Requião pode embolar disputa pelo governo do Paraná

Pesquisa do Ibope, divulgada ontem (27), mostrou as intenções de voto para Beto Richa (PSDB), mas "esqueceu" de Gleisi Hoffmann (PT), Osmar Dias (PDT) e Roberto Requião (PMDB).

Pesquisa do Ibope, divulgada ontem (27), mostrou as intenções de voto para Beto Richa (PSDB), mas “esqueceu” de Gleisi Hoffmann (PT), Osmar Dias (PDT) e Roberto Requião (PMDB).

A guerra pelo governo do Paraná já começou. Na verdade, foi antecipada pelo PSDB, esta semana, ao lançar pesquisa na praça.

Segundo números do Ibope, o governador Beto Richa (PSDB) seria reeleito em 2014 com os pés nas costas com inacreditáveis 76%.

A sondagem tucana não previu adversário, pelo jeito. Por isso despertou controvérsia sem precedentes.

à‰ importante lembrar que há dois meses Richa tinha 29% das intenções de votos e quase 70% dos paranaenses não tinham candidatos ainda. Esses números são da Paraná Pesquisas.

O que mudou em 60 dias? Houve fatos novos que justifiquem esses anabolizantes índices (76%) para Richa? Pelo contrário.

O governo tucano vem colecionando patinadas nos campos político e administrativo. A começar pela reforma em seu secretariado, que nunca termina; tarifaços que não saem da memória (Detran, água, luz, etc.); professores insatisfeitos com promessas não cumpridas…

Os tucanos apanham, é verdade, mas também batem. Eles vêm acusando a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT), virtual adversária de Richa, de aderir ao neoliberalismo.

Os tucanos acham que a petista está lhe surrupiando a bandeira da privatização, ao defender a concessão dos portos — por exemplo.

Por fora corre o senador Roberto Requião (PMDB), que, se candidatar ao quarto mandato, poderá embolar ainda mais a disputa e evitar a polarização da disputa entre PT e PSDB.

A enquete lançada ontem (28) por este blog (vote no canto direito superior de seu computador) mostra cenário diferente do Ibope. Se o peemedebista entrar no jogo eleitoral, muito provavelmente, deixa tanto Gleisi quanto Richa com o futuro incerto.

A presença de Requião na disputa pode repetir a situação de Curitiba em 2012, quando o então prefeito Luciano Ducci (PSB), pupilo do governador e favorito na corrida, ficou fora do segundo turno.

Diante disso tudo, a meu ver, a deflagração do processo é boa porque possibilita o contraditório entre projetos! de governo por mais tempo.

Resumo da ópera: a guerra de nervos está apenas começando. à‰ isso. Tenha uma excelente sexta-feira!

48 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to mention I am just very new to blogging and site-building and definitely liked you’re web page. Likely I’m planning to bookmark your blog post . You really come with remarkable posts. Cheers for sharing your webpage.

  2. Da maneira que o governo Beto Richa esta agindo diante aos servidores publicos, pode ter certeza nao entra nem para o segundo turno, pois a insatisfaçao e grande pois esta esquecendo dos servidores publicos pois os mesmos tem que ficar pedindo para serem lembrados e quanto ao convenio da saude… sas, sao tratados muitos maus e se depender do tal sas morrem, entao com certeza as coisas tem que mudar e quanto ao salario que toda vez tem que brigar para se ter aquele aumento muito basico e ainda dividireme em duas vezes que vergonha, e do dele quando se aumento e da noite para o dia e nem quer saber se o povo aprova ou nao, aumentam com percentual grande , discarado, em fim sera que ele merece a reeleiçao… e quanto mais teremos que sermos enganados por falsas promessas, a nao ser que nesse ano faça diferente so p ganhar votos. pois o requiao era sim ditador mas se dizia sim ou nao e realmente mostrava que seu estado tinha que ser aparente aos demais pois seus servidores eram pagos bem e procurava mostrar aos outros estados que sim esses ganhavam mais…, quanto a gleisi todos esperam que e uma excelente administradora, de confiança e de capacidade e entao sera uma concorrente de tamanha disputa… entao richa se ligue que as coisas nao estao facil assim e tem que mudar muito mesmo, ao vem requiao e gleisi. pois pois povo e servidores contente rendimento e satisfaçao tamanha… abraço a todos os que gostam de seu estado e que querem um estado desenvolvido e em crecimento, pois nosso Brasil esta indo para o caminho certo.

  3. Governo do Beto e Governo do povo, tanto na Capital quanto no interior, Richa e sucesso, graça sua maneira simples de trabalhar para TODOS, e de Gente assim que o Brasil o Parana precisa.

