Lula e Gleisi são armas secretas do PT para derrotar PSDB em “estados centrais”

do Brasil 247

Partido espera dar pulo do gato nas próximas eleições, contou ao 247 um integrante do Diretório Nacional da legenda; pela primeira vez, petistas vislumbram chance real de bater tucanos em São Paulo, Minas Gerais e Paraná; presidente Dilma, ex Lula e aliança com PMDB são peças centrais dessa estratégia para 2014; projeto contempla reeleição em Brasília, mas reconhece dificuldades na Bahia e no Rio Grande do Sul.

Partido espera dar pulo do gato nas próximas eleições, contou ao 247 um integrante do Diretório Nacional da legenda; pela primeira vez, petistas vislumbram chance real de bater tucanos em São Paulo, Minas Gerais e Paraná; presidente Dilma, ex Lula e aliança com PMDB são peças centrais dessa estratégia para 2014; projeto contempla reeleição em Brasília, mas reconhece dificuldades na Bahia e no Rio Grande do Sul.

Debruçados sobre o mapa do Brasil, analisado sob a projeção do cenário de verdadeira guerra eleitoral a ser travada em 2014, integrantes do alto comando do PT vislumbram oportunidades inéditas.

“Nunca tivemos tanta chance de bater os tucanos nos estados centrais como a que vai acontecer nas próximas eleições”, conta ao 247 um dos mais estrelados generais do Estado-Maior petista. Pede segredo sobre o próprio nome, em troca de contar, a pedido, detalhes a respeito de como o partido vê o quadro e se prepara para agir. Combinado.

SàƒO PAULO – “Em São Paulo, os tucanos estão divididos e desgastados. Nunca isso foi tão forte”, conta o civil com cacoete de estrategista militar. “O preconceito contra nós, especialmente no interior, diminuiu”.

As vitórias no ano passado de Fernando Haddad, na capital, Carlinhos Almeida, em São José dos Campos, e o desempenho de Marcio Pochmann, que saiu de 2% para um segundo turno em que marcou mais de 40% em Campinas, são contabilizados como prenúncios de que as baterias anti-aéreas contra o PT estão ficando obsoletas. “O discurso deles do preconceito se enfraqueceu porque os governos de Lula e Dilma efetivamente fizeram diferença a favor do povão”, avalia. “Dizer que não sabemos realizar não cola mais, enquanto nós, sim, poderemos mostrar que eles não sabem promover crescimento com distribuição de renda”.

O candidato do PT em São Paulo ainda não está definido. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, continua tendo forte apoio nas mesas de decisões dos diretórios estadual e nacional do partido, apesar da derrota em primeiro turno em 2008. Acredita-se que o resultado se deveu mais a problemas na campanha do que do propriamente do candidato. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nome assoprado por Lula, poderá assumir o papel do novo, tal qual foi dado por Lula a Haddad. Mas a hipótese do próprio Lula concorrer, aberta pela postura dele nos comerciais do partido que estão sendo veiculados esta semana em rede estadual, é cada vez mais frequente. Mesmo em “off”, porém, o desejo do chefe supremo não desperta comentário. “Lula é Lula”, reume, num sinal de que ele pode fazer o que quer que será atendido.

MINAS GERAIS – Ao falar sobre Minas Gerais, é como se o comandante petista estivesse esfregando as mãos. Ganhar no Estado seria um sonho tão doce quanto o pesadelo amargo que corresponderia aos tucanos. “Anatasia não tem reeleição”, lembra sobre o govenador Antonio Anastasia. “Temos dois nomes, ambos fortes, vai depender da conjuntura”. O primeiro da fila é o vice-governador Alberto Pinto Coelho. Ele entrou na chapa de Anastasia quanto PSDB e PT se aliaram no pós-governo de Aécio Neves. O partido pretende aumentar o cacife na divulgação do nome dele pelo Estado. Por outro lado, o Ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, igualmente é bem recebido entre a cúpula. “Não temos pressa nessa definição”, sorri o capa-preta petista.

