“Governo tucano está transformando os professores em boias-frias”

Em carta emocionada, professora Maria Antônia denuncia que calote do governo do Paraná está transformando os docentes em boias-frias; ela se refere aos mestres que participam do PDE, que é um programa de aperfeiçoamento do magistério instituído por lei na gestão do ex-governador Roberto Requião (PMDB).

Em carta emocionada, professora Maria Antônia denuncia que calote do governo do Paraná está transformando os docentes em boias-frias; ela se refere aos mestres que participam do PDE, que é um programa de aperfeiçoamento do magistério instituído por lei na gestão do ex-governador Roberto Requião (PMDB).

Recebi emocionada carta, via e-mail, de professora que pediu para não ser identificada. Ficticiamente, chamá-lo-emos de Maria Antônia. Ela denuncia que o governo do Paraná está dando calote nos mestres que fazem o PDE e transformando a categoria em boias-frias.

Desde fevereiro a Secretaria de Estado da Educação (SEED), pilotada pelo vice-governador Flávio Arns (PSDB), não paga a bolsa auxílio para a formação dos professores.

“Sem contar ainda com a humilhação que muitos vêm passando, por não ter dinheiro, estão levando marmita para o curso e comendo a mesma fria no horário do almoço”, diz um trecho da carta de Maria Antônia.

A seguir, publico a íntegra da carta de Maria Antônia:

“Olá Esmael, boa tarde!

Somos professores PDE 2013. Vimos através desse, denunciar a situação que estamos enfrentando com relação a falta de pagamento das bolsas auxílio que custeiam a nossa participação no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE).

Já estamos em atividades desde fevereiro desse ano, no entanto sem receber um centavo, tendo que nos virar com todas as despesas. Tem professor que só tem um padrão de 20 horas e completava com aulas extraordinárias em 2012, como o governo não paga aula extraordinária no Programa, no pagamento de fevereiro recebido em março os professores ficaram praticamente negativados, pois, tiveram que devolver tudo de uma só vez o montante que tinha vindo no pagamento de janeiro.

Temos ainda situação em que alguns professores chegam a se deslocar mais de 200 km até as IES para fazer o curso, tendo gastos com passagem, alimentação e hospedagem, sem nem mesmo dispor do próprio salário para cobrir as despesas. Sem contar ainda com a humilhação que muitos vêm passando, por não ter dinheiro, estão levando marmita para o curso e comendo a mesma fria no horário do almoço.

à‰ lamentável tal situação, por isso contamos com você através do seu Blog para denunciar o que vem acontecendo com todos nós Professores PDE 2013.

Peço por gentileza sigilo em relação ao meu nome.

Agradeço desde já sua atenção.”

35 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to mention I am beginner to blogging and certainly liked this web site. Very likely I’m planning to bookmark your blog . You actually come with outstanding well written articles. With thanks for sharing with us your web site.

  2. Os professores se sentem humilhados por levarem marmita para comer?? Eu morei na Austrália e lá é comum, digo comum no sentido de que TODOS OS TRABALHADORES, inclusive os professores da minha escola levavam marmita para o ambiente de trabalho, cuja a escola possuía uma cozinha para os alunos e professores esquentarem suas marmitas. Brasileiro é muito orgulhoso, por isso que esse país nunca vai para frente!

  3. Bem o grande mal de nossa classe é a falta de leitura dos documentos oficiais….
    Ninguém foi obrigado a participar do PDE e quem se inscreveu, no mínimo deveria ter lido todo o edital para ter Ciência de todo o processo, inclusive o quesito dos professores com 20 horas.
    Percebo que muito se reclama, parece que nada contenta os professores; concordo várias situações devem ser analisada e necessitam mudanças … agora comparar professores a “bóia fria” é uma situação descabida e exagerada.
    E se exercer a docências estadual está tão ruim, sabemos que existem diversas oportunidades de trabalho fora do estado.

