Ministro Barroso é o novo relator do mensalão tucano! no STF

O presidente do STF, Joaquim Barbosa, o advogado Luís Roberto Barroso, e o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, durante posse de Barroso, ontem (26), como ministro do Supremo Tribunal Federal; Barroso será o relator do mensalão tucano, cujo principal réu é o deputado federal mineiro Eduardo Azeredo, ex-presidente nacional do PSDB. (Foto: José Cruz/ABr).

O presidente do STF, Joaquim Barbosa, o advogado Luís Roberto Barroso, e o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, durante posse de Barroso, ontem (26), como ministro do Supremo Tribunal Federal; Barroso será o relator do mensalão tucano, cujo principal réu é o deputado federal mineiro Eduardo Azeredo, ex-presidente nacional do PSDB. (Foto: José Cruz/ABr).

O novo ministro Roberto Barroso, recém-empossado no Supremo Tribunal Federal (STF), vai relatar a Ação Penal (AP) 536 !“ o famigerado “mensalão tucano” que se arrasta na Corte desde 2009 (clique aqui para ler a distribuição do processo na página do STF).

Barroso, que assumiu a cadeira que era de Ayres Brito, aposentado compulsoriamente ao completar 70 anos, substituirá o ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF, na relatoria do “mensalão tucano”.

O constitucionalista Roberto Barroso foi nomeado pela presidenta Dilma Rousseff e sua posse foi prestigiada, ontem à  tarde (26), por mais de 1,5 mil convidados e autoridades dos Três Poderes.

Charge de Pelicano.

Charge de Pelicano.

O caso do “mensalão tucano” tramita no STF oriundo do Inquérito (Inq) 2280, apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o atual deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB-MG), pela suposta prática dos crimes de peculato e lavagem de dinheiro.

A denúncia foi recebida pelo Plenário da Corte em 3 de dezembro de 2009, momento em que o parlamentar passou da condição de investigado em inquérito para a de réu na ação penal (AP 536).

A dica para este post veio do leitor/comentarista Leonardo Ibiapina.

21 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to say I am just newbie to weblog and seriously liked you’re page. Likely I’m want to bookmark your blog . You certainly have incredible well written articles. Many thanks for sharing your website page.

  2. I just want to tell you that I’m beginner to weblog and seriously loved you’re blog. Probably I’m likely to bookmark your site . You surely have wonderful stories. Thanks for sharing your website page.

  3. Não importa se é PSDB,PT,PQP.Bandido,ladrão tem que ser preso. O que se percebe é que a única defesa desses cretinos é acusar uns aos outros, para dizer que são menos ruins.E tem um monte de idiotas que saem em defesa deles.

  4. O que acho incrível é como essa doença esquerdista tira o “raciocínio lógico” de seus seguidores! Sabem que os caras do PT roubaram, sabem que são quadrilheiros e ainda os defendem…. Que tipo de gente é essa? Há, se o pessoal do PSDB roubou que vão para cadeia do mesmo jeito…Chega de ladrões independente de partidos políticos! Agora querer fazer de Zé Genoíno, Zé Dirceu e outros de heróis é obter atestado de idiotice! Precisamos de PESSOAS CORRETAS no poder público e que exemplo os jovens estão tendo??!! Não precisamos de “ideologias comunistas” em nosso País…. Precisamos de pessoas honestas!!! Como tá difícil gente!!

  5. Esmael noticiou que a GLOBO recebeu 500 MIlhões do Gov. Federal.

    PRecisa dizer Mais???

  6. O FHC quase q arrebentou a bunda do BRASIL… F oram oito anos de sufoco dos brasileiros por conta do desgoverno do FHC INCOMPETENTE!!!

  7. Maria das Dores: O PT chegou ao poder acenando bandeiras de mudanças, de transparencia, de combate à corrupção, etc e tal. As corrupções e desmandos acontecidos na gestão de FHC não justificam as ladroagens e sacanagens acontecidas nos dez anos do seu partido.
    Essa mídia que você tanto maldiz, era manipuladora a favor de Lula. Os melhores jornalistas colocaram-se espontaneamente para ajudar as campanhas lulistas.
    O neoliberalismo que vocês tanto criticam, também foi cooptado com a entrada do finado José Alencar na vice do maior Ali Babá da história administrativa desse país. Compraram o passe de Alencar justamente para emprestar o ar de seriedade que faltava à campanha do amigão da dona Rose Noronha, lobista das empreiteiras junto aos países da África que tiveram suas dívidas perdoadas.
    A família da Silva, liderada pelo Filho do Brasil, vai muito bem, dona Maria das Dores. O neto, também. Bisnetos, tataranetos, tetranetos, não precisam nem trabalhar, nem estudar, como o patriarca Luiz Inácio.