O mais importante para o PT, em Minas, agora, é sacramentar uma aliança verdadeira, daquelas em que todos os caciques e índios se envolvem, com o PMDB. Não é por outra razão que a presidente Dilma acertou com o vice Michel Temer, no escopo da reforma ministerial, dedicar a pasta da Agricultura ao deputado Antonio Andrade, presidente do PMDB-MG. O partido queria os Transportes, mas ter influência na área rural e a vice do candidato petista a governador pode ser suficiente.

O melhor campo para os vermelhos tem o senador Aécio Neves como candidato a presidente da República. “Sem ele e sem reeleição para Anastasia, eles não têm ninguém forte”. Com Aécio comandando as forças tucanas nas Alterosas, entretanto, os petistas admitem que a luta será bem mais dura. “Seja contra quem for, iremos disputar”.

PARANà – No Paraná, a munição já está dedicada à  ministra Gleisi Hoffmann, da Casa Civil. O reforço do apoio do prefeito recém-eleito de Curitiba, Gustavo Fruet, do PDT, dá a tranquilidade da superioridade numérica e estratégica ao PT sobre o PSDB. Tirante o charme da própria Gleisi, em cujo palanque a presidente Dilma fará questão de subir. “Não se trata de otimismo, mas a possibilidade de ganharmos no Paraná está muito presente”, anima-se o dirigente petista.

RIO GRANDE DO SUL – O mesmo entusiamo se transforma em preocupação quando se passa para uma avaliação do quadro no Rio Grande do Sul. Geograficamente, não se trata de um Estado central, nem está com os tucanos. Ao cotrário, é petista e, economicamente, trata-se de uma das maiores potências do País, com grande capacidade de irradiação política. Aí estão exatamente os problemas. Para os chefes do partido, nem a economia do Estado vai bem nem o governo é bem compreendido. “Tarso vive mais fora do que dentro da nossa casa”, lamenta o estrategista partidário, referindo-se ao governador Tarso Genro. A luz que o gaúcho joga sobre si mesmo parece ofuscar a visão do comando partidário, que empurra o caso para a pauta das questões a resolver. “Não achamos que estamos bem lá”, sublinha a fonte, fazendo menção de que esse é o entendimento da maior parte dos seus colegas líderes.

DISTRITO FEDERAL – Agora sim, voltando a atenção para o exato centro geográfico do País, o petista acredita na reeleição do governador Agnelo Queiroz no Distrito Federal. “Apesar de toda a oposição, a gestão de Agnelo começa a fazer diferença”, estabelece. Uma série de quadros considerados de primeira linha do governo federal foram deslocados para a gestão de Brasília. Os programas sociais dinamizados em conjunto com a administração Dilma deverão ter um bom efeito eleitoral na cidade. “E o próprio Agnelo é um quadro hábil, que determinou as prioridades corretas para o seu governo”.

BAHIA – Na lógica da dúvida também está a Bahia, onde o governador Jaques Wagner não tem mais a possibilidade da reeleição. “Gabrielli será um bom candidato”, acredita o dirigente, referindo-se ao ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli. “E Wagner vai deixar um herança popular, mas o aadversário virá embalado”. O ressurgimento do carlismo, com ACM Neto na Prefeitura de Salvador, ressoa forte nos radares do PT. “O enfrentamento vai ser duro, o adversário tem máquina na capital. O resultado pode correr para os dois lados”.

DISTRITO FEDERAL – Agora retomando a atenção para o exato centro geográfico do País, o chefe petista acredita na reeleição do governador Agnelo Queiroz no Distrito Federal. “Apesar de toda a oposição, a gestão de Agnelo começa a fazer diferença”, estabelece. Uma série de quadros considerados de primeira linha do governo federal foram deslocados para a gestão de Brasília. Os programas sociais dinamizados em conjunto com a administração Dilma deverão ter um bom efeito eleitoral na cidade. “E o próprio Agnelo é um quadro hábil, que determinou as prioridades corretas para o seu governo”. Ali, não se leva em conta perder.

O quatro estrelas se despede. Ficam as pistas, dissimulações e informações.

38 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Para mim são traidores.
    Fim do Fator Previdenciário, JÁ.

