Dilma compra 32 mil tablets para professores do PR, mas Richa anuncia como se fosse mais uma obra dele

Os tucanos Beto e Flávio Arns anunciam, no Paraná, 32 mil tablets a professores como se a compra fosse "obras deles"; a dupla omite que se trata de recursos do governo Dilma Rousseff; não é a primeira vez que o governo do PSDB tenta surfar nas realizações de terceiros; a mesma coisa ocorreu em relação ao PAC e ao desempenho do PIB paranaense, acima da média nacional.

Os tucanos Beto e Flávio Arns anunciam, no Paraná, 32 mil tablets a professores como se a compra fosse “obras deles”; a dupla omite que se trata de recursos do governo Dilma Rousseff; não é a primeira vez que o governo do PSDB tenta surfar nas realizações de terceiros; a mesma coisa ocorreu em relação ao PAC e ao desempenho do PIB paranaense, acima da média nacional.

Definitivamente, o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), não gosta de dar crédito a quem realmente trabalha. A observação é da professora Maria Alzira, do município de Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba. Corro o risco de ser repetitivo no discurso e, à s vezes, até parecer que já postei antes neste blog essa informação. Uma espécie de Déjà  vu na crônica política paranaense — o que transforma o tucano em motivo de chacota nacional.

Veja se eu não tenho razão, caro leitor. O governo do PSDB diz que professores do ensino médio da rede estadual de educação do Paraná estão recebendo tablets que vão ajudar no trabalho em sala de aula; por meio do Plano de Ação Articulada (PAR), a Secretaria de Estado da Educação concluirá essa semana a distribuição de 32 mil aparelhos.

Richa e seu tucano amestrado, o vice e secretário da (des)Educação, Flávio Arns, omitem, porém, que o Plano de Ações Articuladas (PAR) é um instrumento criado em 2007 pelo Ministério da Educação (MEC) para auxiliar as secretarias de Educação de estados e municípios no planejamento de ações. Ele funciona como um check-up médico da Educação: os itens problemáticos são reconhecidos e, a partir daí, são tomadas medidas para solucioná-los. No ano passado começou o segundo ciclo PAR, que se estenderá até 2014.

O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) condicionou o apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação à  assinatura, pelos estados, Distrito Federal e municípios, do plano de metas Compromisso Todos pela Educação. Depois da adesão ao Compromisso, os entes federativos devem elaborar o Plano de Ações Articuladas (PAR). Todos os 5.563 municípios, os 26 estados e o Distrito Federal aderiram ao Compromisso.

O PAR é o planejamento multidimensional da política de educação que os municípios, os estados e o DF devem fazer para um período de quatro anos !” 2008 a 2011. O PAR é coordenado pela secretaria municipal/estadual de educação, mas deve ser elaborado com a participação de gestores, de professores e da comunidade local.

O governo Richa/Arns, malandramente, utilizam os recursos do governo federal, mas não lhe dá o devido crédito. Já disse isso aqui antes, claro. Não é só na área da educação que isso acontece. No PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) também ocorreu isso.

70 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to say I’m newbie to blogs and actually loved this page. Likely I’m want to bookmark your blog . You certainly come with superb writings. Thank you for sharing your website page.

  2. Meus amigos claro que eu licitei como estou licitando novos pedágios, ainda disse: “Sem a ajuda dos usuários das vias não tem como serem feitas as duplicações” … e você paga IPVA, entre outros impostos para manter as ruas e mais essa agora… VOTE RICHA VOTE

  3. A PIOR EDUCAÇÃO DO MUNDO E VCS AINDA APLAUDINDO ESTA POUCA VERGONHA .. ESTAMOS EM PENÚLTIMO NO MUNDO E VCS BRIGANDO POR CAUSA DE UMA PORCARIA Q ALGUÉM AI COMPROU SUPER FATURADO COM CERTEZA ..TEM Q COBRAR É MUITO MAIS PORQUE DO JEITO Q VAO LOGO LOGO PRECISAREMOS IMPORTAR QUEM PENSA NESTE PAIS….ACORDEM ….E OS DADOS NÃO SÃO MEUS SÃO DA MESMA INSTITUIÇÃO QUE PREMIOU O LULA COM ALGUNS TÍTULOS ALIAS A MESMA ELITE Q ELE TANTO CRITICOU E AGORA VIVE A BAJULAR…

  4. Como assim a Dilma compra??? Esse dinheiro é nosso! O Paraná dá muito mais do que recebe da União!

  5. Nada muito diferente do governo Dilma, que omitiu da população que a redução da tarifa energética é devido a anos e anos de cobranças indevida … trocando em miúdos nada é de fato o que parece.

