Pela CPI do Pedágio, manifestantes planejam “visita” à  Assembleia do PR

Grupo Anonymous planeja realizar protesto na Assembleia Legislativa do Paraná, que nesta segunda-feira 17 arquivou pedido de abertura de CPI do Pedágio; o clima segue tenso no Centro Cívico, onde ficam os três poderes paranaenses - mais a prefeitura de Curitiba; afinal, qual será o próximo alvo dos manifestantes que ontem invadiram o Palácio Iguaçu?

Grupo Anonymous planeja realizar protesto na Assembleia Legislativa do Paraná, que nesta segunda-feira 17 arquivou pedido de abertura de CPI do Pedágio; o clima segue tenso no Centro Cívico, onde ficam os três poderes paranaenses – mais a prefeitura de Curitiba; afinal, qual será o próximo alvo dos manifestantes que ontem invadiram o Palácio Iguaçu?

A característica do movimento que toma à s ruas do país pela redução da tarifa de ônibus — e tantas outras reivindicações — é a falta de organização, de roteiro, de lideranças, mas o blog teve informação de que a ala “Anonymous”, aquele pessoal das máscaras, planeja uma “visita” aos deputados da Assembleia Legislativa do Paraná.

Essa turma ficou muito descontente com os deputados que enterraram de vez a possibilidade e instalar a CPI dos Pedágios. O grupo “Anonymous” desconfia dos motivos que fazem dos parlamentares coveiros da transparência.

“Acho que o movimento bem que poderia vir aqui, na Assembleia, afinal de contas aqui não é a Casa do Povo?”, questionou o deputado Antônio Anibelli Neto (PMDB), o Anibelinho, concordando com o protesto pela CPI.

Ontem à  tarde (17), numa manobra governista, pilotada pelo presidente da Casa, Valdir Rossoni (PSDB), a proposta de CPI do Pedágio foi arquivada com a retirada de sete assinaturas no pedido. Para prosperar uma comissão de investigação, são necessárias 18 rubricas dos 54 parlamentares.

A seguir, veja quem manteve e quem retirou a assinatura na CPI do Pedágio:

Mantiveram as assinaturas pela CPI:

Adelino Ribeiro (PSL)

André Bueno (PDT)

Anibelli Neto (PMDB)

Cleiton Kielse (PMDB)

Enio Verri (PT)

Fabio Camargo (PTB)

Gilberto Ribeiro (PSB)

Gilson de Souza (PSC)

Luciana Rafagnin (PT)

Nelson Luersen (PDT, autor)

Ney Leprevost (PSD)

Paranhos (PSC)

Pastor Edson Praczyk (PRB)

Péricles de Mello (PT)

Professor Lemos (PT)

Tadeu Veneri (PT)

Toninho Wandscheer (PT)

Retiraram as assinaturas contra a CPI:

Luiz Accorsi (PSDB)

Luiz Eduardo Cheida (PMDB)

Marla Tureck (PSD)

Mauro Moraes (PSDB)

Nelson Garcia (PSDB)

Stephanes Jr. (PMDB)

Valdir Rossoni (PSDB)

Tentaram assinar, mas não conseguiram:

Elton Welter (PT)

Gilberto Martin (PMDB)

Roberto Aciolli (PV)

Tercílio Turini (MD)

41 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. GOSTARIA DE FAZER CONTATO COM O PESSOAL DO ANONYMUS.

  2. PELO O AMOR DE DEUS PEDÁGIOS ABSURDAMENTE CAROS E COM TANTAS PRAÇAS ESTÃO EM SÃO PAULO ONDE A MAIS DE 20 ANOS SOMOS DESGOVERNADOS PELOS BICUDOS.
    INFELISMENTE O POVO DE SÃO PAULO É MAZOQUISTA E CONTINUAM VOTANDO NESSA CAMBADA DO BICO GRANDE.

