Juiz federal põe em xeque capacidade técnica de Joaquim Barbosa; ouça o áudio

Juiz federal Ivanir César Ireno Júnior, vice-presidente da AJUFE, põe em xeque capacidade técnica de Joaquim Barbosa. Para o dirigente da AJUFE, as manifestações do presidente do STF, Joaquim Barbosa, são vagas; Nós já esperávamos isso!, revelou.

Juiz federal Ivanir César Ireno Júnior, vice-presidente da AJUFE, põe em xeque capacidade técnica de Joaquim Barbosa. Para o dirigente da AJUFE, as manifestações do presidente do STF, Joaquim Barbosa, são vagas; Nós já esperávamos isso!, revelou.

Os juízes continuam de maus bofes com o ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Na manhã desta terça-feira (2), em Brasília, durante reunião entre magistrado e parlamentares que discutiam a criação de novos Tribunais Regionais Federais, o juiz federal Ivanir César Ireno Júnior, vice-presidente da AJUFE (Associação dos Juízes Federais), ao colocar a capacidade técnica de Barbosa em xeque, disse que as manifestações do presidente do STF são vagas. Nós já esperávamos isso!, revelou o dirigente da entidade.

No mês passado, Barbosa afirmara que há um “conluio” entre juízes e advogados durante uma sessão do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que é presidido por ele. A declaração causou protestos de juízes e advogados em todo o país (clique aqui para relembrar).

Eu já tinha acompanhado as declarações do ministro Joaquim Barbosa e agora, a gente já espera essa manifestação dele, com muitas questões pessoais, vaga, e a gente esperava isso, a AJUFE publicou uma nota técnica, que só trata de dados… Me surpreendeu a forma como o ministro Joaquim Barbosa se dispôs a enfrentar o debate desse assunto porque o debate é técnico… tem sua carga política, mas nós temos fundamentação técnica para trazer esse assunto à  baila!, espinafrou o juiz Ivanir César Ireno Júnior.

37 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O analista de bagé, talvez por pura preguiça, prefere repetir como um papagaio, o que a chamada grande imprensa vem repetindo sobre o chama “mensalão”. O stf se deixou impressionar pela pressão da grande imprensa e sob a falsa alegação de estar agradando a opinião pública preferiu fazer do julgamento da ação penal 470 uma grande farsa. Mas o pior ministro do stf é o Joaquim Barbosa Dantas (esclarecendo que o sobrenome “Dantas” ele ganhou depois que de forma descara e vendida mandou soltar o banqueiro Daniel Dantas. Joaquim Barbosa Dantas não é honesto, nem sério, e nem tampouco tecnicamente capaz. O caso do apartamento na terra do tio sam, as denúncias de que receber dinheiro da universidade sem trabalhar, os termos ofensivos que ele usa contra seus iguais no stf, as acusações vagas e genéricas que faz contra os advogados, juízes e etc, a incapacidade demonstrada quando rejeitou os embargos infringentes, a incapacidade que demonstrou para analisar a tosca e fantasiosa denúncia de Gurgel, preferindo repetí-la como se fosse uma papagaio. É, enfim um desqualificado para a função que ocupa. Parabéns ao Ministro Celso de Melo que de forma digna e com argumentos sólidos e bem fundamentados deixou Joaquim Dantas desorientado e quase mudo. O stf precisa para de proteger bandidos, mas não pode julgar para agradar a opinião ou pressão pública ou da imprensa, seja ela pequena. média ou grande. As dezenas de atrizes da globo vestidas de preto dizendo estar de luto pelo Brasil, por causa dos embargos infringentes, parecem verdadeiras patetas. O juiz do stf tem como função principal a guarda da Constituição da República, e deve julgar com base na constituição e não com base no que diz este ou aquele segmento da sociedade.

  2. é até muito perigoso eu dizer isso, pois ao contrário do que se prega, nós não vivemos numa democracia, pois não se pode falar mal nem acusar de nada os tucanos, já que seus métodos são de ditadura e nazi facismo, e por isso que o mensalão do FHC e o esquema e corrupção das privatizações e tantos outros que eles fizeram e fazem não aparecem em mídia nenhuma, ao contrário do que eles querem que pensemos, de que é o PT que tem esquemas de perpetuação no poder e de instauração de uma ditadura como Cuba e Coréia do Norte, são eles tucanos que já tem isso instaurado no Brasil, mas é feito de forma totalmente velada.

