PM e Guarda Municipal deverão ficar longe de protesto em Curitiba

Sem rumo e atirando para todos os lados, protesto pela redução da tarifa pode virar alvo de movimentos oportunistas de direita; PM e Guarda Municipal podem afrouxar o sutiã para manifestantes nesta noite; Fruet e Richa temem que, se houver confronto, recaia sobre suas respectivas contas políticas; a previsão é que não chova na capital  e isso poderá representar entre 2 mil e 4 mil pessoas nas ruas; cerca de 20 mil pessoas confirmaram presença pelo Facebook.

Sem rumo e atirando para todos os lados, protesto pela redução da tarifa pode virar alvo de movimentos oportunistas de direita; PM e Guarda Municipal podem afrouxar o sutiã para manifestantes nesta noite; Fruet e Richa temem que, se houver confronto, recaia sobre suas respectivas contas políticas; a previsão é que não chova na capital e isso poderá representar entre 2 mil e 4 mil pessoas nas ruas; cerca de 20 mil pessoas confirmaram presença pelo Facebook.

Extraoficialmente, este blog teve a informação de que a Polícia Militar e a Guarda Municipal de Curitiba não vão intervir na manifestação programada para hoje, a partir das 18 horas, pela redução da tarifa de ônibus.

Tanto o governador Beto Richa (PSDB) quanto o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), não querem ficar com o ônus de um eventual confronto como os registrados em São Paulo.

Se não chover, a expectativa que o protesto reúna entre 2 e 4 mil pessoas na Boca Maldita, centro da capital paranaense. A previsão é de tempo instável, mas sem chuvas. Cerca de 20 mil pessoas já confirmaram presença, pelo Facebook, na manifestação do começo desta noite.

O problema é que esses movimentos não têm uma direção clara e isso tem dificultado a interlocução entre autoridades e as lideranças. Portanto, existe alguma chance de algo dar errado porque forças de direita, oportunistas, podem se utilizar da ausência de rumo.

Na última sexta-feira (14), por exemplo, Richa e Fruet receberam sabugadas dos manifestantes. O tucano atribuiu aos infiltrados pedetistas na passeata e o pedetista colocou as críticas que sofreu na conta dos tucanos.

15 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. ACHO QUE TEMOS QUE PARTICIPAR DESSAS MANIFESTAÇÕES, DESTE A PASSAGENS OS ALIMENTOS OS PREÇOS SUBIRAM TUDO A INFLAÇÃO TA AI

  2. É isso ai! Eu estava lá ontem em Curitiba ,governo alô, #oBrasilacordou!

  3. O povo ta certo

  4. A polícia é vítima do sistema, e tem que ficar de fora mesmo, esse problema e dos senhores políticos administradores, resolvam essa bagunça, se eu fosse os policiais não iria mesmo, não é caso de polícia….

  5. Reunião para discutir a organização dos atos do transporte em Curitiba foi realizada no sábado a noite na escadaria do prédio histórico da UFPR

    A pauta foi, bandeiras da luta, formação de comissões e trajeto da passeata.
    O ponto de pauta prioritário será redução e congelamento da tarifa em R$ 2,60 e domingueira R$ 1,00.

    Os outros pontos são:
    – contra repressão e criminalização dos movimentos sociais,
    – abertura da caixa preta da URBS,
    – mobibilidade urbana e direito à cidade,
    Рcontra o projeto do ̫nibus rosa,
    – contra os crimes da copa,
    – pela transparência do subsídio,
    – contra a precarização dos trabalhadores do transporte,
    – passe livre estudantil,
    – pela criação da empresa estatal de transporte coletivo

  6. Porta bandeira: Mama Brusquetta… Mestre Sala: Silvio Santos…. vai ser uma graça… só vai faltar o Ratinho, que “trabalha” pro mestre sala….

  7. aí é bonito

  8. QUE TODOS TENHAM CUIDADO PARA NÃO SEREM MANIPULADOS E USADOS POR “ATIVISTAS DE GABINETE!”

    Esmael e demais pelo jeito ás autoridades do Paraná não capachos da extrema direita e nem alvos fáceis da extrema esquerda!
    Seus comandantes são inteligentes e prudentes e não se deixam manipular e se impressionar facilmente!
    Esmael e demais como você e alguns que muitos tenham “visão além do alcance” e procurem perceber e identificar “ás mãos dos bruxos pensadores da extrema direita neoliberal” na sociedade que lançam as suas lógicas maquiavélicas e venenosas neste abismo intelectual entre a população e certos grupos políticos de esquerda. Estes é que precisam ser responsabilizados (ou culpados) por influenciarem estas “falsas e mal direcionadas revoluções urbanas!”
    É um “império invisível de conspiradores” que tem trabalhado e manipulado silenciosamente no Brasil durante anos para uma falsa mudança social. De vez em quando se torna visível socialmente e politicamente, através de diferentes organizações (ONGs, associações, agremiações, clubes, etc”¦) que teêm diferentes nomes. Esses grupos teêm um grande impacto sobre a sociedade mesmo que em silêncio, chegando até mesmo a transformar o sistema educacional para formar as futuras gerações. Onde dizem que estão, ensinando uma doutrina de libertação social e política que defende a igualdade do homem, com a adoção do racionalismo, negação da autoridade e das instituições constituídas no nosso estado de direito democrático, alegando não serem mais legítimas ás tais para a regulamentação de valores sociais e morais.
    Enquanto os pontos de vista deste pessoal, possam soar bastante avançados para o momento político, as manifestações que se acreditam terem sido incentivadas por eles se degenerou e podem evoluir para brutais banhos de sangue!”

  9. Tô contigo, Henrique!
    Em vez de 2 à 4 mil, deveríamos ter 2 milhões!!!
    Como foi com os cara-pintadas…

  10. Ufa, ainda bem que a Pm não vai poder participar, desse FATD vou me livrar rss.
    Pois os Pms que tem que manter a ordem e por causo dos baderneiros ainda tem que responder.

  11. É mesmo, o pedágio, a remuneração dos professores, a entrega da Petrobrás sempre ameaçada, e otras cositas mas próprias dessa coisa chamada PSDB.

    • PSDB???/ Afinal quem está DESgovernando o Brasil há mais de 10 anos??? É o PSDB??? Ou seria a gente do PT??? Mania de Petistas, nao resolvem o problema, causam mais problemas e jogam a culpa há mais de 10 anos atrás.

      • Tem razão! Quem esta no governo há 10 anos? Chega de bolsa esmola eloitoreira, chega de passar a mao na cabeça de indios que vendem os tesouro de suas reservas para multinacionais, chega de adular sem terra!!! Estes protestos são contra o sistema como um todo, parem os políticos de se aproveitarem!!!

  12. Deveriam aproveitar e colocar o pedágio na pauta de protestos!