Vereador propõe “sepultar” a Urbs para criar a Secretaria do Transporte Coletivo de Curitiba

Vereador Rogério Campos (PSC) propõe nova secretaria só para cuidar do transporte coletivo de Curitiba.

Vereador Rogério Campos (PSC) propõe nova secretaria só para cuidar do transporte coletivo de Curitiba.

O vereador novato Rogério Campos, do PSC, encontrou uma fórmula salomônica para abrir a “caixa-preta” do transporte coletivo em Curitiba. Ele informa que protocolou nesta segunda-feira (25), na Câmara Municipal, pedido para a criação da Secretaria Municipal do Transporte Coletivo. O novo órgão, explica o parlamentar, tomaria as atribuições que hoje são da Urbs (empresa que gerencia o transporte coletivo na capital).

Na prática, sem dizer claramente, o vereador sepulta de vez a Urbs ao transferir todas as suas atribuições à  secretaria. A nova pasta, ainda de acordo com Rogério Campos, teria função de estudar as necessidades de ampliação da frota e horários, pois, argumenta, “o sistema está sobrecarregado, realizar estudos sobre a fixação e alteração do preço da tarifa, além de controlar e fiscalizar os serviços prestados à  população”.

“Temos cobrado transparência da URBS, sem retorno. Como todos sabem a URBS é uma caixa-preta. Com a secretaria teremos mais transparência. O novo valor da passagem, por exemplo, nós não sabemos se é o justo”, afirmou Campos.

O objetivo com a regulamentação da Secretaria proposta pelo vereador é garantir transparência, racionalização e eficiência do sistema que, sob o comando da URBS, “é falho”.

O vereador Rogério Campos, que representa a categoria de motoristas e cobradores, diz que apresentou o projeto depois da audiência pública realizada pela URBS na última sexta-feira (22), quando foi discutido o novo preço da passagem, que ficaria em torno de 2,80 reais.

83 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O que estes vereadores querem, é criar uma grande cabide de emprego, para poder colocar seus pelegos em cargos bem remunerados. O povo que ainda não vê o quanto está sendo enganado com essas interpretações circenses.

  2. QUE MEDOOOOO
    KKKKKKKKKK

  3. Quem Aqui esta preocupada com pessoas carente?
    estamos querendo aumento por DIREITO, TDS TEM DIREITOS DE grve. e nóstbme semana que vvem quem não dá valor ao operadores do coletivo vai passar a dar. PQ TD PARADUUU. ATÉ HOSPITAL PARA

    • Reze para seus “patrões” não lerem o que você escreveu por aqui…

      Sabendo que você tem medo de descontos no salário, vão logo chegar à conclusão que sua greve será “fogo de palha”…

      E não esqueça de olhar para os lados, para trás, para cima e para baixo, pois pelo que você acredita, tá cheio de “espião sabendo demais”, kkkkk…

      ADEUS.

  4. já te disse q vc não entend de nada oque vcs qureem é andar de graça……….desintendido ou faz de não endender? katraca liberada quem paga SOMOS NÓSSS TONGO

    • 1 – Cobrador de ônibus tem direito à greve?

      2 – Se o cobrador entrar em greve e o motorista for trabalhar, quem estará impedindo o ônibus de atender a população, o trabalhador ou o patrão?

      Faz diferença.

      • Em São Paulo, Motorista e Cobrador juntos, LIBERAM A CATRACA durante a greve:

        Toma esta:

        “O atraso, pelo menos na zona leste da cidade, foi “compensado” com a liberação das catracas dos ônibus de algumas empresas que operam no terminal Corinthians-Itaquera.
        Os passageiros, após horas de espera, eram convidados por motoristas e cobradores a entrar pela porta dos fundos, sendo dispensados do pagamento da passagem.”

        Em Curitiba, isso não se faz, por causa do MEDO, do PAVOR de ter que pagar a conta.

  5. UMA GREVE DO TRANSPORTE COLETIVO, “COMANDADA” POR PESSOAS INTELIGENTES E REALMENTE PREOCUPADAS COM A COMUNIDADE CARENTE, SERIA ASSIM:

    1 – Não iria parar nada;

    2 – Apenas os cobradores não iriam trabalhar.

    GREVE SUPER-HIPER-COMPLICADA, não? Respira fundo, lê tudo de novo, não tenta decorar, é muita coisa, depois pede ajuda para alguém explicar, ok?

    RESULTADO:

    1 – A POPULAÇÃO, TODAS AS CATEGORIAS, APOIANDO SUA GREVE!!!

    2 – NINGUÉM PAGARIA PASSAGEM DURANTE TODA A GREVE, SÓ IRIA DOER “NO BOLSO DE QUEM TEM DINHEIRO” (URBS OU QUEM QUER QUE SEJA… IRIA ACABAR PRESSIONANDO OS “PATRÕES” A ACEITAREM AS REINVINDICAÇÕES DOS TRABALHADORES.

    PS: Se quiser que eu “desenhe”, me avisa!

  6. e ainda quer por só no CNTRO KKK DEIXA Q NÓS FAZ SABEMOS Q PRECISAMOS

  7. Espião e oportunismo dá nisso

  8. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk s sabe de lei vem fazer nós mudar de idéia? e se a idéia COPIADA NÃO FOR NOSSA DE ONDE ELE TIROU E PQ SE ATIROU NA FRENTE, ELE NUNCA FOI D CLASSE Rogerio foi e sabe falar muito sobre a classe vcs não sabem nada idéias copiadas das nossas reunião, não -o fizemos pq ele colou, se tivesse ele deixado era nossa , se ele pensar bem deixa q coisa nossa Rogerio -o faz ele é capaz, não estamos mendingando para nos ajudar

  9. Sem nós tudo para

    • Não para mesmo.

      Vocês só vão atingir pessoas pobres e realmente necessitadas do transporte coletivo, trabalhadores que merecem consideração e respeito de todos.