  3. GENTE,VAMOS NOS JUNTAR NO HORARIO DA SEÇAO DA ASSEMBLEIA E VAMOS LA,OBRIGAR ESSES SENHORES CORRUPTOS A ASSINAR ESSA CPI DO PEDAGIO,E NAO VAMOS PARAR ENQUANTO O PREÇO DESSE PEDAGIO DO LITORA NAO FICAR O PREÇO DOS NOVOS PEDAGIOS,VAMOS LA GENTE PRA CIMA DELES,NOS TEMOS FORÇA,NAO SE MICHEM

    • EU ACHO QUE ESSES DEPUTADOS QUE NÃO QUEREN ACPI É PORQUE TEN CULPA E CURRUPÇAO MAS VOCES NÃO ESQUEÇAN QUE VOCES VÃO QUERER SER DEPUTADO DE NOVO AI NOS VAMOS DAR O TROCO A VOCES

  4. Parabens aos Deputados que mantiveram as assinaturas…respeitaram o povo.
    Aqueles que retiraram ou trocaram suas assinaturas…deram o exemplo lamentável…

  5. vamos fazer manisfetaçao para ranca o pedagio do parana arracar essa eco catarata ladrona espero resposta ja pagamos ipva

  6. É, realmente o dinheiro fala mais alto, a Marla é uma que se vendeu, defendeu da outra vez e agora “raspou” seu nominho lá e ainda disse que não participa de nenhuma CPI. Ela é deputada para que?

    Cada um deu uma desculpa mais esfarrapada que a outra. Falem a verdade, não querem instalar a CPI porque na próxima eleição não vão ter PATROCINADORES para a campanha!!!

  7. Quero somente esclarecer que o dep Welter, de fato tentou assinar a CPI e não conseguiu pela seguinte situação. Em outubro de 2012 quando estavam colhendo as assinaturas da CPI, o Welter era suplente do Romanelli. Ao saber que o Welter assinaria a CPI, o Romanelli, a serviço do seu governador Beto Richa, retornou ao cargo de deputado, invalidando a assinatura do Welter por não ser mais deputado. A CPI teve 17 assianturas, sendo que seriam necessárias 18 assinaturas para ser instalada.
    Hoje, contraditoriamente, ele vem no twiiter dizendo que “Bem que a redução do preço do pedágio podia entrar na pauta das manifestações.” (@Romanelli)
    O dep Gilberto Martin, hoje suplente do Romanelli, está passando pela mesma circunstância.
    http://is.gd/rbGzJr

  8. Beleza! Quer dizer entao que o Stephanes acha que nao precisa de CPI. Acha que o preco wque pago eh justo! Otimo, Junior. Vou me lembrar na proxima eleicao

  9. Será que o Rossoni vai encarar o MPL (Movimento Passe Livre) ou já arrumou uma viagem pra fugir da turma do protesto?! Também vai falar o que depois de articular o engavetamento da CPI do pedágio? É desse tipo de político que o MPL quer livrar a Nação!

  10. Esmael e demais a IDÉIA DE REPRESENTAÇÃO POLÍTICA NO BRASIL NÃO SERÁ MAIS A MESMA!

    Estes protestos deixaram fora de rumo e vai transtornar o pensamento atual da representação política, que até agora se mostrou inconciliável com o regime democrático e o bem estar social que os manifestantes defendem. Deu e dá para entender que ás várias formas de governos no país estão fundados em algo volátil chamada vontade dos governantes. Não importa se boa ou má! Daqui para frente muitos manifestantes irão se posicionar contra a decadente e má conduzida representação política, por uma série de desmandos e atos de corrupção mostrarem não ser a vontade humana das massas infelizmente na época atual passível de representação. Os cidadãos brasileiros de agora em diante irão “conceber a noção e a concepção de governo” a partir dos conceitos mais desenvolvidos de igualdade, liberdade e fraternidade, de maneira que esses conceitos terão que mover realmente a nossa atual e fraca visão de representação política juntamente com a vontade daqueles que querem ser livres e iguais nas periferias do Brasil e das cidades, o que permitirá pensar a democracia representativa como um regime de governo instituído e exercido por representantes aos quais cabe o dever verdadeiramente de serem a voz da vontade de seus eleitores. Caso contrário, o Brasil presidencialista cairá no mesmo erro que outros regimes, como a monarquia e a aristocracia, ou seja, “o erro de legislar em causa própria como se estivesse legislando em nome do interesse geral”. Por que a atual democracia brasileira está sujeita e governada por grupos sectários que instituiriam ao longo dos anos um regime de interesses “elitistas neoliberais sinistros”, ou seja, interesses egoístas de classes ricas desprezadoras de classes mais humildes nela presentes. E para evitar esse sectarismo, deveria haver o método de escolha proporcional que, propiciaria a presença da maioria e da minoria no parlamento e, da discussão entre um lado e outro, seria construído o consenso. No Brasil está havendo e vai aumentar a crise do sistema representativo! E uma das propostas para compensar as falhas da representação tem sido o apelo por maior participação da população no poder. Assim desde já, deve-se questionar a viabilidade da representação no sentido de ser “corrigida” por meio de uma maior presença dos cidadãos na gestão pública de fato e não na teoria.

