Troca-troca: Militantes acusam PSOL de “endireitar” e pulam para o barco do PSTU

Ex-senadora Heloísa Helena em baixa entre militantes do Paraná e no PSOL.

Ex-senadora Heloísa Helena em baixa entre militantes do Paraná e no PSOL.

Não é só nos partidos da burguesia, os PSDB e DEM da vida, que há troca-troca partidário. Há também puladas de cerca no espectro da extrema esquerda. Veja esse caso, do Paraná, envolvendo o PSOL e o PSTU.

A presidenta do Sindicato dos Técnicos Administrativos da UFPR (Sinditest), Carla Cobalchini, e o diretor da entidade José Carlos de Assis anunciaram desfiliação do PSOL, da ex-presidenciável Heoloisa Helena, e ingresso no PSTU.

“O aparecimento contínuo de práticas corruptas, reformistas e eleitoreiras deixou de ser a exceção para se tornar a regra. O financiamento privado de campanha (GERDAU), as alianças espúrias com a direita (Macapá), a incoerência política na reivindicação do apoio do PT e de LULA (Edmilson-Pará), a recusa da defesa das bandeiras programáticas do partido por parte da sua principal figura pública e candidata (Heloisa Helena e a defesa contra a legalização do aborto); são exemplos da prática reformista deste Partido”, diz um trecho da carta conjunta divulgada pelo sindicalistas.

O presidente estadual do PSTU, advogado Avanilson Araújo, ex-candidato a prefeito de Curitiba, diz que agora, com as novas aquisições, a revolução socialista está mais próxima e a burguesia com seus dias contados.

A seguir, leia a íntegra da carta de desfiliação dos militantes do PSOL:

Carta de Desfiliação do PSOL

…a unidade é transitória e relativa;
e a luta permanente e absoluta”.
Lênin

[email protected]

A Fundação do PSOL foi resultado de um processo de ruptura de parte da esquerda com o PT ainda em 2003. à€ época, as principais críticas feitas ao PT se referiam ao abandono do horizonte socialista e revolucionário, expresso na política do Governo de Conciliação de Classes de Lula e na burocratização partidária, acompanhada de um funcionamento interno autoritário e anti-democrático. O ato determinante para o lançamento de uma alternativa! partidária se deu com a expulsão de figuras públicas da esquerda do PT, como a ex-senadora Heloisa Helena.

A proposta então, era de construção de um guarda-chuva! para a esquerda socialista brasileira que também viesse a romper com o Governo Lula. Existia um sentimento muito forte de que o novo partido não reproduzisse a trajetória petista de degeneração política.

Quase dez anos se passaram e, mesmo que por algumas vezes estes partido tenha ocupado espaços privilegiados na vanguarda da classe trabalhadora, o PSOL foi incapaz de constituir um partido de trabalhadores, revolucionário e comprometido com o socialismo. Em síntese, o PSOL não é mais do que um instrumento para a disputa eleitoral e a atuação parlamentar, caminhando de forma muito segura para um pragmatismo eleitoral.

O aparecimento contínuo de práticas corruptas, reformistas e eleitoreiras deixou de ser a exceção para se tornar a regra. O financiamento privado de campanha (GERDAU), as alianças espúrias com a direita (Macapá), a incoerência política na reivindicação do apoio do PT e de LULA (Edmilson-Pará), a recusa da defesa das bandeiras programáticas do partido por parte da sua principal figura pública e candidata (Heloisa Helena e a defesa contra a legalização do aborto); são exemplos da prática reformista deste Partido.

à‰ claro que sabemos que as organizações dos trabalhadores também podem errar, mas o que vimos no PSOL, tanto nas instâncias partidárias, quanto internamente nas correntes, foi a incapacidade de frear os desvios reformistas e de impedir a reprodução destes abusos! que ferem o programa do Partido e a sua militância. Infelizmente, a deslealdade e a incoerência entre o discurso e a prática também foram marcas do PSOL no Paraná.

E, por entender que o PSOL não responde mais aos desafios do nosso dia-a-dia militante, bem como não caminha sob o horizonte socialista e revolucionário é que comunicamos aos nossos [email protected] de partido que nos desfiliamos do PSOL para buscar outra organização.

Esse novo caminho passa pelo ingresso no Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado !“ PSTU. Um partido que já é companheiro de militância – especialmente no movimento sindical e de mulheres !“ que resgatou o classismo e que se manteve fiel aos princípios socialistas.

