Yoani Sánchez, uma indigente política no Brasil

Charge de Enio - Gazeta de Alagoas.

Charge de Enio – Gazeta de Alagoas.

Se a blogueira Yoani Sanchéz morresse atropelada ao atravessar o famoso Malecón, em Havana, muito provavelmente, seria enterrada como indigente. Ninguém a conhece em Cuba. No entanto, a velha mídia brasileira continua fazendo espuma com a presença da moça em solo verde-amarelo.

Acho que a colega tem todo direito de defender o que deseja, mas os que protestam pela sua presença no país também têm esse direito. Via de mão dupla, no caso.

Pelas companhias que escolheu no Brasil, é evidente Yoani tem parte com agentes da CIA.

Nestas plagas, a blogueira foi ciceroneada preferencialmente pelo PSDB. Aliás, faço um parêntese aqui sobre o comportamento desse partido em relação à  liberdade de expressão. Os tucanos adoram liberdade de expressão! lá em Cuba, que é longe, mas quando se discute a liberdade aqui no nosso país, bem pertinho, a conversa é outra.

Tomo como exemplo o caso do Paraná, onde os tucanos censuraram em 2010 jornalistas, pesquisas eleitorais, ativistas digitais no Twitter e Facebook, revistas, jornais, blogs, blogueiros, portais de notícias, enfim, cercearam a liberdade de opinião de tudo e de todos que se opunham a seu projeto de poder.

Volto à  questão de Yoani Sanchéz. Sua ascensão rápida como blogueira queridinha! mostra o tamanho desespero da direitona ensandecida que não tem a quem se apegar politicamente naquela Ilha. Como diz o ditado, não tem tu vai tu mesmo! ou ainda quem não tem cão caça com gato!.

Acho que a aguerrida militância de esquerda brasileira, sobretudo a juventude, usou um canhão para matar um pardal. No futebol, dir-se-ia que entrou com força desnecessária, pois a blogueira cubana não tem sequer um seguidor em seu país.

Resumo da ópera: Deixem a Yoani Sanchéz fazer seu teatrinho em paz, ela não passa de um gatinho, uma formiguinha, uma marionete da velha mídia.

170 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Acho graça da “veracidade” dos fatos aqui publicados…

    Não conheço Yoane pessoalmente, mas admiro sua inteligência e polidez em lutar pelo que acredita, ela só tem exposição fora de Cuba? Nossa, que novidade, afinal Cuba é um país que defende a liberdade de expressão, certo?

    Posso não conhecer Yoane, mas tive a oportunidade de conhecer cubanos, e o sentimento é bem parecido, quando pergunta a um cubano, como vai a vida em Cuba? A resposta com um sorriso no canto dos lábios é: “Não podemos nos queixar!”. E entre cubanos é uma gargalhada só… é que eles realmente NÃO PODEM se queixar, senão são ameaçados, acusados de trabalhar para a CIA. e todo aquele blá blá blá infundado.

    Hoje mesmo, notem, o twitter e o blog dela estão desativados… que lástima, não!? Censura – rima e casa com ditadura!

    Acredito na liberdade expressão, e como ela, são muitos os cubanos que pensam da mesma maneira! Mas ela teve coragem suficiente de expo-los, para que brasileiros que não tem idéia de como é a vida em Cuba venham apontar o dedo para alguém que em todo o momento transparece sua serenidade e mensagem de paz.

    Gente como vocês deveriam adquirir um pouco mais de sabedoria!

  2. A blogueira deveria emoldurar a foto dela no congresso ao lado do “democrata” deputado Jair Bolsanaro. Respeito o direito da blogueira se manifestar, acho que Cuba deve se abrir mais a democracia, mas que ela está sendo usada como marionete da direita (por vontade própria ou inicentemente) isso é inegável.

  3. eeeee isto mesmo nenhum seguidor em cuba LA´NAO PODE !!!!! GOSTAM DE CUBA BOMMMM LÁ TEM LIBERDADE DE IMPRENSA,COMIDA E BEBIDA A VONTADE O CHEFE ELEITO diretamente PELO POVO, ELA A BLOGUEIRA GOSTOU DOS PROTESTOS NO BRASIL PORQUE LAAAAA´ESTES PROTESTOS NAO DURARIAM 1 MINUTO . ELA SÓ NAO FOI ELIMINADA PORQUE O MUNDO ESTA DE OLHO NELA!

  4. Em Cuba, esse Esmael seria só mais um blogueiro cagueta, a serviço do regime.

  5. Parabéns pelo texto Esmael, quanto aos comentários parece que alguns aqui não conseguem pensar nada além do que aprenderam ao longo dos anos assistindo o Jornal Nacional.

  6. O socialismo/comunismo cubano não passa de uma massa falida. E digo mais! O lugar dos irmãos Castro é no banco dos réus do TRIBUNAL DE HAIA… e não governando de forma tirana por mais de 50 anos se perpetuando no poder…

  7. Essas discussões são muito sem conteúdo e com agressões que não nos leva a nada. Naturalmente, todos sabemos que Cuba é um país com um sistema político mais fechado não só pelas condições históricas já explanadas mas pela forma como está estruturada a participação do cidadão na política. Mas vejamos, segundo informações 7% do acesso à pagina de Yoany vem de Cuba. Se acessarmos sua página veremos que há uma grande quantidade de sites que ela mesma indica, muitos são críticos ao regime. Há um classificados onde pode-se comprar vários produtos inclusive laptops. É um site muito bem estruturado que como todo mundo sabe exige permanência em conexão para a sua estruturação. Muitas pessoas que foram a Cuba ultimamente tiveram a curiosidade e acessar o Generacion Y e o fizeram sem censuras. As dificuldades de acesso em Cuba parece mais relacionadas à impossibilidade de usar o Cabo Americano que está bloqueado para Cuba. Por outro lado, as pessoas falam do Brasil como se aqui tudo funcionasse perfeitamente. Há regiões no Brasil onde a internet é cara, lenta e instável como na região norte. As empresas de comunicações fazem o querem nos penalizando com pesadas tarifas e nem sempre recebemos os serviços que temos direito. O acesso ao cabo marítimo fornecido pela Venezuela irá acabar de vez com essa novela e Cuba será finalmente vista por todos assim como ela é. Por enquanto, vamos ouvindo as rádios cubanas que são ótimas, música de qualidade com variedade e sem propagandas, um maravilha para quem aprecia boa música. A propósito sobre Yoani, não devemos desconsiderar sua capacidade como jornalista e escritora que tem a intenção de fundar um jornal em Cuba ocupando esse espaço mais à direita do jornalismo defendo os ideais liberais o que justifica toda essa mídia que vem recebendo do grandes grupos.

  8. Esmael, obrigado por esse espaço… é muito divertido ver essa discussão ideológica, mais ainda é ver que ainda existem pessoas que vivem em uma época retrógada (comunismo)…afff

    • Quem não tem objetivos maiores na vida, do que simplesmente vegetar nesse sistema, não merece o ar que respira.
      A vida, sem sonhos, sem grandes metas de reconstrução de uma sociedade totalmente injusta, não merece ser vivida.
      E, digo mais, há quem viva a vida, que é sujeito de sua própria história, e há aqueles que são vividos pela vida. Esses últimos são dignos de dar dó, pois podem ter muito dinheiro, mas são pobres “de espírito”…
      Fui!!

  9. Sou favoravel a atual condição de Cuba e do seu povo, só assim a gente pode enxergar o quanto tem gente vivendo uma vida miserável. Como eu não vivo adorando ‘homens públicos’, prefiro as GOSTOSAS e uma vida livre e ABASTADA!!!! Viva a liberdade do Esmael e as suas posições. Como diz um amigo: “Não pegue prá vc os problemas dos outros”.

  10. Onde estará Eduarde Pimenteira…
    Sinto necessidade de humilhá-lo mais um pouco!
    Eduarde, sua vaca depravada !!!

  11. a viagem da senhorita sánchez ao brasil foi muito bom a cuba: eu viazualizei no jornal a voz da russia. que a russia vai vender armas a cuba e perdoar uma parte da divida externa ,cubana.cuba deve para russia 30 bilhóes de dolares americanos. segundo o jornal russo. a maior parte da divida cubana aos russos vai ser pedoada ,e o esto financiado a prazo longos.enquanto a senhorita sánchez faz passeio no brasil , os castros cada vez mais fortes,com a juda sovietica, eu escrevo sovietico porque tenho saudade daquele tempo ,em relação aos estados unidos,por que hoje se os americanos não cuidar de seus aliados vão perder ,para rusia e china.

