Prefeitura de Curitiba quer VLP, ideia de Lerner

por Antoniele Luciano,via Gazeta do Povo

O prefeito Gustavo Fruet enterrou de vez o metrô de Curitiba; projeto de mobilidade urbana apresentado pela prefeitura ao governo federal prioriza sistema Ligeirão!, ou seja, Veículo Leve sobre Pneus; projeto de VLP será encaminhado a Brasília em até dois meses;   escritório de arquitetura de Lerner está à  frente da proposta.

O prefeito Gustavo Fruet enterrou de vez o metrô de Curitiba; projeto de mobilidade urbana apresentado pela prefeitura ao governo federal prioriza sistema Ligeirão!, ou seja, Veículo Leve sobre Pneus; projeto de VLP será encaminhado a Brasília em até dois meses; escritório de arquitetura de Lerner está à  frente da proposta.

A proposta que demanda mais recursos do pacote com ações voltadas à  mobilidade urbana apresentado nessa semana pela Prefeitura de Curitiba ao Ministério do Planejamento é a única que ainda não conta com a elaboração de um projeto executivo. Orçada em R$ 950 milhões, a implantação do Veículo Leve sobre Pneus (VLP) foi idealizada pelo arquiteto e urbanista e ex-governador do Paraná Jaime Lerner, e poderá ter uma extensão de mais de 30 quilômetros sobre o traçado ferroviário já disponível. O restante das intervenções pleiteadas já possui projeto básico, que, junto ao VLP, envolve R$ 5,3 bilhões.

Ontem, o prefeito Gustavo Fruet (PV) afirmou que caso haja sinalização favorável do governo federal, o projeto básico do VLP será encaminhado a Brasília em até dois meses. Ele explicou que profissionais do escritório de arquitetura de Lerner estão à  frente da proposta, com o intuito de ajudar a administração a encontrar uma alternativa para o transporte na cidade. O projeto seria apresentado em agosto, mas a ideia foi antecipada devido à s discussões públicas envolvendo a mobilidade urbana no país. Desde que tomei posse, ele [Jaime Lerner] se colocou à  disposição para o diálogo. à‰ um defensor do BRT [sistema de ônibus em vias exclusivas]!, comentou o prefeito.

A proposta, conforme Fruet, não demandará desapropriações ou perdas em relação à  linha ferroviária nem esbarra em objeções junto à  América Latina Logística (ALL).

Funcionamento

O VLP deve ser elétrico, sem fiação suspensa, e fazer, na primeira fase, a ligação entre o bairro Cachoeira e o centro de Curitiba (Trecho Norte/Ligação Metropolitana Norte). A fase final contempla a ligação do trajeto que vai do Centro de Curitiba à  Avenida Marechal Floriano Peixoto. Cada fase deve integrar um projeto com orçamentos distintos !“ R$ 450 milhões e R$ 500 milhões, respectivamente. Com as duas etapas prontas, o VLP terá uma capacidade de transporte de 260 mil pessoas por dia útil.

Segundo o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), há a possibilidade de o projeto executivo ser doado pelo escritório de Lerner. Nunca me recusei a prestar colaboração a prefeitos que me procuraram. Gosto da ideia que a equipe está desenvolvendo!, disse Lerner ontem. Para o ex-governador, o VLP se apresenta como uma grande solução para gargalos da mobilidade urbana, independente do metrô. Essa é uma alternativa mais ampla, atende melhor a cidade!, definiu.

Pacote prioriza sistema de Ligeirão!

O projeto de mobilidade apresentado ao governo federal prevê a readequação das canaletas para ampliar o uso de linhas do tipo Ligeirão!. O sistema vai demandar adequação de pistas, reforma e construção de novos terminais, a fim de alcançar uma extensão de 27,7 km com 52 estações para o modal e uma capacidade de 460 mil passageiros por dia.

Já o projeto do 3.!º Anel Viário corresponde à  requalificação de vias em pista única na periferia urbana em um circuito de 61,3 km que deve beneficiar linhas Interbairros III, Interbairros IV e alimentador Santa Cândida-Santa Felicidade, reduzindo o fluxo na área central. O investimento é de R$ 208,7 milhões.

