O zelo de Richa com a educação, segundo uma professora

janaina_faceNa Semana Pedagógica, que acontece nas 2,1 mil escolas da rede pública do Paraná, os professores elogiam! o governo Beto Richa (PSDB) pelo zelo ímpar e fino trato com a educação:

Emputecida, perdemos em nossa escola duas salas de apoio de português, duas de matemática, vinte horas de pedagogo e quarenta de administrativo. Até quando vamos perder, perder, perder, com este governo???!.

O desabafo acima é da professora Janaina Chaves, diretora de escola no município de Ivaiporã, região do Vale do Ivaí. Ela registrou sua indignação no Facebook.

Em tempo: A Semana Pedagógica de Richa, que reúne cerca de 100 mil profissionais em todo o estado, também é carinhosamente chamada pelos educadores de Semana Demagógica!.

47 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. ..é a legião da moral e dos bons costumes ficam indignados com o “emputecido”…mas não se indignam com o Paraná sem rumo (aumento de cargos comissionados, falta de atendimento a saúde do servidor, não cumprimento dos acordos tratados, mudança de grade curricular, não cumprimento da Lei do PSPN, etc…)

  2. Beto Richa …nunca mais a professora Janaina tem toda razão de ficar EMPUTECIDA lutar por uma educação de qualidade e ser apedrejada por um bando de desinformadas alienados . Tucanada sem formação . Beto Richa esta se enterrando. Menino mimado. Moleque de prédio.

  3. Isso ai é prefessora? Isso ai é uma filiada do PT que está fazendo campanha pró partido desde agora. Deveria se envergonhar de fazer isso, ou melhor, deveria ficar EMPUTECIDA. shuashuashuashuashua

  4. Eu quero aqui fazer justiça com a APP-Sindicato, o meu sindicato com muito orgulho, que mesmo com a pressão do PT e da turma do contra, joga a favor da educação do Paraná que está indo muito bem no governo de Beto Richa. Parabéns à diretoria da APP. É assim que se faz democracia: participando, sugerindo, conversando, colaborando… brigando cada vez menos, mas garantindo mais conquistas à nossa classe!

    • ISSO CONTINUE ASSIM DAQUI A POUCO VOCÊ GANHA UM CARGUINHO, O HOMEM CRIA UMA SECRETARIA DE ALGUMA COISA PARA VOCÊ.

  5. Esse ANDRÈ ai acima, ou é da côrte do Beto Richa ou é uma pessoa ignorante que não tem respeito com o próximo, ouuu…é os dois, que deve ser a mesma coisa.

  6. Estão rendendo frutos os cargos comissionados do Richa =)

  7. Incrível a quantidade de comentaristas que além de não entender merda nenhuma de educação pública ainda devem achar que vivem na Suécia, na Dinamarca ou outro país desse nível.

    • NOBRE MARCOS LC, POR GENTILEZA, SOLICITO HÁ VOCÊ, DIGNO DEBATEDOR, MENCIONAR QUAIS COMENTARISTAS E COMENTÁRIOS QUE DERAM Á ENTENDER SEGUNDO TEU DISCERNIMENTO QUE É “Incrível a quantidade de comentaristas que além de não entender merda nenhuma de educação pública…”
      AGUARDO A VOSSA RESPOSTA!

