A Globo e seu modo “sutil” de pedir a alta dos juros e a volta do desemprego no país

do Brasil 247

Em vez de pendurar uma melancia no pescoço, a apresentadora Ana Maria Braga colocou um colar de tomates e disse estar usando uma "joia"; capa desta quinta-feira do jornal O Globo reforça o pedido por juros maiores; no entanto, sinais da economia são contraditórios, o que dificulta a ação do Banco Central e de seu presidente, Alexandre Tombini; vendas no varejo caíram 0,4%.

Em vez de pendurar uma melancia no pescoço, a apresentadora Ana Maria Braga colocou um colar de tomates e disse estar usando uma “joia”; capa desta quinta-feira do jornal O Globo reforça o pedido por juros maiores; no entanto, sinais da economia são contraditórios, o que dificulta a ação do Banco Central e de seu presidente, Alexandre Tombini; vendas no varejo caíram 0,4%.

A próxima reunião do Comitê de Política Monetária será decisiva. Nos dias 16 e 17 de abril, os diretores do Banco Central avaliam se a taxa básica de juros, a Selic, deve subir para frear a economia e conter a inflação, que ultrapassou momentaneamente o teto da meta, fixado em 6,5%.

A pressão para que os juros subam, como se sabe, é intensa e tem motivações não apenas econômicas, mas também políticas. Uma economia em ritmo ainda mais lento poderia retirar da presidente Dilma Rousseff seu maior trunfo eleitoral, que é o desemprego ainda muito baixo e nos menores níveis da história recente.

Do time que trabalha pela alta dos juros, há banqueiros, economistas, colunistas de jornais e, agora, uma apresentadora de televisão. à‰ Ana Maria Braga, que, na Globo, apresenta o programa de variedades “Mais você”. Ontem, ao vivo, ela decidir aparecer não com uma melancia no pescoço, mas com um colar de tomates. Disse estar usando “uma joia”.

Foi assim, com a sutileza de um elefante, que a Globo decidiu reforçar a campanha pela alta dos juros num programa voltado a donas de casa.

No entanto, a decisão de abril do Copom será das mais difíceis. Embora a inflação tenha superado o teto da meta, a própria colunista Miriam Leitão, também do Globo, reconhece que é um fenômeno apenas momentâneo. Os preços de alimentos começam a cair e as vendas no varejo, um bom termômetro da atividade econômica, recuaram em fevereiro.

Leia, abaixo, notícia da Reuters sobre a retração do varejo, que acaba de ser divulgada:

Vendas no varejo brasileiro caem 0,4% em fevereiro–IBGE

quinta-feira, 11 de abril de 2013 09:04 BRT

RIO DE JANEIRO, 11 Abr (Reuters) – As vendas no varejo brasileiro tiveram queda de 0,4 por cento em fevereiro ante janeiro e, sobre um ano antes, caíram 0,2 por cento, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira.

Analistas ouvidos pela Reuters previam que as vendas subiriam 1,2 por cento em fevereiro ante janeiro, segundo a mediana das projeções de 21 economias. As contas variaram de zero a 2,80 por cento de alta.

Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a expectativa era de alta de 3,65 por cento de acordo pela mediana de 20 projeções, com as projeções ficando entre 1,30 e 6,50 por cento.

(Por Rodrigo Viga Gaier; Edição de Patrícia Duarte)

24 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Povo.
    O que a ana maria ameba tá querendo mesmo é que suba bastante o preço da mandioca….kkkkkkk…..

  2. Tem uma formula muito simples de combater este abuso à economia. VAMOS DEIXAR ESSES ALIMENTOS PERDEREM ONDE FORAM PRODUZIDOS

  3. Se o pessuti tivesse atrás de cargo, atrás de salário teria ficado em 2006 no TC, teria ido agora para uma diretoria de ITAIPU que paga 3 vezes mais que o Conselho de Administração ou teria ido para a presidencia da SANEPAR, que também paga, pelo menos, o dobro do que pessuti vai receber nos dois conselhos: ITAIPU E BNDES….

  4. Esmael e demais essa “Ana Maria Ameba” na televisão brasileira é igual a poluição (para não dizer outra coisa) que fica boiando na parte de cima da água de um rio (da PIG: Partido da Imprensa Golpista) poluído!
    É isso!