  3. o governo Lula e agora Dilma, está vagarosamente fazendo o que o Plano real, ou qualquer plano de melhora verdadeiro, teriam que fazer, a implementação do PAC é a medida que deveria acompanhar, na verdade ser a principal, em um plano que fosse para a real melhora do país e o real combate a inflação, pois tem melhorias estruturais, mas ainda é tímido perante o que deve ser feito, pois ainda há muito poder nas mãos dos tucanos e seus aliados empresários, poder esse que não aparece na mídia, nem na política, pois fica por de baixo dos panos, e que ainda impede a implementação de medidas que realmente melhorariam o país!!!
    Basta dizer que mesmo fora do governo, os tucanos dominam muitas áreas do governo, com seus indicados ou mesmo partidários ocupando cargos de mando!!!
    e isso além de ser absurdo, ainda não aparece na mídia, pois ela é controlada por eles!!!
    É tanto poder que eles detém, que ninguém nem se atreve a denunciar isso!!!

  4. O esquema mais sórdido, nojento e nefasto à democracia após o golpe miltar, não é o mensalão de forma alguma!! São muitos:
    O mensalão do FHC para a sua inconstitucional reeleição(para quem não sabe, não se pode aprovar uma mudança em benefício próprio, então mesmo que aprovada a reeleição no tempo do mandato do FHC, ela teria que ter validade só para o próximo presidente, mas FHC comprou pagando bem, e controlou a mídia toda ao ponto de mal ser questionado tamanho absurdo totalmente inconstitucional) , tendo pago 200 mil só a um deputado (imagine qtas vezes mais do que o mensalão do PT se somado tudo que foi pago para a compra dos votos pela reeleição).
    E esse controle de mídia sempre foi amplamente feito por todo o período que os tucanos estiveram no poder, só que ao contrário de agora, o controle era tão rigoroso, entre a compra do silêncio da mídia diante dos desvios dos tucanos, e a ameaça feita com a força, pior que qualquer país socialista, pois nem a existência desse controle todo foi permitido aos meios noticiar, e mais ainda com o golpe gigantolesco das privatizações, esse sim esquema de quadrilha que desviou não milhares nem milhões, mas bilhões!!!!
    As privatizações neo liberais dos tucanos foi financeiramente o maior golpe de todos pois além de usar esquemas corruptores e desviar bilhões, fez com que o próprio governo financiasse as próprias vendas das estatais, sem nunca ser pago de volta, ou seja, o dinheiro público pagou a compra das estatais, então grupos privados, e os próprios tucanos, ganharam dinheiro para ficar com as estatais de presente.
    Isso sem contar o próprio plano real que é um golpe maquiavélico genial, pois até hoje a população não entendeu que ele não passa de um empréstimo compulsário disfarçado, por ser “invertido”, e que nós todos pagamos a inexistência da hiper inflação, com uma inflação muito alta, que nos tira muito poder aquisitivo, e por isso diminui a pressão inflacionária na balança da oferta e da procura, diminuindo a procura pela perda de poder aquisitivo que causa na população desde o início do plano real. É isso o plano real, e só isso, foi um “plano” econômico que não passou disso, não havia nele medidas reais que implantadas fariam a balança da oferta e da procura diminuir com o insentivo ao aumento da produção, e consequentemente da oferta, única chave real para o fim da inflação sem perda de poder aquisitivo da população.
    a população ficou tão encantada com o plano real, vítima fácil desse encanto pois perante a hiperinflação, uma alta inflação parece ser nada comparado, mas que causa perdas reais de poder aquisitivo muito mais significativas, e a longo prazo, tornando-as muito mais difíceis de perceber e muito mais graves. para se ter uma idéia, o plano real já causou uma perda de cerca de 8 vezes o poder de compra do real desde a sua implantação.
    Os reajustes do salário mínimo disfarçaram o absurdo de perda de poder aquisitivo causado pelo plano real, isso é o nivelamento por baixo, pois se o salário mínimo tivesse sofrido as mesmas perdas dos salários mais altos, seria uma miséria generalizada no país, ou seja, os salários em geral perderam cerca de 50% do poder aquisitivo até hoje desde a entrada do plano real, menos os salários mais baixos que tiveram um pequenino aumento no poder aquisitivo.
    Essa tirada de poder aquisitivo da população é o efeito idêntico ao empréstimo compulsório, que cria o “milagre” de não termos hiper inflação, ou seja, estamos pagando com isso a não volta da hiper inflação, e não corrigindo o que realmente causa a hiper inflação, e qualquer forma de inflação, e é só isso que o plano real é, mais nada.
    Enganaram todo o povo e todo mundo maravilhado com o fim da hiper inflação, está até hoje acreditando nesse plano absurdo, pois o que deveria ser feito, acabou não sendo, e o governo ficou amarrado com ese plano e não podendo fazer o que deveria, que não era mesmo do interesse dos tucanos e seus aliados empresários!!! a eles não interessa a melhora real de condições de vida da população nem a transformação do Brasil em uma potência acima das outras como é a que o país tem todas as condições de ser, pois isso significaria mais concorrência para esses empresários (daqui e do mundo todo) e mais poder do Brasil diante das outras nações, além de maior acesso da população ao entendimento da verdade, e consequentemente, de mais exigências de justiça e retidão!!!

