José Dirceu defende protestos pela redução nas tarifas de ônibus

O experiente José Dirceu, em seu blog, apoia o movimento pela redução da tarifa de ônibus em todo país e aconselha os governantes e o PT a reaprenderem se comunicar com a juventude -- através das redes sociais.

O experiente José Dirceu, em seu blog, apoia o movimento pela redução da tarifa de ônibus em todo país e aconselha os governantes e o PT a reaprenderem se comunicar com a juventude — através das redes sociais.

O ex-ministro José Dirceu, em seu blog, diz que as manifestações pela redução no preço das tarifas de ônibus são justas e prevê que elas vão continuar tomando as ruas do país. No artigo, Dirceu aconselha governos e o PT a mudarem a forma de se comunicar.

“São as redes e a web o principal instrumento de comunicação dessa juventude”, observa José Dirceu. A seguir, leia íntegra do artigo do ex-ministro:

Manifestações representam força renovadora e nova oportunidade

Hoje, o Movimento Passe Livre volta à s ruas para protestar contra o aumento nas tarifas do transporte público. Há outros atos previstos para esta semana. As manifestações continuam e vão crescer. Delas temos que tirar lições, reformar as polícias e os transportes públicos.

Mas também precisamos entender o caráter dos protestos, que vão além do preço e da qualidade dos transportes. à‰ uma nova juventude exigindo mudanças políticas e culturais. Uma oportunidade para o PT e os nossos governos mudarem a forma de se comunicar.

São as redes e a web o principal instrumento de comunicação dessa juventude. O que a une e lhe serve de comunicação são a cultura, a produção e a manifestação. Assim, temos que mudar nossa forma de nos comunicarmos e dar à  cultura em nossos governos !“ ao lado da melhoria das condições de vida !“ a prioridade que a juventude exige.

Dialogar e abrir novos espaços de participação, já que a repressão pura e simples, como vimos em São Paulo e em outros Estados, não levará a nada e não tem legitimidade e nem apoio político na sociedade.
Temos que aprender a conviver e dialogar com as novas forças sociais que essas manifestações expressam, com suas novas formas de luta. E entendê-las como uma força renovadora e uma oportunidade: o surgimento em nossa sociedade de centenas de milhares de jovens lutando por mudanças.

Precisamos aproveitar essa forma para impulsionar reformas democráticas e sociais que não tivemos e não temos força e maioria na sociedade para realizar. Reformas como a política, a tributária, a urbana, a financeira, a da democratização da comunicação, a educacional e cultural.

Mudanças que aprofundem as que fizemos até aqui e que necessitam de mais apoio e de forças sociais novas que representem o Brasil que ajudamos a transformar.

14 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Vai pra cadeia, Zé Dirceu!

  2. Zé Dirceu é bastante esperto. Recomenda que o PT participe das manifestações pelo passe livre dos estudantes e pelo barateamento do transporte público, justamente para evitar que o movimento abranja também protestos contra as políticas educacional, da saúde, da segurança, da infraestrutura e de revolta contra a corrupção e a liberdade dos mensaleiros, ele, um dos condenados.
    Bagre, o Zé Dirceu!
    Agora mesmo deu no JN que diversos assessores do gabinete da Presidência da República estavam participando dos movimentos.
    Bem, arrombada a porteira, ninguém segura a boiada.
    A gente pressentia que a panela tava prá estourar. Ninguém aguenta que um governo abuse da inteligência, da paciência durante tanto tempo e tão safadamente.
    Não vai ficar assim não, rapaziada, o caldo não para de engrossar. Vocês pediram…

  3. As manifestações não são só pela redução da tarifa dos ônibus, são manifestações contra o gasto exorbitante de dinheiro com estádios para a Copa e o povão com problemas nas áreas da educação, saúde e segurança.

  4. Mas este criminoso condenado ainda tem espaço para ficar dando pitaco? Ele deveria se preocupar em como será sua vidinha dentro da prisão, já que agora deve ser só questão de tempo para ir pra cadeia.

  5. TODOS, FALAM, FAZEM BARULHO SOBRE A TARIFA DO TRANSPORTE COLETIVO, E ATÉ AGORA NINGUÉM FALOU PARA ONDE VAI O LUCRO FINANCEIRO DE TODO ESSE DINHEIRO CONTROLADO PELA URBS E PELA COMEC QUE ESTÁ SENDO MOVIMENTADO EM ALGUM BANCO. E, TAMBÉM QUAL É O LUCRO DOS EMPRESÁRIOS DO TRANSPORTE COLETIVO? É BAIXO, É RAZOÁVEL OU É MUITO ALTO? OU É IMEXÍVEL, POIS ELES CONTRIBUEM PARA AS CAMPANHAS POLÍTICAS?