  8. BETO RICHA O “PLAYBOY NEOLIBERAL!” É ELE “NA FITA!”

    Qualidade total, modernização da escola, adequação do ensino à competitividade do mercado internacional, nova vocação, incorporação das técnicas e linguagens da informática e da comunicação, abertura da universidade aos financiamentos empresariais, pesquisas práticas, utilitárias, produtividade, essas são as palavras de ordem do discurso neoliberal para a educação. O que significam’? Antes de mais nada, o que significa neoliberalismo? Tudo para concretizar três objetivos:
    1) Atrelar a educação escolar à preparação para o trabalho e a pesquisa acadêmica ao mercado que só quer lucros quer ou às necessidades da livre iniciativa que se aproveita de gente mal qualificada e formada (mão de obra barata) . Assegura que mundo empresarial tem interesse na educação porque deseja (é mentira filosófica) uma força de trabalho qualificada, apta para a competição no mercado nacional e internacional. Fala em “nova forma de construir vocações”, isto é, numa profissionalização situada no interior de uma formação geral, na qual a aquisição de técnica e linguagens de informática e conhecimento, de matemática e ciência adquirem relevância. Valoriza as técnicas de organização, o raciocínio de dimensão estratégica e a capacidade de trabalho cooperativo! Mas para isso manipula, criando uma porção de descerebrados conformados com baixos salários, escravizando seres humanos a idéia de concretizar metas para gerar “lucro pelo lucro!”
    2) Tornar a escola um meio de transmissão (doutrinação ou lavagem cerebral das massas) dos seus princípios doutrinários. O que está em questão é a adequação da escola à ideologia neoliberal dominante. Esta precisa sustentar-se também no plano das visões do mundo, por isso, essa dominação passa pela construção da realidade simbólica. Em nossa sociedade a função de construir a realidade simbólica é, em grande parte, preenchida pelos meios de comunicação de massa (Big Brother e outros tipos de programas imbecilizantes de auditório na TV) mas a escola tem um papel importante na difusão da ideologia oficial do governo e do governante construídos,0 por pensadores (bruxos neoliberais). O problema para os neoliberais é que nas universidades e nas escolas, durante as últimas décadas, o pensamento dominante, tem convivido (para desgosto de pessoas como Beto Richa e seus seguidores políticos) com o pensamento crítico nas diversas áreas do conhecimento e nas diversas práticas pedagógicas dialógicas, alternativas. Nesse quadro, fazer da universidade e da escola veículos de transmissão do credo neoliberal pressupõe um reforço (sucateamento proposital da máquina estatal) do controle para enquadrar a escola a fim de que cumpra mais eficazmente, sua função de reprodutora da ideologia dominante.
    3) Fazer da escola um mercado para os produtos da indústria cultural e da informática, o que aliás é coerente com a idéia de fazer a escola funcionar de forma semelhante ao mercado, mas é contraditório porque, enquanto, no discurso, os neoliberais condenam a participação direta do Estado no financiamento da educação, na prática, não hesitam em aproveitar os subsídios estatais para divulgar seus produtos didáticos e paradidáticos no mercado escolar.

  9. Tem que ser muito idiota mesmo para não ver todos os retrocessos por desta gestão. Mas quem acha que só professor reclama do beto richa, estão enganados, médicos, agricultores, muitas categorias que não tem nada a ver com o funcionalismo público estão reclamando.
    Profa Rosemary, antes demagoga do que cega. Pergunte para os seus colegas sobre a qualidade atual do PDE para quem tem somente um padrão. Pergunte para os professores de educação física, pergunte aos funcionários administrativos. Vc vai achar muitos demagogos na rede pública estadual.
    Ah, palavrão pode, claro que não na sala de aula, onde podemos ouvi-los, falar jamais. Decoro. Coisas que poucas categorias podem dizer que possuem.

  10. Fica cada vez mais óbvio que o Governo Beto Richa e o Sec. Flávio Arns fazem um bom trabalho na Educação. Sem pirotecnia, mantém um diálogo aberto com a APP e gradativamente vão arrumando a casa. O curioso eh que apenas nesse blog identificamos uma “turma do quanto pior melhor”, ou seja, nada funciona, nada presta. Se faz eh porquê faz, se nao faz eh porquê não faz…Estranho..muito estranho!!

    • Matando a sua curiosidade: Este blog é um espaço amplo e democrático que permite, inclusive, mesmo você sendo tucano, a sua estranheza com o debate. Se estiver procurando elogios a Beto Richa e ao pior secretário de Educação que o Paraná ja teve, Flávio Arns, por favor, procure outro blog. Abraços.

      • Concordo Esmael. O Arns é tão parado quanto água de poço abandonado e lacrado, é inerte, imóvel, Até quando abre a boca pra falar, a gente boceja, Ele é muito devagar, alias o tema musica pra ele é a musica … é devagar, é devagar, é devagar, devagar, devagarinho …

  11. Pra professor no Paraná, nunca, nada está bom. Votaram em Peso no Beto e agora reclamam, Nunca estao satisfeitos!!!!! Ate parece que para professores, o resto do funcionalismo, não existe. Só querem vantagens pra só mesmos. Até aumentos anunciados e ferias coletivas ao Funcionalismo em Geral eles entra na justiça pra serem direcionado a eles qualquer vantagem. Isso sem contar aqueles que declaradamente dizem que só dão aulas, pelo salariono final do mês e aqueles que deixaram as salas de aula pra ocuparem cargos comissionados em outros órgãos, por QI.