  5. Conforme esperado, todos os outros juízes vão tentar de alguma forma despersonalizar todo tipo de manifestação de Joaquim, embora ele sendo diversas vezes sendo covardemente apunhalado pelas costas, não tem e nem terá disfunções iméritas quanto ao que se diz respeito quesito JUSTIÇA!!! interessante saber que muitas pessoas são condenadas e vão para a cadeia de imediato no brasil porém alguns privilegiados (que não é necessário citar nomes…) estão assumindo altos postos cíveis governamentais, o que é no mínimo uma tapa na cara de cada brasileiro!

  6. Pelo menos uma pessoa teve a corragem de desafiar corruptos(sanguesugas). Para mim Joaquim Barbossa fez mais que certo. Porque eu tambem pago imposto, por isso temho tambem o direito de opinar. Parabéms Joaqium estou à seu favor.

  7. *- ESTERIÓTIPOS CONTRA UMA FIGURA NEGRA!!!!!!!

    *-No imaginário popular…o negro deve exercer somente certas profissões!. Quando um galga uma posição de destaque internacional…surgem às críticas e pensamentos inconfessáveis…Democracia racial de mentira!!!

    *-Qualquer pessoa tem que “matar dois leões por dia” …um negro tem que matar três. Grato

  8. O pior é que eu já vi em automóveis alguns adesivos indicando a candidatura desse meretíssimo senhor para a Presidência da República.
    Será que essas pessoas que tem esse “anseio” ainda não se deram conta que nós vivemos em uma democracia presidencialista? Será que ainda não sabem que um Presidente da República tem que ter sustentação político-partidária? Será que não sabem que o Presidente da República tem que arrebanhar as forças no Congresso Nacional para ter os projetos que constituem o seu programa de governo aprovados? Qual é o partido político desse meretíssimo senhor? Será que ele teria a indicação do partido garantida para concorrer à Presidência? Ou será que querem um ditador?
    Nesse caso, é melhor esse povo se atualizar, pois ditadura não deu certo em lugar nenhum.

  9. Essa acusação é de quem ficou ressentido com alguma decisão dele. Ele tem suas opiniões e elas são plenamente compatíveis com o ordenamento. Pode-se discutir a capacidade de outro ministro, Dias Toffoli, mas dos outros… Todos tem inegável notório saber jurídico.