Para a conclusão da Linha Verde, a prefeitura apresentou um projeto que prevê canaletas exclusivas de ônibus expresso para o Trecho Norte !“ entre o viaduto do Tarumã e o bairro Atuba, e o Trecho CIC-Sul !“ entre a rua Isaac Ferreira da Cruz e o Contorno Sul de Curitiba. A intervenção está calculada em R$ 321,3 milhões.

50 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to tell you that I am just newbie to blogging and actually savored your web page. More than likely I’m planning to bookmark your blog post . You certainly come with exceptional posts. Appreciate it for sharing with us your web page.

  2. Como todo morador de Curitiba e de qualquer cidade, prefiro com certeza o metrô, acredito q Curitiba deve começar construir este modal q virá para agregar os sistemas BRT já existentes, pelo menos nas áreas mais saturadas.
    E aos que criticam o Lerner, deixo claro q também fico indignado com a herança cara q nos deixou (as praças de pedágios), porém, para o arquiteto arquiteto Lerner, tiro o chapéu para ele, seria bom dar uma olhada no site BRT BRASIL, mais de 125 cidades do mundo e praticamente 90% das cidades sedes da Copa de 2014, copiam a os projetos do Lerner, mostrando q é sim uma das idéias mais brilhantes e baratas para o processo de mobilidade das grandes cidades do mundo.

  3. O Ratinho propôs em sua campanha o VLT, e não o VLP. Existem enormes diferenças entre os dois modais…
    Vejam o video da campanha.

    http://www.youtube.com/watch?v=0HXHvCGID4o

  4. Este projeto com certeza é de quem o criou e esta anos a frente se nosso tempo. Parabéns Jaime Lerner.

  5. Nada de nada!!!

  6. O Lerner enterrou o metrô com os ônibus em canaletas. Agora que esse sistema também está falido, enterra novamente, pela voz desse cripto-psdbista Fruet, a idéia do metrô. Enquanto isso, cidades européias muito menores que Curitiba, têm seu metrô há anos. De todas as formas, Prefeito Fruet (“ex”-PSDB-PR), os donos das empresas de ônibus agradecem fervorosamente ao seu virginal desinteresse pelo metrô.

  7. Com certez, aquele anão tinha razão (desculpe a rima)… Fruet é o mais preparado!!!

    Prontinho para ser Governador…

  8. A primeira-dama dá entrevista à CBN, onde diz que a Guarda Municipal é violenta com moradores de rua.

    Poderia tomar providencias ao invés de dar entrevistas…

  9. Sem dúvida nenhuma esta é a melhor solução para Curitiba. Efciente, mais barata, mais rápida e de fácil construção, sem grandes intervenções e prejuízos a cidade enquanto da sua implantação. Seua efeitos são imediatos, sua manutanção e ampliação bem mais fáceis e, principalmente, muito mais humana! Espero que realmente este projeto enterre de vez a proposta do metro convencional.

  10. E os petistas de ontem, agora abraçados ao Lerner e seu filho Fruet. Tomaram cambada? Achavam que estavam elegendo algo novo e sentaram na tarraqueta. Pior, levaram a gente junto.

  11. Jaime Lerner sempre tão bonzinho, quanto amor por Curitiba e pelo Paraná. Vai doar o projeto VLP para Curitiba. É um abnegado, um mecenas.
    Ora, todos sabemos que não existe almoço grátis, alguém vai pagar.
    Prefeito Fruet, não aceite nada supostamente doado por que certamente virá uma cobrança e todos sabemos que será pesada. Abra licitação, concorrência, enfim o que tiver que ser feito e pague. Dê oportunidade a mais empresários de colocarem seus projetos e valores, e pague. Jaime Lerner não é um gênio e nem o único a ter ideias e projetos.
    Aliás, não esqueçamos de agradecer o maior presente que Jaime Lerner nos legou: o maior valor de pedágio já cobrado no Brasil, o da BR-277 – Curitiba/Litoral.

  12. a ideia é do ratinhojr, o fruet que seja honesto e dê os créditos a quem merece, o lerner não é pai do vlp e sim dos pedágios .

    • Se é para ser honesto, o Ratinho devia dar os créditos ao Bertoldi, que propôs VLP em 2004.

