Londrina não quer mais pertencer ao Paraná; movimento separatista articula novo estado

O londrinense José Novaes Faraco diz que a população da região está muito desiludida com o conterrâneo, o governador tucano Beto Richa, por isso, justifica, lançaram o movimento separatista "Novo Estado".

O londrinense José Novaes Faraco diz que a população da região está muito desiludida com o conterrâneo, o governador tucano Beto Richa, por isso, justifica, lançaram o movimento separatista “Novo Estado”.

O jornalista Zé Otávio, em blog, conta que ganha força o movimento separatista denominado “Novo Estado”, que consiste na ideia de o município de Londrina não pertencer mais ao estado do Paraná.

Segundo José Novaes Faraco, coordenador do movimento, a tese separatista ganhou impulso devido aos desmandos na gestão do governador Beto Richa (PSDB).

Os londrinenses dizem não suportar tantos “tarifaços” — reajustes nas tarifas da Copel, Sanepar, Detran, pedágio mais caro do mundo, etc. — e não terem praticamente nada de retorno aos cidadãos.

“Queremos uma Assembleia Legislativa eficiente, enxuta, sem atos secretos e sem funcionários fantasmas, queremos leis que atendam ao interesse de todos os paranaenses”, diz um trecho do manifesto do movimento “Novo Estado”.

“Queremos que programas como o ‘Paraná Competitivo’ não sejam politizados, só beneficiando cidades que o Prefeito é correligionário do Governador, neste em especial, R$ 1,6 bilhões foram para Curitiba e somente R$ 18 milhões para Londrina”, diz outro trecho do documento dos separatistas.

A seguir, a íntegra do post de Zé Otávio:

Movimento NOVO ESTADO lança jornal

O movimento NOVO ESTADO, coordenado pelo ex-secretário do Ambiente de Londrina, José Novaes Faraco, avança em sua organização.

Desde o final do ano, as idéias do movimento vem sendo divulgadas por meio do blog www.novoestado.com.br

Agora, terá uma sede própria e um jornal impresso.

O inauguração da associação NOVO ESTADO e o lançamento do jornal impresso serão nesta quinta-feira, dia 11 de julho, à s 19h30, no auditório da Faculdade Uninorte, na Avenida Anália Franco, 750, Londrina. O convite é aberto a toda comunidade.

Quem se interessar em conhecer mais o movimento NOVO ESTADO acesse http://www.novoestado.com.br/index.php/novo-estado/nos-queremos

91 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to tell you that I am just new to blogs and certainly liked your page. Most likely I’m want to bookmark your website . You certainly come with fantastic well written articles. Thank you for revealing your blog.

  2. PELO QUE SE PUBLICOU DIARIO OFICIAL ESTADO, BETO, EM DOZE MESES GASTOU 240 MILHOES EM PROPAGANDA, MOSTRA TODA INCOMPETENCIA EM ADMINISTRAR O DINHEIRO POVO PARANANENSE, AQUI EM LONDRINA, BETO NUNCA MAIS.

  3. “Queremos uma Assembleia Legislativa eficiente, enxuta, sem atos secretos e sem funcionários fantasmas”

    KKKKKKKKKKK
    Rachei de rir. E vamos eleger quem para compor essa assembléia dos sonhos? Considerando que Londrina domina a arte de escolher seus líderes, vejamos o “naipe” dos políticos locais:

    Barbosa Neto
    José Joaquim Ribeiro
    Antonio Belinati
    Nedson Micheleti
    Orlando Bonilha

    Em 13 anos, Londrina viveu 11 crises. Nessa lista temos presos, réus, cassados, condenados e um rosário de escândalos. Essa é o problema de Londrina. Não é o resto do estado.

  4. Como tem retardado na net. Imaginei que separatista era ser extinto.

  5. Dá pra perceber o nível de inteligência dos “paranaenses” de “curitiba”, nem perceberam que toda essa mobilização é uma grande crítica à administração do Beto Richa que se vale da ironia para reivindicar um desenvolvimento pleno para o Norte do Paraná.

    Tem muito “paranaense” neste blog, que acha que o Paraná está nos limites de curitiba.

    • Beto Richa é uma praga enviada pelos londrinenses…Porque vocês não pegam ele de volta?

      • quem deu personalidade a ele foram vcs ai da europa,criaram um monstro,ele só mostra o perfil ambicioso de vcs curitibocas que se acham a perfeição do brasil.

      • Reclamam reclamam mais elegeram o betinho prefeito duas vezes o maior reduto eleitoral deste safado é coritiba tenha vergonha na cara assumam de fatop quie quem deu expressão para o beto ser governador foi curitiba quero op novo estado aqui chega de ser escravo de curitivba

    • Não entendi, eu entendi se desligar do pr, e o governador pé vermelho ou não é dos paranaense. E tem quem governar sem nenhuma preferencia geografica.