  4. PESSOAL O BETO É TÃO BURRO QUE MONTA UMA SECRETÁRIA DE URBANISMO PARA O INCOMPETENTE DE RATINHO, URBANISMO É PARA PREFEITURA, AMIGO DE BETO LUCIANO ENTRA NA PREFEITURA COM UM MILJÃO E SAI DEPOIS DE 24 MESES COM VINTE E SETE. vAMOSSSSSSSSSSSSSSSS INTERAR BETO RICHA NA CAMPANHA, REQUIÃO DE VOLTA OU GLEISE.

  5. Requião: -O povo clama por você. Vi alguns dizendo que a educação esta boa agora. Pelo amor de Deus, que visão mais errônea. Não enxergam aos arredores, pois no interior do estado tudo vai de mal a pior. Beto Richa, Rossoni e Yara.. uma cobra com três cabeças.

    PESSOAL, NÃO SE ILUDAM COM PALAVRAS BONITAS E FALSOS INTELECTUAIS, que ficam aviltados quando alguém fala das tetas que alguns cupinchas do B. Richa estão mamando e vão perder. A única coisa que soube fazer foram discursos bem elaborados além de presentear com secretarias os organizadores de campanha.

  6. qualquer outro que se candidate que não seja esses mesmo votem que não vão se arrepender

  7. pessoal reeleição no brasil não da certo esses candidatos ai são todos farinha do mesmo saco

  8. O Estado ele visa o bem comum, e a participação do capital privado só necessário, controlado, o PSDB passa tudo para o privado e pior em vez de melhorar piora as coisas, vamos parar de falar que funcionário público não é competente, vamos dar condições e capacitação e cobrar vamos ver se as coisas não funcionam….. o DER tem bons engenheiros pq o DER não assumiu as estradas cobrando um pedágio barato digo coerente… pensemos nisso pq concessionárias eles querem lucro e normal…

  9. Todos estão vendo a falta de agilidade nas secretarias do governo, a contratação de pms, levou mais de 2 anos, esses que ontem se formaram eram contratados pelo governo anterior, as viaturas sucatas até o presente momento usadas do governo anterior, falta muita coisa, assim vai, de ultima hora o povo não tem memoria curta, os projetos do governo são os mesmo do governo anterior,,,,, por que ele namora o PMDB, é o partido que vai ser o diferencial, ou Pessuti ou Requião quem ele apiarem ganhará…. a disputa estará entre o Beto e Gleise, e o vice é que vai definir… fato este que o governo faz o que pode pelo PMDB>…..

  10. E o Beto que concurso que passou? Só se for de corrida de kart.

  11. Quanto preconceito com os comissionados… Gleisi foi comissionada a vida toda. Nunca passou em nenhum concurso. Aliás, se não fosse o partido e o maridão….

    • Que maridão? kkkkkkkkkkkkk

    • Nada muda, so reclama que não tem o cargo, meu caro todos sabem, que os cargos comissionados são dos políticos, ou não precisaria uma máquina comandaria…. vai em frente defenda o seu candidato… mas seja lógico….

  12. Já falei e volto a falar Requião é Requião, os outros são somente políticos, Tamos com o sr. mais uma vez rumo a vitória do Paraná.

  13. Essa pesquisa não foi eleitoral, Foi de Aprovação do Governo, mesmo ela tenha e gere suspeitas, NÃO É PESQUISA PRE ELEITORAL, a informação do Segundo paragrafo da matéria esta ERRADA. PS. NÃo sou tucano, e pela pesquisa de intenção de votos… logo mais o Requião ultrapassa a Gleisi. e ai acredito que essa pesquisa sumirá do Blog, pois o mesmo é Pro PT.

    • Falou tudo Vitor e logo o próprio dono do blog virá aqui te chamar de “Tucaninho”. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Vocês queriam que o Esmael puxasse o saco do Beto Richa sendo que o cara censurou ele? Estamos numa democracia, se vocês não gostarem do Blog do Esmael leiam o Fábio Campana. Principalmente o pentelho do Olho Vivo que fugiu de lá pra pentelhar aqui.

  14. Esta turma da beto, vou te contar em … Ô cara de Pau!!! Como não bastasse a mentira da eleição passada … IIIIII começou errando.. kkkk

  15. Tbem concordo com o que a Leitora disse, repito:
    Plano A – Gleisi
    Plano B – Requiao
    E Beto Lerner fora dos planos, hehehe.

  16. COM ESTES TRES NOMES O REQUIAO PODE COMPRAR O TRNO PARA GOVERNAR

  17. A MASSA POPULAR, PRINCIPALMENTE A MASSA POPULAR DO INTERIOR, TAMBÉM ESTÁ GRITANDO: FORA BETO RICHA! TAMBÉM OS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS (FORA BETO RICHA, FORA ARNS) … OS COMERCIANTES… OS ADVOGADOS… OS POLÍTICOS SÉRIOS… OS PROFISSIONAIS SÉRIOS DA IMPRENSA… E POR AÍ VAI.
    PELA EDUCAÇÃO, EM 2014, ROBERTO REQUIÃO!