      A cidade não vai parar, os bancos não vão parar de lucrar, os seus “patrões” não vão ficar pobres, só o coitado do cidadão que batalha o dia inteiro para trazer o pão de cada dia e depende dos ônibus, que vai perder com isto…

      Continua feliz e se sentindo poderoso em “parar tudo” ?

  10. quem não entend da categoria melhor fikar qquieto kkkkkk.façam Lei de baffometro, coitados do povo quem vai puxar este povo com esta defazagem de mão de obra kkkkk se não entend RAPAZ melhor fikar quietinho, DEISISPERO VAI SER DO POVO SEMANA QUE VEM QUERENDO IR AO TRABALHO AOS COMPROMISSOS E NÃO VAI TER COMO IR ,, QUERO RIR KKK NÃO DÃO VALOR A CLASSE E NÃO VIVE SEM ESTA MÃO DE OBRA , DAÍ VC VAI VER COMO PARAMOSSSSSSSSS A CAPITALLLLLLLL KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK VAI DE TAX

    • Sua greve não me afeta em nada. Pelo contrário, o trânsito fica muito melhor sem o “metrô de superfície”… liberando mais espaço para ciclistas e motociclistas como eu… E quem sabe dando um empurrãozinho “para o projeto do metrô de verdade deslanchar”…

      Só fico pensando na sua felicidade em parar tudo, como diz (parecendo ter um mórbido prazer) e impedir que uma criança chegue ao posto de saúde, um idoso faça um importante exame clínico, uma alma caridosa possa ir ajudar uma pessoa necessitada de apoio do outro lado da cidade, PESSOAS QUE VIVEM UM DRAMA DIÁRIO POR DEPENDER ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE do Transporte Coletivo, operados por excelentes trabalhadores, não tenho dúvida, mas ao que tudo indica por aqui que você disse e deu a entender, que não se importam em parar tudo…

      Volto a dizer, a mim esta greve não iria prejudicar em nada. Mas muitos cidadãos, extremamente humildes e sem condição de andar de táxi ou semelhante… estes sim, vão ser vítimas de toda a sua “ira” e “sensação de poder”…

      É digno de “pena” imaginar que você raciocina desta forma…

      Mas fico feliz que você tenha sido transparente e mostrado a verdade sobre como o seu sidicato/gabinete pensam dos probres coitados que necessitam diariamente do transporte coletivo…

      Seja feliz, mesmo sendo assim!

  11. ESTA IDÉIA DE BAFOMETRO É EM piaui QUE TEMOS HAVER COM piaui kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Respira… Calma… Volta lá e lê de novo… Pede para alguém te ajudar…

      Pronto!

      Agora você já deve ter descoberto que a CÓPIA DESAVERGONHADA DO PIAUÍ é o trecho principal DA SUGESTÃO que foi alvo desta matéria…

      Vai no site da Câmara, pesquisa o texto da sugestão do seu vereador, e veja que a parte mais importante dele, que define as metas da tal secretaria, É CÓPIA DESCARADA dos principais incisos de uma Lei de *1982* lá de Teresina, Piauí…

      Conseguiu entender agora?

      Tomara que sim… ufa!

  12. disso já sabia acompanhei e este vereador tenho tamanha amizade ;em um protestao falei com ele pessoalmente, eu dei outras idéias a ele, não votei nele mais acho ele um jovem inteligente, a materia q foi ao ar acompanhei e partilhei, , Só uma correção na vdd não precisamos de banheiros só no centro, pq a necessidade de ir ao BANHEIRO são de todos e não só de quem esta no CENTRO, e tbm ele só teve esta idéia pq esta sempre em nossa reuniões , ele não teve esta idéia sosinho. foi idéias que retirou do nosso meio e ele tomou vz

    • Foi uma pegadinha para ver se você sabia a diferença entre Sugestão ao Executivo e Projeto de Lei…

      Nem comentou a falha proposital, portanto não sabe.

      A questão dos banheiros é sugestão ao executivo, muito bem elaborada.

      Você querer crédito por aquilo é demais, não acha? Dizer que o competente Vereador Pessuti e sua assessoria só foram capazes de fazer aquela proposta porque foram às reuniões de vocês?

      Se a idéia é boa, porque só vocês que entendem da “categoria” não a tiveram?

      Você diz “retirou do nosso meio”, Seria ele mais um “infiltrado do além” que você tanto acha que existe?

      ACORDA PARA A POLÍTICA PARTIDÁRIA !!! Aqui tudo pode e deve ser discutido, sem ataques pessoais, sem fazer a mínima diferença QUEM DISCUTE, mas o que importa é O QUE SE DISCUTE.

      Novamente, FAZ UMA FORÇA MAIOR AINDA, tenta entender isto…

  13. resumindo tbm sou eleitora, no entanto, não vivo perseguindo ninguem,VOTO E PRONTO ,Sinto q és invejosos , pq não tente se candidatar? Bafometro no MOTORISTAS ?faça ,NÃO TEMOS MEDO ,sem nós o povão não é nada nem vai a lugar nenhum, PROFISSIONAL DA AREA EMPRESARIOS NÃO ENCONTRA ,! VAGAS SOBRANDO, SALARIO DE MISÉRIA , CAIXA pretaa DA URBS???? [NÃO QUER Q ABRE?] PQ? ESTAS COM MEDO? DOQUE? tens ações lá? entend por isso esta com medo de Rogerio Campos kkkk, mais não é só Rogerio Campos q quer abrir somos nós familias, usuarios, outros vereadores como por ex; Pedro Paulo, Julieta Reis, Josete, Cristiano Santos, MESTRE POP , É UMA EQUIPE LUTA CONTRA TODOS VENCE O MELHOR, .Os caras são jovens foi eleitos sangue novo quer mostrar TRABALHO ESTA CERTO, TIRAMOS AS RATAZANA DA CAMARA XAUUU XAUUU

    • Opa! “O Desespero” pediu ajuda! Agora veio “A Desespera” (prefiro um nome começando com “A” e terminando por “a” não fica bom para a Sra.)?