    • Vinicius:
      Quem se contenta com pouco é pq merece pouco, se vê como pequeno porque é pequeno! Mesmo quem votou nesse des-governador não dá o direito dele não cumprir com a palavra. Aliás ele não sabe o valor da palavra, porque não tem caráter. É preciso ser coerente, saber que sua palavra visará uma ação (cumprimento do prometido), para só assim possuir caráter. Se a educação está inserida num contexto, quando há melhoria na EDUCAÇÃO, a sociedade como um todo ganha, pois os professores mais motivados darão e terão melhores condições de desenvolver muito melhor o seu papel. Assim sendo, os alunos aprendem mais, ficam mais qualificados para compreender o mundo e para o trabalho.
      agora se você não entende o contexto da escola, as pautas de reivindicação da classe dos educadores então você precisa voltar para a escola.
      Desafio você a expor todas as grandes pautas que a APP defende, bem como a relação entre a escola e sociedade. Se você conseguir me dou por vencido, mas como sei que você não tem condições intelectuais para tanto, encerro aqui o assunto com mais uma ovelha do playbeto pertencente ao grupo dos alienados do senso comum.

  12. Este Parreiras e este Rubens sao desenformados, alienados . Calem se nao tem nada a acrescentar até alienação tem limite.

  13. No colégio que a minha mãe trabalha há poucos funcionários na parte administrativa, o colégio possui quase dois mil alunos e tem cinco técnicos administrativos e dez serviços gerais. Até agora não foi mandado reforço (PSS), o colégio possui turnos diferenciados para atender demanda da comunidade local, e muitos projetos como o mais educação, além da entrega do programa do leite são realizados ali. Os funcionários estão se desdobrando para conseguir dar conta do trabalho.

  14. Deixa de ser demagoga Vivi…quem te conhece não te compra.

    • Viu??? Nem entre vocês Professores, há entendimento e união. como querem lutar por alguma coisa?? kkkk

      • Vinicius, quem disse que há uma relação entre causa-efeito entre entendimento e união? A democracia pressupõe debate, pluralidade de ideias. Quanto mais variadas forem as ideias, mais consistente fica a luta. A união não necessariamente está ligada ao entendimento, pois eu posso discordar dos meus colegas, mas pelo fato de sermos UM GRUPO, UMA CLASSE, isso me identifica aos demais contribuindo para a união.
        Pense um pouco antes de falar!

  15. Só entende e tem sensibilidade aos reclames e aos sofrimentos quem vive e passa pela provação da outra pessoa!
    Então considerando esta questão sabemos que o (des) governador Beto (Betinho Play) Richa o “oblato neoliberal das araucárias” nunca estudou em escola pública! Resumindo: Alguém acha que ele tem e terá compromisso com filho de pobre em escola de pobre?

  16. Vocês são idiotas ou o país já é uma nação de letrados? Antes de reparar no vocabulário, tem que reparar que foram fechadas 4 turmas nesta escola. Turmas estas que tentam sanar dificuldades dos alunos para que estes prossigam seus estudos, sem problemas. Quatro turmas… e para quê? Para que o governador passe uma propaganda na televisão de 2 minutos falando maravilhas de seu governo na educação, sendo que muitas escolas não recebem por ano, um décimo do que foi pago na veiculação da propaganda. Eu sou professora e não empregaria este termo no Facebook, mas ele demonstra com veemência a indignação da professora. Ah, e professores não fazem voto de santidade, podemos falar palavrões de vem em quando sim, como pessoas normais.

    • Pois é cara professora Vivi, se Cristo, que chamou Herodes de raposa, estivesse entre nós, com certeza chamaria alguns moralistas que aqui escrevem, de sepulcros caiados. Filtram um mosquito e deixam passar um elefante.

    • Palavrão em sala de Aula??? Isso é FALTA DE EDUCAÇAO, depois reclamam que os alunos são mal educados, tem sala de aula e professor pra aprender a ser mal educado.

      • Isso aqui é uma sala de aula por acaso Vinícius? Se você é uma beata e nunca disse palavrão então tem toda a razão em condenar a professora pelo seu vocabulário e deixar de lado o conteúdo da sua denúncia. Se metade dos brasileiros tivessem este senso crítico e essa indignação da professora o país não teria tantos corruptos – e você é um dos que criticam a corrupção do PT e legitima a corrupção do PSDB aqui no Paraná? Porque para mim um governo que gasta mais com propaganda pessoal, com vista a reeleição, do que com projetos e programas sociais é um governo corrupto e medíocre.

