secretarias, tanto na capital como no interior. O Beto já foi eleito mesmo, já pagou com gratidão seus cabos eleitorais, agora já pode mandar prá casa todos eles , que trabalharam na sua campanha , pois os mortais comuns, não conseguiram uma migalha sequer deste desgoverno. Secretarias que estão com gente coçando, são: do Trabalho, da Administração, de Obras, do Planejamento e SEDU. E o nosso dinheiro não nasce em árvore.

  3. As velhas raposas que mordem o pedágio no Paraná.

  4. A título de curiosidade, a Inglaterra tem cerca de 300 comissionados, no Chile 600, na França 4.000 e nos EUA 8.000. Dá para perceber o que pode ser feito por aqui. Cerca de 90% da arrecadação é para custeio da máquina pública. E a farra com os cargos corre solta. O Distrito Federal, não faz muito tempo, tinha mais de 15.000 comissionados.

  5. SO PRA LEMBRAR OS ACESSORES DO BETO O CONCURSO 115 DA SEAP ENCERRA ESTE NAO QUASE UM MILHÃO DE INSCRITOS E APENAS 4700 ADMITIDOS SEGUNDO A LENDA. QUE BOM JA NO ANO DE 2014 VOCES JA PODEM FAZER NOVOS CONCURSOS PARA CADASTRO DE RESERVA KKKKKKKKKKKK

  6. Tem alguém aqui que realmente acredita nesse governo e nesse quarteto fanático? Tem alguém que acredita realmente que o Beto, Rossoni, Traiano e Roldo vão exonerar os amigos dos cargos em comissão? Dai o governo vai afundar de vez: porque esse governo até agora só governou para os amigos, se parar de governar para os amigos para o governo de vez.

  7. É verdade Esmael, tanto é q as próprias concessionarias de pedágios, nas entrelinhas da nota q divulgaram perante a imprensa do paraná,deixam bem claro e transparente a mutreta q pretendem contra os paranaenses. Vejam o q diz a veiculada pelas pedagistas na imprensa. Diz a nota; ” PARA BAIXAR AS TARIFAS DOS PEDÁGIOS, SÓ DEPENDE DO GOVERNADOR DO PARANÁ”
    Entenderam só…?? É 171 a vista…Eles querem aproveitar o momento dos protestos para com a redução das tarifas, em contrapartida fazer com q o governador assine a prorrogação dos contratos d pedágios por mais 25 anos nos mesmos moldes dos contratos assinados plo Jaime Lerner.
    Depois dos contratos assinados e prorrogados por mais 25 anos,as concessionarias mantem os preços reduzidos até q os protestos acabem e as coisas se normalizem, e voltam a reajustarem os preços do pedagios novamente conforme os contratos assinados plo governador, igualzinho fizeram na epoca do Jaime lerne e q durante quinze anos faturaram milhoes, e ñ investiram quase nada,em obras nas rodovias.

    Hehhehehheheh…O Requiao deve estar” P” da vida neste momento com as concessionarias de pedágios do PARANÁ… Uma vez q lançaram uma nota junto á imprensa dizendo q a reduçao dos pedagios só depende do governador…ENTAO PORQ O REQUIAO Ñ CONSEGUIU BAIXAR AS TARIFAS DOS PEDAGIOS??? SE os pedagistas dizem q só depende do governador do PR, para baixarem os pedagios?? Porq o Requiao ñ conseguiu?? fica essa pergunta no ar?? PARA OS PEDAGISTAS DO PARANÁ.

    É GOLPE!! ALÔ POVO DO PARANÁ!!! CUIDADO, UM 171 AVISTA!!

    • Bem lembrado Luizão, na época que o Requião era governador essa associação de concessionárias, nunca disse, pelo menos eu não lembro que a responsabilidade do reajuste ou não era do governo. Senão naquele tempo, o Requiao com certeza teria mandado reduzir a tarifa.