      Só para esclarecer, PELO MENOS EU NUNCA TIVE “RELAÇÃO ÍNTIMA” COM NINGUÉM DAS DIRETORIAS DO SEU SINDICATO. Nem de gabinete algum, nem de “comando” ou “facção” alguns…

      EU NÃO TENHO INTERESSE NENHUM NA URBS E NEM NA CRIAÇÃO DE MAIS NENHUMA SECRETARIA SUSTENTADA POR NÓS CURITIBANOS E COMEMORADA POR ALGUNS TIPOS DE POLÍTICOS QUE SONHAM COM “UMA PORTEIRA ABERTA” para encher de cargos extremamente “qualificados” e comissionados…

      Dito isto, não pretendo mais perder meu tempo aqui além desta postagem, pois acabei de chegar em casa e estou cansado da balada, mas não resisti a olhar as notícias após tomar um belo banho, antes de dormir…

      Sobre MEDO, fica difícil de alguém temer politicamente um MERO PEDIDINHO DE SUGESTÃO AO PREFEITO PARA QUE ELE FAÇA ALGUMA COISA CONCRETA SOBRE DETERMINADO ASSUNTO…

      Fui no “site” da Câmara de Curitiba para procurar a tal sugestãozinha, esperava ver algo que desse TEMOR em alguém…

      Mas não pude parar de rir… parte importante da sugestão É UM CÓPIA FAJUTA “ipsis literis” da maioria dos incisos do art. 2º de uma Lei Municipal de Teresina, Piauí, “MUITO MODERNA” kkkkk, de 30 de dezembro de *1982*… quer a prova? então toma:
      http://bancodedados.cepimar.org.br/bdpiaui/orgaooficiais/orgaodetalhe.asp?orgao=1

      Será que conseguem PRODUZIR algo mais moderno? Ou acham que trabalho legislativo nenhum eleitor acompanha e o CTRL-C e CTRL-V estão liberados?

      QUER VER O QUE EU RESPEITO EM TERMOS DE VERDADEIRA LEI (PROJETO) PARA O TRANSPORTE COLETIVO?

      Então toma mais esta:
      http://www.cmc.pr.gov.br/ass_det.php?not=19793

      Mas tenta não ficar com “INVEJA”, ok?

      Xauuuu Xauuuu Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…

  14. vc é Bagé? ou Chiipansé?kkkk

    • Questionário de várias perguntas em uma, elaboradas pelo Sr. Dor de Kótovelo ou Sr. O Desepero (kkkk…)

      1 – De que categoria eu sou: a classe dos ELEITORES CURITIBANOS (isso não deve siginificar nada para você provavelmente, mas para um Vereador da cidade, obrigatoriamente é a classe para a qual ele faz promessas, pede voto e presta contas e DEVE RESPEITAR DURANTE TODO SEU MANDATO);

      2 – Quem eu defendo: meu direito de cidadão de não ser vítima e não permitir que outros sejam DE NOTÍCIAS MAQUIADAS DE UM SIMPLES REQUERIMENTO QUE NO MÍNIMO DEVE TER SEPULTADO A GRAMÁTICA, MAS NUNCA PODERÁ MODIFICAR “A TAL CAIXA PRETA DA URBS”. Porquê? Simples, é um pedidinho, uma sugestãozinha, que FORÇA E CORAGEM ISTO TEM? NENHUMA ! Não venham querer enganar os outros… AQUI NÃO TEM TROUXAS!!!

      3 – Você pergunta ainda “E pq quer que damos ssatisfção”… Quem tem que dar satisfação são todos os Vereadores da Cidade e para qualquer Cidadão, da seu “comando” ou não.

      4 – Quanto a tentar me ofender como Chiipansé, não deu certo. Tenta outra, vai tentando, kkkk…

      Assinado: Chiipansé.

      PS: Aqui pelo visto vocês do sindicato/gabinete estão “visitando” pela primeira vez… não é quem discute que faz a diferença, é o que se discute. Um dia você aprende, só espero que ainda dê tempo de salvar o mandato. Trate das idéias e ações dos políticos, não adianta atacar os (e)leitores. Faz uma força mental, pede ajuda, você consegue!

  15. EU ENTRO NESTA DISCUSÃO PARA ESCLARECER RESUMINDO EM UMA UNICA pergunta: qQuem vc defende? Pq ataca tanto o rogerio campos? em q categoria pertence já q não tem cargo comicionado e nem é ex-diretor? mandado por quem para atacar Rogerio Campos, Quanto esta ganhando? E pq quer que damos ssatisfção se nem se indentificar não é capaz. VC é um infiltrado sim da antiga , se não for prove , e depois se Rogerio esta na camara e vc não tem nada haver com isso, corra atras. Infiltrado q a Dor de cotovelo quis dizer é q vc é um mandado por ex-diretor para agitar

    • Querem sarna pra se coçar?

      Pega aí então:

      Data: 01/03/2013 – 16:32:21
      Proposto teste do bafômetro para motoristas de ônibus

      O vereador Paulo Rink (PPS) propõe a realização do teste do bafômetro pelos motoristas de ônibus coletivo de Curitiba. A obrigatoriedade está prevista em projeto que altera a Lei 12.597/2008, que dispõe sobre o Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros na capital.

      Boa sorte e tchau!

  16. E viva o sindicato! rsrsrs…

  17. eSTE BLOG NOS ABRIU O ESPAÇO PRA NÓS QUE SABEMOS OQUE PASSAMOS, ESTA É NOSSA HORA E DAÍ. ISSSO É INTERESSE DE PAIS DE FAMILIARES E CATEGORIA… Sr Bagé,,,,nós sabemos q falamo e pq nós conhecemos e se esta com dpr pq?? rasga o verbo pq dor de cotovelo? só pq é nós que estamos no comando? e quando er as PELEGADAS VC SE ENVOLVEU TBM??