    • NÃO MESMO CARA PROFESSORA, VOCÊS NÃO TEM O DIREITO DE FALAR PALAVRÕES, ISSO É COISA DE GENTE MAL EDUCADA, GENTE BAIXA E SEM MORAL ALGUMA, ENTÃO VOC~E FALA PALAVRÃO É? HUMMMMMMM

  17. Eu tenho vergonha dessa minha classe de professores, que só sabe reclamar. Tudo está ruim. Nada é reconhecido. Beto Richa está sendo o melhor governodor da Educação (com letra maiúscula). Não adianta o pessoal do contra chorar. Agora vem essa moça capial de Ivaiporã (só podia ser mesmo da terra do Pessuti) reclmar mais ainda. Na minha escola falaram mal da nova matriz curricular, mas a petezada levou pau nisso. Reivindicam 33% de hora-atividade, mas eu pergunto: pra quê? Pra ficarem de pernas para o ar? Gente, trabalha enobrece a alma! E não adianta me falar que os salário não são dignos. Estão descontentes? Peçam pra sair, colegas! É um favor que vocês fazem para a Educação do Paraná!!!

    • O melhor não respeita a Lei de Responsabilidade fiscal e não pagou no prazo as férias. Imagine o pior!

    • RAFAELA E MELHOR VOCÊ VOLTAR PARA SALA DE AULA, NÃO PARA DAR AULAS MAS PARA APRENDER ESCREVER DIREITO, COITADOS DOS SEUS ALUNOS,TALVEZ SEJA POR ISSO QUE VOCÊ ESTA FELIZ COM SEU SALARIO.

    • Parabéns Rafaela é de professoras assim que o Governo do Paraná precisa: só tenho pena dos teus alunos e lamento profundamente pelo que eles tem aprendido contigo – abaixar a cabeça e vestir o cabresto pois o Beto Richa gasta mais com propaganda enganosa do que gasta com toda a folha de pagamento dos Professores do Estado. Você aplaude, mas é uma minoria entre os professores do Estado. Não adianta, o Beto não passa do primeiro turno ano que vem. Depois do primeiro turno quero ver qual vai ser o seu argumento para defender esse governo de medíocres.

    • Cara professora Rafaela, tenho acompanhado aqui seus posts em favor dos professores do Estado, parabéns pela luta contra a gang PTista, sei que não é fácil ficar lendo certas coisas que essa turminha escreve, mas é assim mesmo. Duvido que metade destes que estão aqui criticando as ações do Beto Richa sejam professores, ou se algum dia estiveram dentro de uma sala de aula de verdade.

      Graças a Deus que o governo ditador que durou longos oito anos acabou, essa turminha que apoia ações como as do Zé Dirceu, do Genuino e do Lula com sua amante Rosimary, não merece crédito algum.

      CHORA PTZADA, BETO RICHA GOVERNADOR POR MAIS SEIS ANOS, REELEITO EM PRIMEIRO TURNO.

  18. E as propagandas que estão sendo vinculadas na TV, com duração de 1 e 2 minu tos, onde se fala maravilhas das ‘realizações’ do playbeto…
    Aqueles professores que estão elogiando este desgoverno são comprados, assim como foram (e são) os deputados da Assembléia ?

  19. Esse linguajar m parece mas de uma mundana, não de uma pedagoga.

    • Dobre sua língua pra falar de uma pessoa comprometida e preocupada com a educação.
      Presta atenção cara BEto Richa nunca mais

    • Tens razão Rubens, é este tipo de professora que temos em sala de aula ensinando nossas crianças.

      ESTA PROFESSORA DEVERIA SIM FICAR MUITO EMPUTECIDA COM A ROUBALHEIRA QUE O PT DELA ESTÁ FAZENDO, DEVERIA FICAR EMPUTECIDA QUANDO PARTE DO SEU PARTIDINHO VEIO EM DEFESA DOS BANDIDOS CONDENADOS DO PT, FAZENDO ATÉ JANTAR PARA PAGAR MULTAS E DEVOLVER UM POUCO DO MUITO QUE SAQUEARAM DA NAÇÃO.

      Essa PTzada se supera a cada momento.

      Cara professorinha que deve viver EMPUTECIDA, vai trabalhar e larga mão de ficar só criticando, você deve ser uma daquelas que não quer saber de sala de aula, mas que é a primeira da fila em uma manifestação feita pelo PT.