  4. Com certeza não podemos comparar os dois profissionais… porem quando leio comentarios responsabilizando a classe de professores por estar hj no poder o Beto Richa, percebo tamanha besteira, temos que enfrentar a realidade de que, este governo é manipulador, já tentou manipular e dividir a classe de professores propondo uma absurda proposta para o cumprimento dos 33 % da HA. Devemos reevindicar nossos direitos DIREITOS! quais direitos o professor tem em sala de aula? Alguem pode me responder… DEREITOS! somente o aluno tem, direito a ter 25% de faltas (sem precisar justificá-las), de esxpressar culturalmente, de contestar a avaliação feita pelo professor, e quantos outros . Agora o professor tem OBRIGAÇÔES muitas obrigações, suportar e dar conta de turmas superlotadas, atender a cada aluno de forma diferenciada, fazer acontecer a INCLUSAO , aguentar as ameaças feitas pelos alunos, total falta de respeito, ser multifuncioanl ( professor/psicologo/pai e mae) pois a familia não está nem ai para o que se passa na escola. Agora até quando nós professores da Escola Publica vamos aceitar isso? PROFESSORES tá na hora de mudarmos nossas reevidicações, nossa briga deve ser ainda maior ou melhor dizendo a nivel Nacional, pois a nossa condição de trabalho só irá melhorar quando o ECA for revisto e o nosso governo do PR fizer a sua parte. Valorizar sim os professores, e em primerio lugar dar condiçoes de trabalho para os professores.

  5. adriana esse pedido não foi teu .mas ouvi para que eu votasse no richa, 2010

  6. Por favor nos de uma resposta imediata sou p´rofessora

  7. Por favor nós ajudem! Sou professora PDE 2012, passei no processo seletivo e aproveitei meu título de mestrado, porém até o momento não fui enquadrada. Somos 150 professores em 2012 e aproximadamente 100 em 2013, todos na mesma situação. Não fomos enquadrados porque a SEED e a SEAD não se entendem e nosso processo está no jurídico desde março de 2012 e até o momento ninguem sabe dizer quando seremos enquadrados, abrimos mão de fazer o PDE para utilizar nosso título de mestrado e doutorado, enfim levamos o calote mais uma vez… até quando isso? estamos cansados de ser passados pra traz…

  8. Quem não conhece a vida do cortador de cana é somente olhar a foto pela a esquerda. o cara com a marmita na mão..a vida dele é muito pior do que a vida dos professores . não pode comparar.é um derespeito ao boia fria! o cortador de cana mesmo ganhando por tarefa .as vezes é penalizado e ganha muito pouco pelo esforço que e desgastante,mais que jogar futebol.mas não tem alimentação de um jogador ,e não ganha um salario que abasteça as necessidades. os professores teem culpas ,não sabem votar e nem ser responsaveis ,alguns autoritarios ,mas sem autoridade. bem feito errem de novo em 2014, eu agradeço..

    • Acho que muitos professores nunca pegaram num facão de corte de cana …Comparação horrorosa ….

  9. O EX GOVERNADOR REQUIÃO USAVA O LUCRO DO DETRAN PARA ASFALTAR E CONSERVAR AS RODOVIAS DO ESTADO. E AGORA NO GOVERNO DO BETO RICHA PARA ONDE VAI TODO O DINHEIRO ARRECADADO PELO DETRAN? PORQUE NÃO DESTINA UMA PARTE DESSE VULTOSO LUCRO, QUE NÃO É PEQUENO, PARA SUBSIDIAR O TRANSPORTE COLETIVO DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA?

  10. Participei do PDE na primeira turma (2007). O governo pagava religiosamente em dia o que tinha proposto. E tudo com recursos próprio do estado. Agora, nesta gestão não sei. Além de estar aprontando todas estas maldades com os professores, parece me que os recursos para custear o programa estão vindo na forma de empréstimos. Será que estes garrotes não seriam exigências de quem está emprestando? Alguém sabe de alguma coisa a respeito?

  11. Terminei o PDE em agosto de 2012, até o momento não fui enquadrado no Nível que teria direito (Nível III), o descaso deste desgoverno com os profissionais da educação é vergonhoso. Até o momento não cumpre a Lei do Piso, não paga o mínimo imposto pela Lei, não destina 1/3 da carga horária para hora-atividade, muito menos toca no assunto do retroativo – o STF determinou que os estados deveriam cumprir a Lei retroativamente a abril de 2011. A saúde do funcionalismo é uma vergonha, o SAS entrou em colapso e não atende mais na capital e região metropolitana, as inúmeras promessas deste desgoverno não valem um centavo furado!