    • Sinto muito informar, caro “templano”, mas os EUA são um império em decadência econômica, que se mantém pelo poderio bélico.
      Saiba que a China Comunista (não confundir com Tai Wan) é a primeira potência mundial hoje.
      E, saiba mais, se o Governo Chinês resolver retirar, do dia para a noite, os mais de 1 trilhão de dólares de suas reservas que estão aplicadas nos títulos do tesouro dos EUA, o país do Hommer Simpson quebra!!
      E daí? Os americanófilos desinformados ficam “de queixo caído” quando essa informação chega a eles. Afinal, nem a Globo, nem a Veja falam disso.
      Mas, procure informações mais técnicas, em sites confiáveis (por incrível que pareça, a BBC tem um excelente portal de informações na internet – ah, a BBC é uma estatal inglesa), e poderás confirmar o que digo aqui.
      Meus dados podem estar desatualizados, porque a China Comunista ia aplicar mais uns bilhõezinhos de dólares nas terras do Tio Sam. Esses bilhõezinhos são fruto da balança comercial chinesa.
      Pois é, os capitalistas, na busca pelo menor custo, industrializaram e ajudaram a industrializar a China…agora, o país que teve como grande líder Mao Tsé Tung está “nadando de braçada” e pode, sem lançar uma única bomba, quebrar os EUA.
      E os babacas dos estadunidenses ficam se preocupando com Cuba…e aqui, o Instituto Millenium fica dando pilha à tal Yoanez, que cada dia fica mais rica.

  12. Enquanto isso no país da democracia e do PT, uma pessoa tão simples é tratada como a pior bandida da face da terra. PT e PCdoB só admiram gente como os irmãos Castro, Lula, Genuino e Zé Dirceu… Precisa dizer mais alguma coisa?

  13. cida mota escreveu no conversa afiada, que a srita sánchez .´e tão cerceada que morou dois anos na suiça.e mais a brogueira cubana viaja financiada pelo instituto melenim ,ao bel prazer dos eua.elea conhece outros paises alem do brasil.a srita sánches conhece a suiça meus amigos…coitadinha dela, levem pra casa!

  14. Prezado Esmael vc esta certo quando diz que os gastos publicos com publicidade devem ser revistos, mas não pela Presidente, deve ser proposta uma legislação específica para regulamentar a matéria não somente em âmbito federal, mas tambem estadual e municipal, que defina parametros gerais votados pelo Congresso Nacional para efeito de despesas com publicidade, somente assim os governos vão deixar de controlar parte da mídia diante da sua condição de anunciante, ta aí uma boa forma de começar a reforma da mídia nacional sem atingir a sua liberdade, não acha…. e muito menos a sua pluralidade. Uma boa legislação que vcs jornalistas deveriam capitanear nem que seja por meio de uma lei de iniciativa popular, comecem a movimentar os blogs, proponha o texto de lei para ampla discussão. A lei da ficha limpa foi um sucesso, quem sabe a publicidade estatal limpa e plural também o seja, mas por favor por meio de lei, sem arremedos exclusivos do Poder Executivo, não vamos apenas trocar de mãos, estejamos diante de várias delas, pois o cotejo e a possibilidade de escolha são os melhores caminhos para a manutenção da democracia. Só para lembrar e fazer justiça ao relevo desta matéria, tanto o mensalão mineiro atribuído ao PSDB e o já julgado mensalão do PT em âmbito nacional (santa incompetência tiveram que copiar e utilizar gente do esquema anterior e carcomido PSDB, como se parecem né mesmo, vai ver que por isso brigam tanto, é um espelho um do outro e ninguém se suporta) estavam arrimados em gastos de publicidade, ta aí uma matéria que tem que ser objeto de lei, mas a CPI não deu em nada nesse sentido, afinal as boquinhas são muitas e antigas.

  15. Prezado Esmael vc esta certo quando diz que os gastos publicos com publicidade devem ser revistos, mas não pela Presidente, deve ser proposta uma legislação específica para regulamentar a matéria não apenas em âmbito federal, mas tambem estadual e distrital, que defina parametros gerais votados pelo Congresso Nacional para efeito de gastos com publicidade, somente assim os governos vão deixar de controlar parte da mídia pela sua força de anunciante, ta aí uma boa forma de começar a reforma a mídia sem atingir a sua liberdade não acha e muito menos a sua pluralidade. ta ai uma boa legislação que vcs jornalistas deveriam capitanear nem que seja por força de uma lei de iniciativa popular, comecem a movimentar os blogs, proponha o texto de lei e discutir. A ficha lima foi um sucesso, quem sabe a publicidade limpa e plural também não o seja, mas por favor por lei, sem arremedos não vamos apenas ser trocados de né mesmo, estejamos diante de várias delas o cojeto é a melhor escolha.

  16. Esmael. Tem razão que ela é um pardal mesmo. Com 1,62M e 55 kg é pequena mesmo. Mas é muito corajosa para expor para o mundo o sofrimento dos cubanos naquela ilha prisão. Os cubanos como ela são uns coitados. Estão completamente isolados. Não sabem o que acontece pelo mundo e o mundo não sabe o que acontece lá. Faz o seguinte: leia o link a seguir: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/mariahelena/posts/2010/02/28/a-vida-em-cuba-270251.asp
    31 proibições aos cubanos. Depois para um pouco fecha os olhos e pensa em viver num país assim.
    Quem sabe vc sente pena e dó de Yoani Sanches e se arrepende de falar dela de modo tão despudorado.

  17. Luiz meu caro o seu comentário é de uma lucidez acassiana, estamos financiando os olhinhos fechados e a ideologia deles é a do gato: não importa a cor desde que ele apanhe o rato.

  18. Eu ero não quero saber quem financia Yoane Sanchez, eu quero apenas que ela tenha o direito de se expressar, não é porque alguém paga o aluguel do Lula em um apartamento de luxo, sem uma explicação plausível, que eu também não quero ouvi-lo e olhe que com mais razão de interesse e legitimidade eu queria saber quem financia essas benesses indiretas e os Institutos FHC e Lula-la. O que eu não entendo, portanto, é pq ela simplesmente não pode falar. Nos vamos calar a velha mídia na porrada é isso mesmo, não entendi… Então com a porrada enterra a Constituição Federal e o nosso regime, o mesmo que levou o poder o PT e o mantém por tres mandatos, um cadiquinho de mais não é para democracia que exige altercação no Poder…
    Quanto à corrupção petista o que a enoja mais é o discurso que imaginávamos a ser praticado na risca pelo PT, mas não é… foi uma promessa vã… Talvez a hipocrisia e a decepção desqualifique tanto a corrupção PT, parte da nossa esperança e do nosso projeto de país se perdeu com ela.
    Eu acho que o PT amargou pouco, afinal a hipocrisia do Collor, caçador de marajás, o seu melhor slogan de campanha, que somente criou uma fila de pessoas a serem novamente reintegradas aos cargos públicos, lhe custou também o cargo de Presidente da República, com a ovação do PT, né mesmo…
    Aqui ninguem engana mais ninguem não..
    Mas que está na hora do poder mudar de mãos, ah isso tá…
    É demais ouvir um partido que diz que não vai mais cumprir ordem do Poder Judiciário… esse titubeio tem que custar caro para quem capitula qualquer poder da república.

  19. Esmael, você esta errado, nenhum daqueles que protestam contra a vinda dela tem esse direito, é como protestar contra a liberdade de expressão, a liberdade deles não pode interferir na liberdade dela de divulgar as situações reais do país dela.

    Se fosse qualquer comunista golpista, você estaria ai, defensor da moral, mas, não, é uma mulher que sabe do que ta falando, e isso te incomoda né?

    • Pelo contrário. Você precisa reler o texto. Eu defendo que ela fale, fale, fale, afinal, argumento, ela não tem nenhum peso na ilha. Ninguém dá bola pra ela naquelas plagas, só os “tontos” da velha mídia e alguns desavisados. É isso.

      • Que eu mal pergunte, diga-me quantas vezes você já foi pra cuba.

        Fora isso, não, eu não estou errado, você deixa bem claro que liberdade de opinião só vale pra galera do seu lado quando escreve:

        “Acho que a colega tem todo direito de defender o que deseja, mas os que protestam pela sua presença no país também têm esse direito. Via de mão dupla, no caso.”

        Não existe protesto contra liberdade de expressão, o nome disso é repressão, e ninguém pode protestar contra a vinda dela para o país…ainda mais alguém que defende o Sr Renan, como é o seu caso camarada.

        • Fui três vezes. Penso ir pela quarta vez ainda este ano. Quanto à liberdade de expressão, você está errado sim. Sugiro que releia o texto até entender. Defendi que todos tenham liberdade de opinião e de manifestação. Não existe no mundo blogueiro com mais liberdade e dinheiro que Yoani Sanchéz. O resto é perfumaria, meu “caro”.