  6. Vejo uma enorme hipocrisia nestas respostas!

    Os curitibacas nunca foram paranaenses!

    Os curitibacas jamais respeitaram esse estado, as cidades, as regiões e as diversidades culturais que formaram o Paraná. Sempre tiveram uma visão extremamente umbiguista, se imaginando o centro do universo, os auto-suficientes e etc. Se acham tão superiores que simplesmente ignoram todos os outros paraenses, todas as outras cidades.

    Os curitibacas se acham “europeus” em primeiro lugar e curitibanos em segundo lugar. Paranaenses? dificilmente admitem isso, só quando precisam negociar com o pessoal do “interior”, sempre procurando explorar as outras regiões.

    Se esquecem que foi a região de Londrina e o Norte do Paraná que impulsionaram a economia de todo o estado. Curitiba nunca foi produtiva, sempre foi reconhecida como uma cidade de “servidores públicos”, pois até o final do século XX não tinha indústrias. Curitiba simplesmente esnobou o Norte ao vendê-lo para a Companhia de Terras Norte do Paraná. Mas graças ao povoamento projetado pelo ingleses, a nossa região começou a crescer economicamente e se fortalecer politicamente.

    E Cúritiba, o que produzia nessa época?

    Cúritiba produzia erva-mate, de uma maneira extremamente precária e ainda no modelo escravista arcaico. Ou seja, essa produção era pífia e por isso a miséria reinava na região de cúritiba.

    Foram os impostos altos que fizeram cúritiba se urbanizar, pois se pagavam impostos só que eles não retornavam para as cidades. Podem constatar.: a principal rodovia que liga o Norte à cúritiba, a Rodovia do Café, só foi asfaltada nos anos 1980 e até hoje ela não foi duplicada na sua totalidade. Esse é só um exemplo de como “sempre” foi o tratamento dispensado pelos curitibacas ao “resto” do Paraná.

    Na verdade, quem deveria se separar são os cúritibacas que nunca foram Paranaenses, deveriam se separar do resto do Paraná, levando seu “orgulho” europeu junto, nós não precisamos de vocês.

    Cúritiba não nos representa!

