Lula em Gana: “Ninguém nasceu para ser pobre”; ouça o discurso

do Brasil 247

Em viagem à  àfrica, o ex-presidente fez um importante discurso sobre segurança alimentar; "é plenamente possível garantir que todo ser humano de qualquer lugar do mundo possa comer três vezes ao dia", afirmou, em Gana; Lula disse ainda que ex-presidente é como um "vaso chinês" e que precisa encontrar o que fazer para não atrapalhar seus sucessores; se é candidato, talvez seja ao Nobel da Paz; ouça seu discurso.

Em viagem à  àfrica, o ex-presidente fez um importante discurso sobre segurança alimentar; “é plenamente possível garantir que todo ser humano de qualquer lugar do mundo possa comer três vezes ao dia”, afirmou, em Gana; Lula disse ainda que ex-presidente é como um “vaso chinês” e que precisa encontrar o que fazer para não atrapalhar seus sucessores; se é candidato, talvez seja ao Nobel da Paz; ouça seu discurso.

Em viagem à  àfrica, o ex-presidente Lula tem levado a todos os países que visita uma mensagem que pode credenciá-lo, em algum momento, a receber o Prêmio Nobel da Paz. Em Gana, onde encontrou representantes da comunidade “Tabom”, descendentes dos primeiros escravos brasileiros, assim batizados por que usavam a expressão “tá bom”, Lula falou sobre segurança alimentar. E disse que é possível acabar com a fome no mundo. “Ninguém nasceu para ser pobre, as pessoas nasceram para viver bem”, afirmou. “Eu não quero morrer para ir para o céu. Quero viver no céu aqui. E para muita gente pobre, o inferno é a própria Terra, porque não tem no mundo nada pior do que passar fome. Você levanta de manhã com a lombriga maior querendo comer a menor”.

Levando a experiência brasileira do bolsa-família para a àfrica, Lula disse que “é plenamente possível garantir que todo ser humano de qualquer lugar do mundo possa comer três vezes ao dia”. Basta, segundo ele, “um pouco de dinheiro na mão das pessoas”. O ex-presidente atribuiu o sucesso do programa brasileiro de combate à  fome e à  pobreza a um cadastro eficiente. “O dinheiro tem que chegar diretamente à s pessoas, sem passar por intermediários. O cadastro é a razão do sucesso das nossas políticas para os pobres e o pobre recebe um cartão magnético. Nenhum vereador, nenhum deputado, nenhum governador e nem o presidente da República sabe quem tá recebendo. Assim, o pobre não deve favor ao governante”.

Outro fator importante, segundo ele, foi a entrega dos cartões à s mulheres, e não aos homens chefes de família. “A mulher é mais responsável, enquanto o homem poderia querer tomar uma cervejinha. Ele tem o direito, mas não com esse dinheiro”, afirmou. Lula disse ainda que, mesmo nos programas habitacionais, a escritura deve ser feita preferencialmente em nome das mulheres.

Lula falou também sobre sua rotina como ex-presidente e se comparou, bem humorado, a um “vaso chinês”. Disse que, por isso mesmo, tem que procurar o que fazer para não atrapalhar sua sucessora Dilma Rousseff. Em relação ao câncer na garganta, ele disse que ela seca rapidamente e que tem que tomar mais água do que de costume. “Poderia querer tomar outras coisas, mas não posso”.

Ouça a íntegra do discurso:

23 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Vocês que crítica o Ex presidente Lula,deveria, antes se preocupar com a turma do (PSDB ) Que estão loucos para retomar o poder, e acabar com o nosso Brasil,que, O PRESIDENTE LULA construiu.
    Nunca e jamais haverá um presidente, semelhante a LULA.
    Se LULA, mandar eu voltar num cachorro vira lata eu voto…

  2. Ninguem nasceu para ser pobre. Mas para morrer pobre, sim ?
    O que voce fez com os trabalhadores da iniciativa privada, com a manutencao do Fator Previdenciario, e para fazer isso. Velhos pobres, velhos traidos.
    Mas as tuas tres aposentadorias estao garantidas, nao e ?
    Este e traidor da pior especie.

  3. Quem ta pagando essa viagem do Pai do Mensalão????? Seria bom para o Brasil se esse “en Gana” Ficasse por la.

  4. Esmael, agora vai publicar materia dobre escandalo divulgado pela Joice?

  5. ” CHEGA DE DISCURSOS, URGE MUDARMOS O PERCURSO. “

  6. Sem sombra de dúvida, foi o melhor presidente que esse país teve hoje, mesmo os tucanalhas querendo ou não.

  7. MEU PRESIDENTE, O SR. CADA VEZ MAIS JOVEM E MAIS BONITO.MAS O SR. ESTA ASSIM, PORQUE…LUTA PELO BEM. : E CONTRA A POBREZA, CONTRA O RACISMO ETC,O QUE ESTAMOS COLHENDO HOJE, E FRUTO DO SEU GOVERNO COMO PRESIDENTE. HOJE DILMA INAUGURA GRANDES OBRAS QUE FORAM INICIADAS NO SEU GOVERNO. NAO SOU RICA, MAS SO EM SABER QUE O PT LUTA PARA ACABAR COM A MISERIA, SO TENHO QUE AGRADECER A DEUS POR TER NOS DADO LULA E DILMA COMO PRESIDENTE. CLARO… AINDA FALTA MUITO PARA O BRASIL SER UM PARAISO.