  20. Desculpa Esmael, a Globo, estadão, veja etc tbm nao dão retorno algum, mesmo porque a Itaipu nao tem que fazer propaganda…..

  21. Barbaridade,109 comentários discutindo ideologia!
    Para os capitalistas do ocidente digo que eles deveriam ter pensado melhor antes de fecharem suas fábricas por aqui e encomendarem tudo da China.!
    Aos comunistas das redondezas, eu nunca imaginei que vocês fossem tão implicantes!

  22. Olá Tablle Dôte do inglês velho,
    assisti ao vídio e me arrependi muito de não ter previsto o nascimento deste criminoso sistema político chamado comunismo. Se eu o tivesse previsto, teria guilhotinado a todos eles. Esse tal Guevara idolatrado pelos idólatras ruminantes às vezes tinha que ser contido por Fidel para parar de fuzilar os adversários da “revolução”. Ela não adimitia a existência de opiniões contrárias ás deles, os criminosos.

  23. fidel castro e che guevara foram 2 grandes assassinos na hjistória da humanidade, e no comunismo ha outros do mesmo naipe.
    assistam o pequeno vídio no http://www.youtube.com/watch?v=4DH9Qntlq2U.
    só mesmo monstros de ibeciliade e submentais podem defender o governo cubano.

    • Concordo 1000% com vc… Inteligentíssimo o seu comentário…

    • Ô tablle dôte se Fidel e o Chê foram assassinos, o que foram então seus ídolos norte-americanos que lançaram duas bombas atômicas sobre o Japão provocando um banho de sangue totalmente desnecessário pois os japoneses já estavam exauridos e derrotados. E o que você me diz dos bombardeios com bombas carregadas de Napalm (Ácido desfolhante) no Vietnã ????? E a guerra do Iraque baseada em uma mentira deslavada ???? ….

      • Marcos lc,
        sua vaca ruminantemente depravada,
        eu não tenho ídolos norte-americanos,a não ser na música e cinema.
        Voce tem algo contra Andie McDowel?
        Eu não me importo com bombas atômicas no Japão ou seja onde for!
        Mas Chê Gayvara ás vezes tinha que ser “controlado” pelo Fidel, pois mandava fuzilar todos os adiversários, crianças e mulheres também.
        Voce aprova isto?
        Seus ídolos foram escolhidos sem cuidado por voce mesmo.
        Tente melhorar. Ainda é tempo!

        • Tablle não sei das quantas você é muito baixo nível, como a gente vai debater com um cara que diz que não se importa com bombas atômicas que derreteram vivos milhares de homens, mulheres e crianças inocentes. Vai ler os blogs dos idiotas do PIG que lá é o seu lugar.

          • Não me importo com quem se derrete na bonba atômica ou na bomba de chocolate…
            Quem és tu pra dizer de nível, um analfabeto funcional que defende assassinos da América Central…
            Todos sabem que o El Paredón ainda se encontra em atividade naquele lugar infernal chamado Cuba, só voce que não sabe e nem quer saber. Se o comunismo fosse bom, a Rússia e a China não teriam aberto um buraco largo na caverna por onde entrou luz para aquela gente, luz de indústria e produção, produção de riqueze e melhora da qualidade de vida. Mas em Cuba não!
            Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!

          • Vai ler o blog do Merval da “grobo” que você ganha mais, se ainda está por aqui é reaça sem vergonha na cara …

  24. E não seria por acaso que o caro blogueiro tem patrocínio de Itaipu Binacional, não é mesmo! TEM MUITA GENTE QUE PENSA DIFERENTE! eU – POR EXEMPLO – PENSO O SEGUINTE:

    “Não estranho as perseguições que a jornalista cubana Yoani Sánchez esteja sofrendo de grupos sectários maniqueístas no Brasil. Estes pseudodefensores de uma pseudoideologia (COMUNISTA), já há muito ““ com a sorte dos Deuses – devorada pelas traças do ódio, das prisões ilegais, da tortura, morte, da falta de liberdade, devorada pela ociosidade da fome, estão carentes de ocupação nesta terra de liberdade!

    Não estranho porque o sectarismo vive de intrigas e de ódio. O sectarismo não vive de uma verdadeira ideia de sociedade justa e solidaria. O sectarismo sempre viveu do ódio. Nós sabemos do foram capazes loucos sectários e monstruosos como Josef Vissarionovitch Stalin, como Adolf Hitler, Franco, Mussolini (nazismo e comunismo têm a identidade do totalitarismo), e tanto outros, como o ditador romeno Nicolae CeauÅŸescu, para voltar aos sectários do ódio vermelho.

    E se as perseguições (travestidas de manifestações) que tem a jornalista Yoani Sánchez sofrido no Brasil – por um lado ““ estão servindo para mostrar as facetas múltiplas de nossa democracia consolidada, tão livre que tolera os abusos que ““ sem dúvida tolheram até ““ em alguns momentos – sua liberdade mesma de manifestar-se; por outro, as perseguições têm tido a função precípua de mostrar que suposta ideologia sectária nós brasileiros não queremos, não toleramos, e dela nos livramos muitas décadas atrás.

    Por uma Cuba Libre! Com esta frase, passarei a republicar neste adormecido e singelo blog, todas as manifestações de Yoani Sánchez em seu blog “generacion y”, até que a democracia se instaure no seu país, tão necessitado de liberdade. “

    • Fique tranquilo que TV Globo, Veja, Estadão, Folha, IstoÉ, et caterva, ficam com mais de 98% de toda verba publicitária da Itaipu, Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica, enfim, do governo federal. Acho que Dilma precisa socializar a verba publicitária, democraticamente. Quanto a Yoani, coitada, deixemo-la falar o que quiser! Essa é a minha opinião. A perseguição que ela sofre até eu gostaria de sofrer, sinceramente. Com capilé grosso no bolso e liberdade de falar a serviço da CIA, viajar em primeira classe, etc. Que bobagem tudo disso. A moça é instrumento de um debate ideológico. Ela não tem sequer um leitor em Cuba. Tenho mais pena do que vontade de debater sobre isso. Abs.

  25. Esperamos vc de volta de Cuba, va conhecer primeiro e depois defender o que vc “talves nem imagina o que E” .

  26. Complementando antes de sair para comer um chouriço no Badida pois, apesar de ser de esquerda, gosto de viver: Palavras suas nesse espaço,” Quando a guerra é enorme e a gente sabe que não resultará em nada, dá uma preguiça muito grande”¦”. Concordo, pois é assim que me sinto nesse país de MERDA!

  27. Quem for homem, que cuspa aqui!!!!!

  28. discussão inutil de direita e de esquerda: duas merdas que detonaram com o mundo.
    A revolução russa matou 50 milhoes de inocentes: mulheres, crianças, civis.
    Os EUA não ficam longe disse mataram e continuam matando inocentes no mundo todo.
    Hitlher igualmente condenou judeus inocentes aos campos de concentração.
    To começando a pensar que todos os governos são uma merda e que devemos ser anarquistas, monarquistas, menos ambientalistas.

  29. Meu amigo Esmael, em nenhum momento de minhas colocações elogiei e apoiei os contatos ou seja lá o que da menina! Já a conhecia desde que assisti uma matéria de um cara ( Luis Nachbin – Passagem Para – programa em canal alternativo de tv) que fez um trabalho até interessante em Cuba anos atrás. E digo mais, quando falo em LIBERDADE somente o faço em virtude de não ter sido concedido a mesma muitos pedidos anteriores. E não só a ela mas para muitos! Entendo que se uma pessoa, seja quem for, quer sair de um país nada pode lhe ser impedido! Entende? Não sou daqueles que gostam de cerca! Entende? Só isso já me basta para que fique contra o regime! Quanto ao atraso, Esmael, (aliás considero que existe ranço tanto de um lado quanto de outro) acontece nos dois lados por aqui! O que não se pode, e isso devemos evitar, é ficar refém de situações que não contribuem para o avanço. Ou vamos ficar presos à essa politiquinha nacional? Desculpe amigo, mas é assim que penso. Ou avançamos ou seremos sempre isso ai que estamos vivendo! A touca não cabe na minha cabeça! Mais uma vez, DATA VÊNIA!!!!!

  30. Todos muito incomodados com a liberdade de expressão em Cuba. Agora, por aqui, na Aldeia, não tugem nem mugem quando alguém é censurado pelo poder – blogs por exemplo – ninguém vai à Câmara quando o Ali Babá e os 40 ladrões ameaçam a própria democracia, não questionam compras absurdas nem o NÃO pagamento devido/prometido aos professores. Assim é mole.

    E alguns, pasmen ainda estão a defender na internet e no Congresso – vide Bolsdanaro, a DITADURA de 64 no Brasil.