    • Sr. Dor leia este trecho extraído dos seus comentários… “.o cara esta sabendo muito, esta INFILTRADO EM ALGUN LUGAR”

      Só porque pedi transparência e perguntei quanto o Vereador recebe da Tesouraria do Sindicato, enquanto recebe da Câmara Municipal? (procura lá para cima nos outros comentários Sr. Dor, foram outros leitores do blog que levantaram esta “lebre”… PRECISO ESTAR INFILTRADO PARA SABER MUITO ASSIM? Pelo amor de Deus… kkkkkk…

      Sr. Dor do Kótovelo, faz um favorzinho, não para mim, mas para seus “companheiros de luta”, SE REALMENTE VOCÊ DIGITA A VERDADE, vou começar a ter certeza que TEM REALMENTE ALGO ERRADO COM ESTE VEREADOR E/OU ESTE SINDICATO.

      A Democracia permite e convida a participação de todos, mas geralmente são os mais ingênuos que deixam escapar alguns segredos… volto a reproduzir o que o Sr. Dor comentou: “.o cara esta sabendo muito, esta INFILTRADO EM ALGUN LUGAR”

      Sr. Dor, faça um esforço para deixar de achar que está sendo investigado por “agentes do além infiltrados no seu sindicato ou seu gabinete (ou no$ doi$)”. Seguindo sua “lógica” seria eu um INFILTRADO com o propósito de descobrir falcatruas apenas para fazer comentários num blog? Quanta capacitação (cursos de detetive ou o que o valha) e dinheiro jogados fora, não?

      Sr. Dor, não esqueça do favor – para seus colegas de sindicato/gabinete – leia o que digita antes de clicar em “Publicar Comentário”, ok? Isso que nem comentei o “estamos no comando” (coisa de facção, não?)

      Acho que este “post” já foi muito “dialogado”…

      Para quem quiser investigar melhor tudo isto, é só solicitar ao Conselho de Ética da Câmara que apure a questão legal/moral do Salário Biônico do Vereador envolvendo dinheiro da Câmara e Sindicato ao mesmo tempo… Quanto realmente ganha no tal sindicato, pois parece informação que seus simpatizantes tem receio de ver publicada…

      Vamos discutir outros assuntos da cidade?

  18. O tal BAGÉ PODE NUNCA TER FEITO PARTE DA DIRETORIA SINDIMOC, E TBM PODE NUNCA TER CARGO COMISSIONARIO!!!! mais q o cara esta com dor em algum lugr e acompanhando acerrado os trabalhos ista esta claro.o cara esta sabendo muito, esta INFILTRADO EM ALGUN LUGAR,, ou então se não faz parte da categorai, se não faz parte da camara, se não é diretor sindicato quem é ?? parente de PELEGO

  19. Analista de Bagé,chega a ser engraçado “sua grande preocupação” quando vocês estavam na câmara e ao mesmo tempo tambem no sindicato você nunca falou isso e agora que não estão em nenhum dos dois lugares ficam ai latindo, se vocês não perceberam a fase de vocês passou e vocês nada fizeram, nem pela categoria a qual você fala que o Vereador esta defendendo que diga-se de passagem são mais de 13.000 familias, e tambem nada fizeram para a melhoria do transporte coletivo em modo geral para a população, mas claro que não né se vocês eram comprados pelos patrões, e agora que o Vereador Rogerio Campos chegou e meteu o pé na jaca vocês vem com esse papinho de PERDEDORES.

    • Interessante, a síndrome de perseguição ou paranóia eleitoreira sindical é grande por aí… kkkk…

      1º – Não faço parte e nunca fiz de diretoria de sindicato nenhum

      2º – Sequer fui funcionário de sindicato ou algum familiar meu foi

      3º – Essa de dizer que eu era da Câmara, só falta dizer que era do gabinete de um Derosso da vida, não cola pois não tenho e nunca tive vocação para ser cargo comissionado em órgão algum

      4º – TODA VEZ QUE VOCÊ DESESPERADAMENTE ESCOLHE ATACAR O COMENTARISTA DO QUE DISCUTIR O COMENTÁRIO, VOCÊ JÁ COMEÇA PERDENDO…

      5º – Dizer que o Vereador Rogério Campos chegou e “meteu o pé na jaca”, CONCORDO TOTALMENTE COM VOCÊ, ele “pisou na bola mesmo”…

      Mais parecem estar falando de fanatismo religioso, cegos, sem querer pensar.

      Pela última vez, requerimentozinho de sugestão ao executivo NÃO MUDA NADA, NUNCA !

      Pretender ser comemorado por uma sugestãozinha que jamais vai vingar, é o fim dos tempos !

      PS: PODEM NÃO GOSTAR, MAS QUALQUER VEREADOR QUE “PISAR NA JACA” VAI OUVIR CRÍTICAS QUE PODEM FAZÊ-LO MELHORAR, SE FOR REALMENTE INTELIGENTE. ISTO É POLÍTICA PARTIDÁRIA, E NÃO DE FUNDO DE QUINTAL.

  20. Vcs esta com medo doque pelegada ?? fala aí vcs não são os cara? bom da boka….. Calma o Rogerio é jovem , inteligente eleito pela classe , tem Espirito de de liderarança, e muitaaa coragen xau CHAPÃO 01

    • Democracia é assim: uns vem num blog tradicional do Paraná discutir política partidária, outros, “extremamente cultos” pelo que se denota, vem discutir política de fundo de quintal…

      Pelo visto tem eleição no tal sindicato kkkkk…

      Os leitores deste blog estão “muito” preocupados com quem vai ganhar a eleição deles kkkkk…

      Vocês elegem quem quiserem, mas depois de eleito, o vereador presta contas para a cidade e não para um sindicato do qual provavelmente recebe salário de tesoureiro ao mesmo tempo que recebe salário de vereador…

      Fica uma sugestão pro suplente deste vereador pesquisar no TSE e TRE para ver se isso é legal, ou passível de cassação…

      Moral tenho certeza que não é…

      • Muito bom comentário.