  10. É aquela história da vida do advogado, quando chamado a opinar sobre determinado assunto ele pede se querem que fale bem ou mal sobre determinado assunto. Pois bem! É profundamente lamentável, mas razão assiste a Ivanir. Vejo que o STF nao sopesou as penas aplicadas aos mensaleiros, por exemplo, a somatória dos valores manejados pelo Deputado Joao Paulo Cunha nao passa de 50 mil reais e foi condenado se não me falha a memória pegou mais de 15 anos de prisão, já o Sr. Paladino do Banco Panamericano do Silvio Santos com beneplácito da ex-Presidente da Caixa, Sra. Maria Fernanda deram um prejuízo maior que quatro bilhoes de reais e não foram condenados a nem um segundo de prisão, ela inclusive foi premiada com um alto cargo numa Instituição Internacional, em cuja o Brasil tinha direito a uma cadeira. MORAL DA HISTÓRIA 50 mil dá cadeia , 4 milhões dá direito a viver no Caribe sem nenhuma admoestação, assim caminha o Brasil. Exagerado para alguns e mui amigo para outros. Disso tudo, concluo que o vice Da Ajufe tem razão.
    mensaleiros n

  11. Eu que não sou advogado, mas para falar a verdade, não me é supresa essa declaração do Juiz Ivanir Junior critiocando o Joaquim Barbosa. Eu já havia percebi bdo durante o julgamento do Mensalão que o linguajar do Joaquim Barbosa, comparando com os outros juizes, o Gilmar Mendes por exemplo, era bem diferente. O Joaquim Barbosa ficava contando histórias, que os reus fizeram ou deixaram de fazer, enrolando, tecendo verdadeiras fofocas, diferente do linguajar do Celso de Melo, por exemplo, que citava autores, doutrinas, acordãos, etc e tal. O negócio do Joaquim Barbosa era aparecer na TV como linha dura, mesmo fazendo coisas que num futuro próximo serão detonadas. Muito fraco o Joaquim Barbosa para ser Ministro do STF.

    • Ta bom Henrique, Mas ele conduziu o processo de maneira correta, Melhor ele contar “histórias” do que como o Levandowski ou o Tofoli, vendo as provas na Cara e tentando de tudo pra livrar os mensaleiros das acusações, O Joaquim Barbosa foi Justo, condenou os culpados e livrou os inocentes, coisa que infelizmente a maioria dos Juizes não fazem, e vemos isso todos os dias nos mais variados Crimes e especialmente quando o Julgado é detentor de muitas posses e $$.

  12. Sendo meus primeiros pitacos no blog,fico meio timido,mas não tão eloquente como a jabuticaba mais doce do pé.
    Estou falando do Joaquim,que de vez em sempre tem espasmos estranhos.Eu teria medo de estar sendo julgado por ele na revolução francesa.
    Ele tanto poderia flertar comigo ou me decapitar,eu hein!

    • Hahahahahahahaha muito bom! bem isso… teria muito medo também…

    • Belo exemplo! Retirada a hipótese de ser julgado por ele na Revolução Francesa, historicamente os demais julgamentos foram JUSTOS ou a FAVOR DO PODER DOMINANTE, contra todas as liberdades?

      Era exatamente o que simpatizantes de corruptos esperavam no julgamento da Ação Penal 470. Condenscendência com o PODER DOMINANTE, contra a LIBERDADE do voto popular, da soberanida da vontade do povo, ao COMPRAREM os parlamentares para votarem nos projetos do PODER DOMINANTE.

      Sinceramente, se na Revolução Francesa você fosse inocente, melhor ser julgado pelo cheio de espasmos (sic) Barbosão que certamente contrariaria a vontade dos governantes da época e lhe absolveria!

    • Sr. Silvestre, os “espasmos” do Joaquim Barbosa como o sr diz, tem razão de ser, ele tem problemas em sua Coluna, que afeta e causa problemas e dores quase insuportaveis, ao ficar horas e horas sentado, O sr não deve saber disso, não é? Experimente ter o mesmo problema e vai entender.

      • Espasmos com mudanças repentinas no seu humor ,sentia muita dor quando bateu na sua mulher e teve outro espasmo quando agrediu sem mais nem menos um reporter.
        Minha opinião,o Joaquim tem posições firmes,mas uma indole não confiavel.

  13. O Barbosão se esqueceu de incluir os procuradores do ministério público, os advogados da união, dos estados e municípios no conlúio, ai a corja ficaría completa.