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=264793863659140&set=a.215949045210289.48454.215917518546775&type=1&theater

  11. Quando o Cheida foi candidato em Londrina , achava que era uma pessoa integra e seria um administrador, agora vejo que é mais um do que se juntam a corja e ajudam a sucumbir a sociedade brasileira, deixando um legado de pobreza e miseria para a sociedade em detrimento de poucos. Que decepção Sr. Cheida, achei que o Sr tinha vergonha na cara.

  12. Prezados Manifestantes vinguem minha indignação com chicote na mão vão lá para a ALEP, para que revoguem a Lei absurda do aumento do Auxilio Alimentação promulgada hoje´dos funcionários da casa com valores superiores ao salário minimo nacional, ou acham que a falta de leitos nas UTIs dos hospitais públicos e privados devem ficar sem qualquer atenção de nossos governantes esta e a chance de moralizar de verdade a casa custe o que custar.

  13. VAMOS LUTAR PARA ACABAR, TAMBÉM, COM O FÓRUM PRIVILEGIADO DESSA RAÇA DE COLARINHOS BRANCOS, PELA PRESCRIÇÃO DE CRIMES DE QUALQUER NATUREZA, PELA MENOR IDADE PARA QUE O INDIVÍDUO SEJA JULGADO PELO CRIME E NÃO PELA IDADE. QUEM FICA MUDO, NÃO MUDA NADA. TIREM A BUNDA DA FRENTE DA TV E VENHAM PRA RUA. PARTICIPEM DESTE MOMENTO HISTÓRICO DO PAÍS. O MELHOR AINDA ESTÁ POR VIR. PODEM APOSTAR.

    • Isso mesmo, e as aposentadoria de ex governadores e da politicada em geral adequar eles as aposentadoria do povo, acabar com as farras de nomeações em cargos de comissão, acabar com os vitalícios indicados do tribunal de contas etc.etc.etc.

  14. Os deputados paranaenses estão brincando com o povo, e o povo não está para brincadeira…

    Melhor ir protestar nas frente das casas dos acionistas majoritários e diretores das concessionárias na frente das escolas dos filhos deles… Tudo pacificamente, mas constantemente….Aí eles criam vergonha na cara e devolvem o patrimônio do povo para o povo…

  15. Quando fazerem manifestação contra o pedágio também vou e ainda levo muita gente comigo, pois aí tem muita corrupção que poucos gostam de falar no assunto, tanto a imprensa quanto os políticos.

  16. Estamos desgovernados, Em SP, o Prefeito sai fugido da Prefeitura, pra is até o Aeroporto de Congonhas, se encontrar com a Dilma, pra perguntar pro LULA, o que FAzer. Quem Manda Nessa Merda de País??????????? O MOLUSCO????? Esse pais tem que parar mesmo, e tirar esses inuteis do PODER.

    • Sarou do susto Fala Sério? Disseram que você se borrou nas calças qdo o pessoal quis invadir o Palácio Iguaçu? kkkkkkkkkkk. O que achou dos 4 deputados do PSDB que retiraram a assinatura da CPI dos pedágios? O que eles tem a esconder do povo paranaense?

  17. Demorou o povão acordar. É preciso abrir a “caixa de pandora”, não só do
    pedágio, mas de outras maracutaias, que deixaram de ser esclarecidas.
    Protestar sim, mas sem destruir e vandalizar o patrimônio publico.