  7. BELINATI governador….

  8. HISTÓRIA
    IDENTIDADE
    Como no passado alguns continuam paulista.
    UM povo que não tem memoria, jamais poderá contar sua HISTÓRIA.
    Um movimento pelo Paraná
    No início do século 20, intelectuais e políticos se engajaram na busca por um modo de ser paranaense. Ou paranista, como preferiam.
    Ao viajar para o Norte do Paraná, em 1906, o poeta Domingos Nascimento mal sabia que depararia com a expressão que marcou uma geração. Surpreendeu-se com a forma como os paulistas que lá moravam o chamaram: “paranista”. O termo agradou Nascimento.
    Ao regressar para Curi­tiba, ele espalhou o neologismo, que chegou aos ouvidos de Romário Martins. A nova palavra foi escolhida por ele e seus colegas João Turin e Zaco Paraná, entre outros, para dar nome à causa da busca pela identidade do paranaense. Nascer entre São Paulo e Santa Catarina, na época, não bastava para dar aos habitantes do estado o sentimento de pertencerem a uma unidade cultural.
    A revista Ilustração Paranaense circulou até meados da década de 30
    Estratégia
    Valorização da história virou missão para Romário Martins
    Elemento fundamental para o Paraná ter identidade era ter história. Coube a Romário Martins se empenhar na divulgação da história e do folclore do Paraná. Ele foi um dos fundadores do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, criado em 1900, e principal fundador do Centro Paranista, em 1927.
    “Dedicou-se à pesquisa documental sobre a questão dos limites entre os estados do Paraná e de Santa Catarina e elaborou algumas leis, dentre elas, a da criação da Bandeira e do Brasão do Estado do Paraná e a da proposta da data de 29 de março para o aniversário de Curitiba”, afirma Luís Salturi.
    O também pesquisador Luís Fernando Pereira revela que grande parte da história primitiva conhecida do estado deve-­se aos trabalhos de Martins. Ele salienta que alguns mitos foram criados por Martins. “Há uma passagem em que descreve a vinda de dom PedroII para o Paraná e que ele dorme debaixo de um pinheiro. Há uma carta em que Martins confessa não ter certeza se foi exatamente aquele pinheiro”, conta.
    Seguidores
    O professor Luís Fernando Pereira revela que o movimento paranista teve outras duas retomadas. Uma na década de 50, com o governador Bento Munhoz da Rocha. A segunda foi com o prefeito de Curitiba Rafael Greca já na década de 90. “Ambos fizeram construções com elementos símbolos do Paranᔝ, conta.
    O Paraná, no início do século passado, era um verdadeiro xadrez étnico, com alemães, ucranianos, italianos, russos e poloneses. A descrição feita pelo jovem político Brasil Pinheiro Machado não deixa dúvidas: o Paraná era um estado “típico desses que não têm um traço que faça dele alguma coisa notável nem geograficamente como a Amazônia, nem pitorescamente como a Bahia”.
    O Norte paranaense era predominantemente paulista. O Sul, gaúcho. E Curitiba uma cidade provinciana ainda buscando se firmar como centro político e econômico. Era necessário inventar e criar tradições para construir a identidade do estado. Nesse contexto, Romário Martins e seus parceiros fundaram o chamado Movimento Paranista. O termo, disseminado pelo poeta Nascimento, ao contrário do “paranaense”, era capaz de dar conta da diversidade étnica que tomava conta do estado. O auge do movimento ocorreu entre as décadas de 1920 e 1930.
    Era necessário mostrar ao Brasil, na opinião dos líderes do movimento, que o progresso existia no Paraná. Mostrar que o estado tinha uma história e, principalmente, que possuía identidade. O pinheiro e o pinhão viraram símbolos paranistas, ao lado da gralha-azul ““ símbolos do Paraná até os dias atuais. Martins, juntamente com intelectuais, literatos e pintores, assumiu ainda a heterogeneidade étnica como característica do estado.
    “As diferentes etnias do Paraná viraram naquela época características próprias do estado. Símbolos europeus foram adotados como nossos. Os ucranianos com suas pêssankas, por exemplo. A identidade cultural virou uma colcha de retalhos dos costumes europeus”, afirma o pesquisador Luís Fernando Pereira. Saraus, bondes, passear de bicicleta ““ símbolos de hábitos do velho continente ““ tornaram-se moda em Curitiba. Uma “˜Oração Paranista”™ foi composta para exaltar as belezas naturais do estado.
    O sociólogo Luís Afonso Salturi explica ainda que, na literatura, teatro, artes plásticas e música, os destaques eram temas relacionados a elementos da flora e fauna considerados representativos da identidade paranaense. “O movimento deixou uma rica produção artística cuja temática demarcou no imaginário social os símbolos representativos do Paranᔝ, afirma.
    Revista deu espaço à visão ufanista
    Um Paraná em franco progresso econômico. Era assim que a principal publicação do Movimento Paranista, a revista Ilustração Paranaense (que circulou até meados da década de 30 abordava o estado. Tratava do progresso não somente em Curitiba. Nas colunas “Actualidade Paranaense”, o periódico abordava as melhorias no resto do estado, como nas obras de ampliação do Porto de Paranaguá e a inauguração da estrada de ferro de Guarapuava.
    A revista, assim, procurava mostrar que o estado havia superado dificuldades e, pautado na técnica e ciência, tinha valor econômico para todo o país. Apesar de buscar registrar avanços em outros locais do Paraná, o pesquisador Luís Fernando Pereira afirma que o movimento teve pouco impacto no restante do estado. “O movimento conseguiu força na capital e em cidades vizinhas. Também no litoral do estado e nos Campos Gerais. Já no restante, pouca gente sabia do paranismo”, ressalta.
    A revista
    A Ilustração Paranaense foi criada em 1927 pelo fotógrafo e jornalista João Baptista Groff. “O periódico refletia os temas e o ideário em voga naquele momento, tinha uma ótima qualidade gráfica e editorial e contava com a colaboração de artistas e intelectuais”, explica o sociólogo Luís Afonso Salturi. Essa publicação pode ser encontrada no Memorial de Curitiba e na Biblioteca Pública do Paraná.
    Ele salienta que a revista reproduzia desenhos, gravuras, esculturas e pinturas de vários artistas como Alfredo Andersen, João Turin, Lange de Morretes e Arthur Nísio, servindo como espaço para que divulgassem suas obras, principalmente devido à falta, naquele momento, de salões oficiais e espaços institucionalizados para a realização de exposições.
    “Quanto aos escritos dos colunistas, embora alguns deles não tivessem formação acadêmica nas áreas em que atuavam ou já tivessem outras profissões, muitos contribuíam com contos, poesias, críticas de arte, crônicas e reportagens”, salienta Salturi. Dentre os escritores mais importantes merecem destaque: Euclides Bandeira, Emiliano Pernetta, Emílio de Menezes, Dario Vellozo, Tasso da Silveira e Romário Martins.

    http://youtu.be/PCK-I85Uh_8

  9. *NA HORA DO APURO E DA DESCOBERTA!!!