    • Cambada de F D P…

      Justiça nega foro privilegiado para pivô do caso da sogra fantasma
      Mesmo nomeado como secretário especial, Ezequias Moreira continuará a responder na 1ª instância por desvio de verba pública. Juíza tenta há quase um ano, sem sucesso, ouvir tucanos que são testemunhas do novo secretário do governo Richa

      Publicado em 28/06/2013 | KARLOS KOHLBACH E EUCLIDES LUCAS GARCIA
      Fale conosco

      A juíza Luciane do Rocio Custódio Ludovico, da 5.ª Vara Criminal de Curitiba, negou ontem o pedido de foro privilegiado para Ezequias Moreira Rodrigues, que no último dia 19 foi nomeado pelo governador Beto Richa (PSDB) como secretário especial do Cerimonial e Relações Internacionais. Com Ezequias no primeiro escalão estadual, a defesa requereu que fosse remetido ao Tribunal de Justiça o processo criminal a que o pivô do escândalo da sogra fantasma responde por desvio de dinheiro público ““ motivo pelo qual a audiência marcada para ontem não ocorreu.

      A magistrada, no entanto, entendeu que apenas secretários de Estado têm prerrogativa de foro e que o benefício não se estende aos secretários especiais. Dessa forma, o processo segue na 1.ª instância. Cabe recurso da decisão.

      A juíza remarcou para 13 de agosto a audiência de instrução e julgamento, quando Ezequias será ouvido em juízo e a sentença pode ser proferida. Antes, porém, a Justiça espera ouvir o secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly. O depoimento dele está marcado para a próxima segunda-feira. Para o dia 23 de julho, na Assembleia Legislativa, estão marcados os depoimentos dos deputados tucanos Valdir Rossoni, Ademar Traiano e Luiz Accorsi. Todos foram arrolados como testemunhas de defesa.

      A Justiça tem tentando ouvir há quase um ano os deputados do PSDB. A lei permite que os parlamentares marquem a hora e o local para serem ouvidos. Mas os três tucanos, coincidentemente no mesmo dia, sempre cancelam o compromisso com a Justiça e remarcam para a mesma data futura. Desta vez, o dia escolhido por eles foi 23 de julho ““ no meio do recesso parlamentar. A legislação prevê que o réu só pode ser ouvido depois das testemunhas.

      A reportagem apurou que a juíza do caso suspeita de medidas protelatórias por parte dos deputados para beneficiar Ezequias. Em abril deste ano, a magistrada ameaçou prender Ezequias Moreira caso os parlamentares continuassem retardando o andamento processual ““ medida prevista em lei. Os três tucanos negam que seja uma ação orquestrada para retardar o andamento do processo.

      O caso

      Reportagem da Gazeta do Povo em 2007 mostrou que Verônica Durau, sogra de Ezequias Moreira, era funcionária fantasma da Assembleia Legislativa desde 1996. Os salários recebidos durante 11 anos eram depositados diretamente na conta de Ezequias ““ que confessou publicamente o ilícito e devolveu cerca de R$ 530 mil aos cofres públicos. Apesar da devolução, o secretário foi condenado por ato de improbidade administrativa e ainda responde por peculato (desvio de dinheiro público).

      Em entrevista à RPC TV ontem, o governador Beto Richa disse que está surpreso com o questionamento sobre a nomeação de Ezequias. “Ele já era do meu governo. Não sei por que essa surpresa. (…) E de mais a mais, ele não está condenado”, disse Richa.

      O advogado Marlus Arns, que defende Ezequias, foi procurado pela reportagem, mas não atendeu aos telefonas e não foi localizado no escritório. A Gazeta também tentou falar com Ezequias, mas o celular dele estava desligado.

      AGORA VAI…
      Por muito menos q isso, o NATAN DONADAM DO PSDB foi condnado a 13 anos de prisao fechado, trancafiado, enjaulado!! Vai fazer buzina pra avião GRINGO do DEMO!!

  8. Para mim não importa qual partido seja;é LADRÃO, CORRUPTO,SAFADO,ROUBAM do povo.Por causa destes sanguessugas,falta creches,educação de qualidade,saúde de qualidade,transporte,logistica,cultura,moradia e etc.etc.Que DEUS ajude e vão tuto para o mesmo presídio, e que sejam jugado, sem foro priveligiado; sejam jugados na justiça comum; como qualquer outro delinquente.