Acreditamos que ainda existam [email protected] valorosos dentro do PSOL e nos orgulhamos de ter dividido nossa militância com [email protected] Porém, não é justo para com [email protected], compartilhar um projeto no qual não acreditamos mais.

Ainda resta a certeza de que o desejo que move a consciência desses revolucionários nos colocará nas mesmas lutas.

Saudações Socialistas

Curitiba, 28 de abril de 2013

Carla Cobalchini
José Carlos de Assis

23 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. It’s hard to search out knowledgeable pfofmnmd people on this matter, however you sound like you understand what you’re talking about! Thanks

  2. I simply want to say I’m all new to blogging and site-building and certainly savored this web-site. Likely I’m going to bookmark your website . You amazingly come with exceptional posts. Kudos for sharing your web page.

  3. Agora que o Lula tem uma coluna no New York Times, iremos saber o que é ser de esquerda e de direita. Ele poderá explicar como a governabilidade influencia o pensamento e a ação do governante. Como o governante passa a vê os seus pares com mais clareza. O Maluf, o Collor, o Eike, o velho Sarnei, o Bush, os banqueiros e tantos outros, quem sabe, injustiçados, serão todos de esquerda? Estou ansioso para ler o Lulla. O Fernando Henrique esqueceu o que escreveu, rasgou tudo. O Lulla esqueceu o que disse, mas vai começar a escrever, e logo no New York Times! Bendita hora! LLa, LLa, Lulla LLa!

  4. O que e fascista companheiro.isso tem uma definição perfeita e propria, fique a vontade!

  5. só fascista comenta aqui?? ahuahauhauahua

  6. Boooouaaa. Pra acertar esse pais “só” precisamos extrair todos os “câncer” que ocupam cadeiras privilegiadas em suas capitanias hereditárias. Depois, alterar a constituição, alterar o código penal e fechar a rede Globo de televisão.
    Tá fácil hein!!!!

  7. Quando penso no partido da Marina e da heloisa,me da uma vontade de dar um PSOL.

  8. Nessa surubada, o povo só entra com o ” o tizil ” e por isso que suplicamos pela Alma do Cabral e do Colombo, que descobriram o Brasil e as Américas, que cubram de novo, pois Indios, pretos e pobres, não aguentam mais ser cobertos com corta febre.

  9. Rosseau defendia que a propriedade privada foi o que gerou o modo degenerado de conduta moral dos indivíduos. Tem aquele seu famoso texto:
    “O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado o terreno lembrou-se de dizer “isto é meu” e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo. Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores não poupariam ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou enchendo o fosso, tivesse gritado a seus semelhantes: “evitai ouvir esse impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém”.
    A terra pertence a Deus na verdade, mas os homens acham que é deles…Então aqui no Brasil depois de tantos anos assistindo filmes norte-americanos e engolindo idéias capitalistas pela TV, o brasileiro adquiriu alma burguesa. A prova disso foi eles nunca terem se rebeledo contra o governo militar. Então agora tudo está consumado, partidos como o PSOL e o PSTU que não entendem o que aconteceu, não vão conseguir dialogar com o povo e fazê-los pensar e mudar…É preciso abrir a mente e tentar fazer diferente…

    • Com a revolução popular do povo socialista de esquerda tornaremos obrigatória a leitura de Rosseau pelo brasileiros… Determinaremos o obrigatoriedade do dialogo da platão com O POVO…

      E construiremos a ponte Estaida Esmael Morais, entre Guaratuba e a Praia Mansa, em Matinhos.