    • É isso ai aline!! Oportunistas,reacionarios, estao enfiltrados no movimento e pousando de santinhos…Temos q ficar bem atentos,para ñ sermos usados por vandalos… mas em suma, o movimento,protesto é muito bonito e impar!! Com certeza o BRASIL ñ sera mais o mesmo!Nós todos QUEREMOS Q O BRASIL MUDE PARA MELHOR!!!Pois o povo BRASILEIRO, ñ aceita mais um politico gastar um milhão de reais em uma campanha de vereador!!EM CURITIBA ISSO ACONTECEU!

  18. engraçado de quem é a culpa agora da imprensa , de uma oposição que na verdade não tem força para opor à maquina administrativa do governo federal de quem é a culpa ; há a culpa é do povo que está com o saco cheio de tanta mentira e corrupção em todas as instâncias sociais e democráticas , de um governo leniente com o mensalão com esquerdopátas psicóticos em seu pensamento ilariante com seus desvaneios psicológicos esquerdistas .
    a inflação era na década de 90 um mal e corroia o salário do trabalhador e hoje sentimos na pele essa inflamação monetária .
    o povo acordou ainda bem antes tarde do que nunca e espero que para sempre ; para que copa do mundo e jogos olímpicos em um país onde há fome e miséria e serviços de saúde onde uma ambulância é o principal recurso do povo para grandes centros entupetando os hospitais dos grandes centros urbanos .
    é nós aprendemos a dizer não e não apenas sim senhor .

  19. Manifestantes de bem, defendendo explicações sobre o arquivamento da
    CPI do pedágio, devem sim ocupar as galerias da Alep, “a casa do povo”,
    onde muitas vezes não são bem-vindos. É preciso, sob protesto pacífico,
    que os deputados (que são os “representantes do povo”), expliquem, sem
    enrolação a decisão que tomaram.

  20. O povo que guarde esses 7 nomes que ficaram com medo da CPI do pedágio, desses 7, 4 pertencem ao PSDB, na verdade seriam 4 e meio, pois o dep. Stephanes Jr é meio tucano.

  21. NÃO BRINQUEM MAIS DE FAZEREM POLÍTICA COM O POVO BRASILEIRO!

    Esmael e demais que o (des) governador Beto Richa com seus seguidores e apoiadores originários da extrema direita capitalista neoliberal, acho, devem saber que ao longo da história, a humanidade conheceu grandes líderes, pessoas que conquistaram multidões e dominaram vários povos; porém, para chegarem ao poder eles precisaram de uma poderosa arma: o povo.
    Analisando em alguns livros a história brasileira é preciso lembrar que o povo brasileiro, teve uma constante participação no cenário político e social.
    Devido à falta de interesse até os dias dos protestos populares, a participação do povo brasileiro, era ser utilizada de forma falsa e manipulada como arma na luta de vaidades entre poderosos, com objetivo de chegar ao poder. Um bom exemplo dessa questão são as eleições para os cargos políticos, onde o poder de um político, em relação ao outro é representado pelo o alto número de pessoas em comícios e passeatas. Mas agora é só o povo! Portanto, o povo brasileiro de agora em diante se tornará alvo de mais atenções e será respeitado como o verdadeiro poderoso. O povo brasileiro agora tem consciência de seu poder que é capaz de derrubar e levantar grandes líderes. Dessa forma o povo brasileiro continua a ser uma arma, mas do que nunca sobrando munição, poderosa capaz de mudar a sua própria história.

    http://www.facebook.com/photo.php?fbid=464237293664968&set=a.314746098614089.75286.314741935281172&type=1&theater

    • Celso Rocha, quem tem UMA alep, e UM tc, e empresas de pedágios a favor, não ta nem ai com a opinião do povo.

  22. NO DIA DO ORGULHO NACIONAL: SAIBA PORQUE PRECISAMOS CRIAR UM NOVO ESTADO. ADOTE ESSA IDEIA.

    GOVERNO DO PARANÁ E A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA SÃO CONTRA O DESEJO DO POVO BRASILEIRO, MANIFESTADO NAS RUAS DO BRASIL, ENTRE OUTROS MOTIVOS, POR UMA MELHOR CONDIÇÃO PARA A MOBILIDADE DAS PESSOAS.