  8. parabens paranaenses voces tem varios hospitais no estado com equipamentos de ultima geração com certificado de garantiaque acabam este ano varios leitos disponiveis hospitais muito bem construidos . mas voces vão morrer e não vão ter uma vaguinha sequer , pois o governador acha um desperdicio contratar funcionarios ele diz que vai ganhar as eleições com cargos comissionados e o povo que morra. RICHA NÃO MATE SEU ELEITORADO

  9. Quer dizer, ele coloca os amigos lá, quebra o estado, limpa o cofre, aí tira e fica como herói ainda!

  10. Só para lembrar, os cargos comissionados extintos em SP não estavam ocupados.

  11. Mais um conchavo da troika!

  12. OPS.: corrigindo ” ….. eleições de 2014. “

  13. Nunca é tarde para esquecer. Algum tempo atrás foi feita uma pesquisa pelo IBOPE para saber como nosso querido governador Betinho tava para ganhar as eleições de 2014. Então, agora, passou essa fase de protestos, eu sugiro novamente outra pesquisa para ver como está o comportamento dos eleitores do Paraná para eleições de 2013. Com a palavra IBOPE Paraná ……

  14. Contaponto tá enganado. Requião ganhou eleição em cima de mentirosa bravata: Pedágio, Abaixa ou Acaba!
    Ninguém gosta de ser desafiado, nem as concessionárias.
    A cada reajuste – final de ano, Requião, prá tirar a bunda da reta, negava, sabendo de antemão que as concessionárias iriam entrar com recurso. Ganharam todos. Aos paranaenses, restou enorme passivo judicial.

  15. Nesse caso o emprego do tal do Fala Sério está por um fio da navalha, Richa poderá antecipar a demissão do capachinho.

  16. Eu escrevi sobre isso no Blog do Cicero Catani e ele mandou para o meu Facebook, com foto minha, fazem mais de 20 dias.

  17. Os quatro mosqueteiros do Paraná..Governador – presidente da assembleia – presidente do tribunal de contas e o presidente do tribunal de justiça irão receber da população um CADERNO DE ENCARGOS, igual da FIFA que estão fazendo de tudo para cumprir rapinho com o dinheiro do povo, pois agora terão que cumprir tambem o CADERNO DE ENCARGOS da população. Vai começar pelos cargos do governo do estado…irmão…mulher…gigôlo de sogra…

  18. Quero ver se nosso governador vai ter coragem de mudar a cúpula da POLÍCIA CIVIL que estava toda envolvida na OPERAÇÃO VORTEX. E os escândalos da série de reportagens POLÍCIA FORA DA LEI (ganhadora do PRÊMIO EMBRATEL) que envolviam a os dirigentes da POLÍCIA CIVIL utilizando viaturas indevidamente, levando filhos para colégios, praia, padaria e até mesmo em casas de prostituição. Sem contar o desvio de milhões de reais contabilizado na mesma série de reportagens. Também é bom lembrar que a SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA é a detentora do maior número de cargos comissionados de todo o poder executivo, seguido pela SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL comandada pela primeira dama do estado. Tudo isso pode ser constatado no portal da transparência do governo estadual, menos os polpudos salários e vantagens da CÚPULA DA POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARANÁ. E agora governador? O seu governo vai brincar de cortar gastos ou vai agir de forma correta? O povo acordou e não vai aceitar placebos.

  19. Hoje a rpctv primeira edição. foi falado que as empresas fazem o que o governador manda. e a rpctv tambem comentou que no governo passado, (requião né) quando as pedageirs pediam aumenta da tarifa e o requião dizia não. os empresarios do pedagio recorria a justiça,e os procuradores de justiças do parana ,aumentavam as tarifas ,concedendo reajuste ao abel prazer das concessionarias. o requião foi um governador que até o pig reconhece, tardiamente ,mas reconheceu.requião 2014 eu voto…direito de expressão garantido pela lei.

  20. Isso mostra trabalho mesmo, mais o “O FOCO PARA O POVO É OS PEDÁGIOS” não vamos esquecer mais desse assunto.

    • Meu caro Mauricio Pina, será que o povo tem ideia de quanto o Governo do estado arrecada de IPVA, E ONDE É APLICADO ESSES RECURSOS, que vem sendo chamado carinhosamente de IMPOSTO PARA POLÍTICO VIAJAR DE AVIÃO, E ESSE SACO SEM FUNDO DE TAXAS DO DETRAN, e as industrias de Multa, administrada segundo alguns bloqueiros por BRIMO do governador. será que é tudo para enfeitar o pavão, ou melhor tucanos.