      • O secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná, Ratinho Junior, ficou surpreso e, ao mesmo tempo, contente com a proposta apresentada por Fruet em Brasília de implantação do Veículo Leve sobre Pneus (VLP). O VLP foi uma de suas propostas para a cidade de Curitiba durante campanha eleitoral. Ratinho diz que fica mais feliz ainda por saber que Jaime Lerner reconhece a proposta dele como a melhor para Curitiba e a recomenda ao prefeito, que sempre a criticou.

        • Ele inventou a roda.

          • Inventou “A RODA CUTIA”. Piá brincando de secretario dá nisso. E olhem só a intimidade do Sr. Fala Sério: Ratinho Junior, ficou surpreso e, ao mesmo tempo, contente com a proposta apresentada por … Hum!!! “TÔ DE OLHO NO SENHOR” seu geme sério. Mas vamos lá, alguém sempre gosta de brincar de trem e esquece que agora Curitiba tem o melhor maquinista pra andar nos trilhos do sucesso de seu trabalho.
            Piuiiiiiiiii, sai da frente seu toc, toc, toc, …

        • Coitado desse Ratinho Junior, ele só não é o homem menos inteligente do estado porque existe você… Descobri o gabinete em que trabalha…

          PUXA SACO, CRIE VERGONHA NESSA CARA!!!!

  13. CONCORDO PLENAMENTE COM VC FALA SÉRIO….. ESTE PESSOAL É DO CONTRA, ATÉ QUE SEUS PARES RESOLVAM ADOTAR IDEIAS ALHEIAS COMO SUAS…..

  14. isso é uma picaretice.
    em curitiba não se melhora o transporte público, apenas aumenta o tamanho do ônibus.

  15. Nos não aguentamos mais o Jaime lerner usar Curitiba como marketing pessoal, e esse prefeito mal assessorado vai deixar passar a oportunidade de fazermos finalmente o metro em Curitiba. Além de tudo estes recursos movimentariam a economia do município.

  16. Ah, tá bom, a solução é um ônibus maior. KKKKKKKK! Este Fruet é mesmo um poste e um banana! Para não mexer em nada, para não enfrentar empresas de ônibus, moradores de “áreas nobres” , a volvo, etc etc etc ele contrata um escritório useiro e vezeiro em mutretas e negociatas com a prefeitura para aumentar o tamanho dos ônibus. Por favor, é brincadeira? Não Esmael, só pode ser brincadeira. Não acredito, o trânsito da cidade está um caos e o Fruet vêm com esta?
    Gostaria de ouvir a opinião de técnico, claro, não os favorecidos pela licitação, sobre o tema.

    • Claro meus amigos, vocês imaginaram que qualquer alternativa, metrô elevado, metrô subterrâneo ou trem iria acabar com a linha de ônibus, pois os traçado seguiria as canaletas do ônibus expresso. E, como ficariam as tradicionais famílias de Curitiba, que mandam na Prefeitura faz um século, e são donas das empresas de ônibus? Alguém acha que elas iriam perder a boquinha?
      Então, vamos caminhando, sempre empurrando com a barriga. Notaram que no triste país que é o Brasil, as coisas são assim, nunca se resolvem, sempre fica para amanhã?

  17. Acho que o Prefeito Gustavo Fruet aceitou pegar um projeto pronto, feito por um expert em mobilidade urbana, do que deixar esta atribuição a seus assessores.

  18. Ideia do Lerner??? Essa idéia foi lançada pelo Ratinho na campanha e muitos inclusive o Sr. Esmael deste BROG, ridicularizaram, e agora acham lindo e maravilhoso???? BAndo de Hipócritas.

    • Ideia do Ratinho? Eu lembro do bertoldi propondo isso em 2006.

      • Que seja do Lerner…. mas quem apresentou na ultima campanha foi o Ratinho e todos ( incluindo o Fruet e o Esmael ) entre eles, riram e ridicularizaram a ideia, e agora o Fruta vem com essa.