    *-Vocês são uns tremendos caras de pau; uma das cidades mais corrupta que já vi….votarem num tal de Belinatti…quando alguém rouba, porque outras davam cobertura!! Separar ..um recurso de covarde, temos que nos unir cada vez mais! Não morro de amores por Beto Richa…mas, vocês são uns babacas e covarde! 15 minutos de fama!! já passou 14 minutos!!

    • prof: natal o belinati é igual os de vocês como jaime lerdo,cassio roubaguchi,traiano,rssonis,familia camargos,rafael viagreco,requião saraiva,viche vai faltar espaço vou parar por aqui.

    • Será que esse cara é mesmo Profº, se é ta mal desinformado se não sabe o belinatismo aqui acabou, perderam a ultima eleição, e outra se não sabe também esse safado desse governador tem como principal cabo eleitoral em londrina o belinatão verdade, belinati é o maior cabo eleitoral do beto na cidade e outraesta ideia de novo estado é uma boa

  10. Eita governadorzinho sem mérito algum, até mesmo consegue fazer uma espécie de inimizades entre regioes do mesmo Estado! Sou Curitibano, e ele quando prefeito aqui nada trouxe de novo e sim deixou coisas inacabadas, vide linha verde. Não gostaria de ver Curitiba transformada em uma cidade como São Paulo por isto gostaria sim que fossem tambem direcionados recursos em infraestruturas em todo o Estado para um crescimento ordenado do nosso Estado. Mas penso que não é o caso de separatismo e sim de um governante com espirito Paranaense e não regional.

  11. Eu acho que londrina é descriminada mesmo. muitos pensam que o norte do parana é so londrina, mas outras cidades punjantes aparecem no ranque estadual. maringa , cascavel , umuarama ,guarapuava,apucarana,e outra de medio porte. não vamos despresar o norte do parana.vamos respeitar.a briga deles não e contra os curitibanos, e contra o govenador. veja que a competencia dos curitibanos e baixa. precisou vir um pé vermelho durante 16 anos enganando os curitibanos,não precisanem falar o nome.como ele não prestava lá mandaram para curitiba .e hoje é o governador..leiam as historias antigas .o parana quase foi dividido no passado, criando mais dois estados,iguaçu.o parana do norte. porque os governadores não se preocupavam com o norte do parana.o sul não produz café ,nem alimentos suficientes,precisa importar ,de londrina ,e do resto do parana ,até o etanol. aqui não prospera canaviais.ai a porca torce o rabo tigrada…

    • Engana-se nos bastidores ele é somente mais um marionete servindo os interesses de grupos que não tem bandeira partidária, e não tão nem ai com regionalidade o deles é grana, e depois quando a batata ferve pegam seus jatinhos e vão pra qualquer ilha paradisíaca do pacifico, curtir a vida, e seus pelegos governadores, prefeitos entre outros que ocupam cargo eletivo que segurem a onda. Acho que esses grupos de separatista precisam de um pouco do paranismo que nossos antepassados tinham.

    • até que enfim um curitibano sensato que entendeu a proposta..não temos nada contra os curitibanos e sim a maneira como o governo se comporta.até porque muitos desses curitibanos são nascidos e criados no interior seja no norte ou no sul.

  12. é isso ai estamos cansados de sermos refens de curitiba de sermos traidos pelo governador queremos o que é nosso por direito avante e fortes na criação deste novo estado que com certeza vai mudar a vida do norte do paraná

    • Quando ai era so mata, foi SP ESTADO QUE VCS TANTO REVERENCIAM que ajudou a desbravar a região ou foi nós paranaense…sejam PARANAENSE.

  13. Vejo com muita alegria alguém tomar uma atitude em detrimento do povo Londrinense precisávamos disso de alguém disposto a lutar por uma região que sofre tanta discriminação de seu filho. beto richa discrimina londrina e não aguentamos mais se a solução for separar o estado que se separe então to junto nessa luta

    • Vão, mas deixem o TUBARÃO.

      E leva junto os belinatti da vida tambem, só deixem o LEC que eu mesmo nascendo no sul do estado aprendi admirar como o verdadeiro representante Londrinense no esporte, e que vcs ai preferem e torcem pra time paulista se liguem na fita.

  14. Os do Sul não podem falar muito dos do norte pois os que podem frequentam, tem imóveis, nas praias de Sc. O que precisamos é de governo estadual bom. O ultimo governo do Jaime(roubalheira e pedágios), os dois mandatos do Requião(nepotismo e truculencia) e este do Beto (inanição e reeleição)…nem a fortaleza produtiva que é o Pr aguenta. O Povo tem que escolher melhor e não pelas promessas (xok de jestação) e aparência (zé bunitinhos).