    • FALOU TUDO E AINDA TEM OS CARROS Q NOS COMPRAMOS E DEPOIS SUBIU A GASOLINA E OS ESTÁDIOS LINDÍSSIMOS COM O POVO MORRENDO NA FILA DO SUS ETC ETC ETC….MAS OS MENDIGOS QUE VIVEM DE ESMOLA NÃO RECLAMAM SE LHES DÃO PÃO COM AGUA ..

  6. (Obs) Paraná.

  7. Essa é a maneira de governar do PSDB, não só no Pará em Goiás com o governo cachoeira aconteceu a msm coisa.

  8. Imbecil

    */-O professor que se contentar com “as migalhas” é um imbecil! Nem estadual e nem federal…Os professores verdadeiros querem dignidade…salas menos lotadas…e salário de categoria de concurso de terceiro grau; acima de 3 mil reais!!Auxilio transporte não entra na aposentadoria!! Grato

  9. INOCENTES ÚTEIS
    *-Não é mérito nem de um e nem de outro governo…quem paga os impostos somos nós…professores e o povo em geral!! pergunta-se: saiu do bolso deles!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!???

  10. Claro0 que quando é pra explicar o rombo do de milhões do estado a culpa é do governo federal, mas quando é uma ação boa é obra dele, beto tenque comprar olho de peroba
    CARA DE PAU

  11. Tablet ? Gostaria de saber onde está o meu…na escola onde dou aula nem sinal !!!!

  12. Quando o Beto Richa vai começar a governar?

  13. Fazendo Milagre com o Cu dos outros.

    Tudo dinheiro jogado fora, coisas que já chegam ultrapassadas, e não vou nem explicar porque! a não ser que alguém faz questão.

  14. Pessoal, bem simples saber por que PSS não recebe tablet´s, pois um governo decente faria mais concursos, contrataria mais pessoal, e os professores PSS´s iriam fazer parte do quadro da educação, mas para o governo é melhor explorar as pessoas, ao invés de valorizar os “seus” contratados, fica bem claro o que o governo pensa dos contratados pss, ele não confia… so pode ser, pois professor pss que dá aula é por amor, pois além de ser discriminado quando o governo dá “coisas” para os professores eles ficam de fora, existem varias escolas que discriminas os pss, mesmo os agentes de aducação (administrativo e serviços gerais), pois a politica de alguns gestores é a mesma politica imbecil que pensa que quanto mais unir as categorias mais forças elas tem e isso de fato é verdade.
    Existem muitos projetos que são do governo federal e os estados se apropriam da verba e embelezam o nome, isso é puro medo de perder o poder podre e sujo que eles tem.

  15. Isso é mau-caratice do imperador do tucanistão.

    Quero ver na campanha do ano que vem ele explicar isso em um debate na frente da Gleisi e/ou do Requião. Só de imaginar dou gargalhadas.

  16. Estou achando estranho a quantidade de banana, mandioca e carne que estão indo em demasia para os Colégios do Estado, ou o estado do Paraná está com muito dinheiro de sobra para ir tanta comida em fartura, que dependendo do colégio a comida estraga porque não tem espaço adequado para armazenar e além disto é muita comida perecível em pouco espaço de tempo para ser consumida pelos alunos, ou algumas pessoas estão faturando por de baixo dos panos nas licitações da merenda. Quando a esmola é demais o santo desconfia!

    • CARO AMIGO ESSE GOVERNO É TAO CHULO QUE MANDA COMIDA DESNECESSÁRIA PARA ESCOLA DE 1000 ALUNOS MANDAM COMIDA PARA O DOBRO DISSO. O DESGOVERNO É TANTO QUE SE PERGUNTAR A ELE QUE É OS SEUS SECRETÁRIOS ELE É CAPAZ DE GARGUEJAR EM ALGUNS PARA TE RESPONDER. VIRAM A PROPAGANDA DO PSDB ONTEM FOI SOMENTE O AÉCIO NEVES E SEU ESTADO DE MINAS UAI, BETO QUE FAZE O MEMO CUM NÓIS AQUI.

