Caso das TVs laranjas: Ministério Público dá razão a Requião

Rafael Gomes, durante apresentação de trabalho em Foz do Iguaçu: uso de imagens em aula de Física ajudou a deixar a turma atenta; foto arquivo: Christian Rizzi/Gazeta do Povo.

Rafael Gomes, durante apresentação de trabalho em Foz do Iguaçu: uso de imagens em aula de Física ajudou a deixar a turma atenta; foto arquivo: Christian Rizzi/Gazeta do Povo.

Em 2008, o então líder da oposição na Assembleia Legislativa do Paraná, Valdir Rossoni (PSDB), fez das TVs laranjas compradas pelo governo do estado seu principal cavalo de batalhas.

O então governo Roberto Requião (PMDB) comprou e pagou R$ 860 para cada um dos 22 mil aparelhos, totalizando um custo de R$ 18,9 milhões.

Diante da denúncia de superfaturamento feita pelo tucano, a Promotoria de Proteção ao Patrimônio Público, do Ministério Público do Paraná, abriu na época investigação contra a Secretaria de Estado da Educação (SEED) que era comandada por Maurício Requião.

Pois bem, cinco anos depois de tanta espuma o MP decidiu pelo arquivamento das denúncias. O promotor Arion Rolim Pereira, relator do caso, considerou que na compra dos aparelhos de TVs laranjas “…não foram identificados indícios de que algum servidor público ou terceiro a ele relacionado tenha de alguma forma, atuado ou influenciado qualquer fase do Processo Licitatório em comento e, com isso tenha recebido vantagem econômica indevida…”.

Ou seja, Rossoni contou uma história e colocou em xeque a lisura da compra dos equipamentos. Dentro das salas de aula, no entanto, professores e alunos das escolas públicas estaduais sempre aprovaram as polêmicas TVs laranjas no apoio pedagógico.

25 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Quem tiver a oportunidade e quiser, q assistam a reprise da seção plenária de hoje14/05/2013 na ALEP!!!Garanto q vcs, não se arrependerao. Hahahahahah.

  2. A seçao plenaria de hoje na ALEP, foi supimpa!!!!O Rasca rodrigues,Gilberto Carvalho,Enio Verri, q foram secretarios do ex governador, REQUIAO, mataram a pau… E deixaram o sr Raposoni numa saia justissima!!!Hahahahahahahahahah, mataram a pau mesmo!!!

  3. A ideia do Requião foi boa. Mas gastar 19mi em televisões com resolução máxima de 480 linhas para apresentar algo feito em computador é uma falta de planejamento sem tamanho.

    Peguem um notebook e liguem a saída S-Video num televisor de tubo para vocês verem o que acontece. O sujeito fica cego ao ler um texto. Isso é um sacrilégio.

    Se não for para exibição de vídeos, a qualidade de qlq outro conteúdo fica absolutamente comprometida.

  4. Procurem a empresa q fabricou essas TVs … procurem quem vendeu para os estado … Tribunal “de Faz” de Contas …

  5. Estou admirado do seu poder estatístico, deve ter instalado um sensor de uso dentro de cada aparelho, talvez o IBOPE tenha feito isso, e muita informação, pena que a CIA não sabe da sua existência senão te contrataria.

  6. As televisões são o nosso único recurso audiovisual. É possível que cada escola tenha um projetor multimídia, mas montar demanda tempo e ter um espaço para deixá-lo montado é uma raridade. Claro que as tvs estão pifando, muito uso e muito tempo. Em algumas cidades, os diretores conseguem pessoas capacitadas para arrumá-las. Quanto aos computadores, estão sucateados, precisamos de máquinas novas. Ainda mais se o governador comprar softwares da Microsoft, porque nos computadores remanescentes, só linux por requerer menos processamento. Vamos ver como será a atualização tecnológica tucana, porque, por enquanto só temos os tablets do governo federal e não foram todos os professores que receberam, só os que atuam no ensino médio.

  7. Nas escolas públicas do Paraná 70% das TVs laranjas do “véio loco” não são usadas, 20% estão pifadas, ou sequer chegaram a funfar desde a sua entrega, 5% são utilizadas para os alunos ouvirem e assistirem clipes musicais e 5% realmente são usadas para a sua verdadeira finalidade.

    Custou uma verdadeira fortuna para os cofres públicos as tais TVs que já haviam saído de linha. Será que alguém ganhou um por fora para a compra? Sei não!

    • Rapaz,voce anda mais que rampeira hein.Já entrou em escola por escola né cara.

    • Nas escolas que conheço, elas estão sendo usadas e bem usadas, salvo quando apresentam defeitos. Deve ser só nas escolas aí perto da sua casa.

  8. Não dá nem pra comentar.
    O rossoni que chupe essa que é de laranja lima, nã vai azedar a sua boquinha

  9. Qual o “segredo” pra não cair no Gaeco? Ou aí não tinha maracutaia… Dá licença né MP.

  10. Vergonha

    Documentos sumidos … farra das diárias … TVs laranjas … e tem nego q bate palma ….
    merecem mesmo se *****

  11. VOLTA REQUIÃO!!!! o BETO NÃO PRESTA NEM PRA CONCERTAR AS TVS QUE ESTÃO COM PROBLEMAS.

  12. rossoni quando quis desqualificar as tvs,digo o valor.nem da para comentar,ele o rossoni de tv sabe nada ,mas de dinheiro sabe muito bem ,quando e pra ele tudo do menhor ,para as escola da epoca ,ele rossoni quis mostrar tv similar .para contestar o valor porque.rossoni ja que dis voce que e tao esperto e muito entendido ,fas este governo comprar para as escolar aquelas que voce comprou para a assembleia tvs 3d digital .??????. e o ministerio publico tarda mas nao falha.mas e muito demorado demais.

  13. Parabens quem vendeu estas TVS, será que ele da palestra sobre vendas?

  14. Esse homem malvado, e o Diazepan dele…
    Vou falar com o meu tutor o Graaaaaannnnde “Lerdo”!
    Ele vai retornar, com o seu grande anel viário, e vai dar um jeito nesse Requião malvado!!!
    Onde já se viu, me chamar de piá de predio!!!!!!
    Que abuso!!!!!

    Manhêêêêê!!!!! Cadê meu leitinho????
    Tá na hora da Xuxa!!!…

    DÁ-LHE, REQUIÃO!!!!!!

  15. Requião tem razão!

  16. E no final das contas: Requião tinha razão!!!

  17. Parece que o blog do Esmael virou quadro casamenteiro!

  18. E o Rossoni o que tem a dizer sobre isso??

  19. As TV’s estão queimando e agora que a justiça foi se pronunciar…Uma salva de palmas para o nosso poder judiciário…

  20. Hallo Boa noite,Gostaria muito de entrar encontato com Bruxo Guru Mago Chik

    Jeitoso, o mais rapido possivel. Por favor me mande os contatos telefonicos dele

    com DDD pois eu nao vivo no Brasil e nao sei os codicos de todos os estados

    por agora ja agradeco ate breve

    • Ele vai tirar seu ultimo centavo do bolso, nao vale a pena, Deus é mais poderoso que esse traste enganador. deixe de ser tonta

  21. VOLTA REQUIÃO!!!!! Estou com vc.