Ator do filme “Máquina Mortífera” faz piquete em fábrica da Nissan/Renault no Paraná

Ator Danny Glover, de Máquina Mortífera, denuncia proibição de sindicalização nos Estados Unidos; em evento em frente à  Renault/Nissan, ativista discursou pedindo apoio dos trabalhadores brasileiros.
Ator Danny Glover, de Máquina Mortífera, denuncia proibição de sindicalização nos Estados Unidos; em evento em frente à  Renault/Nissan, ativista discursou pedindo apoio dos trabalhadores brasileiros.
O ator norte-americano Danny Glover, famoso no papel interpretado no cinema como o policial Roger Murtaugh, na série Máquina Mortífera, esteve nesta sexta-feira 28 na planta da montadora Renault/Nissan, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

Glover veio ao Brasil sob a bandeira da Força, de quem é garoto-propaganda. Entretanto, na Grande Curitiba, o ator vestiu a “camisa” do adversário. O piquete em frente à  montadora foi plural, pois contou com a presença de várias centrais sindicais, como a União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Força Sindical.

De acordo com Sérgio Butka, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba e da Força no Paraná, o intercâmbio visa a troca de experiências com o modelo sindical brasileiro e angariar apoio internacional para implantar a representação sindical na Nissan, situada em Canton, nos Estados Unidos.

Ao fazer uso da palavra, o presidente da UGT-PARANà, Paulo Rossi manifestou total apoio dos trabalhadores representados pela UGT aos metalúrgicos da NISSAN nos Estados Unidos.

O Brasil, através do seu povo, está clamando nas ruas por melhorias na educação e melhor qualidade de vida. Que a nossa luta sirva de estímulo aos trabalhadores da Nissan no Mississípi e que os trabalhadores possam lutar por seus direitos!, disse Rossi.

O ator que também é ativista pelos direitos humanos, veio buscar apoio dos sindicalistas brasileiros para a causa dos trabalhadores da montadora Nissan nos Estados Unidos, pois a direção da fábrica proíbe a sindicalização dos seus empregados naquele país. Para se ter ideia, quem tenta se sindicalizar e lutar por direitos na fábrica localizada no estado de Mississípi, além de sofrer assédio moral e sexual, perde vários benefícios ao longo da carreira.

Economia

Em seu discurso para os trabalhadores paranaenses da montadora Nissan, o ator Danny Glover destacou: “de todas as lutas dos trabalhadores em todo o mundo, os trabalhadores da Nissan Mississippi têm um significado especial para mim. Aquele lugar foi um importante campo de batalha pelos direitos civis, e agora passou a ser referência na luta pelos direitos dos trabalhadores”.

Assista ao vídeo:

Deixe um comentário