  21. as compras de remedio pelo governo do estado.nas farmacia especial deixa adezejar. veja que araucaria é dirigida por um pmdbista ,que nem os da assembleia legislativa.sem compromisso com o povo. nos postos falta até sacolas para remedio.remedios carissimos não vem mais em araucaria.eu sinto isso na pele ,por que eu tambem preciso.araucaria cidade rica povo miseravel e pobre…a imprensa precisa verificar isso! as reclamações são muitas..

  22. Faz-me rir Esmael…
    observe o custo da maquina federal, tirou esses 4400 comissionados do gov federal daonde? só se vc se refere aos que trabalham exclusivamente no palacio do planalto… kkkk
    Para quem não tem idéia ““ e a colossal maioria dos manifestantes de rua não tem: a máquina administrativa do governo federal utiliza 984.330 servidores em seus 39 ministérios. O custo anual só do pessoal chega a R$ 192,8 bilhões e somando-se o custeio de todas as pastas do Executivo, o valor é mais do que surpreendente: R$ 611 bilhões por ano. Em janeiro, segundo o Ministério do Planejamento, nada menos do que 22.417 pessoas tinham cargos comissionados na administração do Poder Executivo Federal, registrando-se um recorde na história do país.

    • Enquanto isso, muita gente do meio político ficando a cada dia mais milionário com o pedágio no Paraná…

    • É isso mesmo: 22.417 comissionados no governo federal. Longe de dizer que esta é a formula clara para fazer uma analogia entre os comissionados do governo federal com os do governo estadual (Paraná), mas se dividirmos os comissionados do governo federal pelas Unidades da Federação 22.417/27 temos uma media de 830 comissionados por estado. Volto a enfatizar que a formula não diz nada, mas vale lembrar que só na ALEP tem mais do que isso de comissionados – aliás, tem mais comissionados do que funcionários de carreira -, sendo que em todo o Governo do Paraná são mais de 4 mil comissionados e o Beto Richa deu aumento de mais de 100% em uma canetada, seis meses após assumir o governo.
      Só quero enfatizar que um erro não justifica o outro.

      • Claro que nao justifica, mas fica claro que o problema é em todo o BR, e nao só no PR, que apesar de ser o foco desse blog, em apenas o gov estadual, estranhamente, toma chumbo por aqui, enquanto isso o Esmael esconde os erros do gov federal…
        Imparcialidade passa longe…

    • Exatamente. Esmael utiliza um número completamente fora da realidade para diminuir o empreguismo patrocinado por seus ídolos petistas. A Dilma poderia cortar no mínimo, mas bota mínimo nisso, uns 10.000 cargos. Não fazem porque os cargos se prestam para troca de favores e empreguinho para cabo eleitoral. A mesma lógica vale para o estado do Paraná. E os 4000 e tantos cargos aqui não devem incluir TJ (só nesse ano de 2013 consta que foram mais de 700 novos comissionados), AL, TC, enfim….tem margem para cortar muita gente e, de certa forma, contribuir para a reforma política, pois acaba com parte dessa prática tão antiga, como nefasta, de empregar a parentada e os cabos eleitorais.

  23. Vejam quanto dinheiro que já está indo para o ralo e só fazem após verem que a coisa ta preta. Na capital e no interior estão mamando vários cargos de chefes disto e daquilo, assessor disto e daquilo, etc.Bilhões indo para o ralo com apadrinhados políticos que falam bonito e ajudam nas campanhas. Mas o ralo maior mesmo são os pedágios que se transformaram em prisões, a copel e sanepar que são caixas pretas e poleiro de ápadrinhados.

  24. que Fruet Governador …Tem que mudar a mentalidade do povo!!! Sempre querem os mesmos no poder, por isso vira nessa palhaçada aí! A culpa pra mim não é desses cara aí…é de quem tá lá dentro da Assembleia. Os picaretas que tudo aprovam por conta de migalhas de benefícios. Há anos parlamentares reinam no poder sem ter feito um benefício a sociedade! Temos que mudar a Assembleia Legislativa toda!!!!Ver quem são os vendidos que votam no Plauto e Fábio Camargo para Conselheiro.

  25. Fruet governador!!!

  26. Engodo Tucano!!!