  12. Quando o PDE foi criado, no governo Requião, além dos inúmeros benefícios educacionais, houve, como adicional, enorme elevação da auto-estima dos professores paranaenses. Nunca antes aos docentes da educação básica fora dado frequentar os ambientes universitários, interagir com os pesquisadores da academia, com afastamento total de suas atividades, com salário integral e bolsa-auxilio para alimentação, transporte e hospedagem. Eu que cursei Mestrado sem me afastar das atividades de professor da rede pública, sei quanta diferença isso faz. Com o PDE, os professores sentiam-se orgulhosos da classe a que pertenciam, pelo tratamento digno que recebiam por parte do Governo. Sem falar nas aulas inaugurais e formaturas no Teatro Guaíra sempre enriquecidas por grandes nomes do pensamento educacional brasileiro. Além disso, os professores recebiam auxílio para participar de grandes eventos de pesquisa em educação e em sua área específica, com a presença de referências internacionais. É lamentável que o atual governo tenha precarizo este programa que era para ser um dos pontos culminantes da valorização dos professores paranaenses. Que os educadores paranaenses não se esqueçam disso em 2014!

  13. O prefeito de Curitiba consegue ser pior.

    Ele alugou um imóvel da Cohab para uma comissionada indicada pessoalmente por ele!

  14. Enquanto tudo isso acontece a APP insiste em dizer que no Paraná estamos Avançando…

  15. Esmael e demais só falta chamarem a “demo-tucana lernista” Alcione Saliba para juntar os restos dos cacos em que se encontra a área da educação no estado do Paraná!
    Daí se cumpre a profecia do fim do resto de todas ás coisas!
    E finalmente é aquele ditado, (desculpem a expressão chula) “o que é um peido para quem está cagado!”

    • Celso Rocha, apenas gostaria de te comunicar: tem gente muito pior do que a Saliba!
      A Saliba ainda subia no banquinho em Faxinal do Céu pra dar discursos e tudo mais, aparecia, fazia-se, mesmo que a serviço do neoliberalism, presente.
      Agora a SEED está parada, nada se faz, nada se paga. O PDE ainda é uma das poucas ações que estão na rua. E o resto? Nada!
      O que é essa superintendente, tão sem força, tão sem expressão que nem certo e nem errado faz? Não tem nada nem para se falar mal. Ninguém vê..nem no violão e banquinho, pataquada do ‘Verso e Prosa’ que se faz na SEED. Nada, nem pra fazer figuração.
      E o mais interessante é que a SEED nada faz e as escolas continuam trabalhando do mesmo jeito, será que essa estrutura é mesmo necessária?

  16. E ainda tem gente que diz ser este cidadão o melhor para continuar a frente do governo paranaense. Eu não votei e nem irei votar em um cidadão tão dissimulado como este. Quem votou que pari o guri.

  17. Existem pessoas que vivem no país dos contos de fadas. E existem professores que votaram no beto richa sim e o pior, é que tem professor que não enxerga um palmo diante do nariz e vai continuar votando, apesar dos pesares.

  18. Eles já estavam trabalhando antes do governador chegar, o idiota de plantão com o mesmo nome do secretário boca mole!!

  19. bom, pelo menos é quentinha!!!!

  20. Nunca na história do Pr foi tão mole ser professor, o aproveitamento péssimo dos alunos, governador ainda não,mas vai cumprir conforme já esta cumprindo com todas as promessas de campanha. Calma , vão trabalhar, para depois cobrar.
    Meia dúzia , fazem 1 barulhão, ão ão ão .

    • Sr Flavio Luiz, o dia que o senhor entrar numa sala de aula de escola publica na periferia, pode fazer algum comentário, caso contrário… Por que não te calas???

    • Quem tem que trabalhar é teu governador, va você pra dentro de uma sala de aula, sentir como é ser professor se ta achando que é fácil, ainda mais com esse governo do PSDB ridículo que com as promessas não cumpridas acaba desestimulando a classe dos nossos professores.