  6. QUE TODOS TENHAM CUIDADO PARA NÃO SEREM MANIPULADOS E USADOS POR “ATIVISTAS DE GABINETE!”

    https://www.esmaelmorais.com.br/2013/06/pm-e-guarda-municipal-deverao-ficar-longe-de-protesto-em-curitiba/

    Esmael e demais pelo jeito ás autoridades do Paraná não são capachos da extrema direita e nem alvos fáceis da extrema esquerda!
    Seus comandantes são inteligentes e prudentes e não se deixam manipular e se impressionar facilmente!
    Esmael e demais como você e alguns que muitos tenham “visão além do alcance” e procurem perceber e identificar “ás mãos dos bruxos pensadores da extrema direita neoliberal” na sociedade que lançam as suas lógicas maquiavélicas e venenosas neste abismo intelectual entre a população e certos grupos políticos de esquerda. Estes é que precisam ser responsabilizados (ou culpados) por influenciarem estas “falsas e mal direcionadas revoluções urbanas!”
    É um “império invisível de conspiradores” que tem trabalhado e manipulado silenciosamente no Brasil durante anos para uma falsa mudança social. De vez em quando se torna visível socialmente e politicamente, através de diferentes organizações (ONGs, associações, agremiações, clubes, etc”¦) que teêm diferentes nomes. Esses grupos teêm um grande impacto sobre a sociedade mesmo que em silêncio, chegando até mesmo a transformar o sistema educacional para formar as futuras gerações. Onde dizem que estão, ensinando uma doutrina de libertação social e política que defende a igualdade do homem, com a adoção do racionalismo, negação da autoridade e das instituições constituídas no nosso estado de direito democrático, alegando não serem mais legítimas ás tais para a regulamentação de valores sociais e morais.
    Enquanto os pontos de vista deste pessoal, possam soar bastante avançados para o momento político, as manifestações que se acreditam terem sido incentivadas por eles se degenerou e podem evoluir para brutais banhos de sangue!”

  7. Que bom que ele apoia a manifestação. Como ele já foi julgado e condenado pelos crimes do Mensalão, a próxima manifestação sugerida à garotada será a de fazer cumprir a lei e colocá-lo na cadeia.
    Só aqui no Brasil que bandidos condenados ficam soltos…

  8. As manifestações que hora ocorrem em todo o país têm em grande parte incentivo nas diabruras aprontadas por este senhor apenado e seus sequazes.
    Do inferno de onde veio, deveria voltar e não mais sair.
    Excrecência nacional, junto com outros “ainda – não – apenados” de PSDB, PSB, DEM(mente), esta “coisa” não deveria ter espaço em seu blog, Esmael…

  9. José Dirceu deve estar pensando não vou investir o que ganhei no mensalão em ônibus nem em transportes não é um bom negocio nesse momento. kkkkkkk
    Bando de ladroes e corruptos o brasil ta perdido mesmo.

  10. Esse tem que apoiar o protesto pelas melhores condições nos presídios, pois é lá que passará um tempo.
    Quanto ao protesto da passagem, o que um milionário como Dirceu quer dar pitaco em passagem de onibus. Com tanta grana que ganhou nesse “decenio que mudou o brasil” nem quer saber de onibus….

    • Dininho, eu poderia eté concordar com você, mais pelo que se passou na nossa ALEP, na Câmara Municipal de Ctba, esse escândalo das fraudes em falências ,
      e extorsão nas tarifas de rodovias pedagiada, e protegidas por quem deveria zelar pelo interesse da coletividade, não me credência a julgar as incorreções praticadas pelo PT, SE ISSO AQUI É COISA NORMAL E ACEITA.

  11. Estamos sem moral, mesmo, quem é este presidiario na ordem do dia ?
    Chupem petezada mensalistas, esta aí o que vcs gostam…

    • AOS QUE SE DEIXAM LEVAR PELA OANDA ABSURDA DE MENSAÕES DA VIDA….PERDEM UM BOM MOMENTO DE FICAREM QUIETOS, MARIA VAI COM AS OUTRAS …
      PETEZADA??…PREFEREM ”PSDBEZADA” DE FHC E SERRA? PRA SEREM MANIPULADOS ATÉ NA H ORA DE VESTIR CUECA?