  2. Observador, Vitor, Allexia, Rafaela, Fala Sério, entre outros, todos são a mesma pessoa, será que postar nas Redes Sociais tornou-se uma profissão remunerada? O betinho gasta uma verdadeira fortuna em propaganda – “Paraná, um estado de respeito ou Governo do estado, o Paraná em ação”, quem gasta milhões em publicidade, propagandas gigantescas (enganosas é óbvio) em horário nobre, pode pedir favores ($) para os “pucha-sacos, baba-ovos”, postar em redes sociais defendendo o que na realidade é indefensável!!!!!

  3. Rubens,
    vc tem toda razão, ou esse cara está recebendo para defender o governo nos blogs, ou é um tremendo desocupado, estorvo sustentado pelos pais com tempo livre para fazer incontáveis postagens nas redes sociais.

  4. A Fala Sério, vai carpir um lote, vai picar uma lenha, ache o que fazer, quer falar dos outros, mas olhe pro umbigo do seu patrão Richa, criar 41 cargos pra gente que não precisa trabalhar como a secretaria de governo do sr Silvestri, a faça-me o favor hein.

  5. Fala Sério, se o Bolsa Família foi criado por vocês, mas porque motivo o FHC seu não teve capacidade e competência pra reveter a situação da pobreza e miséria no país quando governou? Ou foi porque vocês governaram dando prioridade apenas pra banqueiros picaretas e pro capital especulativo?

  6. Vejam a respostas ao comentário do Elton.
    O FALA SÉRIO e o Vitor são a mesma pessoa

    • Cara, pelo que vi, um deles copiou ou reproduziu em parte o comentário. Melhor fazer isso, do que escrever merdas sem sentido. E se forem a mesma pessoa, qual o problema? O raciocinio é o que vale. Não vejo problema algum nisso. Isso te incomoda? A mim não e acho que nem ao Esmael. kkkkkk

  7. Me perdoem pela redundância – voltar atrás

  8. Fala Sério, tudo isso exposto acima pelo Marques deve doer muito em vocês ne, porque vocês quebraram 3 vezes o Brasil e não se enxergam, perderam 3 eleições seguidas pra presidente e vão pra 4ª derrota ano que vem e essa será dupla, porque o Beto não será reeleito, para o bem do povo do Paraná que não aguenta mais tanto descaso com esse governo medíocre do Traiano, Rossoni, Taniguchi, Silvestri.

    • Doer??? De forma alguma, afinal vocês justificam e dão respostas, baseadas em antes de assumirem, justificam suas cagadas dizendo que é culpa do Governo de 11 anos atras, porque vocês não tem CULHÕES pra mudar e consertar oque apontam como erro.
      O carro chefe de vocês o tal Bolsa Familia = Bolsa Esmola = Compra de Votos… foi criado pelo FHC, nem é criação de vocês, e na época que foi criado tinha um proposito que vocês Petistas deturparam

  9. Caro Marques, parabéns pelo texto, enquadrou essa tucanada suja no seu devido lugar.

    • O empresário Jorge Gerdau acha que o Brasil precisa “trabalhar com meia dúzia de ministérios ou coisa desse tipo” e não com as 39 pastas existentes na administração da presidente Dilma Rousseff.
      Esse inchaço se dá por contingências políticas, mas “tudo tem o seu limite”, diz o presidente da Câmara de Políticas de Gestão da Presidência da República. e completou: “Quando a burrice, ou a loucura, ou a irresponsabilidade vai muito longe, de repente, sai um saneamento. Nós provavelmente estamos no limite desse período”.
      Isso sem contar as Agencias reguladoras e Empresas Estatais.
      Tudo pra Servir de Cabide de emprego a gente sem capacidade que se encosta e MAMA na teta do Governo Federal. Esse ë o Governo do PT.

  10. Não fiz nenhum discurso, apenas relatei fatos históricos, parte do que está escrito as crianças e os adolescentes aprendem nas escolas (ou pelo menos deveriam aprender).