    • Essa ou é louca, ou era cargo em comissão do Lunático. kkkkkkkkkk

      O Requião acabou com o ensino no Paraná, a educação só não está pior porque Richa assumiu o governo e em dois anos já reverteu muita coisa, mas estava muito séria a situação.

      E engraçado que no interior que eu moro o Richa vai bem obrigado, aqui e na região o povo só fala bem do home. alias, fala mal do Beto só a PTzada revoltada, até os outros partidos aliados ao PT já estão aderindo a reeleição do Beto Richa.

      CHORA PTZADA QUE O CHORORÔ É LIVRE, LEVE E SOLTO!

      • Olho vivo, pelo jeito o sr desconhece a atual situação da educação no PR.
        A única coisa que o sr beto richa fez pela educação até agora foi propaganda. Nada mais.
        Quem criou a dobra de padrão? Quem investiu no PDE? Quem criou o plano de carreira dos agentes educacionais? Quem triplicou os salários dos agentes educacionais? Quem equipou todas as salas de aula com tvs multimidia? Quem equipou todas as escolas com laboratórios de informática?
        Requião Governador.
        Chupa essa, meu filho!

      • Pelo jeito o comissionado aqui é você. Requião foi o melhor governador pra educação, pode perguntar a qualquer professor. De 5 professores, 4 reconhecem que Requião foi um bom governador pra educação. Engraçado mesmo é que só aí falam bem do Beto. Conheço no minimo 10 pessoas que votaram nele e se arrependeram. Se você é sarna assim por natureza, nem quero imaginar ano que vem quando seu patrão perder. Partidos aliados do PT aderindo ao Beto? Faz-me rir. o PP logo vai desembarcar do governo e aderir ao projeto da Gleisi, o PMDB não vai com o Beto por determinação do Diretório Nacional, provavelmente vai de candidatura própria, mas se tiver que apoiar alguém é Gleisi.

  18. Desculpe: erro digitação: Requião

  19. Minha modesta opinião:
    Plano A:- Glesi
    Plano B: – Reqiao
    Beto Richa: Nunca mais !!

    • Requião

    • Voto Beto Richa sem duvida alguma. No PT nem sonhando e no Requião só se eu estiver mais louca que ele.

    • A releição do Richa está praticamente garantida, Requião vem junto com Beto em acordo branco.

    • Faz tempo que não tenho feito comentários, mas agora sou obrigado a confirmar o favoritismo do governador Beto Richa, que acredito terá certa facilidade em se reeleger, já que Gleisi está fazendo a coisa toda errada e Requião não vai arriscar perder quase toda a bancada do partido, virá mesmo com Richa se pretende manter força na ALEP.

  20. BETO RICHA,REQUIÃO e RATINHO JR….vem juntinhos contra Gleisi, vai ser o repeteco da eleição em Curitiba, naturalmente que vão perder novamente

    • Requião com Beto??? Capaz, acho que já aprendeu suficiente na campanha ficando perto do Ratinho. Não ganharam NÃO.
      .
      Beto brevemente um lerner da vida.
      2014 vem logo
      🙂

      • Por falar em Lerner… Ele (lerner) e o Fruet, se reuniram para tratar de assuntos da Prefietura, e a PTzada… ficou LOuquinha de raiva, não foram convidados… Fruet …. Traira… sempre será Traira. Arrependam-se os leitores do Fruta
        E eu aqui só dou gargalhada de quem votou nele

    • Não viaje na maionese sr Jamanta. E ainda pra terminar de fechar o caixao do Richa, o PT e o PMDB farão uma aliança, sendo assim seria vitoria da chapa PT/PMDB no primeiro turno.

  21. o requião saindo ou não candidato vai encomodar mais que o greca encomodou o ducci. o requião tem grande penetração junto ao povão e no interior por ser um homem de personalidade forte e discurso direto sem chorumelas curto e grosso. o beto e a gleisi tem um discurso muito paz e amor cheios de chorumelas.

  22. Esmael, desculpe o comentário. Teu blog nao reflete a realidade da população, uma vez que é lido apenas por funcionários públicos de carreira e comissionados, além de políticos. Jamais, escreva jamais teu blog terá uma pesquisa que tenha um mínimo de coerência. Além do que assim como outros blogs, o teu é parcial, o que acho comum, ao menos nao e muro!
    A grande massa popular, desculpe, nao lê teu blog, nem o teu nem qualquer outro blog politico. Vou de tar uma opção de enquete:
    Quem lê meu blog:
    a) políticos
    B) servidor publico
    C) cargo comissionado
    D) profissionais de imprensa
    E) cidadão comum
    Tenho certeza que as opções de a ate d passara de 90%
    Teu público é especifico e parcial por interesses próprios, tua pesquisa nunca será fidedigna!
    Abcs

    • Obrigado pela observação. Pesquisa fidedigna é a do iBeto. Nenhuma mais!

