Professores protestam e adiam início do ano letivo em Cascavel

por Luiz Carlos da Cruz, da Gazeta do Povo em Cascavel

Mesmo com chuva, professores foram à s ruas para cobrar reajuste no salário e um novo Plano de Cargos, Carreira e Salários. Foto: Cesar Machado/Vale Press.

Mesmo com chuva, professores foram à s ruas para cobrar reajuste no salário e um novo Plano de Cargos, Carreira e Salários. Foto: Cesar Machado/Vale Press.

O ano letivo na rede municipal de ensino em Cascavel, no Oeste do PR – que deveria ter iniciado nesta quinta-feira (14) -, foi adiado e poderá nem começar nesta semana. Os professores podem entrar em greve. A decisão será tomada nesta sexta-feira (15) quando ocorre uma assembleia da categoria. A quinta-feira foi de manifestação para cobrar um Plano de Cargo, Carreira e Salários (PCCS), hora atividade de 33% e piso nacional da categoria.

Pela manhã os professores se reuniram em frente à  Catedral Nossa Senhora Aparecida, no centro da cidade, de onde saíram em passeata até à  prefeitura. Eles não descartam a hipótese de montar acampamento e passar a noite em frente à  prefeitura.

De acordo com o professor Claudionor Pereira de Souza, as negociações do PCCS se arrastam desde 2010 e não se chegou a um entendimento. Não nos restou outro caminho a não ser partir para esta manifestação!, diz.

A diretora do Siprovel (Sindicato dos Professores de Cascavel), Sueli Goiz, diz que no ano passado a prefeitura apresentou um plano, mas que não foi aceito pela categoria. Deixaram para a última hora e em ano eleitoral!, afirma a professora.

Para o professor Amilton Poletti, sem mobilização e paralisação a classe não consegue diálogo com a prefeitura. Ele denunciou que alguns professores receberam ligações da Secretaria Municipal de Educação com tons de ameaças. Professores em estágio probatório estariam sendo ameaçados de demissão caso não retornassem à s salas de aula.

O secretário de Administração, Alisson Ramos da Luz, negou as ameaças e disse que são boatos plantados!. Procurado, o secretário de Educação Valdecir Nath disse que passaria o dia em reuniões e não se manifestou.

18 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Great post, Monika! Brought back a lot of sunflower memories from childhood Michigan. Particularly lovely photos this time around. What did you use for the video of scraping the seeds out of the head?
    imitazioni orologi ballon bleu de cartier [url=http://www.ventemarquemontre.com/it/replica-ballon-bleu-de-cartier-watch-silver-dial-twotone-18k-pink-gold-and-steel-p287/]imitazioni orologi ballon bleu de cartier[/url]

  2. Sr. Vitor, o senhor não entendeu o que postei.
    Alguns professores votaram no beto richa sim, não estou entre eles.

  3. Vitor,
    não generalize, não foram todos os professores que votaram errado, ou seja, não foram todos os professores que votaram no “Betinho”, apenas os menos avisados.

  4. Não percam tempo com esse sem noção, férias de 3 meses, ENEM para o ensino fundamental, professores empurrando matéria goela abaixo dos alunos para não atrasar o início de suas férias ( será que nem desenhando esse idiota consegue entender que existe uma Lei Federal que impõe um mínimo de 800 horas e 200 dias letivos e o papel de montar o calendário ou a reposição é dos órgãos públicos responsáveis pela educação, que não existe férias de 3 meses, que alunos do ensino fundamental não fazem a prova do ENEM). Será que esse sem noção não entende que um mercenário nunca escolheria a profissão de professor (mercenário quer muito $$$, a profissão de professor não se enquadra nesse objetivo – pelo menos os professores da prefeitura de Cascavel que recebem menos do mínimo imposto por Lei para categoria). Vinicios, vc fala tanta besteira que seu silêncio soará como uma poesia!!!!!

  5. Uê mais Beto disse que tá tudo certo??
    Inclusive gastou muito em publicidade para falar aos quatro cantos do mundo.

  6. Aula de cidadania??? O direito de uns não pode se sobrepor ao direito de outros, Vou desenhar, O direito dos Professores, não pode se sobrepor ao Direito dos alunos, que ficam sem aula que tem que engolir materias atrasadas goela abaixo, pra depois serem cobrados por mal rendimento. alem disso há muitos professores que dão aula apenas pelo salario ao final do mês, sem demonstrar a aptidão e o Prazer de ensinar ninguem. Fora aqueles professores que abandonaram a sala de aula e hoje ocupam cargos comissionados em outras Secretarias. Ser professor hoje… virou uma forma de ser mercenário.