  9. O FHC nunca foi impoluto e asséptico.Lambuzou-se na privataria tucana de tal forma que,para ele está reservada a lata de lixo da HISTÓRIA,implacável em seus julgamentos,bem ao contrário desta mídia criminosa,golpista, manipuladora e inimiga do povo brasileiro.
    Todos nas ruas e praças do BRASIl, contra a grande prostituta !
    ” O povo não é bobo ! Abaixo a Rede Globo !

  10. Que bacana, tomara que esse povo vá pra cadeia também, que ponham todos no mesmo presídio…

  11. ta ai uma informação que pouca gente sabia.

    JOAQUIM BARBOSA, era o relator do MENSALÃO TUCANO, que esta parado desde o ano de 2009!!! quer dizer, o cara se empenhou tanto no julgamento da AP 470 sobre os holofotes da mídia GOLPISTA, e por outro lado a mando da GLOBO e dos DEMOTUCANOS, esqueceu de encaminhar sua relatoria sobre o mensalão tucano!

    esse traia ainda quer se passar por limpinho, e dono da verdade.

    bastaria ele juntar as provas contidas no processo 2454 que corre na 12ª Vara de justiça de Brasilia a AP 470, que a casa dele cairia em um segundo.

  12. Ninguém, do povo, é contra o jjulgamento do mensalão tucano, ou de quem quer que seja.
    Que todas as denúncias sejam investigadas e se comprovadas, que se punam os seus autores.
    O que causa repugnância é comentarista desse blogue se esquecer que o seu partido, o PT chegou ao poder, pregando justamente o combate à corrupção, acenando com mudanças. E o que se viu foi a continuação de todas as gatunagens e safadezas, mas em proporções bem maiores, mais escancaradas e procurando se justificar com os programas sociais decantados por Ali Babá quando dizia Nunca na História desse país… se esquecendo de complementar… se rouba tanto, tão descaradamente.
    Paulo Ernesto – a Família da Silva, o Filho do Brasil vão bem, até a quinta geração…

    • É só falar no comissionado de 8 nicks do Palácio Iguaçu que ele se manifesta, no fundo ele está com aquele medinho dos seus comparças serem julgados pelo STF.

    • Largue mão gringo!! Então quer dizer q atucanadas do DEMO podem tudo!!!
      Eu ñ vejo nas ruas o povo pedindo a prisão dos mensaleiros condenados sem provas concretas…Sera porque o próprio povo, se deu conta do tamanho da injustiça imposta aos condenados na ação penal 470??
      É claro q ninguém apoia a corrupção… AGORA , o mensalão tucanos deveria ser julgado primeiro, ja q o operador do mensalão, o senhor LADRAO MARCOS VALERIO, ja operava o mensalão nos governos tucanos do DEMO!E olha la se o matuto ñ operou o mensalao nos oito anos do FHC, Só Deus é quem sabe!
      Então, porq julgaram o mensalão do PT antes,se foi depois dos MENSALÕES PSDB/DEMO/PPS?
      O POVO Ñ É OTÁRIO GRINGO!!!Vc ñ entende o português dos BRASILEIROS, porq vc é do PARAGUAY, e no Paraguay o idioma predominante lá, é o GUARANI!! É por isso q vc ñ entende a linguagem dos BRASILEIROS!!
      Faça um cursinho de português cara? Ali no bairro Portão CURITIBA, na rua Artur Bernardes tem a WIZARD,instituição de cursos de idiomas… PORTUGUES, ALEMAO,INGLES. VAI LÁ GRINGO?? Ou então, volta para o PARAGUAY? Rrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr… Ñ sabe nada de nada vezes nada, este gringo!! Se burrice pagasse imposto,o coitado deste GRINGO!
      Chega de prosa com gente idiota!!Hahahahahahahahahahahahahah.

    • As familias das elites brasileiras iniciaram o processo de acumulação nas Capitanias Hereditárias e prosseguem até hoje.Com a Privataria Tucana o butim cresceu em progressão geométrica. O réu,ex governador de Minas, Eduardo Azeredo, “vendeu ” o BEMG por um preço que não paga o prédio da matriz,em pleno centro da capital mineira,

  13. Vixi, até sou imaginando um comissionado tucano com 8 nicks correr p/ o vaso sanitário, kkkkkkkkkkkkk.

  14. Esse ja era pra ser julgado bem antes, mas com o amigo dos tucanalhas Roberto Gurgel, tudo vai pra debaixo do tapete, esses sim assaltaram o povo brasileiro.

  15. agora vai. se DEUS QUIZER! quem sabe o caso pupim de maringa saia da gaveta.

  16. Se for pegar tudo que está por aí vai sobrar até para o impoluto e asséptico FHC. Mas não acredito pois a papelada já está devidamente amaciada pela Procuradoria da República. Vai ser um atestado de boa conduta, pois o que não está dentro do Processo não existe!