    ONTEM, A MANDO DO GOVERNADOR A ASSEMBLEIA ENTERROU A CPI DO PEDÁGIO, SETE DEPUTADOS RETIRARAM AS SUAS ASSUINATURAS. APESAR DO PEDÁGIO NO PARANÁ O SISTEMA PEDÁGIO TER ARRECADADO R$ 1,53 BILHÃO E INVESTIDO NA MELHORIA DAS RODOVIAS SOMENTE R$ 300 MILHÕES, TIVERAM O MAIOR LUCRO DO PAÍS, SUPERAVIT DE R$ 386 MILHÕES.

    DEPUTADOS QUE RETIRARAM AS SUAS ASSINATURAS:

    CHEIDA-ROSSONI-MAURO MORAES-ACCORSI-STEPHANES JR-NELSON GARCIA-MARIA TURECK

    • Pois é,o sr Cheida em quem sempre votei e estava me enganando sempre.
      Como tem bigatos politicos que nunca agem para com o povo.Que descepção Cheida,que falta de ombridade.Me lembro de um recem eleito em Londrina que fez mais ao menos o que o Cheida fez,e foi a pá de cál em sua carreira politica.
      O Cheida acaba de se suicidar politicamente,já vai tarde.

  23. É isso mesmo que eu estava esperando! Agora sim posso acreditar que esse movimento está totalmente fora das amarras políticas seja do PT seja do PSDB, tem a ver com a derrubada dos privilégios das elites financeiras, argentárias, preconceituosas, entreguistas, carcomidas pela usura, sejam estas do PT ou do PSDB.

    Esse movimento tem a ver é com isto:

    “O Brasil é o quarto país do mundo em recursos desviados para os paraísos fiscais. A conclusão é de uma pesquisa encomendada pela organização Tax Justice Network, que comprova que de US$ 21 trilhões a US$ 32 trilhões sumiram de seus países de origem em ações para sonegar impostos e lavar dinheiro oriundo da corrupção, do tráfico e de outros crimes. O valor deste roubo da elite dos super-ricos equivale ao tamanho das economias somadas dos EUA e do Japão.

    O roubo dos super-ricos.

    O estudo listou os 20 países onde há maior remessa de recursos para os paraísos fiscais. No topo está a China, com US$ 1,1 trilhão, seguida por Rússia (US$ 798 bilhões), Coréia do Sul (US$ 798 bilhões) e Brasil (US$ 520 bilhões – mais de R$ 1 trilhão). A pesquisa, feita com base nos dados do Banco de Compensações Internacionais, do Banco Mundial, do FMI e dos governos locais, trata apenas da riqueza financeira depositada nas contas dos paraísos fiscais. Bens como imóveis e iates não foram contabilizados. Segundo reportagem da BBC, “o relatório surge em meio à crescente preocupação pública e política sobre fraude e evasão fiscal”.

    Vamos lá pessoal, aí está a chaga da Nação! Vamos curar essa sangria aplicando o torniquete do patriotismo, fazendo essa gente responder na justiça pelo assalto à Nação!

    BRASIL! BRASIL! BRASIL!

  24. Caro Esmael…quero fazer uma denuncia sobre as contribuicoes para donas de casa de renda baixa….acompanhei uma senhora no INSS,apos ter submetida a uma cirurgia, para obter auxilio doenca,..foi negado…porque essas contribuicoes nao sao repassadas para o inss…isso dito pelo funcionario do orgao….quero tambem deixar aqui registrado, o nome e o numero do beneficio,para que esse blog,esse jornalista que considero serio, ajude essas pessoas.. que estao abaixo da linha da pobreza .enganados…Contribuiem para o inss ,mas e negado o beneficio….ZELECI MANOEL DA SILWA numero do benefio. 149235283.