  11. Os tucanos se agarram desesperadamente no Plano Real para justificar a incompetência administrativa do período em que governavam, entretanto, quem tem memória não vota nos tucanos, pois eles quebraram o Brasil 2 vezes.
    Em primeiro lugar o Plano Real não é um sucesso do governo FHC, foi criado no governo do ex-presidente Itamar Franco (FHC, foi apenas um, entre os idealizadores do Plano Real – que compunham a equipe econômica do então presidente Itamar Franco).
    Em segundo lugar, FHC em seu primeiro mandato,conseguiu controlar a inflação destruindo a classe média, entregando o patrimônio público aos interesses privados e seguindo a cartilha do FMI com medidas recessivas. Já o seu segundo mandato (1999-2003) foi um desastre maior ainda, não trouxe crescimento econômico e o país mergulhou profundamente na recessão. A desvalorização da moeda que estava atrelada ao Dólar ocorrida no início de 1999 disparou a inflação, trazendo o aumento generalizado dos preços. No segundo semestre de 2001, ocorreu a crise interna de energia elétrica, levando o governo a impor à população e as empresas um plano de racionamento de energia que ficou conhecido como “apagão”, como resultado da incompetência da administração tucana houve uma queda da produção industrial, aumento da inflação e do desemprego, quebrado o governo tucano pediu socorro ao FMI e obteve, em agosto de 2001 13,8 Bilhões. Para quem critica o governo petista preste atenção nesta informação: a renda média do trabalhador brasileiro caiu de R$754,00 (1996) para R$590,00 (2002). Em outubro de 2002, diante da grave crise que o país enfrentava as aplicações financeiras foram suspensas e o preço do Dólar disparou chegando a R$4,00, a inflação atingiu 12,5%, desorientado e desesperado (devido a ingerência tucana o Brasil estava literalmente quebrado), o governo FHC novamente pediu SOCORRO para o FMI e obteve mais 30 Bilhões de Dólares sob a condição de se enquadrar as malditas e recessivas regras dessa instituição financeira. Me lembro muito bem dos escândalos do governo FHC, na aprovação da Reeleição pelo Congresso Nacional favorecendo o ex-presidente (na época alguns deputados afirmaram terem recebido $ para votar à favor), nesse período não se investigava nada, todas as denúncias eram ignoradas pelo “engavetador oficial da República” o procurador-geral Gerado Brindeiro , o caso de Furnas, as privatizações que entregaram vergonhosamente o patrimônio do povo aos interesses privados, as desastrosas concessões de pedágios, os equívocos administrativos e econômicos que ocorriam corriqueiramente, a destruição da classe média que mergulho na pobreza, os menos favorecidos que estavam entregues a sua própria sorte e não podiam contar o auxílio do governo que abandonou os pobres, entre outros GRAVES problemas.
    Foi o PT que nos últimos dez anos colocou Brasil no prumo e limpou a sujeira deixada pelos tucanos (àqueles que odeiam os pobres). Hoje o Brasil é a 6ª maior economia do Mundo, caminhando para ser a 5ª, possui uma reserva cambial muito superior a sua dívida externa, é credor do FMI -a dívida feita pelos tucanos foi paga, possui o menor índice de desemprego da História, possui a menor taxa de juros da História, possui um equilíbrio fiscal muito melhor que a maioria dos países europeus e os Estados Unidos, pela primeira vez reduziu a tarifa de energia elétrica e os impostos que incidem sobre a cesta básica, no governo petista 40 milhões de brasileiros foram introduzidos na classe média, hoje o Ministério Público e a Polícia Federal possuem independência em relação ao Poder Executivo ““ nenhuma denúncia é engavetada, todas são investigadas, nosso governo enfrenta uma das maiores crises financeiras de toda História do capitalismo com competência e de cabeça erguida, conduz a República dentro das normas democráticas e desenvolve sim, programas sociais que dão dignidade aos menos favorecidos.
    Os lunáticos por revanchismo tentam diminuir o belo trabalho desenvolvido nos últimos 10 anos, agora, voltar atrás para o tempo onde os pobres estavam entregues a sua própria sorte, a classe média desaparecendo diante da pobreza, as finanças arruinadas diante da incompetência administrativa é colocar os ideais acima do patriotismo (amor pela pátria).

    • Grande duscurso …VAZIO, como tod discurso de gente do PT, falam falam falam e não explicam nada. E como sempre…. vão há 10 anos atras, pra justificar sua incompetencia.