  15. Sinceramente nos ultimos anos so vimos políticos de Londrina serem cassados nunca terminando os mandatos de prefeito além de vereadores sendo cassados, e outros políticos da cidade que são muito ruim e ainda os caras acham que tem capacidade para montar um estado seria o estado onde poderia colocar mandato de um ano porque eles seriam cassados antes de completar o segundo ano de mandato.

  16. Que blog engraçado desse cara altas pérolas

  17. E de quebra pode levar o governador, que é natural daquelas bandas.
    Porteira fechada.

  18. Isto me faz lembrar a biografia não autorizada de Sarney que terminei de ler a pouco tempo:

    Quando Sarney e Edson Lobão viram que iriam perder a eleição no Estado do Maranhão, convocaram um plebiscito para o povo decidir se queriam dividir e criar mais um Estado.

    Será que estão querendo dicidir o Paraná para que Beto não perca a teta??

    • Vejo seriedade neste movimento, conheço a pessoa do Sr. José Novais Faraco, homem integro de moral ilibada, lembro-me que ele chegava a Secretaria de Meio Ambiente às 6:00 da manhã, quando não chegava antes, atendia as pessoas de igual maneira, tanto os grandes empresários, quanto os moradores de fundo de vale que tinham seus animais apreendidos por deixarem soltos na rua, me lembro de casos de ele sair de madrugada da casa dele para fazer atendimentos da SEMA. Homem admirável, preocupado com o futuro da nação, li os seus dois livros, de uma inteligencia tremenda.

  19. “¦ outro “passa-moleque” nos Londrinenses:

    1º.:)Duplicação:Londrina/Mauá da Serra, Beto Richa volta cancelou os recursos”¦
    http://cicerocattani.com.br/2013/04/26/londrina-maua-richa-cancela-anuncio-feito-ha-dez-dias/

    2º.:Energia Elétrica:Fez festa, em Londrina, ao dizer que não aumentaria o preço da energia de jeito nenhum “¦
    https://www.esmaelmorais.com.br/2013/06/richa-suspende-reajuste-de-1344-na-tarifa-da-copel/

    e”¦vida que segue”¦

    • Essa da energia s/ comentário na epoca minnnnnnnntirinnnnhhhha cabeluda é por isso que o povo táááá de saco cheio com estes verme.

  20. Os paranaenses são pessoas inteligentes e de boa fé, na sua imensa maioria, quando tomarem conhecimento de como estamos sendo discriminados pelo Governo do Estado, entenderão que temos razão.

    Subsídio do Estado no transporte coletivo é muito maior para os usuários da Capital, o ano passado foi só para eles.

    A Região Metropolitana de Curitiba recebe do Estado centenas de milhões de reais todos os anos, a nossa zero.

    Programa Paraná Competitivo são bilhões de investimentos para Curitiba e míseros R$ 16 milhões para Londrina.

    É um rol interminável de injustiças, que estão fazendo a nossa Região Metropolitana inchar não se desenvolver.

    Sou o Coordenador desse movimento, que só quer ver a nossa região ser tratada como é a de Curitiba.

    • Nada mais justo Curitiba receber mais investimentos do governo do estado, pois é a região que gera a maior receita de impostos também, que tem a maior população e portanto as maiores necessidades…

      Mais pode levar Londrina pro senhor, não vai fazer falta…

      • Não mesmo né meu caro curitibano já ta tudo ai, você esta errado, curitiba gera mais icms por que no passado o dinheiro de londrina foi investido ai, londrina foi a capital do café, nos roubaram e nada nos trouxeram de volta, perdemos nossa inflencia politica e tudo mais. Separação já

        • se enxerga é a 2ª cidade em termos economicos do estado e esta entre as maiores do SUL e tem menos de 70 anos, Curitiba tem 300 e poucos, imaginem quando vcs tiverem 300.

        • O norte do estado era um mato só e foi desbravado a partir de Curitiba.. Escute aqui, o governador é natural de Londrina, o pai dele era erradicado na região… Se perderam algo é porque deixaram escapar e não correram atrás… Talvez se não tivessem dado tanta moral ao Belinati no passado, a história não seria outra?