  31. A Yoani mostrou todos como são. A esquerda – quase toda – se entregou, a direita se arreganhou. Eu fiquei vendo tudo de longe e eu hoje prefiro ser pirata 🙂

  32. Nossa Esmael, nunca tinha visto você tão na defensiva como hoje.

  33. Esmael velho de guerra acho que sou um cara de esquerda e tudo o mais mas não está dando para ficar calado numa parada dessas! Realmente alguém acha que um regime, mesmo de esquerda, pode subtrair de seu povo tantas conquistas que a humanidade já teve? Será que grandes melhorias na saúde, educação, saneamento supre o que demais o ser humano necessita: LIBERDADE, principalmente de ir e vir? E de opinião? Quando vemos imagens de velhos carros (ainda ao tempo de Buena Vista Social Club) circulando perguntamos:> Será que tem que ser assim? Quando vemos um monte de pessoas que procuram alternativas de vida e são proibidas de tal temos que concordar? Velho, ser de esquerda não significa deixar de amar as boas coisas da vida, deixar de querer prosperar, deixar de querer deixar um legado maior para seus filhos e tal! Entendo que ser de esquerda também é gostar de coisas boas da vida sem deixar de querer que todos possam ter acesso à essas coisas boas! Não acompanhei e não vou acompanhar a passagem dessa menina por aqui. Não é por ai. Mas vou continuar acompanhando a vida em Cuba e enquanto a VELHEIRA estiver por lá SEREI CONTRA, mesmo sendo de ESQUERDA!!!! Dá para entender? Data vênia, velho!!!!

    • Damasceno, acho que você está de touca. Que visão torta, homem! Deixa dilso, larga dilso!!! Primeiro, se tem problema de ir e vir em Cuba, o que a moça está fazendo aqui no Brasil? Yoani se aliou aqui no país verde-amarelo com o que existe de mais atrasado, com quem é contra a liberdade de expressão… Defendo que a blogueira fale, berre, esperneie e, sobretudo, passe em um salão de beleza. Dinheiro para isso não lhe falta. É isso. Abraço. Obrigado pela sua contribuição.

  34. ANTES DE MAIS NADA EU QUERO PARABENIZAR ESMAEL PELO SEU TEXTO SOBRE YONI SANCHEZ E CONCORDO INTEIRAMENTE COM ELE ! É LAMENTÁVEL VER COMO ALGUÉM PODE SE PRESTAR AO UM PAPEL TÃO PATÉTICO COMO O QUE ESTA BLOGUEIRA CUBANA ANDA SE PRESTANDO ! PELO QUE VEJO ELA NÃO SÓ DEIXA A DESEJAR EM TERMOS DE APARÊNCIA ELA TAMBÉM O É EM IGUAL MEDIDA NAS IDÉIAS E PENSAMENTOS É UMA MEDÍOCRE EM TUDO ! MAS VÁ SE ENXERGAR YOANI ! NÃO PERCEBEU QUE ESTÁ APENAS SENDO USADA PELA MÍDIA E PELA DIREITA DAQUI ! QUANDO NÃO PRECISAREM MAIS DE VOCÊ VÃO TE DAR UM TREMENDO DE UM FORA É SÓ ESPERAR PRA VER E AINDA VÃO TE DIZER ” VÁ A UM CABELEREIRO CUIDAR DESSA JUBA DE LEÃO QUE VOCÊ TEM ! ” ! TEM GENTE QUE NÃO SE ENXERGA MESMO !

  35. Esmael, é essa bloqueira lá em Cuba e o Milton Alves e Bruxo CHik Jeitoso no seu BLOG. Cada um com seu cada qual. Estes só são notícia aqui no seu BLOG e você faz um estardalhaço para cada manifestação deles. Dá um tempo né!!!

  36. Olha, esse pessoal que fala mil maravilhas de Cuba, Venezuela, Coreia e outros menos famosos, só vai nestes lugares a passeio, porque duvido que morassem nestes lugares. Esquerda festiva, ainda no tempo do “yanke go home”. Duvidas, o que fazem os que protestaram contra a blogueira para viver? trabalham aonde? tão na folha do PT ou de algum orgão estatal?

    • Choradeira, hein?!

      O PT financia quem lhe golpeia todo santo dia, 72% das verbas de publicidade do governo vai pro PiG, se informe.

    • Mayken, eu trabalho na iniciativa privada, tenho tres empregos, e me dou muito bem no jogo do capitalismo. Se fosse pela minha situação financeira, estaria ao lado do Aético e do FHC. Mas, e os outros?? Como dormir sabendo que tem gente que ainda passa fome? Como dormir sabendo que tem gente que não tem casa, ou médico quando precisa? Por esse prisma humanitário, Cuba está anos luz adiante de nós. Pense nisso: eles tem muito o que nos ensinar sim!

  37. Discutir com petista é o mesmo que jogar xadrez com um galo: esparrama as peças, caga no tabuleiro e sai batendo no peito que ganhou a parada.

    • O COITADOS!! UNS DERROTADOS ,MAGUADOS!!!IDIOTAS!!!

    • Mayken e você Pia de prédio, que falta de originalidade com essa frasezinha gasta roubada de um chorão por nome de Parreiras Rodrigues plantador de abacaxi de Santa Isabel do Ivaí que escrevia diariamente neste blog e que se exilou para o Blog do Senhor Barbudo, ou sera você o próprio Parreiras?

      Parreiras se passar por, pelo Blog do Esmael volte nos estamos com saudade eu gosto muito de jogar palavras em você.

  38. Pergunto ao senhor Esmael Morais: V. Sa. se declara comunista?

  39. Que site infeliz…, comparar protesto com violencia é no minimo muito estupido, este Ismael deve estar recebendo dinheiro dos petralhas e de Havana, que mandou seu “pessoal” acompanhar a escritora aqui…, num país sabidamente democratico como o Brasil…, alem do mais Cuba é uma ditadura terrorista, obvio que o governo cubano vai tentar desmantelar qualquer ideia a favor da liberdade, mas Yoani conseguiu o inedito…, sua realidade brutal atravessou fronteiras gracas à Internet, e sua figura se tornou conhecida mundialmente, nem o seu governo repressor conseguiu segurar mais…, ademais todos estes protestantes aqui no Brasil em Cuba seriam fuzilados sem pena, naquele paiseco sem liberdade…., assim como o Talibã tem medo de uma garotinha que quer estudar, Havana e o PT tem medo da verdade de uma simples cidadã escritora…., o PT se aproxima da ditadura no quesito consenso de opinioes, todos que divergem sao considerados o inimigo…, na minha opiniao um perigo para nossa democracia…., viva a coragem de Yoani, abaixo a podridao da repressao…..

    • Você está errada, Santa! O ouro vem de Moscou.

      • Ou petrodólares do Chávez? Ou charutodólares de Havana? Ou quem sabe dinheiro da rica bolívia de Evo Morales?
        Esmael, a Maila deve ler a Veja e assistir ao Jornal Nacional (aquele, cujos leitores foram chamados de Hommer Simpsons)…
        Como diria o Professor Hariovaldo, vou rezar umas novenas à São Serapião, pedindo pela moçoila.

    • Maila, você e a Regina Duarte morrem de medo! Mas pode dormir tranquila que não haverá nenhuma repreensão contra sua pessoa.kkkkkkkkkkkkkkkk

  40. ♫ ES, ES, ESMAEL… UM DEMOCRATA CRISTÃO ♫

  41. O LEÃO SOU EU. FHC E LULA SÃO ESQUILOS. VEM COMIGO BRASIL ! O fato é que, hoje, sem falsa modéstia, quer vocês continuistas da mesmice gostem ou não gostem ou desgostem, queiram ou não queiram, o Leão da Polítca brasileira, o Estadista, o HoMeM do Mapa da Mina do bem comum do povo brasileiro, da Mega-Solução, da Evolução, do Novo Caminho para o Novo Brasil de Verdade, como queiram chamá-lo, é o LORIAGA LEÃO, sou Eu, face ao qual FHC (PSDEMB-agregados) e Lula (PTMDB-agregados), e os seus, são apenas esquilos continuistas da mesmice, politicamente falando, como ficará claro oportunamente. Aliás, quem é o HoMeM que nos propõe, corajosamente, o Projeto Novo e Alternativo de Nação (PNBC) e de Política-partidária-eleitoral (Meritocracia Eleitoral) ? O HoMeM sou Eu. Sou que estou chamando para o meu lombo a responsabilidade sobre o descortino do Novo Brasil de Verdade. O resto é tudo caganeira continuista da mesmice, copia e cola, a fim de boquinhas nas tetas dos erários, e apenas mais 171 eleitoral, a menos que mudem de vida e nos provem o contrário. Que provem que estamos errados. Já estamos fartos de chamá-los à união e à mobilização em torno da Mega-Solução, mas é a mesma coisa que malhar em ferro frio, posto que só se rendem às suas vaidades e ambições pessoais, e não conseguem enxergar outra coisa senão disputa eleitoral ególatras, histéricas e estéreis. Em assim sendo, vamos todos então para o quebra pau geral, e seja o que Deus quiser.