        O cidadão ali acha que o mundo gira entorno do sindicato, mas o transporte coletivo certamente é um pouco mais do que isso.

  21. nosssa só os PERDEDOR FALANDO MAL ,CHEIO DE INVEJA HEIN? DESISTA POVO PELEGO O TEMPO DE VCS JÁ ERA JÁ FOI , A CATEGORIA NÃO QUER MAIS NDA COM VCS NÃO, DEVOLVA NOSSO DINHEIRO DO SINDIMOC,QUE VCS LEVARAM , O DINHEIRO DA CATEGORIA….A NOSSA CESTA DOADA LÁ NO SITIO CERCADO EM TROCO DE VOTOS, VCS TEM MUITA INVEJA SÓ OBSERVEI A CARA DE VCS LÁ NO AUDITORIO PERDEDORES LOUKO PRA VOLTAR MORDER DENOVO KKKKKKKKK FORA PELEGADAAAAA

  22. O engraçado é viver na escuridão como o mito da caverna, quando alguém tenta sair inúmeros tentam impedir, vemos aqui a mais clara de forma de todos os seres humanos de pensar e expor suas ideias, após ir a audiência publica e ver inúmeras denuncias feitas contra a URBS, vejo algumas pessoas tentam demonstrar seus interesses, em defender a exploração, vejo que o transporte coletivo chegou ao verdadeiro caos, e quem arca com o prejuízo é o povo de Curitiba, vejo a tentativa deste vereador como forma de dar sua contribuição para a solução dos problemas, mas, e é atacado sem proposta simplesmente pela intenção da deploração do ser humano, em contra partida o cidadão continua no ônibus lotado sem ar pra respirar e alguns cidadão com o bolso cheio de dinheiro do povão, vamos usar este espaços para debates produtivos para a cidade onde possamos chegar sim a uma solução do caos, todos nos participamos deste problema a anos, olho a atitude do vereador, do presidente do sindicato dos motorista e cobradores como corajosos, engajados pela busca não só de seus representados mas, sim de todos usuários que pagam a tarifa, como disse o presidente na audiência pública a vista ou antecipado, e o dinheiro sumiu aos olhos da sociedade, vejam no link http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=nzHHR_dpI7E as denuncias feitas dos absurdos que ocorrem em baixo dos nossos olhos diariamente e depois venham para o debate, o debate das ideias para extrairmos porque não, uma solução plausível ao transporte coletivo onde contemple principalmente os mais humildades que arcam com o custo da tarifa, mas também o direito dos trabalhadores, motoristas, cobradores, manutenção, limpeza, administração, e claro garantir também o direitos dos trabalhadores desta autarquia que dedicaram suas vidas nesta empresa e também são explorados, enganados, parabéns a todos que aqui utilizaram o espaço com o objetivo de trazer uma sugestão para o bem comum. Parabéns ao vereador pela iniciativa e parabéns ao presidente do Sindimoc pela coragem de fazer frente e denunciar o que todo mundo um dia pensou, mas, faltou a coragem.

    • Caos? Explique melhor, baseado em fatos, como determinou que o transporte coletivo chegou ao caos.

      Curitiba não está lá essas coisas, mas ao meu ver caos é o que acontece com São Paulo, aonde pra ir para o trabalho o cidadão pega ônibus lotados e fica neles HORAS por dia.
      Caos está em Brasília, que a prefeitura precisou assumir as empresas.
      Caos é em Paranaguá, que não existe integração e é preciso pagar uma nova passagem a cada vez que sobe em um ônibus.
      Caos está em Santa Catarina, com os ataques a ônibus.

      Não venha me falar de caos, por que você claramente não sabe do que se trata.

      Novamente, apenas demagogia barata, sem argumentos.

  23. O Fruet, não ia ser o abridor das caixas pretas? Cotrans , já não se fala mais nada! URBS nada tambem , o Tal instituto de informatica nada tambem!!!
    Cade o super homem??

  24. Demagogia barata essa do vereador, por várias razões.

    Primeiro: este vereador não tem credibilidade NENHUMA para falar em transporte coletivo na câmara ou palpitar sobre qualquer coisa do gênero. Sendo um dirigente sindical de um sindicato que só critica a URBS, ele deveria se eximir de questões relacionadas a isto e deixar para seus colegas, teoricamente neutros, para tratar do assunto.

    Segundo: a prefeitura sabe muito bem de TUDO o que ocorre na URBS e de cada centavo que passa por lá, se não soubesse não esperaria a câmara municipal “sugerir” a criação de uma secretaria. Que tolice.

    Terceiro: não adianta de nada criar uma secretaria, o trabalho a ser realizado seria exatamente o mesmo, as instalações seriam as mesmas, os funcionários seriam os mesmos. Vejam a SETRAN, continua tudo como era na época da DIRETRAN, só mudaram a cor dos carros (que aliás são os mesmos), e criaram mais cargos comissionados.

    Quarto: essa balela de caixa preta não existe, a composição da tarifa e a planilha de custos pode ser acessada por qualquer um no site da URBS. Se alguém acha que alguma coisa não bate, pode apontar os erros.

    Quinto: o sindicado no qual o vereador trabalhar está reivindicando um aumento salarial de 30% para seus trabalhadores. Em 2012, o pagamento de pessoal (URBS não inclusa) correspondeu a quase 50% do valor da tarifa, então se aumentar em 30% o salário deles como o vereador quer, a tarifa aumentaria em, pelo menos, mais 15% (sem contar encargos trabalhistas).

    Atenção: não estou dizendo que os trabalhadores não merecem isso, eles merecem sim. Porém, tudo deve ser explicado da forma como é.