  14. A justiça é poder que sempre deixa à desejar ao cidadão. Com certeza, se tivéssemos uma justiça que funcionasse, com certeza a história de nosso país seria outra.
    Agora quem escolhe essa gente para estar lá? Não é o povo, são eles mesmos, as oligarquias…Pode até dizer que tem concurso, mas além do teste de capacitação deveria também passar por votação popular. Porque justiça nessa terra se faz pouco.
    O Judiciário Brasileiro é menos democrático dos poderes…

    • Trabalhador, temos nossas diferenças em alguns Posts e comentários, mas nesse concordamos, O que acontece nas Cortes e Tribunais no Brasil é um cartel que beneficia a parentada de Juizes, um exemplo é o Tribunal de Contas do Paraná, só entra se for parente de Conselheiro, se não for… ta fora. o TC é uma caixa preta mais podre que a URBS. Deve havia muito conchaves, concluios como disse o Joaquim Barbosa, imagino, quanto não rola de $$, para aprovar contas, seja do Governo como das Prefeituras. Era o caso de se investigar. Mas quem tem peito pra isso???

    • O menos democrático mesmo… Engraçado é que eles tem um poder tāo grande e sāo escolhidos por uma minoria… uma pena isso

  15. Joaquim, do que eu saiba, só errou em dois pontos: 1 – a “briga” dele com o jornalista, 2- julgamento de alguns dos acusados no mensalão.

    Tirando esses fatos todo o histórico de votações dele no STF, e declarações que ele dá me agradam bastante.

    E sinceramente, não conheço uma pessoa que nunca tenha errado, ele ainda tem muita moral comigo.

    • Imaginemos um cenário hipotético em que fosse necessário compararmos Barbosão e a tríade Lula, Zé Dirceu e Genoíno (entre outros)… Joaquim Barbosa é e sempre será 1.000.000 de vezes melhor que qualquer um dos citados no plano ético e profissional. Quanto ao atributo da “esperteza e malandragem” ele perde de zero, graças a Deus.

      Só um detalhe importante a ser registrado na popularidade de Joaquim Barbosa: ninguém pretende que ele seja canonizado por se tratar de um Santo… todos os seus admiradores – e não são poucos, até mesmo entre os (e)leitores deste blog – personificam neste brilhante magistrado A CORAGEM DE POUCOS E A VONTADE DE MUITOS.

      Sem mais.

      • Qual coragem??? Desculpe mas a coragem deveria ter sido tomada no ato de absolver os citados por vc, e em sentido de ética, ele nao é o mais ético que nenhum desses, Zé Dirceu nāo foi ladrāo cara, e a coragem que vc diz que ele teve ao declarar as acusações contra os “mensaleiros” foi na realidade covardia do mesmo em abssolvê-los…
        E um cara desses está um tanto quanto doente, pois os atos dele depois que começou a aparecer com maior intensidade na mídia sāo deploráveis…

        • Citemos sua “corajosa” frase em defesa do operador do mensalão:
          “Zé Dirceu nāo foi ladrāo cara”…

          Gargalhadas à parte, ninguém foi condenado por roubo na Ação Penal 470. Sequer alguém foi acusado de ter roubado.

          O esquema mais sórdido, nojento e nefasto à democracia após o golpe miltar, foi o carinhosamente chamado de “Bolsa-Votação” ou “Mensalão” segundo seu delator Roberto Jefferson (e também condenado – o “coitado” achava que ia escapar pela delação premiada).

          Porque tantos aplausos a todos os Ministros que NEGARAM RABO PRESO COM APADRINHAMENTO POLÍTICO AO EXERCEREM COM TOTAL CORAGEM SEU MAIOR MISTER, o de julgar com base nas inúmeras provas dos autos, que se não existissem como os condenados e simpatizantes de mensaleiros afirmar, qualquer corte judicial internacional ANULARIA tal decisão, o que sabemos que não acontecerá, pois o JULGAMENTO FOI JUSTO. E não, não há tucanos nas cortes internacionais… kkkkkk…