      • A OLHO VIVO é uma tremenda cretina. Policial puxa-saco dos superiores inúteis, corruptos e preguiçosos.
        Deduzo isso porque, dias atrás ela se identificou como ‘puliça’, e agora escreve “fico enojada”…. Então, é puliça e mulher…
        Vamos estabelecer as verdades. A puliça é vagadunda e corrupta, com raras exceções. Não descobrem nada a não ser por denúncia anonima.
        Conheço alguns puliças ficaram “doentes” somente para se aposentar. Um caso conhecido é do matador da Mércia Nakashima, mas existem muiiiiiiiiiiitoooosssssss. Eles forjam exames…. Depois vão trabalhar para seguranças particulares. Mas uma ilegalidade.
        E para piorar, e mostrar como o brasileiro é ignorante, eles ganham mais que os professores.
        Eu prefiro mil vezes uma escola a um presídio. Um professor a um policial.
        A polícia é tão sem vergonha que, o cassino/putaria estourado no Parolim há alguns meses atrás, não teve o nome dos donos divulgado. Além disso, os policiais sérios (eles existem) que estouraram o mocó de um cara acobertado pelos superiores, foram punidos.
        Outro caso: porque a homicídios, do ‘delega’ que gosta de tv, não manda prender o apresentador de programa policial, e deputado, que matou uma pessoa sem direito a defesa ? A sangue frio…
        Portanto, esta policial deveria respeitar o direito dos professores e dos cidadãos que pagam seu salário, os quais, por estarem num país democrático, tem direiro a opinião.
        Se ela é assim aqui no blog, imagine quando aborda uma pessoa na rua.
        Estamos muito mal servidos….

  20. É, precisa-se de mais que uma Semana Pedagógica para que uma diretora de escola apure o vocabulário.

    No buteco onde jogo sinuca, vejo esmero na escolha de adjetivos até quando o parceiro “cega” a bola oito.

  21. PROFESSORINHA DE [email protected]$%, NUNCA TA BOM, PODE SER QUALQUER GOVERNADOR!!!! VAI FALAR Q O GOVERNO DO PT É BOM, QUE VAI AJUDAR, ETC ETC, MASSSSSSS OS PROFESSORES DAS UF´s NAO GOSTAM NAO, PQ NAO RECEBEM OQ MERECEM!!!!! ENTAO PARA DE RECLAMAR E VAI TRABALHAR

    • Andre….

      Sabe o que é perder salas de apoio? É ignorar que existem crianças que precisam de apoio…
      Sem contar o que aconteceu com a pedagoga e tudo mais….Temos que fazer uma luta de resistência….
      Você é professor?

    • Mais respeito com uma colega de profissão, se você está satisfeito ótimo!! porém deves ter consideração com as pessoas e não ofendê-las, seus pais não concordariam com essa sua atitude!!!

    • Estes professoreszinhos do PT não tomam jeito mesmo, agora que o partido está apagando hora internet para eles, ficam o dia e a noite pendurados no computador.

      SE ESTES PROFESSORES DO PT SE PREOCUPASSEM UM POUCO MAIS EM ENSINAR SEUS ALUNOS, QUE ALIAS É PARA ISSO QUE GANHAM DO ESTADO, E PARASSEM UM POUCO DE FAZER POLÍTICA, TALVEZ A EDUCAÇÃO NO PARANÁ ESTIVESSE UM TANTINHO DIFERENTE.

      Vão trabalhar bando de desocupados!

    • Eu fico enojada de ler tamanha burrice escrita por uma pessoa que se diz EDUCADORA, ou melhor, que se julga EDUCADORA. Ainda bem que meu filho jamais será aluno de uma pessoa dessas. Usam de seus cargos de direção para fazer política suja. Na escola que meus pais são professores teve em certo momento um professor que na sala de aula só falava do Lula, do PT, das maravilhas que era o governo federal e aquele blá blá blá que já estamos acostumadas a ver por parte dessa gente, um dia um aluno cujo pai é vereador da cidade, perguntou ao professor durante estas explanações sobre as maravilhas do PT, se o professor concordava com a condenação dos mensaleiros, e se ele, o professor, acreditava na inicência do José Dirceu e de outros que estavam sendo julgaods. O professor fez uma palestra sobre o assunto e ao fim foi vaiado por tada sala, pois deixou nítida a sua preferência política, passando por cima até mesmo da honestidade e da honra que o ente público deveria ter. Bem, este professor pediu transferência da escola e pelo que sei está fazendo política em sala de aula, mas agora em outra cidade.

      • Nossa que mistura… A professora nem tocou no PT, está com medo das próximas eleições? Ora é só o governo valorizar mais o funcionalismo público que não tem erro… Pelo que estou vendo a coisa vai degringolar…

        Eita povo tucano, Estão tremendo…

  22. O Richa herdou essa ruindade em má gestão pública de Jose Serra, FHC e principalmente com Jaime Lerner.