    Parece que o Vereador está tentando desviar a atenção de um aumento na tarifa para a URBS, recorrendo a desculpas velhas como caixa preta e empresa pública, e ganhando espaço para um aumento salarial muito acima da inflação.

    Conclusão: vereador que é dirigente sindical não deve interferir em questões públicas a favor de seu sindicato, pois é exatamente isto que ele está fazendo.

    Quarto:

    • Atenção Sr. Suplente ou eleitores algum tempo livre para discutir esta questão ligada a este Vereador:

      Uma “lebre” muito interessante foi levantada!

      Pode um Diretor Efetivo de Sindicato (ao que tudo indica um Tesoureiro – foi dito aqui nos comentários por algum leitor), lesiglar em causa prórpia de seus interesses pessoais e profissionais?

      Está me parecendo que o TSE e TRE devam ter jurisprudência firmada sobre o assunto!

      O bom senso impera ao dizer que não!!!

      CASSAÇÃO DO MANDATO JÁ !!!

      • Tinha esquecido…

        Ao que tudo indica, o tal Vereador deve estar recebendo do$ doi$ lado$…

        Da Câmara o salário completo de vereador e do tal sindicato o salário completo de tesoureiro ou diretor efetivo…

        Aproveitando minha curiosidade, qual o salário do Sr. Vereador no tal Sindicato? Precisa ser transparente e declarar isto para todos os eleitores, seus ou não…

        Provavelmente tudo isto para legislar em interesse próprio pessoal ou profissional pelo transporte coletivo (até mesmo contra o sistema – perdendo tempo querendo trocar o nome da URBS para uma Secretaria, como ocorreu com Diretran e Setran – e só ficou mais caro, não mudou na prática)

        ISSO É MORAL ?

        ISSO É LEGAL ?

  25. É muito engraçado, todos reclamam que ninguém faz nada ai quando surgi uma pessoa creio eu com boas intenções aparece um monte de comentários que não ajudam em nada. Pois se ele e inexperiente e porque nunca foi. Então sugiro que a pessoa que o critica tanto, ofereça ajuda com um projeto melhor vamos ajudá lo e todos seremos ajudados.

  26. è isso mesmo!!! já que as empresas de ônibus e a URBS não abrem os números, e porque o onibus em Curitiba é tão caro, crie uma secretaria que negocie direto com as empresas… Se neccessário fazer outra licitação do transporte coletivo e racionalizar…. Já pensou em maio a passagem passar para R$ 3,10, sem que o cidadão saiba pra ondee está indo esse dinheiro todo? Olha, se tem quase 1.500.000 passageiros por dia na rede de transporte , qualquer 10% de redução de custos é muita coisa…. Abre o olho

  27. O PEDIDO FOI MUITO BOM PELO VER. R CAMPOS, NÓS PRECISAMOS DE UMA RESPALDA SOBRE O QUE PAGAMOS COISA QUE A URBS NÃO ESTA NEM AI AFINAL O POVO É IGNORANTE!NÉ? POIS É ASSIM QUE NOS TRATAM NA URBS COMO UM POVO BURRO, DESINFORMADO E QUANDO ALGUEM FAZ ALGO EM PROL DE TODOS COMO ESSE PEDIDO É CRUSSIFICADO !!MAIS NÃO PELO POVO BURRO IGNORANTE MAIS SIM POR PESSOAS QUE VAI ALEM DE BURRO IGNORANTES QUE QUEREM SE APARECER, EU CLASSIFICO ESSAS PESSOAS COMO AQUELAS QUE FICAM NA 15 NO CENTRO DE CURITIBA VESTIDAS DE BATMAM DE EMILIA FAZENDO ALGO PARA GUANHAR UNS TROCADOS !TRABALHO DIGNO ESSE!!ONDE SE FAZ E SE RECEBE DIFERENTEMENTE DESSAS PESSOAS QUE NÃO FAZEM NADA E QUEREM SE APARECER OU SEJA NÃO TRABALHAM E QUERREM RECEBER, MAIS RECEBER O QUE E PELO QUE, AFINAL ESSES AI ESTAM VESTIDOS DE PALHAÇO MAIS NÃO ESTÃO ALEGRANDO NINGUEM QUEREM SOMENTE SE APARECER COM CRITICAS INCABIVÉIS EM CIMA DE PESSOAS COMO O VER. ROGÉRIO CAMPOS. EU ACREDITO QUE ESSE PEDIDO É DE BENFEITORIA HÁ TODOS É FACIL CRITICAR QUANDO NÃO SE ANDA DE ONIBÛS, MEUS PARABÉNS VEREADOR PRECISAMOS DE MAIS VEREADORES NA CÂMARA COMO VOCÊ E TENHO CERTEZA QUE SE ABRIR ALGUMA CAIXA PRETA VOCÊ ESTA DE CARA E ALMA LIMPA POR SER ESSA PESSOA SÉRIA E LIMPA COMO VOCÊ É OBRIGADO!!VC TEM TOTAL APOIO DE CURITIBA PARA A NOSSA SECRETARIA DO TRANSPORTE!

  28. Aproveito a oportunidade para sugerir alguns nomes para a nova secretaria: Denilson Pires, aquele ex vereador acusado de roubar o Sindimoc; Marcos Valente Isfer, caíria como uma LUVA, Emerson Prado, o ex vereador “bebim de Jesus”….a lista segue….alguem tem mais sugestoes???

  29. Estamos tão atrasados no quesito transporte coletivo, que é mais fácil andar de bicicleta ou simplesmente a pé. Nada disso vai resolver os problemas, quais são os entraves legais desta conjuntura? O nobre edil tem conhecimento do que está propondo? Duvido…

  30. que tal abrir a caixa preta da Camara Municipal dos Vereadores?!?!