  42. ESMAEL, ED MACIEL, TIAGO E ZE DA BOTA VAMOS REFLETIR!

    DECLARAÇÃO DE PRINCÍPIOS SOBRE LIBERDADE DE EXPRESSÃO
    (Aprovado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos em seu 108º período ordinário de sesões, celebrado de 16 a 27 de outubro de 2000)

    PREÂMBULO

    REAFIRMANDO a necessidade de assegurar, no Hemisfério, o respeito e a plena vigência das liberdades individuais e dos direitos fundamentais dos seres humanos através de um Estado de Direito;
    CONSCIENTES de que a consolidação e o desenvolvimento da democracia dependem da existência de liberdade de expressão;
    PERSUADIDOS de que o direito à liberdade de expressão é essencial para o avanço do conhecimento e do entendimento entre os povos, que conduzirá a uma verdadeira compreensão e cooperação entre as nações do Hemisfério;
    CONVENCIDOS de que, ao se obstaculizar o livre debate de idéias e opiniões, limita-se a liberdade de expressão e o efetivo desenvolvimento do processo democrático;
    CONVENCIDOS de que, garantindo o direito de acesso à informação em poder do Estado, conseguir-se-á maior transparência nos atos do governo, fortalecendo as instituições democráticas.
    RECORDANDO que a liberdade de expressão é um direito fundamental reconhecido na Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem e na Convenção Americana sobre Direitos Humanos, na Declaração Universal de Direitos Humanos, na Resolução 59(I) da Assembléia Geral das Nações Unidas, na Resolução 104 adotada pela Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), no Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos e em outros instrumentos internacionais e constituições nacionais;
    RECONHECENDO que os princípios do Artigo 13 da Convenção Americana sobre Direitos Humanos representam o marco legal a que estão sujeitos os Estados membros da Organização dos Estados Americanos;
    REAFIRMANDO o Artigo 13 da Convenção Americana sobre Direitos Humanos, que estabelece que o direito à liberdade de expressão inclui a liberdade de buscar, receber e divulgar informações e idéias, sem consideração de fronteiras e por qualquer meio de transmissão;
    CONSIDERANDO a importância da liberdade de expressão para o desenvolvimento e a proteção dos direitos humanos, o papel fundamental que lhe é atribuído pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos e o pleno apoio estendido à Relatoria para a Liberdade de Expressão como instrumento fundamental para a proteção desse direito no Hemisfério, na Cúpula das Américas realizada em Santiago, Chile;
    RECONHECENDO que a liberdade de imprensa é essencial para a realização do pleno e efetivo exercício da liberdade de expressão e instrumento indispensável para o funcionamento da democracia representativa, mediante a qual os cidadãos exercem seu direito de receber, divulgar e procurar informação;
    REAFIRMANDO que tanto os princípios da Declaração de Chapultepec como os da Carta para uma Imprensa Livre constituem documentos básicos que contemplam as garantias e a defesa da liberdade de expressão e independência da imprensa e o direito a informação;
    CONSIDERANDO que a liberdade de expressão não é uma concessão dos Estados, e sim, um direito fundamental; e
    RECONHECENDO a necessidade de proteger efetivamente a liberdade de expressão nas Américas, adota, em apoio à Relatoría Especial para a Liberdade de Expressão, a seguinte Declaração de Princípios:

    …!

  43. Nada como uma noticia assim pras pessoas morderem a isca e colocarem o que realmente pensam pra fora. Ninguem , pelos comentarios , entende p… nenhuma sobre a historia de Cuba, alem do que a globo e a abril e equivalentes publicam.Não sou expert no assunto mas sei que é uma ilha9 vcs sabiam disso ?) cercada e bloqueada por todos os lados. Se desenvolveu em muitos aspectos , principalmente saude e edducação, masi que essee pais continente aqui.
    nao tem o melhor governo de todos, com certeza, pra nos , mas cumpriu um papel importante pro povo de la.
    A pena e ver-se cuba, pelo olhos dos filmes americanos e continuar vivendo com a cabeça na guerra-fria, que ja acabou faz tempo.O muro ja caiu tb. Se nao coiu la, e mais por culpa dos bloqueios da vida pois garanto, o povo cubano tb gosta de viver bem, como nós aqui.
    Deveriamos ter pena do povo cubano e mais pena ainda de quem arruma um monte de privilegios , sai de la , patrocinada por sabe deus quem, e desce a ripa num tema que se é complicado aqui, imagina lá. E vamos combinar, esse papo de “censura” nos conhecemos mais que ninguem. Exemplo fora da politica pra ficaar facil de entenderem: essa semana o Juca Kfouri noticiou que o “presidente” da CBF fez uma ligação clandestina ( um “gato”) no ap do vizinho. O marin gastava e o vizinho pagava. Alguem viu isso na imprensa , sendo comentado? Nem na folha onde o Juca publicou. Por que será que nao querem essa noticia discutida e debatida ? So por que o cara tem a caneta e o cofre da CBF? Isso é um simples exemplo de censura. E contra essa ningeum fala nada, né
    E amigos , se o PSDB , globo e etc , apoiam, desculpem o preconceito, não deve ser nada bom.

  44. Eh lamentável quando um blogueiro abre mão de seus princípios para defender ponto de vista dos partidos que apóia.
    Nunca, em tempo algum, alguém que se diz injusticado pelos poderosos que critica, poderia defender uma restrição de liberdade a alguém que quer fazer o mesmo.
    O errado nao eh ela querer dizer o que pensa! O fato de ser “minúscula” como seu comentário quer fazer parecer, também nao faz dela uma pessoa a ser proibida de expressar sua opinião.
    Se nao concorda com suas opiniões e idéias faca o contraponto, fundamente sua critica com informações consistentes.

    Penso que você, como blogueiro deve definir claramente seu ponto de vista:
    A) ela eh financiada pela CIA e, portanto, deve ser proibida de falar;
    B) mesmo que fosse financiada pela CIA ela deve ter liberdade para dizer o que pensa;
    C) quando eh contra minha opinião eh censura e eu sou contra. Quando eh contra alguém que diz o que eu nao concordo, a restrição eh valida.

    Apesar de suas posições, de estar no mercado há algum tempo, você acha que uma viagem sua a qualquer lugar, teria repercussão?

    Acredito que desviamos o foco, que deve ser a atitude repressiva, para a qualificação da pessoa.
    Certamente esse nao eh o melhor caminho para a construcaomdemjustica social e democracia.

    • Que princípios, cara-pálida? Primeiro sugiro que você aprenda ler. Depois venha discutir. Ao contrário do você escreveu, eu defendi que a moça fale a vontade até porque não vai alternar em nada de nadica a correlação de forças (sabe o que é isso?) na Ilha ou no mundo… É isso.

      • Esmael, avise aos seu patrocinadores (nada contra, você vive disso e respeito) para deixar a moça falar, porra!!

        • Se ela quiser dar uma entrevista para mim, sem problemas. Por princípio, sou contra censura. Aliás, ela não pode reclamar de censura no Brasil. O Partido da Imprensa Golpista (PiG) está lhe fazendo uma bela assessoria de imprensa. Nem o papa receberia tanta atenção, não acha? E olha que a moça é uma ilustre desconhecida entre os próprios cubanos…

    • Luigi, você quer impor a sua opinião, acho que você está no blog errado. Sugiro o blog do Reynaldo Azevedo (Veja) e aquele outro da Globo que no momento não lembro o nome, lá você encontrará internautas com a mesma opinião sua.
      Abraços.

      • João , provavelmente você lê aquele bobão do Paulo Henrique Amorim nao?!

        • E suas leituras, caro Urtigão, devem ser no blog do Augusto Nunes, Ricardo Noblat e outros que representam o pensamento mais retrógrado em nosso país.
          Se o Paulo Henrique Amorim fosse “bobão”, não estavam querendo calar ele pelo bolso, através de “n” processos que, por exemplo, o Daniel Dantas move contra ele.
          Entre os “bobões”, prefiro os da esquerda. Fique com seus acéfalos da direita.
          Em tempo (parafraseando o meu amigo PHA): o que você faz aqui, lendo o blog do Esmael??? Vá ler a Miriam Leitão, Sardenberg e outros tantos (opção é que não falta) que a direita lhe proporciona.