    • Não escreva em ‘CAIXA ALTA’, por favor, isso significa “gritar” na internet. Portanto, escreva somente em ‘caixa baixa’. Fica a dica.

    • Pois é, Dilma está inaugurando a ferrovia Norte-Sul, os novos e morderníssimos portos e aeroportos. A auto-suficiência da Petrobras. A melhora substancial na educação. O povo está comemorando a segurança, o fim das drogas, dos acidentes automobilísticos. Não falta mais hospital para o povo. Finalmente ela inaugurou o canal de transposição do Rio São Francisco. A ligação por rodovia do sudeste com o Sul está uma maravilha. E sim, o coelhinho da Páscoa existe e foi o Lulla que criou ele.

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Esse não faz parte da RedePT13, mas sem dúvida deve ser algum carguinho de confiança em algum canto onde o PT age. As grandes obras a que se refere devem ser a transposição do Rio São Francisco, Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro e do trem-bala ““ que ligará São Paulo ao Rio de Janeiro.

      Os gargalos da infraestrutura no Brasil tornam nossos produtos mais caros e perdem competitividade no mercado externo. Obras importantes nos nossos portos, usinas, ferrovias, estradas, que são fundamentais para o país crescer e gerar empregos estão paradas, ou sequer começaram. São bilhões de reais desperdiçados por falta de um bom planejamento. E quem paga essa conta, no final, é você que paga seus impostos e manda seu dinheiro direto para o bolso destes corruptos!

      E VOCÊ VEM FALAR EM OBRAS? PTzinho puxa saco.

  8. Esmael, acho que as pessoas devem sim ter liberdade de escolha em tudo – Deus nos deu o livre arbitrio. Desde Adão e Eva mas a opção do homem foi em sua maioria desobedecer a ordem de Deus. O Povo da America do Sul esta muito desenvolvido na Fé genuina Cristã, não se deixa mais levar por aqueles que se dizem “santos e não são”.
    A midia estampa este papa como articulista politico que vai “benzer salve jorge , programas com imagens – que conforme a Biblia é idolatrioa condenavel e toda patifaria que usam para enganar o povo .”
    Acontece que as Igrejas Evangelicas atualmente tem como seus membros diversos formadores de opinião, pessoas cultas : juizes, desembargadores, empresarios, profissionais de todas as areas, e não tem mais espaço para colocar goela abaixo tradições que serve apenas para titulo religioso nada mais, não acontece nada nestes lugares não muda a vida de ninguem- somente pra ingles ver.
    Vamos ver se este “papa” abraça um leproso ou vai numa uti orar por um doente e ele fica curado – e se algo assim acontecer não darão Gloria a deus mas transformam como enganadores que são a pessoa em “novo santo”. Dizem ser sucessores de Pedro então porque celibato? Pedro era casado conforme diz a Biblia. Se não mostrar isto cai naquela Palavra que diz : O Reino de Deus não é feito com “palavras” mas sim com o Poder de Deus!
    Façam esta experiencia , deem uma chance pra si mesmo e vejam o quanto é bom ter a verdadeira Paz !

  9. Esmael

    Ficou esquisita a manchete aí:

    Lula engana…

  10. O Esmael! Está “deixa” para os oposicionistas com este titulo um tanto dúbio!rsrsrsr. Tá certo! Uma colher de chá a eles.

  11. A manchete é perfeita: Lula “em gana”

    • Muito feliz na observação Teodorico. Em Gana lá e engana aqui. E fala sério, ouvir a voz desse sujeito é a coisa mais desagradável que existe. Sai fora amiguinho do Sarney, do Maluf, Barbalho, Renan, Jucá…….

      • O grande problema e que o FHC e amigo de todos esses que cara que você citou. Acho que estamos sendo enganados a muito tempo.

        • Claro que estamos sendo enganados. E foi por causa dessa turma que votei contra o PSDB. E é pelo mesmo motivo que hoje faço campanha contra o PT, porque os meus princípios continuam os mesmos.

  12. E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
    Gênesis 1:29
    Deus não criou os pobres, o egoísmo dos homens o criou. Deus dá pão para todos, o problema é que alguns devoram o pão do próximo e isso traz o desequlíbrio…
    O Luiz não é o homem mais sábio do mundo, mas conhece a realidade e as dificuldades dos humildes deste país.
    Para quem o critica fica o desafio, que proponha soluções melhores então…

  13. O Titulo e bem sugestivo, e so se espelhar nele mesmo que veio de uma familia humilde e agora esta com as burras cheias de tanto roubar dos pobres.kkkkkk

  14. Lula mudou a direção que a elite brasileira dava ao destino da economia no Brasil: Vamos crescer primeiro e depois vamos dividir. Isto era o que a classe política e os que dominavam o Brasil pregavam. Só que nunca o bolo era suficiente para os ricos e aí nunca se dividia nada. O Brasil sempre era tachado como o país do Futuro. Lula fez certo, dividir o que tem para cada vez mais gerar mais para todos. Gerar oportunidades de todos serem felizes.