  17. devolvem migalhas ao povo e ainda brigam para ver quem ficar com a fama que vergonha.

  18. Ao final do 4º ano, esse governo, será o pior de todos os tempos no Paraná.
    Chegue logo 2014 !!!

  19. Olá Pessoal.
    Li todas as questões.

    O melhor mesmo seria o professor ter salário digno e ele mesmo ter seu aparato tecnológico…. sem “cortesia ” federal ou estadual (sem devolução…
    e estragando… vai virar sucata como as “laranjinhas “…)

    • Esse é o ideal, mas, obviamente, professores nunca terão salários dignos enquanto servidores do estado.

    • Falou tudo…Ele ganhar bem o suficiente, pra escolher o seu próprio caminho… Isso sim é liberdade…Prestem atenção nas palavras da Rosângela, é isso que temos que construir no país, em todos os campos, o NOSSO PODER DE ESCOLHER O CAMINHO À SEGUIR!!!

  20. A verdade é a seguinte : tudo que os governantes dizem fazer, só quem for burro é que entende desta forma. Se tiver o recurso tem que empregá-lo em benefício da população. Se não tiver dinheiro tem que ir buscá-lo em outras esferas federais ou fazer empréstimos. Isto não é nenhum favor, É OBRIGAÇÃO. Pense trabalhador: você trabalha numa empresa, você produziu e a empresa vendeu, com isto arrecadou. No dia 5 a empreza te paga. Istom é bomdade ou obrigação da empresa. É o caso atual do reajuste do servidor público que foi de 6.49% , isto foi bondade do governadort ou obrigação? E ainda fez onda em cima de algo que é obrigação! Benesse é ter 4 mil cargos em comissão, desnecessários. Benesses são as mordomias aos deputados e outros do poder judiciário onde um motorista ganha muito mais que um motorista do executivo e outras tantas falcatruas que não sabemos. Benesse é a propaganda em televisão. Obras necessárias é obrigação. Reajustar salário é obrigação. Dar condições de trabalho ao professor, ao policial, ao médico é obrigação. Construir estradas é obrigação. Pedágio caro como há no Paraná é roubo. Tenho certeza que alguém, além das concessionárias está ganhando com isto.

  21. Por que pss não recebe tablet? será que não são professores?

  22. O Fala sério entendeu o que é licitação nacional ou quer que desenhe?

  23. Todos os professores sabem que foi a presidente Dilma que comprou os tablets, foi se o tempo de ser pai de crianca hoje a populacao esta muito bem imformada…

    • Crianças, ” A PRSIDENTA DILMA” nao compra nada, quem compra é o “ESTADO ” somos nos….

      • AH sim, vocês quer dizer a turma do Beto é? Ja estamos ligados, Beto quer faturar todas em cima do gov. federal.

        • Não, ela fala do estado “conjunto das instituições (governo, forças armadas, funcionalismo público etc.) que controlam e administram uma nação. Quer dizer que na verdade nós, coletividade, que fazemos e não a presidenta, pessoa individual. Ele quer sugerir que nós, cidadãos deste país, nos valorizemos mais e enxerguemos a força que temos.

      • Advinha quem toma as decisões na hora de elaborar políticas públicas????

  24. confesso que pensei já ter visto de tudo nesse governo, mais sinto informar que errei de novo, pobre governo, pobre moral

  25. Não são só os tablets, vi propaganda do governo estadual em estrada pedagiada também.

  26. Ele entrou como contra partida, com a “capinha” do tablet, escrito “Paraná um Estado de respeito”

  27. O Beto Richa não gosta de educação, claro que nunca seria capaz de usar nosso dinheiro em proveito do povo…Só a Dilma mesmo para lembrar de nós…

  28. Assim já foi no Minha Casa Minha Vida que ele apelidou de “Morar Bem Paraná”, assim já foi na redução da conta da energia elétrica que a priori ele disse que era contra, mas depois se arrependeu e começou a mandar ligar nas residências dizendo que era ele o autor da proeza e agora com os tablets do governo federal. Chega logo 2014.

    • Recebi uma dessas ligações… Desliguei!
      Nos casos citados… o moço continua a fazer cortesia com o chapéu alheio…!
      Que feiooo…!!!