  45. ZÉ DE BOSTA VOCÊ DEVE TER PERDIDO UMA TETONA PARA ESTAR REVOLTADO ASSIM, NÃO FIQUE QUERENDO BRIGAR COM O ESMAEL CONTINUE ESCREVENDO SUAS MERDAS LA NO OUTRO BLOG, DAQUELE SENHOR BARBUDO QUE NÃO ME LEMBRO O NOME AGORA. AFINAL LA VOCÊ E REI.

  46. Qual o problema da moça cubana falar??? porque menosprezam tanto? Porque é mulher? Porque é cubana? Se fosse um Norte americano, Ingles, Italiano etc, ninguem iria criticar, se ela tem Blog (e segundo o Esmael) ninguem o lê, muito provavelmente haja proibiçao no acesso ao mesmo. afinal CUba ainda é Regime Comunista. Quisera poder todos que tem algo a dizer, denunciar, mostrar ao mundo coisas que considera errada, tivesse a mesma coragem desta moça. Obs, Não sou Castrista, nem advogado dela, falam em livre pensamento e expressão, e é exatamente o contrário que querem fazer com ela. Se o que ela fala ofende alguem… a carapuça deve estar servindo em muitas cabeças.

    • Não há restrição à liberdade de expressão em Cuba, mas sim na infraestrutura. Além de ser desconhecida, ela não tem leitores porque a conexão da internet é sofrível… Tem que deixá-la falar a vontade, afinal não altera em nada a correlação de forças na Ilha ou no mundo. Yoani é apenas um alter ego da direitona. Nada mais. Nada mais, mesmo.

  47. Yoani não precisa falar para denunciar a penúria pela qual passa Cuba. Basta olhar sua figura esquálida, suas roupas simples e que são quase sempre as mesmas, seus dentes mal cuidados. A aguerrida esquerda brasileira, que tanto defende Cuba e considera seu falido modelo social como um ideal a ser conquistado, deveria dar ouvidos a uma pessoa que sente na pele como é viver sob o comando dos irmãos Castro. Poderiam, assim, conhecer a realidade de um país que cedeu aos encantos da doutrina marxista (sabiamente chamada por Raymond Aron como “o ópio dos intelectuais”) e que, diante da ineficácia pragmática de tal ideologia, precisou impedir, a qualquer custo, a implantação dos valores democráticos. Será que com eleições livres em Cuba, os cubanos votariam em Fidel ou Raul para presidente? Será que optariam, livremente, por continuarem a ser o último reduto socialista do mundo? Será que iriam rejeitar, com a veemencia da aguerrida esquerda brasileira, a implantação do sistema capitalista? Por que o Partido Comunista Cubano teme tanto as eleições livres em seu país? Será que Yoani não tem seguidores em Cuba por que os cubanos não a conhecem, não concordam com suas afirmações, ou será que é por que temem serem identificados pelo governo como simpatizantes de suas ideias? Esmael, você não acha que Cuba adota um sistema democrático, acha?

    • Cara Fernanda, se Yoani é desgrenhada, mal arrumada, desdentada e descuidada não se pode atribuir essa opção ao regime cubano. Falta de dinheiro não é, posso garantir-lhe. A blogueira ganha um cascalho alto dos barões da mídia mundial, inclusive do Estadão. Também ganhou vários prêmios que somam uns 600 milhões de dólares. Eu estive lá em Havana e a população não tem essa aparência horripilante de Yoani Sanchéz. Aliás, quando a vi pela primeira vez, na televisão, achei que os tucanos a haviam contratada para assombrar os petistas. Quanto às eleições livres, você está desinformada. No começo deste fevereiro, teve eleições livres parlamentares na Ilha. A renovação foi fantástica. Lá, é o parlamento que elege o presidente. A partir de agora terão cinco anos de mandato. Cada qual tem seu modelo de democracia. Vide o caso dos Estados Unidos que, para nós, tem um modelo muito esquisito de escolha de novos representantes.

      • Esmael, se a Yoani está tão rica, porque ainda mora em Cuba? Eleições livres parlamentares? Além do Partido Comunista Cubano, qual o outro Partido que existe em Cuba? Quem faz oposição aos irmãos Castro? Existe imprensa livre naquele país? Há algum jornal, revista, emissora de televisão ou rádio que não seja vinculada ao governo? Por que ainda há presos políticos em Cuba? Dentro da “renovação fantástica” existe alguém que não seja ligado ao PCC e que defenda um modelo político e econômico diferente do Castrista?

        • Ora, a moça sempre morou fora de Cuba. Esteve até há pouco na Suíça. Por que não pede asilo aos EUA, já que gosta tanto dos yankees? Até porque a presença dela na Ilha não altera o jogo do bicho em nada, meesssmo!

          • Altera sim Esmael, será que ela receberia o mesmo soldo se escrevesse de Miami, Zurique ou Madrid? Se fizesse isso seria só mais uma.

            É bom para os negócios ela estar na ilha, o engraçado é que os Castro a deixaram voltar e agora a deixaram sair, que coisa.

      • EU estive em Havana, e pude ver o desespero do povo pedindo dinheiro para poder comprar escova, pasta de dente e shampu. Vivem de subsistência com medo de falar do governa. Casas e carros caindo o pedaço !

      • Cuba é uma m… Já os EUA sao ricos e poderosos e todos tem inveja…

        • E vc, coitado, não “bate” bem da cabeça! Já tomou o Revotril hoje?

          • Prefiro nao descer ao seu nível meu caro…vc tem idéia do sofrimento de quem toma rivotril? Vai pra Cuba! Eu vou pros EUA…I love NY!!!!

        • Lá, no máximo, vc lava privada, mas pode lamber o saco deles a vontade e de graça, rs. Rico e invejado as custas de guerras e golpes…

          • Estou de mudança para lá, consegui a muito custo uma transferencia pela empresa que eu trabalho como CFO (acho que vc nao sabe o que é isso…) mas darei emprego para algum cubano ou brasileiro (esse nao, tem muito ladrão nessa raça…) que queira trabalhar como domestica…jardineiro…ainda sim terá vida melhor que muito empregado com ensino superior aqui nessa M…

          • Que bom que você conseguiu transferência para os EUA, já vai tarde seu lambedor de saco dos gringos, e vê se fica por lá para sempre. O dinheiro dos norte-americanos neuróticos adoradores de armas fede a sangue do principal negócio deles que é o de promover guerras imotivadas para movimentar a indústria de armamentos e roubar petróleo dos outros.

          • Marcos LC…se for praga tomara que pegue… infelizmente eu ficarei lá apenas por 4 anos… mas se conseguir vaga definitiva mandarei rezar uma missa para agradecer…

        • Inveja do que cara pálida? De um povo que não sabe onde fica o Afeganistão? Que está preocupado apenas em abastecer seus carrões a gasolina? De um país quebrado, que vive das reservas cambiais da China Comunista? Sim meu caro, os EUA estão falidos! Se a China tirar de lá os mais de um trilhão de dólares que tem aplicados em títulos do tesouro dos EUA, aquela republiqueta de merda quebra!!!

          E depois você acha que nós, seres políticos informados, temos inveja da terra do Obama???? Me poupe!! PAra que voce saiba, ganho mais dinheiro aqui, com meus tres empregos, do que um estadunidense médio…inveja do que cara pálida????

          • Se a carapuça lhe serviu… use! Eu ouvi bem? TRES empregos? E acha que está numa boa ainda…pelamor! Antes que falem, eu gosto sim do Brasil, mas não me iludo com esse sentimento nativista, somos eternamente o país do futuro que nunca chega, acorda CINDERELA… E o quebrado dos americanos é 1000% melhor do que o nosso melhor momento econômico da nossa história…quiça do nosso futuro… desejo que um dia a gente fique quebrado igual eles…

          • Luciano, você não sabe o que faço…sou um consultor, que trabalha para três empresas, a R$ 350,00 a hora. Em média, são 4 horas por dia, meu caro, e ganho muito (R$ 1.400,00 POR DIA TRABALHADO). E ainda tenho o privilégio de não cumprir horário: trabalho por projetos desenvolvidos meu caro.
            Você acha que todo mundo é igual a você? Não, estudei muito, muito mesmo, fiz Mestrado, estou fazendo Doutorado, batalhei e batalho muito, mas consigo tirar meus R$ 20.000,00 por mês, sem fazer muito esforço.
            Se quiser uma consultoria de como se dar bem no sistema capitalista, entre em contato. Para você, porém, o preço da hora é dobrado, pois terei que colocar o adicional “aguentar um cara chato” no serviço.
            Abraços, eu aqui acordado, dando um tempo enquando ganho meus trocados, sem ter que trabalhar amanhã cedo – trânsito caótico, chefe mal humorado…e você???