  7. Os alunos dos professores municipais de Cascavel não fazem Enem, eles estão no ensino infantil e no ensino fundamental I. Enem é para quem terminou o ensino médio. Uma diferença de alguns anos. Ah, férias do professor de 3 meses era quando eu era aluna. Agora é um mês de férias e 10 de recesso. Está achando muito? Vá para uma sala de aula lotada e veja se não precisamos.

    • Entao Sra. Vivi, Neste caso a reclamação é contra a Prefeitura Municipal e n”ao contra o Governo do Estado,Pois sao professores da Rede Municipal. Só que voces gostam de achar que é Governo do Estado.. Vcsprecisam se informar melhor. E depois…. a imensa maioria dos Senhores Professores Estaduais, Votaram no BETO, e agora reclamam…. Oras. Olhem pra seus umbigos, votaram errado e querem reclamar…. BEm feito pra vocês. Inergumenos.

      • Inergumenos que troço é isso…mas tenho que concorda semearam coco e estão colhendo MER….E eu avisei, vcs gostam de sofrer já não bastou o REQUIÃO.

  8. Empurram a matéria goela abaixo dos alunos?
    Empurram para não atrasar o início das suas férias?
    Existe uma Lei Federal que impõe as instituições de ensino (particular ou pública), um mínimo de 800 horas e 200 dias letivos.
    O professor não é fiscal de si mesmo, se esse mínimo estabelecido por Lei não for cumprido, não é culpa do bando de hipócritas e demagogos e sim dos órgãos municipal e estadual responsáveis pela educação.
    Os alienados na ansiedade de babar ovo e puxar o saco do governo falam muita besteira.

    • Engraçado, pra que serve a tal APP Sindicato??? Só pra tirar grana dos Professores, Não negociam nada, aceitam tudo, e incitam os professores a fazer passeata e greve, ao inves de sentarem suas bundas em cadeiras numa mesa de negociaçao. E é culpa de Orgaos municipais e Estaduais??? Ora deixe de falar merda, Qualque bobagem os professores, nao vao pra escola, pra desfilarem pelas ruas. Pra que pagam a tal APP????

    • NÃo sou advogado de Governos, especialmente aqueles que não cumprem a sua parte, mas também não posso me calar antes a Promiscuidade de muitos professores que tem só um objetivo… Ganhar mais e mais e mais, e que deixam sua ideologia atirada ao lixo, como verdadeiros mercenários com poder de influenciar alunos em formaçao e a opiniao publica, estes que protestam são os mesmos que elegeram quem está governando.

  9. Tem (teve) 3 meses para negociar?
    Quando o governo não quer negociar, três meses e uma década é a mesma coisa, as negociações entre os professores e a prefeitura se arrastam desde 2010, além disso a prefeitura de Cascavel não respeita a Lei e, por consequência os Direitos dos professores.
    Todo cidadão é obrigado a cumprir a Lei, nossos governantes deveriam ser tratados da mesma forma. Lutar pelos seus Direitos, é sim uma aula de cidadania!!!

  10. É a pura verdade Robinho. É vergonhoso que o poder público em todas as esferas federal, estadual e municipal deixem de pagar o que é de direito aos professores, que são profissionais que trabalham por amor, por paixão, porém deve haver um dia em que a união desta classe revolucione um estado de coisas simplesmente deplorável. Os governos devem cumprir o que prometem. Muitas vezes, somente a pressão, a persistência deve imperar. Mas é necessário que a grande maioria se engaje neste movimento, caso contrário nada será conseguido. É estratégia dos governos dividir para enfraquecer.

  11. EM CASCAVEL OS ARNES TAMBÉM ESTÃO POLUIDOS.

    OS CASCAVÉIS NECESSITAM RESPIRAR ARNS PUROS !!!

  12. Parabens a estes professores pela grande lição de cidadania!

    Deveriam os demais professores engrossar este caldo!

    • Lição de cidadania?? Faz-me rir. Tem 3 meses de férias pra negociar e esperam o inicio das aulas pra fazer isso?? Não pensam nos alunos, usam os alunos pra obterem o que querem? Depois chega final de ano…Empurram a materia GOELA abaixo dos alunos que por vezes perdem o ENEM, E empurram pra não atrasar o inicio das suas férias. Bando de HIPOCRITAS. DEMAGOGOS

      • Hipócrita e Demagogo é você Sr. Vinicius.
        Seus argumentos são dignos de pena.
        Você é um papagaio midiático muito mal informado.