          • Sempre é tempo de recomeçar curitibano não vamos querer nem uma herança maldita ai de curitiba não se vocês não nos roubam em nossos impostos fiquem tranquilos pois nada vão perdem agora se nos exploram ai sim vao perder e muito muito mais do que londrina ja perdeu e de brinde enfia o richa no cu e a historia do pai dele que ele lambusou tambem

      • Nao vai fazer falta??? Vocês curitibanos lazarentos que deveriam pedir demissão…. Londrina com 70 e poucos anos esta passando a perna em vocês… Eu preferia mesmo quando eramos uma cidade pequena… nao se via tanta gentalha de outro estado e muito menos os curitibibas com o rabinho entre as pernas pedindo emprego….

    • Acho que tem que separar o investimento pelo que cada região arrecada para o estado acredito que Curitiba sempre vai levar a maior parte é onde se arrecada a maior parte dos tributos. Além que existe vários projetos federais que a prefeitura pode participar basta ter pessoas capacitada que busquem os investimentos dinheiro tem o problema que as prefeituras ficam esperando bater na porta!

    • Caro Faraco te conheço e você me conhece!
      Sou paulista e estou em Londrina há 20 anos!
      Conheci o Paraná em 1972, e viajei por este maravilhoso estado desde esse ano.
      Qualquer coisa que alguns curitibanos falam de Londrina é pura dor de cotuvelo, ou ignorância no que esta cidade tem de potencial (aliás os curitibanos só enxergam o Paraná até o final da serra, o restante é m*, pura inveja, ou desconhecimento dos fatos.
      Aqui, apesar de não ter investimento do governo de Curitiba, tem muito calor humano (afinal aprendemos com os paulistas, mineiros, nordestinos, et), e não com a fria curitiba.
      Não sei se um novo estado resolve, ou se um novo político resolve, afinal elegemos um Londrinense e no que deu?
      Vamos a luta…continuar lutando por uma Londrina melhor!
      Não sei

  21. Nem pro LEC estes torcem. Não têm personalidade

  22. Esses babacas se acham paulistas, torcem para o curintia, parmera, sum paolo. Quero ver como eles iriam se manter. Idiotas !

  23. Em 1960,1970,1980,O norte do parana negociava mais com são paulo que curitiba.Ninguem dizia de vir pra curitiba ,mas são paulo. até 1998 era assim. notem que asmaneirassão diferentes até hoje ,o modo de falar , compostura pessoal, não se indentificam com o sul .mas tudo é brasil.o parana dividido é um estado falido.que ascagadas das privatisações recai tudo para o sul do parana.eu não apoio.eu tambem sou pé vermelho, não quero ver um estado novo dentro do parana…não pense que o norte do parana e despresivel.la existe cidade planejadas e bem servidas. a luz da copel é paga ,não e de graça.então pouca coisa muda.mas ninguem do sulpoderacomer alimentos baratos que vem do norte. o sul do parana ,não e auto suficiente na produção de alimentos.o sul sera um importador de alimentos. mas mesmo assim ,não apoio a ideia de cisão..

  24. Fora com esse playboi do governo do Paraná, só mente, só faz cáca, empregou todos os demitidos da prefeitura de Curitiba, e nós é que temos de pagar os salários desses puxa sacos.
    Esse governador é um incompetente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  25. A idéia de também criar um estado formado somente pelo litoral do Paraná não é má…
    O grande problema do Sul, em se tratando de quantidade de estados, é que de acordo com a legislação atual, para se formar um partido político, é necessário representação política em 1/3 dos estados da federação, ou seja 9. Para que o Sul possa um dia vislumbrar a possibilidade de ter seus partidos, seria necessário a criação de outros 9 estados, para atingir a meta de 11, uma vez que contados os novos estados, 1/3 representaria 11. Ou isto, ou mudar a lei federal (claro que se muda, haha)…

  26. Alguns não querem a separação por que o sistema de capitanias hereditárias está funcionando bem… Quem são os donatários? quem lucra com esse sistema podre???

  27. GOVERNOS SÃO TEMPORÁRIOS, MAS O ESTADO É PERMANENTE. SÓ POR CAUSA DESSE GOVERNINHO MOBRAL DO BETO JÁ ESTÃO QUERENDO CRIAR UM ESTADO.

    QUEREM CRIAR UM “SERGIPE” DENTRO DO PARANÁ. ANIMAIS.

  28. Cuidado. Sempre tem uns nazis metidos neste tipo de coisa.

  29. SE ESSE ESTADINHO SURGISSE, ESSES CRETINOS TERIAM QUE PAGAR MAIS UM ICMS PARA CIRCULAR SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS.

    E QUEM CUIDARIA DA ÁGUA, A SANEPAR ?
    E QUEM CUIDARIA DA LUZ, A COPEL ?
    QUE IDÉIA DE GIRICO

    • NÃO SE PREOCUPE CARA,CUIDAMOS DE TUDO E AINDA CUIDAMOS DAS SUAS MULHERES JÁ QUE VOCES DAI DO SUL NÃO FAZEM SEXO REGULARMENTE,E AS ESPOSAS PADECEM DE TANTA VONTADE.