          • Não tenho nada a reclamar do meu trabalho João, mas não é como você exemplificou (chefe mal humorado, etc…) nem tenho porque expor meus rendimentos porque acho extremamente deselegante mas, levando em consideração que as minhas qualificações são semelhantes as suas (a exceção do doutorado), você deve imaginar como é…
            Ficou extremamente feliz que você esteja de bem com a sua profissão e desejo-lhe imenso sucesso, de coração! Eu gosto desse tipo de comentário que eu faço (apimentado) para sacudir quem lê e fazer pensar que m… que a gente vive (não o seu ou meu mundinho meu caro, mas o nosso país!) Mas meu nobre, como vc é um cidadão bem informado deve saber que a realidade do povo brasileiro difere e MUITO da sua e, me desculpe mas se vc ainda é daqueles que defende a nossa instituição chamada Brasil, (refiro me ao sistema tributário, político, etc não apenas PT/PSDB, mas desde os primórdios)… que nos proporciona esse atraso imenso…e ainda está nessa de que quem vai para o exterior atras de conhecimento e reconhecimento em carreira internacional está “traindo a pátria” e blá-blá-blá… creio que o seu estudo não refletiu em conhecimento adequado para argumentar esse tipo de assunto…portanto encerro aqui minhas contra argumentações.
            Outrossim, não pagaria nem R$ 1,00 por uma hora de trabalho sua, pois além de PEDANTE, vc me parece totalmente desinformado…não creio que produziria um trabalho que iria corresponder ao custo…

      • Estou aguardando a resposta.

          • Eleições livres parlamentares? Além do Partido Comunista Cubano, qual o outro Partido que existe em Cuba? Quem faz oposição aos irmãos Castro? Existe imprensa livre naquele país? Há algum jornal, revista, emissora de televisão ou rádio que não seja vinculada ao governo? Por que ainda há presos políticos em Cuba? Dentro da “renovação fantástica” existe alguém que não seja ligado ao PCC e que defenda um modelo político e econômico diferente do Castrista?

  48. Cuba seria hoje a jóia do caribe se lambesse as botas dos EUA. Ao contrário, pegou em armas para não ser a latrina dos EUA. Disputa ideológica inutil se o povo Cubano padece miséria hoje. No mundo de hoje, globalizado, ninguém é uma ilha, senão Cuba. Se o pais não teve a virtude de sair deste isolacionismo, é justo que padeça de seu fracasso. Esta moça é uma vendida bem intencionada a serviço de quem paga suas contas. A perversão da Democracia e da Liberdade de Expressão transformam estas bençãos em maldição no Brasil. Estas são as beneses do Brasil que os cubanos querem? Da minha parte, pode leva.

    • Verdade (Zé do Caxão). o que essa blogueira faz ? vive do que? dizem que morou na Suiça. Por que tanta celeuma em torno dessa blogueira ? Quem está pagando a sua viagem e para falar tanta besteira ? interessante!!!!!!

  49. Achei bem bacana esta discussão de tucanos criticando petistas e petistas criticando tucanos. E creio que os dois tem razão.

  50. Bem, liberdade de expressão não significa que pessoas com carater duvidoso, possam utilizar às mídias para ficarem ofendendo pessoas, como você é costumeiro Esmael. Além do mais, segundo o pensamento dos vermelhinhos tupiniquins, somente eles podem sensurar, pois tanto se fala e você cita que censuraram alguns blogs, mas defende que a moça seja censurada. Esses idiotas que estão tentando calar a boca da blogueira, são bonequinhos mandados pelo governo do PT a pedido de Cuba. Ninguém é obrigado a ir ver o discurso dela, então essa caterva não tem o direito de tentar evitar que ela fale. Neste governo, assassinos que comandaram paises vizinhos, foram bem recebidos aqui, exilados e com direito a mordomias, então porque a blogueira não pode falar? Xô petistas do capeta.

  51. Esmael, você não se envergonha das besteiras que tem escrito ultimamente. Escreva sobre liberdade de expressão, não seja parte da Nova Mídia Golpista.

  52. Cuba em que não existe opção, fora os irmãos Castro. Que não se pode falar o que quiser (já visitei e comprovei). Um país que coloca a culpa no vizinho para justificar a própria incompetência. Aliás, não só em Cuba acontece isso. Mídia golpista? No tempo do FHC (outro que só fala) a tal mídia era acusada diariamente de ser petista, que todos os jornalistas eram petista etc e tal. Muda o governo, e fica tudo lá miesma mierda de discurso. Que chatice essa discussão. A cubana tem o direito de falar o que quiser, até merda. E nós aqui também. Viva a liberdade.

  53. SO OTARIO PARA ACREDITAR NA YOANI SANCHEZ . O QUE ESPERAR DE UMA
    JOVEM QUE CRIA MAIS DE 50.000.00 FAKE PARA SEGUI-LA . TEM QUE TER
    TEMPO PRA ISSO RRSRSRSRSRSR

  54. Enquanto isso na Espanha. Milhoes se mobilizam hoje contra os bancos e por direitos sociais e a velha midia, nada fala….la como aqui…

    http://www.livestream.com/spanishrevolutionsol

    http://mareaciudadana.blogspot.com.es/p/mumble.html

  55. Meu Deus! Q espirito pobre!

  56. Agradeça a ela por alguns ter “lido e ouvido falar” de você. Se ela não é conhecido em Cuba e consequente as idéias dela não vingam por lá, você da mesma forma é desconhecido aqui e suas idéias não vingam por aqui.

  57. Grande Esmael! Não se verga pros poderosos da mídia golpista! Orgulho do Paraná e do Brasil!

  58. Esmael e demais depois que uma das “figuras carimbadas” da política paranaense e por muitos neste meio considerada “ridícula” a convidou para discursar na Assembléia Legislativa do Paraná é ora de sepultar este assunto!

    https://www.esmaelmorais.com.br/2013/02/tucanos-do-parana-que-censuram-blogueiros-convidam-yone-sanhez-para-discursar-na-assembleia-legislativa/

    Senão vejamos, concordando com o teu colega blogueiro Tarso:
    http://blogdotarso.com/2013/02/21/o-bate-papo-que-desmascarou-a-blogueira-yoani-sanchez/

    http://blogdotarso.com/2013/02/21/charge-do-latuff-yoani-sanchez-e-os-estados-unidos-da-america/

  59. eu fico analisando se o comunismo visse a sobre por no mundo o que seria as atrocidades que lenin estabeleceu na RÚSSIA POR EXEMPLO a falta de coerência em busca do poder pelo poder mas nasceu na RÚSSIA e está presente em todo o mundo .
    A corrupção é humana e está na essência humana não acredite em governos e instituições mas fazer o bem está em si na essência do seu eu e assim você se tornará uma pessoa melhor ou não ; não existe regimes corretos por sua essência pois pela essência humana somos imperfeitos não somos ingênuos somos realistas .
    CUBA por exemplo temos fortes informações que o governo sofre um forte embargo do regime capitalista mas a elite tem acesso à internet e outro privilégios que os companheiros mais simples não têm e à informação que o trafico de drogas internacional sustenta e ajuda a sustentar o regime cubano e em troca o governo cubano concede asilo político aos traficantes de drogas internacional para sustentar o regime cubano e assim vive a humanidade bela humanidade

    • Caro
      La nao e muito diferente deste governo aqui instalado, nao e so acompanhar a maracutais desde que o sapo barbudo foi alcado com a compreensao do tolos e idiotas socialista de plantao.
      Mas prefiro aqui do que la, pois em que pese toda roubalheira institucionalizada ainda podemos ver ouvir estas asneiras colocadas na midia , principalmente pelos agentes financiados pela dinheiro publico.

      • (PT) VOCÊ ANDA MUITO REVOLTADO , DEVE TER PERDIDO UMA TETA DO GOVERNO FHC SÓ ESCREVE MERDA, VIVEU A VIDA TODA EM COMA SÓ ACORDOU DURANTE O GOVERNO LULA E DILMA OU VEIO DE OUTRO PLANETA.

      • insisto , nenem, as aulas ja começaram e voce deve as estar matando. Quando a professora de historia estiver dando aula, larga o celular e deixa de se preocupar com os amigos do facebook e presta mais atenção.

      • As “asneiras” são frequentementes censuradas pelos seus amiguinhos do PIG e do PSDB. Que o diga o Esmael.
        Vá ler sobre a questão do blog “falha de são paulo”.
        Última: vá argumentar lá no blog do “tio Rei”. Lá você encontra repercussão para seus argumentos de boteco. Aqui não! Os leitores do Esmael são gente politizada, que não acreditam no que a Veja e a Globo falam…vá de retro!!