  29. E ainda tem professor acreditando que isso foi obra do governo e que eles são tão bonzinhos. Quanta inocência dos colegas de profissão!

  30. O DEPUTADO ROSSONI VAI DISUTAR ELEIÇAO PARA DEPUTADO FEDERAL.
    SEMANA PASSSADA ESTAVA UNIAO DA VITORIA E CONFIDENCIOU A AMIGOS
    QUE A SITUAÇAO DO BETO É DIFICIL POR ESSE MOTIVO VAI A FEDERAL.
    MUIIIIIIIIIIIIIII AMIGOOOOOOOOOOOOOOOOO

  31. Eu pergunto será que a necessidade em entregar isso aos professores não seria melhor um notebook para eles preparar as aulas. O tablet é uma coisa legal mas tem recursos limitados e o custo é elevado! Mas acho valido a iniciativa do governo em tentar melhorar os estudos!

    • Nem tablet, nem notebook, nem qualquer quinquilharia eletrônica ou esmolinha!!!! Professor que dá aula no mínimo, em um período, de manhã por exemplo, enfrenta 7 turmas, cada turma com pelo menos 35 alunos.
      Quer saber por que o ensino público é uma merda? Tá ai uma das respostas. Que tipo de aula é possível ministrar assim? Qual a qualidade? Nenhuma! Então, para os desavisados que escrevem comentários e nunca pisaram em uma sala de aula: PROFESSOR NÃO QUER ESMOLA NEM QUINQUILHARIA!! ENFIEM NO RABO ESTES TABLETS.

      • ri muito agora , pura verdade ,mas não seja boca suja

      • Sete turmas numa manhã???/ Como assim??? Caro, o máximo de aulas por período são 5 na maioria dos colégios exceto o CEP que tem 6 aulas…

        • MINHA CARA OU VOCÊ É PROFESSORA DE MATEMÁTICA OU DE LINGUA PORTUGUESA QUE FORAM CONTEMPLADOS COM MAIS AULAS, ENQUANTO ALGUMAS PERDERAM SE VC PERDEU AULA AGORA VC NECESSARIAMENTE PARA FECHAR UM PADRÃO DE 20 HORAS TERA QUE TER DE 03 A 07 TURMAS VALEU.

      • E se ser professor é algo tão ruim, porque não vai fazer outra coisa e ser feliz?

        • Infelizmente Trabalhador, muitos estão fazendo isso e nossa educação está perdendo excelentes profissionais que acabam indo parar em bancos por exemplo, tenho dois colegas que já seguiram esse caminho!

      • Os tablets não são dos professores, é patrimônio da escola, não demora os tucanos pegam de volta!

  32. É, fala sério!

    Quando não tem trabalho pra mostrar surripia dos outros?

  33. Quer ser o pai da criança…

  34. isso ai Esmael, sempre a frente dos professores… sem contar que n´so PSS não teremos direito ao Tablet, acredito q o Beto Richa com seu secretário não acham que somos professores…. Pois o comentário dele é que os “professores” do estado estão recebendo os tablets, somos o que???

  35. Ta bom…….. e da marca POSITIVO ??? Sei que foi a Dilma quem comprou kkkkkkkk

    • Claro que foi, tá lá no tablet “MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO”. O Beto Richa ia mandar comprar tablet’s e iria colocar “SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ”. Nada estranho ser do Positivo, porque com certeza foi feita uma licitação e eles ganharam, qual é o problema? Novos tempos, tempo do PT.

      VOCÊ É BuRRO QUE DÓI….

      • Trabalhador ele acha que a Positivo Informatica atua só aqui no Parana.

        • e acha que a Positivo Informática vive só de rolo!!!!
          Que dó desse piá, com toda essa inteligência quer ir pra sala de aula ensinar nossos jovens….

    • Logo ele que trata tão bem a pasta da Educação…

    • Como o Sr é lesado das ideias!

    • Poderia te desafiar a mostrar a licitação que mostra que o governo do estado comprou tais tablets, mais seria muito injusto contigo, eis que esse edital não existe.

  36. Bom, resta saber se o Governador e seu Secretário, não acabaram “licitando” uma possível compra de Tablets, entretanto, não tenham comprado nada, MAS tenham gastado dinheiro público… acho que deu pra entender minha colocação, né?

  37. Nada me surpreende mais. Tem muita gente que acha que essa gestão vai durar eternamente. Coitados!!!!