      • Pela forma como você se expressou dá para imaginar que tipo de cidadãos o seu novo estado irá formar. Talvêz até você seja nomeado secretario de alguma pasta de direitos humanos. Como já dito acima, quanta baboseira, quanta asneira, como se tudo isso fosse possível. Enquanto você depender de criação de um novo estado apara pegar nossas mulheres, estaremos tranquilos. Se não aguenta por que não vem???

      • QUA QUA QUA QUA QUARSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS.TEM VELhos DE 60 ANOS COM MENINAS MAIS JOvens , com idade da filha cacula de 20 anos, claro que o cara tem uma posicao importante. senao…..jamais elas encarariam.os velhotes viram uma RENA.

      • De onde vens heim Sergio Silvestre??? Homem sulista nao se iguala ao resto do Brasil…. Outra educaçao, outra mentalidade…. O resto do Brasil so pensa em procriar…. Qual região é campeã de bolsa familia, cachaça????

      • Sérgio,vc deve ser um tremendo de um corno, pois quando não tem argumento coloca mulher no meio. Se vc divide a tua o problema é seu. Babaca.

  30. O cara que lidera este movimento nada mais é do que um tremendo idiota, num mundo onde precisamos de estar junto pra unir força vem um idiotas ou idiotas com estas prpostas. E pra acabar.

  31. Aproveite e junte Campinas/SP, Duque de Caxias/RJ, Joinville/SC e forme um novo estado. Quanta baboseira! Quanto mais estuda mais burro fica.

  32. Tá legal, é mais facil se anexarem a São Paulo, no esporte já estão, não valorizam nem o TUBARÃO, os time de SP jogam por lá e os cara enchem os estadio, não honram nem oque é deles. Criem logo este estado ou se anexen de vez a SP, paranaenses de araque.

    • falou tudo e mais um pouco.
      Ao invés de novo estado, que tal bater prá valer no b rixa????????????

    • A ideia é boa, vendemos Londrina e região pros paulistas e com o dinheiro compramos a região de Itapoá dos catarinenses, assim aumentando o tamanho de nosso litoral, ficamos com 3 portos no estado. Bem mai útil, pelo menos para nós aqui de Curitiba.

    • olha que o estado de são paulo realmente seria bem melhor do que o parana ou melhor curitiba sei la…ha e a questão de torcerem mais para times de são paulo é a prova maior de que o povo daqui eu digo toda região não só de londrina é a prova da opressão contra os municipios do interior.

      • Isto pra mim é falta de alta estima, oque não orna com este povo PARANENSE tão trabalhador que se emancipou de SÃO PAULO, porque era esfoliado pelos seus governante e vc fala isso VAMOS NÓS UNIR, pra uma educação de qualidade e exercermos uma verdadeira cidadania, só assim colocaremos de esses desgovernantes em seus lugares.

        • Gertrudes,até te entendo,mas está provado por a mais b que isto união está longe de acontecer.pois o a grande maioria do povo da região de curitiba se acham capitalistas e tem preconceitos do interior e embora todos tenham saido do interior e nossa região esta mais cultuada com o estado de são paulo,basta ver os numeros das manifestações ultimas 30 mil pessoas em londrina protestavam para uma cidade de 500 mil habitantes e curitiba mais de um milhão e quantos estavam nas ruas cobrando?

          • Sou a favor de chutar o rabo da capital! O Parana inteiro detesta essa racinha de lazarentos que se acham os superiores…. Vaffaculo pezzi di merda! Sou paranaense com muito orgulho mais eu cuspo na gentalha da “capitar”… Sou de Londrina sim, e torço para o meu Tubarão e para o Palestra Italia! Time paulista?? NAO! Antes de tudo time de origem italiana seus ignorantes.. em Londrina vieram mais italianos trabalhar do que paulista …. Pé vermelho com muito orgulho! Curitibani schiffosi!

  33. Mais um quer quer ajudar amigos a marmar nas tetas da elite brasileira(leia-se politicos e funcionários públicos) às custas do povo

  34. O Beto Richa não é bem quisto nem na sua terra natal… Melhor que criar um novo estado devido a incopetência da nossa classe política, elejamos então uma nova classe política, que lute pelo povo.

  35. Londrina não é recomendável como modelo administrativo. Caso desse certo a estupidez divisionista, a capital do Norte poderia ser … quem mesmo?