  31. Quero fazer uma sugestão ao Prefeito Gustavo Fruet: para salvar Curitiba deste trânsito caótico, há um nome nacional que está ligado com o PT da Gleisi: PAULO MALUF E SUA EQUIPE. Só ele poderá salvar esta cidade. Já faz parte da coligação mesmo. Assim, Fruet, você vai se destacar como o Prefeito que resolveu o problema do trânsito na Capital de todos os Paranaenses. Os que estão no seu Governo, não possuem esta criatividade para resolver este problema complexo. Só o Maluf possui. As Secretarias de Obras e de Trânsito de Curitiba deveriam ser repassadas ao Grupo do Paulo Maluf. Esta é a solução!!!

  32. Tem coisas engraçadas, escutamos várias e várias pessoas reclamandos da falta de transparencia e falando que nunca nenhum politico tem coragem de comprar algumas brigas, e quando aparece um Vereador “NOVO”cobrando trasparencia do poder publico,várias pessoas que reclamavam que não tinha nenhum bom politico,ai começam a reclamar que tem um politico sem experiencias politicas. Mas o que querem? Aquelas antigas experiencias que o povo só toma na cabeça? Parabéns Vereador, agora vamos ver se o restante do legislativo e o poder executivo tambem querem mostrar transparencia com a população Curitibana!

  33. olha to cansado de ver o povo se ferra pra ir pro serviço pra volta do serviço
    sempre na agunia da espera do onibus q nao chega e quando chega o povao
    cansado ainda tem que espera em pe cansado o motorista cumprir seu horario
    so pra se ter uma base sai as 7.30 da praça japao chequei as 9.11 no lodovica foram exato no pinheirinho 40 minuto em pe depois mais 35 minuto ate en casa
    a urbs se o vereador Rogerio campos nao comseguir nada o povo vai vazer o que fizeram com ela no rio de janeiro quebra tudo e por pra fora nao temos mais condicao de ter esse lixo administrando curitiba .obrigado

  34. oras….uma boa idéia a ser discutida! Uma quebra de paradigma para a cidade acomodada!

  35. Sob o ponto de vista jurídico é possível? E os funcionários vão todos para a “rua”? Afinal de contas, até hoje a situação dos funcionários do extinto Diretran cedidos a Setran continua incerta…

  36. a urbs ja está fisicamente fundada .fundar outra empresa custaria muito aos cofres da prefeitura. as coisas não é sair criando empresas.por isso que digo temos que votar nas pessoas mais instruidas.peço desculpas ao vereador ,sem ofensas..

    • Acho que vale a pena gastar e montar algo novo sim, uma secretária de transporte responsável pelo nosso transporte e que prestasse conta para o povo coisa que a URBS não faz hoje em dia. Fruet se fizer isso pode garantir sua releição porque nunca ninguém teve coragem pra fazer isso.

  37. É lamentavél ver uma vereador tão jovem, mas sem nenhuma experiência politícia ou conhecimentos gerais. O querido vereador esquece que foi eleito como vereador de Curitiba e não vereador particular de uma determinado sindicato ao qual ele pertence. Esse caro vereador deve saber que ele tem obrigação também com outras áreas, porque ele não pergunta aonde está o dinheiro para comprar remédios nos postos de saúdes de Curitiba, porque ele não pede para abrir as contas das outras secretárias da prefeitura que alegam não ter dinheiro nem para comprar o copo do cafezinho. Porque o nobre vereador não questiona a dupla função do secretário de trânsito que não sabe diferenciar infração de multa e que levou consigo como braço direito uma ditadora que fala aos quatros cantos que a Setran não presta e que vai devolver todos os funcionários deste referida empresa que o carissimo vereador quer sepultar, alegando que estes funcionários não servem. Caro vereador no momento em que vossa senhoria coloca esse pedido em plenário o senhor não está enterrando uma empresa, mas sim anos e anos de dedicação de muitos funcionários que caso o SR. não sabia, não poderão fazer parte desta secretaria, pois não são funcionários estatutários, hein isso você não estudou e nem seus assessores procuraram saber. Você simplesmente está pedindo aos seus queridos colegas Vereadores que votem este projeto e abram o caminho para uma demissão em massa, BOM POLITICO HEIN!!!!!!!!! COMEÇOU BEM!!!!!

  38. To vendo um elefante enorme querendo se levantar na direção do povo de Curitiba.

  39. Parabens vereador. O transporte so vai melhorar se acabar com a URBS. Uma empresa com 99% de capital publico e 1% de capital privado esse 1% eh para fugir da fiscalização.

  40. Concordo com ele, vamos começar do zero com uma nova empresa e veremos sim um valor justo para as pessoas pagar pelo transporte coletivo.

  41. Mais uma secretaria ?
    Não mesmo…
    Vereadorzinho maia-pataca.

  42. Bem pelo menos é um idéia nova, Se vai vingar… dependerá dos interesses de outros vereadores (salvo se não estiverem dentro da caixa preta da URBS) e claro do “banana” do Prefeito Galeão Cumbica. “ai eu choro”

  43. O transporte coletivo nas mãos de uma S/A não dá.
    Gostei da iniciativa.

  44. CARO Marcio os dirigentes que foram presos pela GAECO e o desvio comprovado de mais de 8 milhões não foi desta gestão LARGA O OSSO FIO ISSU NÃO TE PERTENCE quem trabalha em prol da nossa nobre categoria não tem que se preocupar com pessoas que fora\m introduzidas na audiência apenas com o intuito de tumultuar, o Sindmoc esta defendendo os trabalhadores coisa que a gestão na qual o sr fazia parte não cumpria com dever ao qual lhes fazia parte criticar é muito facil não que importe sua opinião mais qual seria sua sugestão para melhoria geral do transporte coletivo em Curitiba?

  45. Novato é novato! De Diretoria (URBS) à Secretaria. De Diretor à Secretário. De R$ 9.000,00 à R$ 12.000,00 mensais. De ingênuo à ???? … …

    • pois é Mario vamos esperar os novatos ficar velho?? ou é melhor que os novatos mexam neste doce! e façam as alterações necessarias para que fique transparente o funcionamento da administração financeira e extrutural do transporte coletivo.