          Simples, existe uma mistura de sentimentos da população que consome as notícias (uma minoria comparada à massa votante – que se limpa com os periódicos ao invés de interpretá-los). Esta mistura tem como ingredientes a valorização do Poder Judiciário, consequência direta do resultado do julgamento onde não apenas Barbosão mas a grande maioria dos Ministros do STF refletiram cientificamente a ojeriza da sociedade informada ao “crème de la crème” da corrupção nacional, este odioso esquema de COMPRA DE VOTOS, DE PROPINA PARA SUBVERTER A VONTADE E SOBERANIA DO VOTO POPULAR, operado por Zé Dirceu e o resto da quadrilha, dos quais você parece ser simpatizante.

          O CONTRÁRIO DE CORAGEM, A COVARDIA, seria absolver CRIMINOSOS CORRUPTORES E CORRUPTOS, temendo retaliação política e governamental, temendo pela própria segurança pois havia ex-guerrilheiros no meio dos réus, temendo a subversão da opinião pública contra a própria instituição, o STF.

          COVARDIA seria dizer que Zé Dirceu é inocente, sabendo que OPEROU PRA VALER O ESQUEMA DE CORRUPÇÃO DO MENSALÃO!

          CORAGEM é exercer a magistratura com firmeza e justiça. Isto a maioria dos Ministros do STF fez e ninguém conseguirá tirar deles esta determinação histórica na república em combater a prodridão da corrupção no seu mais alto escalão governamental federal.

          Atacar apenas ao Barbosão, apenas um dos que votaram contra o lixo mensaleiro, é demonstrar que só sobrou o CHORO, quando deveriam lutar, se fossem sinceros em suas opiniões, juridicamente para reverter tal condenação, e não midiaticamente…

          Só lamento para quem simpatiza com a corrupção. PERDEU!

        • O crime de Dirceu é peculato, formação de quadrilha e corrupção ativa!!
          Pois eu já não sei mais o que é ser ladrão!!

    • Um desses fatos que ele errou levou a condenaçāo INJUSTA de muitos politicos que lutaram pela liberdade de expressāo, acho que esse ato dele já é considerado uma falta grave em relaçāo a ele…

      • Lá em Cuba tem bastante liberdade de expressão né? Você acha mesmo que o que eles queriam era uma democracia? Eles queriam o comunismo. Uma nova Cuba, uma nova Coreia do Norte!

    • Putz, distorceram o que eu falei, ou talvez eu não tenha sido bem claro…

      Eu acredito que o mensalão existiu e foi “orquestrado” pelo Dirceu, assim como eu e todos sabemos que o Maluf desviou dinheiro público quando era prefeito. Mas sem provas a condenação é um erro judiciário, algo que um minístro do STF não deveria cometer de modo algum.

      Ao Pedro Augusto e Analista: Se Lula, Zé Dirceu e Genoíno… tivessem tomado o poder no ínicio dos 80 talvez eles tivessem tentado fazer uma ditatura, uma”nova Cuba”, mas eles chegaram ao poder vinte anos depois, e não fizeram a “Uma nova Cuba, uma nova Coreia do Norte”, não temos uma ditadura, ainda temos democracia, no Brasil temos plena liberdade de expressão de sobra, sendo que dos canais abertos 3 são partidários e fazem oposição clara ao governo com destaque a rede massa. Por rádio e TV serem concessões públicas até é questionável se poderiam fazer isso tão abertamente, mas ninguém questiona jornais, revistas ou sites por fazerem oposição.

      A visão socio-política deles evoluiu, infelizmente muita gente perpetua o captalismo X comunismo que é ensinado em grande parte das escolas até hoje, sendo que hoje claramente existe um meio termo que é melhor do que qualquer um dos dois isolados, está dando certo em muitos países da América Latina e da Europa.

    • Joaquim Barbosa fala apenas o que o povo já sabe e quer expressar. Nesse sentido ele vale como um amplificador da voz do povo. Quem não tem capacidade são os que a ele se opõem, pois querem calar ou deturpar a voz do povo. Eu como povo, aprecio e valorizo suas falas pois se não posso falar, tem alguém que fala: o ministro Joaquim.
      Cala a Boca, seu engravatado.