  60. Nestas plagas, a blogueira foi ciceroneada preferencialmente pelo PSDB. Aliás, faço um parêntese aqui sobre o comportamento desse partido em relação à liberdade de expressão. Os tucanos adoram “liberdade de expressão” lá em Cuba, que é longe, mas quando se discute a liberdade aqui no nosso país, bem pertinho, a conversa é outra.

    É verdade Esmael, pode crer!!!heheheheheheheheh, ñ foi atoa,q eles tentaram de todas as maneiras,tirar vc do ar,derrubar o seu blog,desqualificar o seu blog,e, tirar vc das redes sociais…! ..hahahahahahahah… TOMARAM NO ZOIO!!!
    A tucanadas do DEMO;Quem é esse Esmael???Quem é esse cara???Quem é esse blogueiro???Será q é do PT, esse blogueiro???!Estamos fritos!!! esse cara ai, blogueiro, vai nos incomodar…!Ele com esse blog, vai abrir a mente do povo do PARANÁ…! E dai , adeus tetas… E vai nos atropelar, meu deus…! Temos q trabalhar rapido… temos q tirar esse cara do ar… esse cara é foda…!O Beto; Vou entrar na justiça contra esse blog do ESMAEL…!!! VOU ALEGAR NA JUSTIÇA Q ESSE BLOG, VAI ME DAR UM ENFART DO MIOCARDI,VOU SOFRER UM FARNIQUITE, VOU TER UM TRÓSSO POR CONTA DESSE BLOG AI..HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH.
    EITA ESMAEL, PARABENS CARA!!!!

    • Acho que vcoes dois cheiram e muito, principalmente a doutrina petralista e corrupta.
      Esmael qunato recebes dos corruptos para poder se manter?

      • Dos corruptos eu recebo nada, graças a Deus!

      • cara, que idiotisse é essa? cabe tambem a pergunta, quem inspira essas sandicess que vc ta falando?
        Corrupão ja escrevi acima, pra vc que ainda é criança e ta começando a escrever, nao começou em 2003 e nao vai acabar em 2014.
        So os idiotas acham isso. Tem raizes profundas que , isso sim, deveriamos todos combater. Mas quando os “moralistas” de plantão acham que so a corrupção do PT é danosa, melhor desistir de tudo.
        nao sei se vc consegue ler, por ser tão novo, mas pede pra teu responsavel te comprar um livrinho bem basico, chamado a”a privataria tucana”. Tem uma serie de coisas bem documentadas pra vc aprender como se faz corrupção bem feita, tão bem feita que mesmo quando se mostram as provas , ninguem acredita

    • Quanta asneira. Vai ser puxa saco assim la na casa do c…….

  61. Esmael, por que você não vai morar em Cuba? Acho que se sentiria em casa na ilha do “sonho socialista”.

    • EI CARLOS G nao apele vai estudar para saber o que esta acontecendo !!!!!!

      • ERE, como é o seu nome? Bem, vamos lá. Cuba tornou-se socialista com a revolução liderada por Fidel Castro e Che Guevara em 1959, quando eles derrubaram, através da revolução armada, o governo de Fulgêncio Batista. Nas décadas de 60 e 70, os cubanos desfrutaram de um período de prosperidade econômica em razão do intenso apoio financeiro que receberam da extinta URSS, que via a ilha como um ponto estratégico, ante sua proximidade com os Estados Unidos (chegaram a montar na ilha uma base nuclear, com mísseis apontados para Washington, em 1962, o que quase levou o mundo a uma guerra nuclear naquele ano, e resultou num acordo através do qual parte do território Cubano – a baía dos porcos, onde está localizada a prisão de Guantánamo, foi entregue aos Estados Unidos -). Com a perestróika, a URSS, aos poucos, parou de ajudar financeiramente Cuba, fato que, somado ao embargo comercial que assola a ilha desde 1960, ensejou o início de uma grave crise, o que fez com que Fidel adotasse pequenas reformas, dentre as quais, a abertura do país para o turismo, que é, hoje, a principal fonte de renda de Cuba. Apesar dos anos de prosperidade financiados pela URSS, a ilha não se desenvolveu economicamente, o que é atribuído pelos castristas apenas ao embargo comercial sofrido em 1960, e não à ineficiência de um sistema político, econômico e social que não deu certo. Na realidade, os anos de bonança por que passou Cuba foram em razão do apoio que receberam da URSS na época da guerra fria, e não porque seu modelo econômico-social seja viável ou eficiente. O próprio Raul Castro procura, aos poucos e tardiamente, implementar algumas reformas que sinalizam para a adoção de um sistema capitalista, mas o país ainda não sinaliza qualquer mudança política.

        • Hahaha nao precisava humilhar o comunista na resposta..

        • Control c e control v!

        • elaiê, um grande estudioso copiador do wikipedia, hahaha

        • Carlos quando for procurar algo veja depois se é real, primeiro erro no seu texto os Sovieticos não chegaram a montar a base nuclear na ilha, outro erro a base americana na baia dos porcos em desde antes de Fidel assumir e não depois.

          Cuba tem problema tem e concordo com isso existe coisa la que poderiam ser diferente mas existe coisas la que funcionam e muito bem se os americanos não tivesse feito esse embargo econômico tenho certeza que Cuba hoje seria um dos melhores países na região.

    • Carlos porque você não vai postar em Cuba seus comentários. Lá tem uma blogueira muito conhecida.

    • O ilustre, nao e isso que ta sendo discutido aqui. A noticia, deixa te explicar, e sobre alguem, patrocinada pelo que tem de pior no mundo e aqui, que vem pra trazer uma coisa que não serve de nada. malhor que discutir liberdade de expressão pra alguem que ja ha tem e discutir a liberdade de expressão aqui.
      Nesse brasilzinho, tem um monte de bloqgueiro processado, blog tirado fora do ar, nao pelo PT, mas pelos donos da imprensa. Isso aqui pode , né.
      No parana mesmo, tem um monte de gente censurada. E diga um blog ou equivalente , processado pelo PT? Unzinho so ja vale.

  62. Que país de midia idiota é esse ? O brasileiro propõe um Megaprojeto novo e alterantivo de nação e de Política-partidária-eleitoral capaz de mudar o percurso da história e influencial o mundo e não tem espaço nenhum na midia luso-tupiniquim idiota (ou será malandra ?), mas uma zé mané blablablá, vazia, estrangeira, tem todo o espaço do mundo. Fala sério. Que país é este ?

    • Ora este e o pais dos corruptos de plantao, ha mais de 8 anos.

      • Incluindo os seus amados ha mais de 500 anos.

      • Vc deve ter nascido em 2003. por ser tao novo alguem deve estar escrevendo pra vc. acaba o primeiro grau, estuda mais, e volta aqui , tá. Diga pro seu mentor que ele tambem deve voltar a estudar e para de ver a globo e ler abril.Tão te deixando mais burro. Mas isso , fique tranquilo, tem muita gente com vc.

      • Na sua opinião o Brasil é a terra da honestidade até 2002?

        Meu Deus, vc é ingênuo, otário ou uma besta quadrada de pena e bico?

        • Não acho que o Brasil fosse a terra da honestidade até 2002, mas tampouco passou a ser a partir de 2003. Políticos corruptos existem desde que essa posição foi inventada, no mundo todo, em todos os partidos/ideologias.

    • A ‘sociedade do espetáculo” cresce mais aqui que em qualquer outro lugar.
      Samba, futebol e carnaval e viva o ôba-ôba!!

  63. Curiosa foi a capa da revista do bicheiro Cachoeira, o reaça mais desavisado pode ser levado ao erro e achar que a moça ameaça mesmo alguém…

  64. Mais ibope pra ela ¬¬

    • Não acredito que ela queira IBOPE, isso ocorreu em nosso pais quando todos queriam a democracia, ela esta divulgando o que acontece em Cuba, acredito que todos os comentários contra a Yoani Sánchez, são de pessoas que nunca foram a Cuba e tão pouco teve sua liberdade limitada por um regime comunista, alias alguém sabe o que é um regime comunista? não na teoria e uma coisa na pratica é outra, vocês não tem ideia.
      Yoani Sánchez é uma moça seria, esta pedindo socorro para seus patricios, ela vive hoje um sonho de liberdade, pena que exista um monte de pau mandado do PT que faz oposição usando a democracia para defender a ditadura… Como eu falo: A DEMOCRACIA É MUITO SOFISTICADA PARA POVOS DESVALIDOS…

      • Existem dados de ligações dela com os EUA e procure na internet que tem muito mais contra ela, apenas lei e pesquise para poder dar opinião.

        • Correção: Existem dados de ligações dela com os EUA e procure na internet que tem muito mais contra ela, apenas leia e pesquise para poder dar opinião.