  25. Imagine se esse povo soubesse das paginas da revista veja : 17 de Julho de 2002. bastaria ler somente a pagina 82 que fala do brindeiro geral da união,e outras figuras da politica. O extranho que ninguem falou nada ,ninguem protestou abertamenta contra o C.U no parana. E o temer onde ele está ,cade o vice prezidente , . O povo tem rasão mandaram até a globo embora.a globo deve repensar de hoje em diante. contra pedagios ninguem protestou…emocionante para os norte americanos ,desorde na america latina.um novo 1964 no porvir….

  26. Estes deputados estao fora das realidade dos fatos… Sera q ñ viram oq aconteceu ontem no BRASIL?

  27. Aproveitem a visita e perguntem pro beto porque nao renovaram a concessao da copel distribuicao e porque estao enxugando os salarios dos funcionarios da copel e cobrando produtividade quando no momento estao so desmotivando os funcionarios

  28. Apareceram os “deputados raspadinhas”
    Finalmente apareceram os “deputados raspadinhas”, conforme “apelido” dado pelo deputado Adelino Ribeiro, do PSL, àqueles parlamentares que, num dia assinam o requerimento de uma CPI e, dias depois, retiram essa assinatura. Pois é, os “deputados raspadinhas”, que retiraram as assinaturas da CPI do Pedágio são os seguintes: Valdir Rossoni (PSDB), Nelson Garcia (PSDB), Luiz Accorsi (PSDB), Mauro Moraes (PSDB), Luiz Eduardo Cheida (PMDB, licenciado porque ocupa uma Secretaria de Estado), Stephanes Jr (PMDB), e Marla Turek (PSD). Pela lista de “desistentes” dá para entender de onde partiu a ordem para retirar as assinaturas. A maioria dos “raspadinhas” é da bancada do PSDB, partido do governador Beto Richa que, assim como outros governadores, se elegeu sob a égide de “acabar” com esse modelo de pedágio. Além da ordem, que veio “de cima” para a “raspadinha”, a intenção também é de abortar completamente a CPI, que, se instalada, pode complicar ainda mais a vida de muito político que se elegeu às custas do pedágio. Agora, o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Valdir Rossoni avisou que arquivou o requerimento para novas assinaturas na CPI. Ou seja, tirar pode, mas, recolher novas assinaturas, nem pensar. O tucano justifica a medida usando o artigo 36 do regimento interno da Casa que, segundo ele, o ato é ilegal. Havia 24 assinaturas, com a retirada de sete “raspadinhas”, sobraram 17, e o número fica abaixo do mínimo necessário para a instalação da CPI, que precisa de 18 assinaturas. Por isso, Rossoni avisou que está arquivando a CPI do Pedágio,

  29. vai se fuder, a GRANDE MAIORIA repugnou a invasao. o objetivo eh ser ouvido pacificamente. nao queremos agredir policiais mas n queremos ser agredidos tambem. mais de 20mil estavam presente ontem, quem estava la sabe que o numero eh +- esse. o grupo que tentou invadir, foi um grupo pequeno, nao era Anonymous deve ser repreendido.

    • No PR, não seria imprescindível que também houvesse manifestação para o fim do pedágio! Ou, no mínimo, a significativa redução para que cheguem a valores próximos ao das novas concessões!

  30. QUAL SERÁ O MOTIVO QUE O PSDB/PR, NÃO QUER A CPI DOS PEDÁGIOS?

    • Nenhum jornalista “investigativo” fez uma reportagem sobre esse assunto, por que???Al Capone perto dessa máfia abaixo é coroinha de igreja evangelica.

      Os barões do transporte no Brasil
      Por Marcos Aurélio Ruy e Van Martins, no sítio da UJS:

      Nos debates e mobilizações que buscam solucionar o problema do transporte público, a grande mídia e uma pequena parcela da sociedade tem escondido a responsabilidade dos empresários, ou melhor, da máfia dos transportes públicos. De nada adiantará os subsídio governamentais, que pesam no bolso da população junto com as altas tarifas, se a caixa preta dos custos e lucros não for aberta, permitindo um debate transparente com toda a sociedade.

      No dia 13 de maio foi encontrada uma Ferrari destruída no Cebolão (junção da Marginal Tietê com a Pinheiros), na capital paulista. O motorista mandou retirar as placas e outras peças do veículo e abandonou o local. Mas descobriu-se que o veículo que custa cerca de R$ 2 milhões pertencia a José Romano Neto, filho de Maria Setti Braga, dona de um império de transporte em São Bernardo, no ABC Paulista. O carro foi encontrado totalmente destruído por estar em altíssima velocidade.