    • parabéns Marques, voce relembrou exatamente o que a memoria do brasileiro esquece com muita facilidade: chamava-se Pedro Malan que não saía dos USA para emprestar dinheiro eterno…lembro que diziam que nos iriamos morrer e jamais conseguiriamos quitar a divida externa com o FMI. Que éramos um país de quinto mundo, uma pobreza só…que não tinha dinheiro para nada, nem educação e saúde…cansei de ouvir que não tinha verba para nada!!!!!!que primeiro o FHC que criou o bolsa familia, depois não presta mais pois da voto para o PT…quem é que entende esses caras gente? chega dessas familias de sobrenome de peso, vamos de Silva…!!!!!

  12. Vitor, sabe porque o teu governador tem o apelido de gazeteiro de expediente? Porque no horário em que ele deveria trabalhar, ele vai viajar de jatinho pra ver corrida de kart, não está nem aí pro Paraná.

  13. Deixa eu perguntar.. temos 3 ministros no Governo dos corru PT os…. E pra servem?? O que eles trouxeram de beneficios ao Paraná??? 3 Inuteis. e um deles quer ser Governador em 2014.

  14. A bolsa familia faz diferença na mesa dos menos favorecidos…Ipócrita quem critica!

    • Mais uma beneficiada pela Bolsa Familia = Bolsa esmola = compra de votos. Mas uma acomodada que vive de bolsa e não quer trabalhar.

    • Eu acho que realmente faz a diferença mas não do jeito que foi concebida. Tem que se ensinar a pescar e não dar o peixe. Estes dias estava na fila de um mercadinho de bairro e o cliente da minha frente estava pagando a compra, que tinha entre outras coisas bebida alcoolica, com o cartão do bolsa família e eu perguntei se podia isto e o bolsita me disse não sei mas no final do ano eu comprei até fogos de artifício com este cartão.

  15. Olho Vivo… a desigualdade social diminuiu depois do governo Lula e Dilma, e por isso os mais pobres estão votando no PT. Se você não sabe disso é por que é muito mal informado ou é FAKE dos tucanos.
    O seu patrão está mal das pernas porque não começou o governo ainda depois de dois anos, por isso não precisa de arma secreta nenhuma contra ele, ele mesmo está se acabando sozinho.
    Vai procurando outro emprego…rsrsrsrsrs

    • Diminuiu a desigualdade??? Vc ta mal informada ou ganha Bolsa Familia = Bolsa Esmola, Viu o IDH??/ Viu o Pibinho ( com $$ da Caixa e do BNDES )?? O BRasil do Lula e Dilma é administrado por pacotes assistencialistas para comprar votos.

  16. O chefe da quadrilha ta numa manguassa dele 51

  17. Esmael e demais ás armas secretas são á população pobre que anda sendo tratada com dignidade e respeito no Brasil! Que é o mínimo exigido por qualquer governo!
    Na realidade ninguém que saber mais desta extrema direita conservadora neoliberal (PSDB, “DEMO”CRATAS e seus seguidores) “babona” que não gosta dos humildes!

    • Celso Rocha, você foi muito feliz na sua afirmação, as armas secretas do PT são mesmo a população mais pobre, pois são massa de manobra do partido, são votos comprados com Bolsa Miséria, mas em Estados como o Paraná onde o povo não vive exclusivamente deste tipo de “favor”, fica muito mais difícil de vocês conseguirem manobrar uma eleição deste porte. Tanto que o PT nunca conseguiu e nunca conseguirá fazer o governador de um Estado próspero como o nosso. Entendeu? rsrsrsrs

      • Quem viver e estiver com o olho vivo em 2014 verá… se o paranaense é tão politizado como você acredita que é, sabe distinguir entre um governo bom (voltado para o interesse público) do mal governo (voltado para interesses privados.