  46. Até que enfim apareceu alguém com coragem para mexer neste mingau, é isso mesmo vereador continue assim!

  47. A melhor idéia até o momento neste novo governo do município.
    Quanto mesnos ralo, esgôto e empresas chupins e corruptas, que epraticam extorsão do dinheiro do povo tem mesmo que ser sepultada, e que não se crie outra empresa com os mesmos objetivos baixos, obscuros, pilantras !

  48. duvido que matem a galinha dos ovos de ouro da prefeitura, a urbs sendo economia mista ninguém fiscaliza nem a câmara municipal, pois tem vereadores sócios tem o hsbc dentre outros. se o fruet acabar com a urbs e criar uma secretaria o homem é porreta e corajoso e merece aplausos.

    • Esmael

      É verdade que serão instaladas bibliotecas nas estações como noticiado pelo Bessa. como farão isso? As estações ficam lotadas, os usuários como sardinhas. por que não projetam estações mais adequados ao invés de torná-las ainda mais inadequadas?

  49. olha tem que perguntar para nobre vereador,que também e tesoureiro do sindimoc sobre a denuncia dos trabalhadores no dia desse audiência publica da divida que o passa de mais de 7 milhões de reais obtida na sua gestão ,os prédios e até a chácara estaria empenhorado o patrimônio que pertence a categoria de motorista e cobradores,MPT intimou seu presidente para presta conta dos dois anos de mandado mas não foi feito isso, mais uma coisa estranha que está acontecendo o juiz do MPT mandou arquiva o inquérito contra a antiga diretoria por falta de provas,quem vai responde agora por essa armação que fizeram para tomar o sindicato,vai dar pano pra manga esta sendo feito um comissão pra cobra da SRA Margarete de matos procuradora do MPT e da policia federal sobre essa armação .

  50. Iniciou bem. joga tudo na lixeira e começa de novo. (Daí ensina a missa todinha, pra ver se o padre aprende).

    • E o que ele propõe em relação à licitação dos ônibus da Região Metropolitana. Ela está acontecendo? Por que não há destaque para essa licitação? Por que ela não é utilizada para garantir tarifa menor (modicidade tarifária)? Por que o prefeito e vereadores de Curitiba e os das demais cidades da RMc ou a ASSOMEC não tomam alguma providência? O julgamento dessa licitação tem que ser o da menor tarifa e ela tem que ser feita para que haja a ampla participação (inclusive de empresa que nao operam no sistema) conforme previsto em lei!

    • Uma mera sugestãozinha de criar uma Secretaria para acabar com a URBS está sendo aplaudida?

      CADÊ O PROJETO DE LEI QUE FAZ ISTO, E NÃO UM SIMPLES REQUERIMENTOZINHO PARA QUE O PREFEITO FAÇA TUDO O QUE TODOS SABEM QUE ELE NÃO VAI FAZER?

      ENGANEM OS TOLOS, MAS A QUEM TEM NOÇÃO, NÃO PASSA DE UMA PERDA TOTAL DE TEMPO!!!

      SE NÃO HÁ VONTADE POLÍTICA NO GOVERNO MUNICIPAL PARA MUDAR A URBS, MUDANDO DE NOME E DEIXANDO NAS MÃOS DO PREFEITO VAI RESOLVER O QUÊ?

      TÍPICA PROVIDÊNCIA DE QUEM QUER FLOREAR UM “PLACEBO”…

      RECENTEMENTE O VEREADOR PESSUTI PROPÔS UM PROJETO DE LEI VISANDO A COLOCAÇÃO DE BANHEIROS ADAPTADOS ÀS ESTAÇÕES TUBO PARA TRABALHADORES E USUÁRIOS DO SISTEMA…

      ISTO É LEGISLAR EM PROL DE UMA CAUSA, E NÃO FAZER REQUERIMENTOZINHOS SEM NENHUMA EFICÁCIA A NÃO SER ELEITOREIRA !!!

      • A iniciativa legislativa para criar secretarias é privativa do Prefeito, isto é, náo pode ser proposta por vereador.

        • Pelo visto, tem que explicar melhor senão o Sr. ???? não entende…

          1) Requerimentozinho de sugestão ao executivo é o mesmo que trocar 6 por meia dúzia, ou o Sr. “????” já viu algum vingar a não ser pra jogar para a torcida “ingênua”???? Cite 1, apenas 1, desta envergadura, é óbvio.

          2) Um Vereador protocola um requerimento de sugestão ao executivo para “REALIZAR UMA AUDITORIA COMPLETA NA URBS S/A”. Sr. ???? você iria dar ibope pra confetes e serpentinas? É o que acontece aqui neste caso.

          3) Continuando meu raciocínio, PROJETOS DE LEI é o que se espera de um Vereador e não requerimentos SEM FORÇA NENHUMA PARA MUDAR ESTA REALIDADE, ou seja, pretendendo tão somente propaganda para atingir o público leigo como se estivesse “LEGISLANDO”…

          4) Fica a dica. Se quem o elegeu espera que ele cumpra seu papel com requerimentos PEDINDO que o executivo faça algo, meus pêsames.

      • tu tem que ser gaucho mesmo pra falar uma asneira deste tamanho não sabe que quem cria ou institui secretaria é o poder executivo. balança a cabeça pra bater palma quando não entender do que ta falando bah tche.

        • Assessoria “fantástica”! Olha o nível da resposta… kkkkk…

          Não se discute aqui “usurpação de iniciativa” ou “vício de origem”, se é que “jose” ou “????” sabe do que se tratam os dois institutos…

          O grande problema É A PRETENSÃO DE QUERER FAZER NOTÍCIA COM UM PEDIDINHO QUE LEVA NADA À POMBOCAS NENHUMA,