    • Sr. Flavio Luiz
      Pelo jeito o senhor não sabe nada do que é ser professor nas salas de aula do Paraná hoje em dia. Excesso de alunos, falta de funcionários, alunos que ameaçam professores de agressão e morte. Nunca foi tão mole ser professor? Se não conhece a realidade, não perca a oportunidade de manter-se calado.
      Eu tenho vergonha de ter um governo que emprega mais de 700 capangas comissionados a um custo de 40 milhões, e não dá a dignidade aos professore em formação continuada. Quando é que ele vai cumprir dar prioridade à Educação no estado? Na próxima gestão? Se alguém for esperar por isso, pode tirar o cavalinho da chuva, pois este grupo que se apropriou do palácio Iguaçu vai tomar uma segunda surra nas urnas.

      • Esqueceram de comentar que o Beto mandou em 2011 um projeto de lei pra assembleia aprovar o aumento o número de alunos por sala de aula, querem que os alunos virem sardinha enlatada dentro da sala de aula. Parabéns PSDB, destruindo a educação do Paraná.

    • Isso ai …

  21. E os servidores públicos que recebem 3 salários minimos, não ganham nem vale transporte e nem alimentação, conclusão: na hora do almoço tem uma fila de marmiteiros esperando a vez de esquentar a bóia…

  22. Eu não acredito que algum professor votou nesse tucaninho raivoso, mas se alguém votou, aproveite e aprenda a lição, pois todos sabemos que se dependesse da vontade dos tucanos, todas as escolas seriam fechadas, pois gente sem instrução é mais fácil de enganar.
    Em 2014 teremos nova eleição para governo do estado, é agora é a hora de começarmos a promover gente comprometida com a educação e com o povo , pois se bobearmos esse tucaninho raivoso pode ser reeleito, e aí sim todos nós vamos pagar o preço da esperteza dessa gente que só quer “faturar”!!! As televisões vão fazer propaganda camuflada, vinte e quatro horas por dia para essa gente descompromissada com o povo, por isso temos que ficar atentos, e não nos deixar enganar de novo.

    • Olha, infelizmente e com muita vergonha deve te dizer que sim, muitos, muitos professores votaram no cidadão. Agora não admitem, no primeiro ano ainda haviam alguns que compravam briga, num tom de vamos ver. Agora nem se fala no assunto.

  23. Esse governo do Paraná está uma vergonha, aumentou os impostos, aumentou taxa do DETRAN…Arrecada, arrecada e pro povo nada, não tem grandes obras, não temos grandes investimentos, abusa na contratação de comissionados, deixou os funcionários públicos sem assistência médica. Agora tá dando nó nesse grupo de professores que tenta se aperfeiçoar e assim poder melhorar a qualidade de ensino…Tem que ter mais respeito pelo povo…
    Mas é isso aí, a gente fica votando nesses mauricinhos, nunca precisaram dar duro na vida, o pai sustentou a vida toda…Aí saem esse bando de egoísta, só pense em si próprio..O povo precisar eleger o povo, essa elite não é o povo…

    • Não não! Ele não pensa só em si. Pensa em muita gente, no Cássio 2 vezes condenado, no Serra, o mais decente, no Aécio, no Rossoni, no Itaú, na Copel, Sanepar e Celepar, de modo a deixar as empresas capengas e vendáveis, nas consessionárias de pedágios. Nele ele só pensa a longo prazo em 2014, mas pra ele os Maias vão estar certos o mundo já acabou.

  24. Esta situação se iniciou com o PDE 2012, o qual eu participei. Até o PDE 2010 TODOS os profes. PDE recebiam pelo menos ressarcimento de valores gasto com alimentação. Mas nesta nova gestão isso não ocorreu. Recebemos durante todo o ano apenas o pagamento de uma única bolsa auxílio, em maio acho, de 256 reais. Segundo a nova resolução e instrução, documentos que orientam o curso, ficou vedada o pagamento de bolsa auxilio para cursistas que moram no mesmo município, ou estão menos de 50Km, da IEs que realiza os cursos. A e detalhe: Não teve o curso em 2011… isso é o mais grave. O curso PDE ficou interrompido durante um ano, sem novos alunos/professores.

  25. O governo Beto Richa é uma vergonha, quem não respeita os professores certamente não respeita a população como um todo, pois a educação é a base de uma sociedade!