  36. Sem comentário… Ou melhor, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…

  37. Gustavo Fruet também bandeou-se para os braços do governador Richa?
    Petistas atenção! É o que diz esse tal de movimento Novo Estado afirmando que o Richa presenteou com mais verbas seus correligionários, citando Curitiba com mais de bilhão de reais em detrimento de Londrina com apenas 18 milhões de reais.
    Esses movimentos separatistas são sazonais e não dão em nada porque não tem consistência. Esse aí quer apenas mais dinheiro. Ou será que é alguém ou algum grupo empresarial que quer mais dinheiro? Só há duas maneiras de conseguirem seu intento: no voto ou no pau de fogo. Perderão nos dois.

    • Eu não duvido que o Fruet ainda vai dar uma de cachorro magro, enfiar o rabinho no meio das pernas, jogar a dignidade na primeira lata de lixo e se bandear para o lado do Beto Richa, traindo o PT e o próprio PDT que ajudaram a o eleger como prefeito de Curitiba mesmo contra todas as rasteiras do Beto e de seu grupo. No campo da articulação política o Fruet já deixa muito a desejar, ainda não teve tempo de mostrar a que veio como administrador.

  38. sou contra o “o sul é meu país”, mas sou a favor do “o norte é meu estado”.

    • Sempre tem um chupa-pau de paulista, carioca, baiano e brasiliense! Quem é contra o “Sul é o meu país” adora ficar de quatro para esses estados e para a imundície do DF!

  39. Eu morro e não vejo tudo!

  40. Ah tá…..

    • HAHAHAHAHHAHAHAHAHAH!
      Que jornalista (será que posso chamar assim?) irresponsavel!
      O Beto tem aprovacao maior que a do Kireff em Londrina…

      • De que londrina vc ta falando????????
        Beto e um bosta q nao faz nada…

      • O adulador é um ser que não tem estima nem pelos outros, nem por si mesmo. Aspira apenas a cegar a inteligência do homem, para depois fazer dele o que quiser. É um ladrão noturno que primeiro apaga a luz e em seguida começa a roubar.

        D. Fonvizin

      • ACHO QUE O ESTRAGO QUE O F LUIZ LEVOU NO R ,,,B TEM GENTE AI EM CIMA QUE ADORA LEVAR TAMBEM.O BETO DEVE GASTAR UMA VAZELINA ADOIDADA.

      • Pelo visto você não é de Londrina, meu caro Diomar Campos, aqui o betinho já foi para agua, não se se sabe mais a influencia financeira dele estimula os resultados de pesquisa, inclusive os daqui, só bobos como você pensam que o beto vai bem em Londrina. Não conheço esta ideia de novo estado, porém como Londrinense e preocupado com a situação que aqndamos vou la pra conferirir

        • Nao sou de Londrina, mas até onde eu sei o Sr Kireff esta fazendo um pessimo governo ai, e toda vez que o Beto anuncia investimentos na cidade é muito bem recebido, entretanto o prefeito de londrina sempre toma vaia…

          • Péssimo governo? Meu, realmente você não sabe nada de Londrina. Fica quietinho.

          • Péssimo governo?????? Londrina foi abandonada por décadas… O sr prefeito Kireeff esta fazendo uma faxina GERAL!!! Obviamente os resultados vamos perceber no futuro.
            Kireeff mau entrou e ja esta fazendo historia, ele nos trouxe a esperança de uma Londrina melhor! O sr esta por fora do que acontece em Londrina…. o povo esta aprovando a gestao do Kireeff, os que sao contrarios sao pessoas ignorantes e sem inteligência para entender que ele nao faz magica…

      • O beto TINHA aprovação, depois do cancelamento da duplicação da PR 445 e pelo fato de estar no final de seu mandato e nao ter feito A B S O L U T A M E N T E NADA por Londrina duvido que consiga 15% de eleitorado na prox eleição, ele perdeu a eleição por ter TRAIDO Londrina

    • A QUESTÃO NÃO É DIVIDIR O ESTADO , A QUESTÃO É VOTAR EM CANDIDATOS QUE REPRESENTEM A NOSSA REGIÃO E COBRAR, MAIS . ISSO MESMO VAMOS COBRAR DOS NOSSOS REPRESENTANTES UMA ATENÇÃO ESPECIAL PARA A NOSSA REGIÃO, TEM GENTE DAQUI QUE VOTA EM DEPUTADOS DA REGIÃO DE CURITIBA, AI QUER O QUE . TA NA HORA DE COLOCAR POLÍTICOS QUE TENHAM UM COMPROMISSO COM LONDRINA , CHEGA DOS MESMOS. SÓ ASSIM TEREMOS UMA REGIÃO FORTE E UMA LONDRINA QUE MERECEMOS DE FATO.