      • Esmael, novo blogueiro na praça….

        http://www.justicadopovo.com.br/

      • Caro Esmael:
        Quando das eleições para Prefeito seu Blog foi dos únicos a publicar matéria minha escrita para O Jornal do Brasil, site 247 ABI entre outros, quando denunciei a metodologia e a fraude promovida pelo IBOPE. Poucos dias antes do Segundo turno em conversa com presidente do IPG e com Wilson Picler avisei a eles sobre essa fraude e pedi que passassema informção a Gustavo fruet que após penúltimo e ultimo debate, Greca fez o dever de cas. Arrasou Ducci e isso abria possibilidade de Gustavo ir ao segundo turno. A matéria pode ser revista http://www.brasil247.com/author/Jos%C3%A9+Carlos+Sucupira.
        O IBOPE não merece a menor credibilidade e como Cientista Politico concordo com o Senador Requião pesquisa se compra no IBOPE.
        Aviso aos navegantes, pelaenésima vez não estou atrás de cargo na Prefeitura, prefiro a independência e minha referência para melhor estar isento dos fatos é estar fora dfa garrafa para olhar melhor o rótulo.
        Essa enquete tem mais sentidfo do que uma pesquisa sobre a qul não temos acesso nem da metodologia nem dos campos utilizados, desse tipo basta me dizer que resultado o caro amigo quer que publico uma com Tony Graci em primeiro luigar para disputa do governo do Estado.

    • Não defendo nenhum blogueiro, mas acho que eles como outros meios de redes sociais , JÁ estão incomodando muita gente…passo por vários blogs e me lembro que este blogueiro fez varias pesquisas no ano passado sobre as eleições pra prefeito de Curitiba e constatei que acertaram no VENCEDOR.

    • Claro. Sem dúvidas que quem lê e participa deste e dos demais blogs são pessoas politizadas e que acompanham as notícias da política, no entanto poucos se propõesm a analisar a conjuntura política com imparcialidade.
      Mas, na contrapartida, qual o critério da pesquisa do Ibope? Colocar o Beto Richa disputando com ele mesmo e ainda por cima usar dados de satisfação em morar no Paraná como se fosse dados de satisfação com o governo é pra acabar.
      Uma boa análise de conjuntura política partidária mostra que o Beto tá mal das pernas e da cabeça. Se estivesse bem não estaria promovendo mudanças no secretariado e não demoraria dois meses para anunciar dois nomes do PMDB – este fato por si só já demonstra o quanto o governo está perdido e sem norte, ruim na administração e ruim na articulação política.
      Se estivesse tão bem quanto tenta passar a impressão de que está, não estaria precisando do PMDB que é oposição ao PSDB e que não garante apoio ao projeto de reeleição.
      Quando todos os institutos de pesquisa diziam que o Ducci passaria para o segundo turno e nas ruas o que se via era uma rejeição sem precedentes para um atual ocupante do cargo de prefeito com o apoio do governo do estado, eu sempre afirmava que ele não passaria para o segundo turno e volto a afirmar aqui que se o Beto continuar com essa petulância e burrice não passa nem do primeiro turno ano que vem.

    • Paulo Lemos já que você me incluiu na folha do funcionalismo público esta faltando você me enviar o contracheque, por que até agora não recebi nada ainda, por gentileza me envie seu contato para eu mandar o numero da minha conta bancária e meus dados pessoais para você.

      fico no aguardo
      Obrigado.

    • Engano seu caro Paulo Lemos. Eu não sou funcionário, não sou político, nem comissionado. Enfim, eu não tenho o rabo preso com ninguém e nem defendo os interesses alheios. Mas como cidadão gosto de me informar sobre política para poder formar minha própria opinião e compartilhá-la junto ao meu relacionamento social. E como empresário, considero deplorável o governo do Beto Richa, que onerou em muito os custos e a competitividade dos paranaenses, a ponto de empresas abrirem filiais em outros estados para poderem se manter competitivas em função da chamada substituição tributária adotada pelo estado. Votarei até num jumento, mas nunca no Beto Richa,

  23. Beto Richa nunca mais, agora é gleisi 13.

  24. Parece que os comissionados do Beto foram avisados pra votar na enquente, kkkkkkkkkkk. Penso que não dando Richa é o que está valendo, pode dar Gleisi ou Requiao, não dando Richa está louco de bom.