    • Pesquise cara, isso É ideia do lerner o Retinho só abraçou a ideia, ideia que ja é copiada em varios lugares

      • Ideia do ratinho, faça-me o favor !!! Talvez uma proposta a isto ele tenha feito tambem, se buscar em suas propostas feitas para se prefeito fosse acho que até submarino chegou a propor ao transporte!!! rsrsrs

        • Ideia do Ratinho sim na ultima campanha, ela pode ate existir em outros lugares, mas aqui nunca foi lançada numa campanha. O Pai de ideia pode ate ser outro, mas jamais tinha sido levantada numa campanha.

    • Pois é, realmente o Ratinho Jr, o famigerado Comandante JR, foi quem apresentou essa ideia, que eu sou contrario, acho errado Curitiba perder de fazer o metro, que nao é a solucao para cidade inteira, mas pelo menos na regiao central seria o mais correto, lembrem-se, nenhuma cidade do mundo ainda acabou o seu metro, todas tem projetos para constuir linhas e mais linhas, e estava na hora de Curitiba começar a se planejar agora…
      Mas agora chegar o Fruet com essa proposta, que foi inclusive ridicularizada na campanha como disse o Fala Sério, é lamentavel, se quiser fazer faça e reconheça que foi Ratinho Jr quem defendia essa ideia, até agora o Sr Fruet nao produziu NENHUMA IDEIA ORIGINAL (nem as propagandas mudaram, vide musiquinha da FAS para doações no inverno)

      • Concordo contigo, e digo mais, é outra solução paliativa. Quero ver quando esse modal, que certamente será integrado com os ônibus convencionais, estiver saturado ao receber a demanda da região metropolitana (na proposta, colombo, almirante tamandaré e são josé dos pinhais).
        Esses brinquedos minusculos não servem para uma cidade do tamanho de Curitiba, quanto mais para a região.

      • Metro em Curitiba? pra uma populaçao com menos de 2 milhoes? onde milhares preferem carro a Onibus? Será mais uma forma de desvio de recursos. Curitiba ainda tem muitas formas de acertar o transito e melhorar sem metro.

        • Concordo com o Fala sério, vejo as canaletas dos ônibus pouco utilizadas pelos mesmos, então não vejo o porquê do metro enterrado se já temos vias exclusivas para circulação dos onibus o que se faz necessario é ampliação na circulação dos onibus e melhoria interna dos veiculos utilizados. Só mesmo se o metro tambem substituísse os alimentadores ai então seria outra conversa.

        • Sim, ta na hora de começar, ou voce acha que curitiba vai ter 3 milhoes de habitantes ad eternum?
          Curitiba sempre se destacou pelo planejamento e pioneirismo, o metro pode nao ser pioneirismo, mas com certeza será um modal importante para o futuro…

    • Que eu recorde, o Ratinho defendeu a idéia do metro convencional, inclusive se diz o “Pai”da idéia!

      • Não, o Ratinho defendia o VLP, inclusive o Fruet fez piada da proposta.
        Palhaçada, isso que pode ser chamado de um estelionato eleitoral.
        Decepção.

        • Quando essa ideia surgiu em Curitiba ele estava no saco do pai dele! o problema e que o Fala Sério e outros aqui não entende de bosta nenhuma, começaram estudar política ontem e estão se achando.

    • Coitado desse moço, imagine que teria massa cinzenta o suficiente pra ter uma idéia destas?

    • Olá nobre… a proposta do Ratinho era o VLT, não VLP.

      Veja o vídeo da campanha:
      http://www.youtube.com/watch?v=0HXHvCGID4o

  19. O Jaime Lerner deixou para o Paraná a dívida do antigo Banestado, o pedágio mais caro do mundo, uma dívida bilionária, e o novo Prefeito(Gustavo Fruet) aparentemente vai ampliar esse legue de maldades. Meu voto não recebe mais.

  20. Só não entendi o porque do silêncio do Esmael Morais sobre está intensa matéria que é obvio, não foi escrita por ele.

    • Sim, é óbvio que essa matéria não é dele, tem o link da fonte no início do texto.

      • A contratação desse projeto foi feita por qual Edital de Licitação? Ou não houve licitação? Por que não houve transparência antes de ser apresentado em Brasília?
        por que sobre pneus e não sobre trilhos? QUEM OPERARÁ ESSE VLP? As mesmas empresas que estão há anos atuando em Curitiba?