      Já o mineiro Joaquim Constantino de Oliveira é o maior empresário do setor de transportes do mundo. Ele tem 6.000 ônibus e 24 empresas em cinco cidades e fatura R$ 800 milhões por ano. Outro empresário de Belo Horizonte, José Ruas Vaz, é dono de 3.400 ônibus e faturamento de R$ 600 milhões ao ano. Em São Paulo, Joaquim Constantino já domina 13% do mercado da capital, onde circulam 15.025 veículos. Constantino faz parte do chamado “grupo mineiro” que veio tomar conta do transporte de São Paulo. Como um empresário bastante agressivo começou a comprar diversas concorrentes até transformar-se no maior dono de frota de ônibus do mundo.

      Uma ação na Justiça do Distrito Federal questiona a manobra da família Constantino, dona da Gol Linhas Aéreas, para controlar quase a metade do transporte público de Brasília ““ um negócio que está pela primeira vez em licitação e que deve render R$ 8 bilhões em dez anos. Embora uma lei distrital proíba que um mesmo grupo econômico explore mais de 25% da frota de ônibus da cidade, as empresas administradas pelos herdeiros do patriarca Nenê Constantino já asseguraram 24% e estão no páreo para abocanhar mais 16%.

      O Ministério Público do Distrito Federal recomendou que fosse revogada a decisão que habilitou a Viação Piracicabana a participar de licitação para atuar no sistema de transporte do DF. Porque a empresa não enviou relatório minucioso de providências tomadas sobre supostas ilegalidades. A recomendação foi ignorada e a empresa foi a vencedora da licitação.

      Em Belo Horizonte a força dos tubarões do transporte é tamanha que a maioria das empresas está nas mãos de apenas seis empresários que, nas décadas de 1960 e de1970, receberam as linhas de graça da prefeitura e ainda ganharam o direito de explorá-las sem pagar impostos. Na década de 1980, o governo de Minas Gerais deixou por conta dos empresários do transporte a decisão do valor das tarifas cobradas nos ônibus da capital mineira, com a possibilidade de reclamar na prefeitura caso tivessem prejuízos.

      Já o empresário Jacob Barata quer ampliar os negócios da família que é dona de 25% da frota de ônibus do Rio de Janeiro, Barata vai tentar a sorte na privatização de trens e barcas do estado. O transporte urbano no Rio é negócio de lucro certo superior a R$ 1 bilhão por ano. Porque cerca de 80% da população da capital fluminense depende dos ônibus para se locomover.

      Quanto foi gasto em cobertura contra chuva, sinalização e iluminação em paradas de ônibus? Ninguém sabe e não existem dados disponíveis na internet.

      Na região metropolitana de São Paulo todas as linhas de ônibus são operadas por 16 consórcios privados, que respondem à São Paulo Transporte (SPTRANS) através de concessões do poder público pro 15 anos.

      Essas empresas limitam informações a respeito de seus faturamentos, o que denota a utilização do esquema denominado “caixa preta”, e não tornam essas informações de domínio público. Muitas delas, não têm sequer um site, outras quando têm uma página na internet, ou nas redes sociais não informam nem mesmo quais os nomes de seus presidentes ou diretores. Essa ocultação inviabiliza uma consulta pública sobre quem são os empresários que dominam o transporte coletivo na cidade.

      Por isso, revogar os aumentos das tarifas de transporte em todo o país torna-se fundamental para a discussão de novas políticas com a conseqüente valorização do transporte coletivo para melhorar a vida nas cidades, dando mais transparência ao setor e coletivizando, através de conselhos partilhando com a sociedade civil organizada, as decisões sobre o setor.

      • Nenhum jornalista “investigativo” – esqueci – curitibano, londrinense, cascavelense, maringaense e, pasmem até antoninense. .

    • Vamos falar a verdade, independentemente de partido político…

      O valor do pedágio entre Curitiba e litoral é um absurdo nacional!