  5. Tão ruim como o PIG é a imprensa anti-PIG.
    Impressionante a fala de informação das pessoas. Será que não vão ao mercado ?
    Faz algum tempo que tenho falado da inflação neste blog. Sou eu quem faz compras em casa e noto o absurdo que está ocorrendo há algum tempo.
    Já fiz até pesquisa em encartes antigos que tenho guardado e que são fornecidos pelos mercados nos próprios estabelecimentos, nos jornais ou deixados na caixinha do correio.
    Como já falei anteriormente, tudo subiu muito – 40, 60 80% ou mais…
    Em agosto de 2011, ou seja, há 20 meses atrás, um desodorante Rexona roll on custava 4,20/4,50, hoje está em torno de 6,50 – 44% de aumento.
    Desodorante Rexona spray era 6,00 e hoje está entre 8,90 e 9,80. Aumento de 63%.
    Sabonete Protex era 1,35 e hoje está 1,80/ 1,90 – aumento 41%.
    Sabonete suave (golpe das fábricas que criaram um sabonete em que o cheiro dura 3 banhos e depois vira gordura fedida) custava 0,60 e hoje está custando em torno de 1,30 – aumento de 117% de aumento.
    Até aqui dei alguns exemplos diferentes dos que a imprensa incompetente está mostrando – eles só mostram o tomate, a cebola, a cenoura, etc, que podem sofrer com o clima – mas muito disso é exploração de sem-vergonhas.
    A azeite era 1,99/2,09, agora está por volta de 2,80. mas já esteve até 3,30.
    Aumento de 34% considerando o preço atua, aumento de 34%l – descartei o
    maior preço, senão seria aumento de 58%.
    Arroz era 5,80/5,90 e hoje está em torno de 8,90. Mas também já esteve a 10,80/11,00. Aumento de 51% com preço atual e 86% com o preço maior que já esteve.
    Feijão era 2,40 e hoje está em torno de 4,00, mas já teve a 5,30. Aumento de 67% com o preço atual e de 121% com o preço no topo de meses atrás.
    Não vou me estender mais com exemplos que pesquisei, pois tenho muitos itens, e isto faria o comentário fica muito longo (já vai ficar…)
    Meu objetivo é mostrar que a inflação é muito maior que a divulgada pelo governo. Depois dizem que é na Argentina que estão manipulando índices…
    O fato é que tudo subiu. E muito. Pela pesquisa o aumento mínimo foi em torno de 40%. E não são artigos que sofram influências sazonais. São produtos de empresas canalhas que compraram empresas nacionais e hoje detêm o monopólio do segmento.
    Olha o café, a Sara Lee comprou um monte de fábricas pelo Brasil e o produto que estava custando 4,80, hoje está em torno de 7,60. Também já esteve mais que isso. Aumento de 58%.
    O Nescau e o Toddy custavam 2,80 a embalagem de 400g, hoje o preço é de 4,01 – no Big. Aumento de 45%.
    É muita cachorrada também dos hipermercados, que hoje estão nas mãos de poucos. Muitos multinacionais. E que pagam salário miseráveis – 780,00.
    O caso é que houve abuso e o governinho traidor do PT não fez nada. Ou melhor, fez. Deu isenções de impostos, redução de energia elétrica, concordou com compras que fazem as empesas nacionais sumirem e desestimula a concorrência, emprestou dinheiro do BNDES para estas compras, etc…
    Governo frouxo.
    O PT trai o trabalhador quando mantém o Fator Previdenciário, quando tira dinheiro do INSS para dar aos empresários, quando mente o índice de inflação, quando não corrige a tabela do IR, quando constrói estádios e deixa os hospitais (os poucos que temos) sem equipamentos e pessoal, quando vai viajar em caravana e gasta 350 mil só em hospedagem, etc…
    Tudo isso fez o PT ficar muito igual aos canalhas de PSDB e DEM.
    Como já disse, nós não podemos nos ludibriar com políticos e partidos. A nossa vida depende disso e precisamos nos revoltar com enganações.
    Pleno emprego ? Mas com salários miseráveis. Você vive com 700, 800, 900 ?
    Alguns blogueiros petistas são tão inimigos de nós trabalhadores quando o PIG.
    Não sou filiado a nenhum partido e odeio FHC e seu PSDB.
    Mas o PT não está cumprindo o que se propôs quando oposição.
    Meu Hipercard vem com a informação de juros de 16,9% ao mês. Ainda bem que todo mês consigo pagar o total, mas é uma sacanagem pra quem não consegue. É um assalto. Um roubo.
    Nos meus dois outros cartões (ambos Itaú que comprou quanse todos) o juro é igual… 16 – 17%.
    PT, me engana que eu gosto…

  6. hahahahahahahah, o jornalista do PIG, na foto acima, PARECE UM SUÍNO!!
    e a senhora dona rabo de carneiro,ganha um milhao de rais por mes, pra fazer fofocas dos outros…! Tomara q a melancia va pra 500 reais o kg…! Quero ver só, se essa senhora rabo de carneiro, vai colocar uma melancia em seu pescoço??

    • Mas que PTistazinho mais nervoso, ou seria PTistazinha nervosa? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      É PIG… é pig… é pig pig pig
      É hora… é hora… é hora é hora é hora

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Nervosa vai ficar a senhora “Olho vivo” quando perder a boquinha no governo do Playboy e for posta no olho da rua.
        Aspone (assessor de porra nenhuma) vive de puxar o saco, então Dona “Olho Vivo”, melhor largar a canoa furada da tucanalha e se filiar ao PT.
        Aliás, não tenho dúvidas que a Senhora já pensou nisto.
        Para o canalha, ideologia é a um contra cheque bem gordo!

        • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, é verdade roberto, eles ja perderam a boquinha na prefeitura de Curitiba, O FRUET meteu os dois pés nos trazeiros robustos deles…!E agora vendo a canoa do governadorsinho de meia pataca, mais rombuda doq o titanic, estao se borrando de medo de perder as tetas gordas no governo do estado!!!
          COITADOS!!”A eminencia da derrota, é pior doq a propria derrota!!
          hahahahahahahahah, um ano de pesadelo para essa tucanadas do DEMO!! Aguentarão eles, eté ano q vem 2014???Eu acho q ñ!!
          Hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah!

        • Então Beto N, eu já fui filiado ao PT ha mais ou menos uns 12 anos atrás, mas quando conheci a verdade sobre o partido e as pessoas que o conduzem, tratei de saltar fora rapidinho. O PT sempre pregou uma coisa, mas seus lideres faziam o contrário, nós, a massa de manobra do partido, tinhamos a obrigação de dar sustentação aos corruptos e como não concordo com isso, saltei fora e hoje estou sem partido. Pode me indicar um que seja sério?

      • Hahahahahahahahahahahahahahahahahah, duvido e deodó, se o cataratas, e, o papagaio de piratas,ñ forem a mesma pessoa??!kkkkkkkk.
        os tucanos do DEMO, quando ficam nervosos, parecem urubus,abutres…!
        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ficam pretos,azulao…!Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr

  7. Não dá para aguentar tanta hipocrisia da mídia.
    Se os generos alimentícios primários (in natura) sofrem alteração de preço as variaveis são baixa produção ou ganância dos comerciantes. Vide oferta/procura.
    Então podemos dizer que é decorrência de mercado. É só não comprar que o preço cai com certeza.
    ISSO É MANCHETE INTERNACIONAL NA GLOBO
    Agora o betico aumenta as tasxas do detran, aumenta o custo da água na Sanepar. Coisa que não tem nada a haver com mercado e o coitado do consumidor não pode optar.
    ISSO NUNCCA FOI ANUNCIADO NA GLOBO.
    Será que a globo é tendenciosa?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

  8. Têm muito oportunista se aproveitando do Brasil de primeiro mundo da Dilmula e enriquecendo muito no lombo do povão.
    Nem na Espanhã em crise econômica, os preços estão tão altos.
    Se tiver que aumentar a taxa de juros que seja assim,mais acho uma medida tímida,deveria mesmo é congelar os preços primeiramente da gasolina,que ela sinaliza aumento em pouco prazo.

    ESTE GOVERNO ESTÁ SE PERDENDO NA INFLAÇÃO DESCONTROLADA E NÃO FAZ NADA.

  9. Os juros não devem subir. Por quê só pra nós as taxas têm de ser exorbirtantes? Os países ricos aplicam taxas quase irrisórias.
    O tomate está caro por ser um produto sazonal, não compre. Nunca vi alguém morrer por não comer tomate.

  10. Então quer dizer que é a Globo que manda no Banco Central…é um caso de teoria da conspiração interessante esse. Paranóia tem tratamento, existem bons psicanalistas no mercado.

  11. a verdade é que este desgoverno federal da dona Dilmonha está todo perdido, um dia ela anuncia a baixa na cesta básica e dias depois os produtos tem aumentos astronômicos. Afinal de contas o que a dona Dilmonha tentou dizer quando falou em baixar o preço da cesta basica? Era baixar mesmo os preços ou baixar o consumo, já que os preços estão pela hora da morte e já lembra muito da época em que toda semana os preços nos supermercados eram trocados. Estou ficando cada dia com mais medo desse governinho PTista.

    • Olho Vivo, ou fala serio, tanto faz… as coisas vão mal no Brasil, porque as castas dominantes é composta de pessoas que pensam que tomate é fabricado com derivados de petróleo ,e como nasce a frango, pois desde o DES-COBRIMENTO das Américas, exploram os recursos naturais, dizimaram os Indios, e corromperam as indias, com a alegação que era para melhorar a raça. hoje o povo sabe a verdade, e Dilminha e Lulinha são a mosca que caiu na tua sopa, e os espertalhões não sabe como derrota-los, vão se resicrar seus ALEPrados. esses C U R D U S, improdutivos vão ter que aprender a trabalhar.

  12. o tomate esta caro por um único motivo, O ATRAVESSADOR.

    e quem quiser tomate barato, das duas uma, ou vai pra roça ajudar no plantio, ou espera o preço abaixar kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  13. http://correiodobrasil.com.br/noticias/politica/lula-nao-e-citado-em-investigacao-do-ministerio-publico/598267/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=b20130411

    Como o jornalismo de esgoto funciona no Brasil, inclusive a Gazeta do Povo, que notíciou no dia de ontem essa farsa, desmentida pelo MPF do DF.

  14. O Juro vai subir mesmo, se preparem, e depois de FHC o mecanismo de segurar inflação é o juro alto…Então não adianta chorar, que PT que PSDB, que PB, que PBURROL…Hoje no Brasil e assim que funciona, para mudar, só buscando um novo caminho.

  15. Mais bá tche!!! que materia mais contraditória!!! que tal nosso bloguista tbm nos dizer o que tem que ser feito, e, não só bater na Globo ! ( e o tomate tá caro pra chuchu)