        • Paranaense é politizado? Piada! É fácil falar dos coronelismos em outros estados, sobretudo no nordeste, mas esquecem que aqui também há, mas não, somos sulistas, isso não acontece! haha

    • Enquanto isso a Tua Dilma, lança pacotes ao invés de Projetos, Pacotes acabam qdo a D. Dilma quiser. Explica ai Sr. Petista, porque 39 Ministérios?? Porque alugar uma casa por R$ 1.milhao, pro Min do Esporte? Porque o BNDES, enfia Milhoes em estádios privados e não dá um CENTAVO a Hospitais?? Explica porque o PT mantém em seus quadros GENTE CONDENADA pelo Supremo? Explica pro povo, porque a D. Dilma prefere manter 2,5 milhoes de pessoas com Bolsa Familia = bolsa Esmola = Compra de Votos, ao invés de criar empregos?? explica também porque o Esposo da Ministra “narizinho”, não dá jeito na Telefonia sendo Ministro?? Explica como foi arquivado o Processo de enriquecimento ilicito do Filho do Lula??

      Responder

      • Teu raciocínio simplista me espanta.
        Primeiro não sou PTista, sou PSDB e qualquer membro do PSDB que tenha o mínimo de respeito pelo partido, não aprova o que o Beto, Rossoni e Traiano estão fazendo com o partido.
        Imagina 2,5 milhões de brasileiro que não tinham renda e agora passaram a fazer parte do mercado consumidor e estão movimentando a economia que estava concentrada nas mão de dois ou três… estamos falando de macro e não de micro economia meu chapa… a diferença é que enquanto uns gastam milhões dando renda aos pobres outros gastam milhões com propagandas milionárias para uma ou duas emissoras de TV e Rádio.
        Entendeu?
        Não gosto do PT e quero ver os mensaleiros na cadeia, mas quero ver alguns pseudo-tucanos fazendo companhia aos mensaleiros. A “esquerda está no poder apenas a 10 anos contra a “direita” que sempre esteve lá. Qual o problema em ter conquistado o poder e ter encontrado mecanismos para se manter no poder?

        • Minha resposta foi pro Celso Rocha e não pra você. e depois minhas colocações sao simplistas sim, pq discursos cheios de retoricas de politicos a populaçao mais simples não entende e são enganados

        • Oi Elton, a única forma do PSDB virar o jogo e se ele começar a pensar como vc descreveu acima, também não sou petista, nem tucano e acho que a alternancia do poder é umaforma de fortalecimento da democrácia e muito importante, porém os tucanos são muito chiques pra fazer uma oposição que não cite apenas as páginas da revista VEJA, vomos ver se um dia eles mudam, ou aparece outro partido pra ocupar definitivamente um papel de oposição.

  18. Pena deste Brasil. É o lixo e a escória querendo se espalhar pelos 4 cantos. A escoria do mensalão, dos 39 ministérios, das Bolsas Familia = bolsa esmola = Compra de Votos, dos Apagões, ( 2.300 colapsos entre 2012 e 2013 ) contados ate agora, Da fortuna em $$ gastos com estadios privados pra uma Copa (que será um fiasco), quando Hospitais fecham ou nao tem medicos, remedios.

    • Mas Vitor, isso não é importante para a PTzada, o importante é falar mal dos adversários, é tentar colocar todos na vala comum, a vala que em o PT se enfiou ao compactuar com a corrupção desenfreada neste país. Espero ainda ver o líder da quadrilha preso e todos aqueles que se beneficiaram de suas beneces. E se realmente for verdade aquilo que o Roberto Requião afirmou sobre o Paulo Bernardo, “esposo” daquela que deseja ser candidata do PT ao governo do Paraná, onde Requião afirma categóricamente que o ministro exigiu propina para liberar recursos para a Ferroeste, já fico em dúvida em relação a esta candidata.

      O PT já provou que faz…

      Faz rolos, safadezas, sacanagens, corrupção e todo tipo de ilícitos que se possa imaginar.

      • Não entendo esse olho vivo, se não concorda com nada que é postado nesse blog, porque continua sempre por aqui, existem inúmeros sites que expressam a mesma opnião retrograda dele, parece que está recebendo pra postar seus comentários, acho que ele usa cueca de seda.

  19. No Parana não precisa de arma secreta nenhuma, e só o Beto Richa continuar fazendo cagada ao invés de Governar com responsabilidade, o maior cabo eleitoral da Gleisi no Parana e o Governador e sua incompetência.