  10. MMelhor é começarmos tudo de novo, irmãos !

    No Brasil, a Monarquia não deu certo, o Império não deu certo e a república federativa na versão que aí está também restou praguejada. E nem mesmo as violentas, hediondas e sangrentas ditaduras, civil e militar, conseguiram dar jeito na dita cuja, absorvida pela corrupção e confusão desde o seu nascimento. O pior de tudo é que a dita cuja conseguiu entortar, desnortear, cooptar e tornar gatinhas de madames até mesmo as famigeradas ideologias de direita e de esquerda, obrigando-as a casamentos espúrios como, p.ex., psdemb-agregados e ptmdb-agregados que as removeram para o famigerado centrão, do velho é dando que se recebe, igualzinho às famigeradss ditaduras, diferenciando-se apenas pelas forças, armadas e endinheiradas. Onde foi que erramos ? Como já disse Sílvio Brito em sua canção: “ tá tudo errado”, “ tá tudo errado”¦”. A república montou no porco, deu com os burros n”™água e a vaca, final e providencialmente, afundou-se no brejo, do qual tornou-se impossível e desnecessário tirá-la. E daí chega-se à conclusão de que ella, finalmente, foi parar no lugar certo e que o melhor a fazer é deixá-la por lá mesmo, no fundo do brejo, e colocarmos outra engenhoca melhor, mais evoluida, em seu lugar, como nos propõe o HMM, tal seja, o PNBC-ME, A Revolução Pacífica do Leão (RPL), com a qual o Brasil e o povo brasileiro podem muito mais, o Novo Caminho de Verdade para o Novo Brasil de Verdade, porque evoluir é preciso. Melhor comerçarmos tudo de novo, irmãos. Estão saindo na hora errada, pois é agora que o PSOL está encontrando o Caminho certo rumo à verdadeira Revolução Bolivariana, a RPL, capaz de fazer do Brasil a nação mais próspera do mundo, e vem forte em 2014, na vanguarda política do Brasil, com a maior coalizão socialista da história deste pais, esse pessoal está pulando fora. Será que estão com medo da Revolução ? Que revolucionários são eles ? Não tem problema, continuamos hermanos, em 2014 eles apoiarão o PSOL via PSTU.

    • isso ae. toda a esquerda unida minha gente.

    • Com a revolução socialista do povo popular de esquerda daremos um porco para cada brasileiro montar… retiraremos os burros d’agua e criaremos o maior programa de aleitamento do mundo, com vacas importadas da Holanda.

      Enfim, as nossas vacas jamais irão para o brejo…

  11. Esses ultraesquerdistas são a quinta coluna da Guerra Civil Espanhola.
    Fazem sempre o jogo da direita.

    Deixam os governos de direita em paz e azucrinam os governos de esquerda, no mundo inteiro.

    • Defina governo de esquerda? China? Brasil? Coréia do Norte? Argentina?

      • Na china o governo e de direita, porque é partido unico. brasil ,a esquerda do consenço e a esquerda radical.direita do consenso , direita radical.coreia do norte kim jon. argentina direita e os jornalões pró americanos como e os do brasil. Essa linguagem pensamento, direita e esquerda depende muito da epoca ,cultura , costume e tradição .Mas semple no terceiro mundo é chamado esquerdas ,todos os governos que não seguem a cartilha de washington. e nem seguem o negocio de estado minimo.mas para nos do brasil depende muito do julgamento de raciocinio,e otica do ponto onde se olha.não existe uma definição perfeita.é como torcer para o coxa ,parana, atretico ,e dentro do compo desses times voce torcer para o rival. antigamente o pt era considerado esquerda ,mas hoje muitos consideram direita ,então depende do que voce pensa amiga renan ! Um abraço…

  12. A maioria dos partidos são ongs! pv ,psol, e outros que não me lembro o nome .o judiaciario erra quando suspende uma doutrina ,que normalisa a existencia dos partidos…

  13. Esse PSTU é uma piada, adora sem nanico e sem sentido.

  14. …ESTES TRTSKISTAS SÃO UMA COMÉDIA, A COISA MAIS EMBLEMÁTICA DE TODOS É A ESTÓRIA DO CACHORRO CORRENDO ATRÁS DO PNEU DO CARRO, SE ALCANÇAR, NÃO VÃO FAZER ABSOLUTAMENTE NADA, É COMO O PSDB NA OPOSIÇÃO, DE CHEFE A PEÃO, NÃO SABE APRUMAR O MURO, PARABENS AOS TROSKINHOS DO PSTU, LOG VÃO TER QUE COMPRAR OUTRA KOMBI*

    *TRSTKISTAS CABEM NUMA KOMB… VIVA A UTOPIA REVOLUCIONÁRIA…VIVA A ESQUERDA VIRGEM

  15. a Heloísa helena vai pra rede . partido de esquerda no brasil só PCB o partidão.

    • PCB tbm fez aliança com PTB e olha que é um partido centralizado. Se continuarmos comemorando a derrota da esquerda quem continuará a vencer é a direita.

    • O PCB hoje esta no campo da esquerda, mas até agora não vi o balanço do erro em participar do governo LULA até 2005 ou de todos os outros governos burgueses na história do Brasil.